sábado, 31 de março de 2012

Coruja Cerveja Viva



Tive a chance de provar em Floripa a Coruja Cerveja Viva, um ícone entre os amantes das cervejas artesanais do RS.

Cerveja artesanal tipo Pilsen feita no RS, não-pasteurizada, com 4,5% ABV e com 3 vezes mais malte que as cervejas comuns. A garrafa, um frasco de remédio antigo com o rótulo serigrafado diretamente no vidro, é um show à parte!



E sim, a cerveja deles é um santo remédio – coloração âmbar, espuma clara, densa, volumosa e duradoura. O aroma e sabor são extremamente maltados, lembrando banana, pão, mel, caramelo e cereais. Muito refrescante e saborosa – virei fã!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Florianópolis – Pizza na Pedra (Delivery)



Florianópolis, 29/02. Após um voo sem surpresas, chegamos cansados e famintos. Carro retirado na locadora, trânsito a caminho do centro (era dia de jogo do Avaí – o Estádio da Ressacada fica a poucos metros do Aeroporto Hercílio Luz).

45 minutos depois, chegamos no hotel, dispostos a aproveitarmos a noite da ilha para comermos algo legal, mas em poucos segundos São Pedro acabou com a nossa alegria – chuva torrencial do lado de fora, daquelas que te faz pensar “acho que vou ficar por aqui e pedir um delivery mesmo...”

quinta-feira, 29 de março de 2012

São Paulo – Pain Et Chocolat: O melhor café da manhã de Moema



Nos finais de semana, é costume do paulistano lotar as padarias da cidade em busca de um bom café da manhã, que tenha não apenas o tradicional pão + manteiga + cafezinho, mas que também ofereça variedade de salgadinhos, bolos e tortas.

Antes de mais nada, padaria em SP é ponto de encontro, onde as pessoas passam horas conversando e, mais importante, consumindo.

De olho neste mercado, alguns estabelecimentos passaram a oferecer um farto brunch no sistema de buffet completo, que normalmente começa às 8-9hs e só termina após às 14-15hs.

O melhor brunch de Moema é servido na Pain Et Chocolat, que na realidade não é uma padaria, mas sim uma doceria muito charmosa, com ares de uma cafeteria parisiense. O lugar é muito procurado pelas famílias do bairro que acordam um pouco mais tarde nos fins de semana e querem saborear um café reforçado e sem pressa, pelo pessoal que procura comer bem antes de boa uma caminhada no Parque do Ibirapuera, e até aqueles que chegaram tarde de balada e saem em busca de um café com cara de almoço.


São Paulo - MezzoGiorno: entre os melhores italianos da cidade



A Avenida Brigadeiro Faria Lima é uma das mais importantes artérias da cidade de São Paulo. É também um importante centro comercial e financeiro, que rivaliza com o Centro, a Av. Paulista e a região das Avenidas Eng. Luís Carlos Berrini e Nações Unidas.

A grande concentração de empresas de serviços financeiros na região transformou o trecho (e ruas próximas) da Faria Lima entre as Avenidas Cidade Jardim e Juscelino Kubitscheck num dos principais polos gastronômicos da cidade.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Buenos Aires - Cluny


Nossa última refeição em Buenos Aires foi no Cluny, restaurante moderninho de cozinha mediterrânea com sotaque francês localizado na Calle El Salvador, bem no burburinho gastronômico de Palermo Soho.

Salão amplo e iluminado com pé direito duplo, mesas largas com sofás e poltronas, decoração sofisticada, ótimo atendimento, convida os clientes a relaxar e degustar um bom “slow food” acompanhado por uma boa garrafa de vinho (adega com mais de 150 rótulos), um dos vários “drinks” servidos no bar ou uma boa breja argentina.

sexta-feira, 23 de março de 2012

As 5 melhores carnes de Buenos Aires



A rivalidade entre Brasil e Argentina há tempos deixou de ser apenas futebolística: difícil imaginar um tema onde não exista uma competição entre os dois países para ver quem é o melhor. Se no quesito futebol não existe discussão (sorry guys, Pelé ainda é “o cara”), o mesmo ocorre com as carnes, onde nossos vizinhos são imbatíveis.

Para quem não sabe, a Argentina é o principal produtor de carne premium do planeta e um dos três maiores consumidores per capita mundial: são quase 65 kg por ano, bem acima dos brasileiros (36 kg/ano).

Só Buenos Aires tem mais de 1000 restaurantes, sendo a maioria esmagadora especializada nos mais diferentes cortes bovinos, preparados ao estilo “parrillada”, uma verdadeira instituição portenha.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Buenos Aires - Miranda: boas carnes e a melhor panqueca da cidade


Bife de Chorizo

De volta ao bairro de Palermo, distrito de Palermo Hollywood. Próxima parada: Miranda, local moderninho, cheio de gente jovem (e rica) e repleto de turistas que oferece excelentes carnes e a melhor panqueca de doce de leite da cidade.

Conhecemos o Miranda em 2010, e repetimos a dose em 2011, nesta última visita apenas para comer a panqueca, generosamente recheada com o melhor doce de leite do mundo.

Desta vez, chegamos mortos de fome, sedentos pelas carnes altas, feitas na grelha apenas com sal, que disputam palmo a palmo com o restaurante La Cabrera (Palermo Soho) o posto de melhor corte do bairro.

Casa cheia, como sempre. Atendimento dos garçons segue eficiente, mas passa longe de ser atencioso. Importante dizer que o espaço entre as mesas foi bastante reduzido em relação à visita que fizemos em 2011 – com o objetivo de receber mais gente, o espaço praticamente desapareceu.

Buenos Aires - Sorveteria Freddo



No quesito sorveterias, a Freddo é a maior, mais conhecida, mais tradicional, além de ser número 1 entre os brasileiros. Fundada em 1969 pelos primos italianos Luigi Aversa e Juan Guarracino (o primeiro foi um dos fundadores da Persicco, em 1931), tem atualmente cerca de 20 lojas em Buenos Aires, além de 85 ao redor do mundo.

domingo, 18 de março de 2012

Buenos Aires - El Desnivel: Carne espetacular X Ambiente deplorável


Bife de Chorizo

Você comeria carne num restaurante que tem a temperatura ambiente na casa dos 30 graus, paredes e móveis velhos, barulhento e com garçons desatentos, que não aceita cartões, com grelha na frente e salão no fundo, o que faz toda a fumaça permanecer no ambiente (e você certamente vai sair com roupa e cabelos cheirando fumaça), banheiros sujos e metade do restaurante apagado “porque a luz foi cortada”? Provavelmente a sua resposta seria NÃO.

E se eu te dissesse que esse restaurante tem, de longe, a MELHOR CARNE de Buenos Aires? Você mudaria de opinião?

Estamos em San Telmo, o bairro mais antigo de Buenos Aires, com suas ruas estreiras e de paralelepípedo, repletas de lojas de antiguidades. Bairro muito visitado pela Feira de San Telmo, que acontece todos os domingos, com muitas barraquinhas com antiguidades, e espaço para apresentações de artistas locais, de dançarinos de tango a mímicos. Nas barracas, vendem-se talheres, bandejas de prata, mesas, cadeiras, luminárias, tudo de época.

Não deixe de visitar a pequena estátua da Mafalda na esquina das ruas Chile e Defensa, famosa personagem de quadrinhos criada pelo artista Quino, que vivia exatamente no prédio que fica nessa esquina, na época.



sexta-feira, 16 de março de 2012

Buenos Aires - Kansas: Atum Selado e Cheesecake de Doce de Leite


Kansas Seared Tuna: espetacular

O imperdível bairro de Palermo, considerado o pulmão verde da cidade de Buenos Aires devido aos seus diversos parques e jardins, é dividido em 6 distritos: Alto Palermo, Palermo Viejo, Palermo Soho, Palermo Hollywood, Palermo Chico e Las Cañitas.

Região bem atendida por transporte público e metrô (4 estações da linha verde), cortada de ponta a ponta por grandes avenidas que facilitam a chegada/saída do bairro, em Palermo estão localizados o Aeroparque Jorge Newberry, o Parque Tres de Febrero, o Zoológico, o Jardim Botânico, o Planetário, o Jardim Japonês, o Campo Argentino de Polo e o Hipódromo Argentino.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Buenos Aires – A melhor empanada da cidade: El Sanjuanino (campeão) X 1810 Cocina Regional (desafiante)



Empanadas, parrillada, alfajor, doce de leite e vinho – 5 dos principais itens típicos que para muitos são sinônimos da cozinha argentina, e que representam de maneira única a cultura dos nossos vizinhos.

Ir à Buenos Aires e não provar as famosas empanadas é como vir à São Paulo e não incluir o Parque do Ibirapuera no roteiro, ou visitar o Rio e simplesmente não ir à praia.

Para quem não conhece: a empanada é um prato herdado da cozinha espanhola que se assemelha muito a nossos pasteis de forno. A diferença está em três fatores: na massa; no modo de preparo, já que além de assada ela pode ser frita; e no recheio, o tradicional é de carne, mas existem diversos outros sabores, porém tipicamente picantes. A carne não é moída como se esperaria, mas em pequenos cortes, picada na ponta da faca.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Buenos Aires - Il Matterello: entre os melhores da cidade



Como viajante e "gourmandise" assumido, tenho que reconhecer que nos últimos anos mudei meus conceitos sobre Buenos Aires, posicionando-a ao lado de São Paulo como referência pela excelência da comida e serviço impecável. Cidade onde comer bem é rotina e faz parte da cultura, com gastronomia de alta qualidade e sabor.

Nesta última viagem à capital portenha, ficamos hospedados no bairro de Palermo (onde fica o principal reduto gastronômico de Buenos Aires) num hotel chamado Duque, muito bem localizado e a poucas quadras a pé dos principais bares e restaurantes. Grande parte da nossa agenda de comilança estava concentrada na região, com poucas exceções: El Sanjuanino, na Recoleta, e Il Matterello, em La Boca, este último onde já estivemos nos Carnavais de 2010 e 2011.

terça-feira, 13 de março de 2012

Buenos Aires - A Manger: O melhor custo/benefício da cidade


Tábua de salames nas versões com pimenta e defumado, queijo com ervas e dip de queijo azul

Buenos Aires foi novamente a opção que escolhemos para passar o Carnaval de 2012. Na agenda, vários restaurantes novos para conhecer, e alguns para matar a saudade – afinal, é sempre bom experimentar coisas novas, mas o que é realmente espetacular não pode sair do roteiro.

Já falei aqui no blog sobre o “A Manger”, local em Palermo especializado em tapas/pinchos (comida em pequenas porções), frios, pães, geleias e vinhos, e provavelmente um dos melhores lugares para comer bem, variado e barato na capital argentina. Na visita que fizemos em Mar/2011, um show de cores e sabores, muitos deles inesquecíveis, como o do salame defumado e o dip de queijo azul.

Campos do Jordão - Harry Pisek


Combinado salsichas, linguiças e bolo de carne

Instalado há mais de 10 anos em Campos do Jordão, a Salsicharia Harry Pisek tornou-se atração da cidade. Famoso pelas salsichas artesanais (são mais de 30 tipos, com temperos variados como azeitona, pimenta, champignon e queijo emmental), que podem ser provadas no salão ou compradas na lojinha do restaurante (fica logo na entrada) e levadas para casa. Também é possível levar para casa os temperos usados nos pratos, todos caseiros, como a boa mostarda alemã (há também uma versão com mel).

domingo, 11 de março de 2012

Monte Verde - Mamma Tera



Outro restaurante de Monte Verde que recomendo é o Mamma Tera, especializado em comida italiana e que faz um sensacional nhoque recheado.

Casa com quase 30 anos de bons serviços prestados (fundada em 1983), é muito frequentada por casais que buscam um jantar romântico sem excessos, com uma boa massa acompanhada por uma garrafa de vinho, sem que a conta provoque uma indigestão.

O Mamma Tera fica escondido numa ruazinha sem saída e bastante tranquila, travessa da avenida principal. Bastante procurado nas altas temporadas, sobretudo no jantar, divide-se em dois ambientes, ambos bastante aconchegantes, com detalhes em pedra nas paredes e janelas bastante amplas em um deles, além de um jardim na parte externa, que convida também para um almoço sem pressa.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Monte Verde - Panela de Ferro


Risoto de funghi secchi com picanha na chapa

Quem me conhece sabe que sou fã incondicional de Monte Verde, para onde não raro fujo para comer uma boa comida, apreciar as belas paisagens, subir às montanhas ou, simplesmente, ficar sem fazer absolutamente nada.

A partir de São Paulo, a viagem até Monte Verde leva pouco menos de 2 horas, o que torna bastante viável um bate-e-volta, embora o ideal seja passar entre 2-3 dias na cidade.

Em tempo: diferentemente do que muitos acham, Monte Verde não é uma cidade, mas sim um distrito de Camanducaia, que obviamente não quer abrir mão da arrecadação gerada pelos turistas.

terça-feira, 6 de março de 2012

Zaragoza - Restaurante Hispanidad



Depois de Madrid e Barcelona, Zaragoza é atualmente o terceiro centro econômico da Espanha. Localizada na comunidade de Aragon, tem hoje uma população com mais de 700.000 habitantes, conta com boa infraestrutura de transporte rodoviário e está conectada à malha ferroviária de alta-velocidade espanhola (AVE), o que possibilita o deslocamento tanto para Madrid ou Barcelona em menos de 1h30.

Sediou a Expo 2008, evento internacional que ajudou a trazer investimentos e “vender” da cidade dentro e fora do país como destino de negócios e turismo, e que colocou Zaragoza num time bastante seleto de cidades, como Sevilha (1992), Lisboa (1998), Hannover (2000) e Shanghai (2010).

Madrid - Marisqueria Moreno



Madrid oferece aos seus visitantes a melhor cozinha trazida das diversas regiões espanholas, bem como de muitas partes do mundo. Comida, para um espanhol, é parte da cultura.

São tradicionais em Madrid o sanduíche de anéis de lula, a torta (tortilla) de batata, o cozido típico local, a sopa de alho, as infinitas opções de presuntos ibéricos, queijos e azeitonas, isso sem falar das tapas, que são um convite à gastronomia de qualidade, com sabores marcantes e que dizem muito sobre os hábitos alimentares da capital espanhola. E tudo isto é apenas uma pequena mostra da vasta oferta gastronômica de Madrid.

domingo, 4 de março de 2012

Dicas da Espanha: Toledo



Toledo é uma das cidades mais espetaculares da Espanha. Capital da comunidade de Castilha-La Mancha, pode ser visitada a partir da capital Madrid via AVE, com saídas da estação Atocha a cada hora, uma viagem que dura pouco mais de 30 minutos.

Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1987 por suas heranças culturais e monumentais, Toledo conta com vasta história – foi fortaleza de reis espanhóis, palco de guerras contra romanos e muçulmanos, capital da Espanha, grande centro na manufatura de aço, com suas mundialmente famosas facas e espadas. Também destaca-se na produção de cerâmica e artesanato (os jogos de xadrez feitos à mão com personagens culturais e medievais são espetaculares).

sábado, 3 de março de 2012

Avilés – Casa Lin



Próxima parada: Avilés. Terra do Centro Cultural Oscar Niemeyer e da Casa Lin, locais obrigatórios para quem visita a cidade, pequena para os padrões brasileiros (80.000 habitantes), mas a terceira maior do principado, com um dos portos mais importantes da região.

Avilés também é terra de parentes da Luciana, claro.

Inaugurado em Mar/11, o Centro Niemeyer colocou o pequeno município no mapa cultural da Espanha, tornou-se símbolo da cidade e foi o principal responsável pelo aumento dos visitantes à Avilés no último ano. Todavia, após brigas políticas, o Centro foi fechado em Dez/11, sem previsão de reabertura. O instituto – ou o que sobrou dele – não leva mais o sobrenome do arquiteto, uma vez que o contrato de concessão não foi renovado.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Froseira e Doiras


Jamón, chorizo (feitos no próprio "pueblo") e queijo manchego

Saímos de Luarca e pegamos a estrada a caminho de Navia, a cidade que serviu de base para os dias que se seguiram. Após uma noite bem dormida, acordamos cedo e fomos a um lugar que é um verdadeiro achado, chamado Froseira, localizado na região de Boal, a poucos minutos de carro da divisa com a Galícia.

Chegar em Froseira não é nada fácil: uma estradinha bem sinalizada (e sinuosa) nos leva a Doiras em pouco mais de 45 minutos, e de lá pegamos uma saída em direção ao nosso destino. Aliás, uma estrada de pouco mais de 1 km, em muitos pontos sem acostamento, e em vários onde apenas um carro passa por vez. Mas a melhor parte da viagem certamente é precipício ao lado da estrada. Em compensação, a vista é sensacional - impossível não parar para apreciá-la e tirar fotos.

Sidra de Astúrias



O hábito de produzir sidras faz parte da cultura asturiana. É muito comum que, nos pequenos pueblos, as famílias produzam sua própria bebida, um processo que pode levar até 4 meses e que, uma vez engarrafada, é armazenada e apreciada durante o ano.

A sidra asturiana é a única da União Européia que conta com denominação de origem. Estamos falando de um mercado que produz 40 milhões de litros anuais.

Na boca, o sabor é bastante agradável – o sabor da maçã é presente, mas é possível encontrar outros aromas. O álcool faz-se presente graças à fermentação, mas não é nada forte – uma boa sidra asturiana tem entre 4% a 5% de teor alcoólico.

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal