domingo, 26 de outubro de 2014

São Paulo – Agello Cucina (e o MELHOR PRATO que comi em 2014)



Localizado em uma rua tranquila (e um pouco escondida) no bairro do Campo Belo (Zona Sul), o Agello Cucina é um restaurante pequeno e aconchegante, uma agradável surpresa pelos pratos bem executados, ambiente aconchegante e um ótimo menu executivo, farto, feito com carinho e com preço bastante competitivo.

O menu fala italiano fluente, com pratos criativos e com toques contemporâneos, provavelmente influência que o chef Rodrigo Velloso de Barros recebeu do primo Paulo Barroso de Barros, proprietário do aclamado Due Cuocchi Cucina. Além da boa oferta de massas de fabricação própria, o cardápio é bem representado por risotos, polentas, carnes e peixes. Os pratos são bem servidos e com ótima relação custo/benefício, com preços entre R$ 35 e R$ 60.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

30 dias na Itália: Verucchio, Emilia-Romagna




Localizada na província de Rimini e a poucos quilômetros da República di San Marino, a pequena Verucchio tem apenas 10 mil habitantes, mas no passado foi o centro nervoso da civilização villanoviana-etrusca, que viveu na época pré-histórica da Idade do Ferro (entre os séculos 9-7 aC.), e teve seu apogeu sob o comando de Malatesta da Verucchio, patriarca da família de mesmo nome que governou Rimini entre 1295 e 1500, enriquecendo a cidade com obras civis e religiosas.

Como toda cidade medieval, tem sua muralha, seu centro antigo reúne um labirinto de ruas estreitas e muitos pontos de interesse de valor histórico e cultural, como a Rocca Malatestiana e principalmente o Museo Civico Archeologico, que coloca Verucchio entre os mais importantes centros arqueológicos da Europa.

domingo, 19 de outubro de 2014

30 dias na Itália: Brisighella, Emilia-Romagna


Torre dell’Orologio

Localizada no vale do Lamone entre Florença e Faenza, esta vila medieval com apenas 8 mil habitantes data do século 13, quando o líder Maghinardo Pagani construiu sua fortaleza no alto de uma das 3 colinas que marcam a geografia de cartão postal da região.

A cidade de Brisighella nasceu no sopé das três colinas, sobre as quais atualmente repousam a La Rocca di Brisighella (século 14), a Torre dell’Orologio, reconstruída no século 19 sobre as ruínas defensivas de um assentamento do século 12, e o Santuário de Monticino (século 17). Como toda aldeia medieval, Brisighella tem seu próprio labirinto de ruas estreitas de paralelepípedos, trechos de paredes e escadas esculpidas em pedra.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Maranello – Museo Ferrari



Se você é um ferrarista fanático, daqueles que tem sua própria coleção de camisetas vermelhas no armário e não larga o boné com o “cavallino rampante”, você deve ao menos uma vez na vida visitar a pequena Maranello, cidade de apenas 15 mil habitantes nos arredores de Modena e Bologna, na Emilia-Romagna.

Maranello é a casa da Ferrari, fundada por Enzo Ferrari em 1947 com o objetivo de fabricar carros de corrida, é atualmente uma das marcas mais veneradas no mundo do automobilismo. Lá foi produzida o primeiro 125 S, em 1947, e é lá que, até hoje, nascem algumas das máquinas mais cobiçadas do mundo.

domingo, 12 de outubro de 2014

São Paulo – Esquina Mocotó


A Porcaria

Se talvez o Mocotó seja atualmente o principal embaixador da cozinha nordestina em São Paulo (e dono das maiores filas da cidade), cabe ao vizinho Esquina Mocotó a tarefa de mostrar a versatilidade dos ingredientes desta cozinha tão rica em sabores, aromas e cores, buscando diferentes combinações e trazendo uma roupagem moderna para algo tão tradicional. Na cozinha de autor do chef Rodrigo Oliveira, não tem limites para a criatividade.

Sim, eu sei que você vai dizer “puxa, mas é muito longe!”, e eu concordo, mas asseguro que vale cada quilômetro rodado para visitar a distante Vila Medeiros, onde o chef faz um trabalho elogiável em desenvolver a região e a mão de obra local. Também sei que você vai dizer “mas se eu tenho que andar tanto, aproveito e vou no Mocotó”, e aqui permita-me discordar: o Mocotó é um clássico, mas saiba que você comerá muito bem no Esquina - dois dos clássicos da casa mãe estão no cardápio, o unânime dadinho de tapioca e o baião de dois, assim como as clássicas caipirinhas.

sábado, 11 de outubro de 2014

30 dias na Itália: Erice, Sicília


Castello di Venere e Torretta Pepoli

Pense em uma cidade murada medieval praticamente intacta, elevada exatos 751 metros acima do nível do mar e com apenas 700 habitantes, localizada a poucos quilômetros de destinos turísticos como San Vito Lo Capo, Riserva dello Zingaro, Segesta, Scopello, Selinunte e Ilhas Égadi. Graças a sua posição panorâmica e quase total inacessibilidade, Erice sempre foi alvo de disputas e conquistas ao longo dos séculos por gregos, cartagineses, romanos, árabes e normandos da Sicília.

Tudo começou com os Elímios no século 7 aC, povo de origem asiática conhecido por ter erguido a vizinha Segesta. Em Erice, os Elímios construíram um templo em louvor da deusa da fertilidade. Ali os fenícios passaram a adorar a deusa Astarte, depois os gregos louvaram a Afrodite e os romanos a Vênus. No período romano, todos os anos milhares de peregrinos visitavam o santuário para participar de rituais que incluíam a prostituição “sagrada” das hierodulas (meretrizes compradas para serem oferecidas à Vênus).

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Os melhores pratos, sorvetes e vinhos que provamos na Itália



Nos 30 dias de férias pela Itália, tivemos a oportunidade de visitar 22 cidades nas regiões de Emilia-Romagna, Toscana e Sicília. Como o passeio tinha um enfoque gastronômico, experimentamos 37 restaurantes e 20 sorveterias, e retornamos ao Brasil com 40 rolhas de vinho a mais para a coleção.

O objetivo deste post é indicar quais foram os grandes pratos que provamos, aqueles que merecem ser recomendados e que, provavelmente, nos fariam voltar à Itália. Indicamos o TOP10 da viagem, em ordem decrescente (do décimo para o primeiro). Para saber mais sobre cada prato (e o restaurante), basta clicar no botão "Continue Lendo" abaixo de cada imagem.

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal