O que vem na sua cabeça quando o assunto é “Suíça”?
Fui muito genérico? E se eu falar “chocolate”, ajuda? Sim, este post é sobre o Lindt, aquela empresa fundada em 1845 e que, provavelmente, seja uma unanimidade por aqui.
Na viagem que fizemos pela Europa em Set/11, eu e a Luciana tínhamos objetivos bastante claros: EU queria comer e beber vinho. ELA queria comer Lindt. Simples assim.
A Lindt é uma marca bastante respeitada e reconhecida na Suíça – prova disto é o grande mural de propaganda logo na saída esquerda da estação Zurich HB, com os quadradinhos em formato “gigante”; basta ficar 5 minutos ali perto que inevitavelmente algum turista (assim como eu) vai tirar uma foto.
Um ponto importante: embora no Brasil o Lindt seja um chocolate classificado como “Premium”, na Suíça ele faz parte da linha “popular” – pode-se comprar facilmente em supermercados e, para espanto nosso, não apenas as barras (aliás, existem zilhões de opções), mas também por quilo (!!!), com especial destaque para o Lindor. Aí é jogo muito sujo.
Em matéria de Lindor, a covardia não para por aí: se aqui temos apenas exemplares de chocolate ao leite/amargo, lá é possível comprar com chocolate branco, pistache, amêndoas, champagne...
A dona do Lindt é a Sprüngli, que além de ter uma linha de chocolates/trufas “Premium” (a melhor é a “Grand Cru Madagascar Noir”), é famosa por seus “Luxemburgerli”, os conhecidos “macarons” - aqueles docinhos franceses objetivamente definidos como “"Petit gâteau rond moelleux, à base d'amandes, de blancs d'œufs et de sucre". No nosso bom e velho português, eles são quase suspiros de amêndoas com recheios e cores ao gosto do freguês.
Não conheço os exemplares franceses, mas posso dizer sem medo de errar: os feitos na Suíça são para comer de joelhos. A Sprüngli tem uma singela loja na Paradeplatz (a “parada do ônibus”, ponto mais movimentado da Bahnhofstrasse, em frente às sedes dos maiores bancos locais – UBS e Credit Suisse), com vários “Luxemburgerli” decorando a vitrine.
Não saia de Zurique sem experimentá-los! Para mim os melhores são de chocolate, nozes, champagne, limão, mas são vários sabores. Fazer uma caixinha e comer na cama do hotel é altamente recomendado... :)
quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Zurique - Lindt & Sprüngli
Você também poderá gostar de:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário