sábado, 22 de novembro de 2014

São Paulo – Da Terrinha


Polvo grelhado e arroz de pato, servidos no menu degustação

Restaurante que integra o exército de casas portugueses da cidade, oferece clássicos da cozinha portuguesa a preços acessíveis. Posiciona-se como uma típica casa de bairro, focada no público que mora e trabalha no bairro de Moema, um dos redutos paulistanos da boa gastronomia.

A simplicidade do ambiente busca inspiração nas tascas portuguesas, lugares de boa comida e vinho com ar de botequim carioca. As paredes de tijolos na entrada criariam uma atmosfera muito mais intimista se fossem no salão todo. Alguns objetos de decoração remetem à cultura portuguesa, como os exemplares do galo de Barcelos, além de garrafas de azeite e vinho. Completam a atmosfera um janelão na frente do restaurante, que garante a entrada de boa luz natural (e infelizmente um pouco de fumaça de cigarro do pessoal que fuma do lado de fora), e um ar condicionado, providencial para os dias mais quentes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bogotá – Wok: o melhor custo/benefício


Tempura Ko

Restaurante de comida asiática com dez endereços em Bogotá, incluindo cinco das seis zonas gastronômicas (La Macarena, ou Zona M; Usaquén; Parque la 93; Zona Rosa, ou Zona T; e Zona Gourmet, ou Zona G). Meu fiel companheiro, me salvou em vários momentos de fome e bolso curto, sempre com comida boa, farta e barata.

O ambiente lembra os tradicionais “izakaya” japoneses, um lugar informal para encontrar o pessoal após o trabalho, beber e comer boa comida. O salão é extremamente limpo, brilhante, claro e bem iluminado. Os janelões garantem a entrada de luz natural, e as grandes mesas comunitárias passam a imagem de uma refeição familiar, além de serem uma boa desculpa para puxar papo com seu vizinho e praticar um pouco de espanhol. Também tem um balcão no sushibar (aqui chamado de “barra”) e algumas poucas mesas de quatro lugares para quem busca um pouco mais de privacidade.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bogotá – La Bagatelle


Au Salmon Fumé

Restaurante inspirado nas patisseries e boulangeries francesas, com quatro endereços na cidade, nos bairros de el Retiro, Chicó, Rosales e Usaquén. A proposta da casa é oferecer refeições a qualquer momento do dia, seja um café da manhã com sotaque francês ou tradicional colombiano, um almoço leve (um crepe, uma salada, uma sopa), um chá da tarde ou jantar.

O ambiente lembra um típico bistrô parisiense, bem informal, com chão quadriculado em branco e preto e todo envidraçado para entrar luz natural. Nos fundos da loja, chamam a atenção os pães quentinhos e cheirosos, devidamente colocados em cestinhas, e a vitrine de doces, repleta de tortinhas, bolos de massa folhada, éclairs e macarons coloridos, um mais bonito que o outro. O atendimento mostrou-se ágil e prestativo nas três visitas que fizemos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

10 dicas para quem visita (ou quer conhecer) Bogotá (Colômbia)


Vista de Bogotá com os Cerros Monserrate (esq) e Guadalupe (dir) ao fundo

1) Altitude e Clima
Bogotá é a terceira capital mais alta do mundo (2640 metros acima do nível do mar), e a altitude faz com que o ar seja mais rarefeito. Por isso, ao chegar à cidade, é comum sentir alguns incômodos, que podem durar até cinco dias, como dor de cabeça (curta e prolongada), náusea, fadiga, tontura, insônia e perda de apetite. Em geral aspirina e paracetamol minimizam os sintomas, entretanto em casos de falta de ar mesmo em repouso, fadiga e dor de cabeça prolongadas, procure um médico.

O clima na Colômbia é estável o ano todo devido à proximidade da linha do Equador. Em Bogotá o clima é bem mais ameno devido à altitude elevada, o que mantém o termômetro mais ou menos estável o ano todo, com temperatura média perto dos 15°C, máxima de 20°C, mínima de 9°C e umidade sempre na casa dos 75%. Chove o ano todo, e os meses com maior quantidade de chuvas são Abril, Maio, Outubro e Novembro, já os meses com menos chuvas são Janeiro, Julho e Agosto.

sábado, 15 de novembro de 2014

Bogotá – La Biferia


Bife Ancho

Restaurante de carnes com cinco endereços em Bogotá, nas zonas financeiras das Calles 109 e 79B, além dos redutos gastronômicos de Usaquén, Zona G e La Macarena, pertinho do Museo Nacional.

Visitamos duas vezes a casa de Usaquén, localizada na Carrera 6A, principal rua do bairro e que concentra a maioria dos principais restaurantes da região, a poucos passos da Plaza de Usaquén. O ambiente dividido em dois andares é clean e bem decorado para passar um ar moderno, com uso de móveis escuros para contrastar com as paredes claras e a generosa entrada de luz natural. O som ambiente é regado ao bom e velho rock and roll, mas com uma pegada mais leve e o volume baixo, para curtir sem ter que aumentar a voz para conversar. O atendimento é muito solícito e cortês, explicam os pontos de carne e ajudam na escolha do vinho e dos pratos.

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Bogotá – La Tapería (La Macarena)


Langostinos

Restaurante de tapas localizado na Zona M, reduto gastronômico do bairro de La Macarena, nos arredores do Museo Nacional. Como o nome da casa diz, o negócio lá são as tapas - são cerca de 30 opções no cardápio, sempre com um pé na Espanha – tem jamón serrano, tem queijo Manchego, tem tortilla de batatas.

Quem já passou pela Espanha sabe que existem bares de tapas praticamente em cada esquina, em sua maioria lugares bem simples, com comida farta e barata. Fora da Espanha, os bares caíram no gosto das classes mais altas e viraram modinha; como consequência da clássica equação de oferta e demanda, virou comida gourmet e o preço subiu.

domingo, 9 de novembro de 2014

Bogotá – Taj Mahal (Usaquén)


Chicken Tikka Masala

Restaurante indiano localizado no gastronômico bairro de Usaquén, região norte da cidade. O cardápio mescla pratos de diferentes regiões da Índia, com foco na cozinha do norte do país, em especial a Punjabi (pratos com generoso uso de manteiga, masala, leite e iogurte, marinados na cebola, alho e gengibre e especiarias para acentuar os sabores), e preparados no tandoor (forno vertical de barro onde as carnes e verduras são assadas em longos espetos chamados “seekhs”; já os pães são colados nas paredes do tandoor). São pratos coloridos e perfumados, com carnes tenras e suculentas, sabores ricos e complexos.

Por trás da sociedade está um empresário colombiano e um casal de indianos, que ainda trouxeram dois chefs de lá para garantir a qualidade dos pratos. Dizem que é o melhor indiano de Bogotá, para ser sincero é o único que conheci, e sem dúvidas tem boa qualidade, superior à maioria dos indianos de São Paulo.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

30 dias na Itália: Ragusa, Sicília


Ragusa Ibla

Localizada na região sul da Sicília, Ragusa foi fundada por sicilianos indígenas no século 18 aC, no auge da Idade do Bronze. Os gregos de Siracusa chegaram à região no século 8 aC, os romanos a conquistaram em 258 aC e por lá ficaram até a queda do império. Também passaram por lá bizantinos (séculos 4-8 dC), árabes (séculos 8-10 dC), normandos (séculos 11-13 dC), franceses e espanhóis. Em 1693 a cidade foi arrasada por um terremoto que atingiu a maior parte do lado oriental da Sicília e matou mais de 60 mil pessoas (10 mil só em Ragusa).

A opinião pública de onde a reconstruir a cidade foi dividida, e por isso um acordo foi feito. Os cidadãos mais ricos optaram por um local diferente, que recebeu o nome de Ragusa "Superiore", enquanto a outra metade da população decidiu pela reconstrução no local original, mantendo o nome Ragusa Ibla. Reconstruída em estilo barroco, o layout medieval de Ibla mistura ruas sinuosas, escadarias íngremes e igrejas antigas. Já Ragusa Superiore mescla edifícios em estilos barroco e neo-clássico, ruas largas e planas.

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal