quarta-feira, 30 de maio de 2012

10 dicas para quem visita (ou quer conhecer) Santiago (Chile)


A Cordilheira informa: chegamos em Santiago!

1) Dinheiro: Quando o assunto é dinheiro, as dúvidas são muitas: Devo fazer o câmbio no Brasil ou no Chile? Se for fazer câmbio no Chile, devo levar reais ou dólares comigo? Vale a pena levar o Visa Travel Money ou sacar em moeda local nos caixas eletrônicos? E cartão de crédito, não é mais prático?

- O ideal é que você faça uma pesquisa em diversas casas de câmbio e compre pesos no melhor preço aqui no Brasil - certamente você terá uma taxa melhor. Evite as casas de câmbio do aeroporto: além de poucas, não oferecem boas taxas;

- Se preferir fazer câmbio no Chile, leve DÓLARES. Como a moeda é forte, certamente a taxa será mais competitiva, mesmo considerando as duas conversões (reais para dólares no Brasil, e dólares para pesos no Chile). Com raras exceções, trocar reais por pesos em terras chilenas é certeza de ter uma taxa ruim;

- Outra opção é sacar em moeda local nos caixas eletrônicos chilenos, pelo sistema Maestro - apenas confirme com seu banco quais são as taxas cobradas pelo serviço (tarifa de saque, IOF, etc.), e qual a cotação praticada;

- Cartões como o Visa TravelMoney são boas opções para quem não gosta de andar com dinheiro vivo e nem quer depender do cartão de crédito (e do mortal IOF cobrado a cada uso). É um cartão de débito pré-pago, que pode ser usado para pagar contas e realizar saques nos caixas eletrônicos (taxa de US$ 2,50 por retirada). Pode ser carregado em até 10 moedas. Leia mais em www.visa.com.br/conteudo.asp?pg=1340;

- Cartão de crédito tem a praticidade, a segurança, mas a facilidade tem seu preço. Em termos de custo total, sempre será a pior opção. Além de perder na taxa pela conversão dupla (pesos para dólares e depois para reais), ainda tem que pagar 6,38% de IOF. O custo pode ser baixo, talvez você considere irrelevante dada a praticidade, mas ele estará lá;

Se for decidir levar dinheiro em espécie do Brasil, valem as antigas regras de viagem: separar o montante em pequenos pacotes, distribuir entre quem vai viajar, bem guardados e sempre na bagagem de mão. Evite levar muito dinheiro em espécie para evitar a obrigatoriedade de declaração junto à Receita.



2) No Aeroporto: Ao chegar no aeroporto, o taxi é uma ótima opção para ir até o hotel. Não é caro - ex.: até Las Condes são 36 km, e custa em média CLP 19.000 (R$ 76). Importante: na saída do aeroporto você será bastante assediado por taxistas "freelancer". Agradeça e passe direto, é roubada - além do taxímetro ligado, eles "adoram" passear pela cidade com turistas. Se você for pegar um taxi, vá num dos POSTOS OFICIAIS existentes no desembarque ou no saguão principal - eles trabalham com preço fechado e pagamento com cartão de crédito. Também é possível agendar o taxi do Brasil, via Internet: http://www.taxioficial.cl/;

domingo, 20 de maio de 2012

São Paulo - Verde & Grill: A melhor fraldinha de SP

Quem trabalha no quarteirão formado pelas avenidas Brigadeiro Faria e Juscelino Kubitscheck, e pelas ruas Tabapuã e Bandeira Paulista, no coração do Itaim Bibi, certamente já ouviu falar do “verdinho”, como é conhecido o restaurante “Verde & Grill”.


Fraldão da casa

Numa região com tantos restaurantes, diferenciar-se é fundamental para atrair clientes. Neste quesito, o Verde & Grill inovou ao oferecer um amplo menu de suculentos e bem servidos cortes de carnes assadas na hora. O cliente escolhe a carne que quer, e no preço final está incluso o bom buffet da casa, com arroz soltinho, o sensacional feijão preto, os mini-pastéis de carne de massa leve e crocante, quiche e várias opções de saladas, legumes e molhos.

sábado, 19 de maio de 2012

São Paulo – Rua Javari: Juventus, cannoli e uma (deliciosa) volta ao passado


Cannolis do Seu Antônio, na Rua Javari. Marca registrada nos intervalos dos jogos do Moleque Travesso, uma tradição da República Federativa da Mooca desde 1970

Mooca. Um dos mais tradicionais e antigos bairros da cidade, construído por italianos e que até hoje mantém um certo ar de cidade pequena – é quase como uma cidade do interior dentro da cidade grande, apesar de estar bem próximo do centro, no início da zona leste. Mas meu objetivo aqui não é falar da bela história do bairro, mas sim de uma de suas principais atrações: o Clube Atlético Juventus.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

São Paulo – Restaurante Così: Almoço Executivo Nota 100



Almocei hoje na unidade da Santa Cecília do Restaurante Così (existe outra casa na Vila Nova Conceição), seco de vontade de provar o elogiado hambúrguer de pato com maionese trufada, que não consegui comer na Virada por causa das filas quilométricas que esgotaram o estoque de 2000 lanches em pouco mais de 4 horas.

Quem está por trás das panelas do Così é o chef Renato Carioni, que teve passagens bem-sucedidas por restaurantes premiados na Europa e São Paulo (Cantaloup). O Così investe em pratos da cozinha italiana de base clássica com um toque moderno, inventivo e criativo, mesclando e explorando a mistura de sabores.

domingo, 13 de maio de 2012

São Paulo - Dalva e Dito e a "Galinhada da Madrugada"


A estrela da festa

Aproveitando que a palavra “galinhada” esteve em evidência durante toda a última semana, resolvi jantar ontem à noite no agradável Dalva e Dito para provar a famosa “Galinhada da Madrugada”, servida todos os sábados da meia-noite às 3 da manhã.

E Alex Atala prova que não é preciso ser alta gastronomia para ser inesquecível: o resultado é espetacular. Tenho certeza que o evento em breve fará parte de 10 entre 10 listas de “refeições imperdíveis em SP”.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Reino Unido – Nando’s



Quem já esteve em Londres ou em qualquer outra cidade do Reino Unido certamente já se deparou com o famoso Galo de Barcelos que é o símbolo do restaurante de frangos mais apetitosos do planeta: o Nando’s, rede surgida na África do Sul em 1987 e que faz um sucesso danado com uma receita muito simples: frango grelhado marinado por 24 horas na pimenta “piri-piri”, uma mistura da culinária portuguesa com um toque apimentado de origem africana.

domingo, 6 de maio de 2012

São Paulo - Virada Cultural, Evento "Chefs na Rua": Fotos


Bar da Dona Onça

Quando pisei no Elevado hoje, tinha um objetivo ousado: provar 15 das 20 barracas do evento "Chefs na Rua". Consegui SETE - em algumas delas os ingredientes terminaram rápido (como o Hambúrguer de Pato da Barraca 16 (Così), zerado antes das 13hs), em outras as filas eram quilométricas (cheguei a demorar 1h30 em uma delas).

Crônica: Virada Cultural, Galinhada do Atala e os 500 Palhaços



Como já falei aqui no blog, a Virada Cultural de 2012 marcou a estreia do projeto “Chefs na Rua”, baseado num conceito bem simples: oferecer uma oportunidade para grande parte da população conhecer a cozinha e saborear pratos simples feitos por chefs famosos, unindo assim a alta gastronomia com a comida de rua.

A principal atração do evento era colocar ninguém mais que Alex Atala, responsável pela cozinha do badalado (e muito bom) D.O.M. servindo a famosa galinhada do Dalva & Dito (outro restaurante dele) em pleno Minhocão. Isso por si já projetaria o evento em posição de destaque dentre as mais de 1000 atrações da Virada, mas ainda existiam 2 grandes diferenças em relação ao evento “Chefs na Rua”: (1) apenas 500 porções seriam servidas, num período de 2 horas, e (2) nada seria cobrado – sim, a comida seria de graça.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

São Paulo - Virada Cultural, Evento "Chefs na Rua": Programação



A Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela prefeitura de São Paulo com o intuito de promover na cidade 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros. O evento foi inspirado na "Nuit Blanche" de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro.

O grande trunfo da Virada tem sido levar atrações de primeira linha a cidadãos de todas as classes sociais, muitos dos quais nunca estiveram em um teatro ou sala de concerto anteriormente. Também tem contribuído (em partes) para o renascimento do Centro de São Paulo, ao levar os paulistanos para a região, que habitualmente se esvazia durante a noite.

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal