sábado, 18 de julho de 2015

Bogotá – Crepes & Waffles


Panne Cook de Camarones al Ajillo

Falar do Crepes & Waffles é falar de um orgulho colombiano. Aberto em 1980 como uma pequena creperia, o projeto universitário dos jovens Beatriz Fernández e Eduardo Macías tornou-se um gigante com mais de 80 endereços nas cidades de Barranquilla, Bogotá, Bucaramanga, Cali, Cartagena, Medellín, Pereira, Santa Marta e Cúcuta, com presença internacional em 8 países (Brasil, Chile, Equador, México, Espanha, Panamá, Perú e Venezuela). Em Bogotá são cerca de 50 endereços, incluindo as seis zonas gastronômicas da cidade.

Uma das marcas mais admiradas da Colômbia, a receita de sucesso do Crepes não tem nada de novo ou inovador, porém poucas empresas o praticam com seriedade: valorizar as pessoas. Funcionários respeitados e valorizados trabalham felizes, produzem mais e atendem bem os clientes. Funcionários felizes vestem a camisa da empresa e dificilmente mudam de emprego, na contramão de um setor com tradição de alta rotatividade. Clientes satisfeitos falam bem para outras pessoas e voltam. Simples assim.


Crepe de Camarones al Curry

E valorizar os funcionários vai além de pagar bons salários. É claro que nada funcionaria sem pratos fartos e bons preços, mas o pilar do modelo de negócio está na contratação de mulheres “cabezas de hogar”, expressão em espanhol para definir as chefes de família – são mais de 2000 mães solteiras, separadas, viúvas, ou que possuem papel fundamental no sustento da casa. É extremamente raro ver homens no salão ou na cozinha – em alguns endereços, eles simplesmente não existem.


Fondue Crepes y Waffles


Fondue Crepes y Waffles

E não basta contratar e valorizar, é preciso reter. E a política de retenção aqui é agressiva: a empresa oferece cursos de capacitação profissional, ajuda financeira para temas educação, extensível aos familiares, e subsidia o convênio médico (algo muito raro na Colômbia). As funcionárias recebem eletromésticos, como forma de diminuir a carga de trabalho em casa. O Crepes tem um programa habitacional, que beneficia cerca de 20 funcionárias ao ano – até agora mais de 400 casas foram adquiridas com subsídio e financiadas pela empresa. Sem falar nas possibilidades de ascensão profissional. Tudo isso faz do Crepes uma das empresas com menor índice de rotatividade de pessoal do país, algo para orgulharem-se.


O tradicional pãozinho de couvert

Aberto no café da manhã, almoço e jantar, o cardápio imenso é dividido em crepes, pitas (pão árabe com algum recheio), wraps e panne cook (pão italiano sem miolo e com algum recheio dentro), além de sopas, saladas e sobremesas – para um país que ainda não descobriu o “gelatto” italiano, o sorvetes do Crepes são de longe os melhores do país.


Tartar Griego

Para abrir a refeição, provamos o “Tartar Griego” (COP 11,500), uma salada que leva queijo feta, pepino, iogurte, cebola roxa, azeitonas e abacate, incrivelmente saborosa; e a “Sopa de Lentejas Pardinas” (COP 8,300), com lentilhas, muito cogumelo Portobello e um toque de curry, rica em sabores e aromas, e que abre a refeição com estilo.


Sopa de Lentejas Pardinas

Sem dúvidas o carro-chefe da casa são os crepes, servidos em mais de 60 combinações diferentes e divididos em 5 categorias – clássicos, vegetarianos, carnes, frango e frutos do mar. Em linhas gerais as porções são bem servidas, mas uma pessoa com bom apetite pode precisar de uma entrada ou uma sobremesa para sair plenamente satisfeito.


Lomo Árabe

Entre as três melhores combinações que provamos, destaques para o “Lomo Árabe” (COP 20,900), que lembra  uma panqueca generosamente recheada com pedaços de carne bovina temperados com especiarias árabes, finalizado com tahine e acompanhado por uma salada de alface, tomates e cebola; o de “Camarones al Curry” (COP 20,800), com a massa dobrada e os camarões servidos por cima, e o “Crepe Serrano” (COP 20,900), recheado com jamón serrano e queijo mussarela, acompanhado por cebolas caramelizadas e rúcula.


Crepe Serrano

Entre as pitas, a “Griega” (COP 14,200) leva queijo mussarela, alcachofras, azeitonas negras, cebola, tomate e especiarias, com o recheio servido sobre o pão árabe, como uma pizza; já a “Tuna Pocket” (COP 16,400) é uma clássica pita recheada de atum com cogumelos, finalizada com queijo mussarela gratinado e acompanhada de salada.


Pita Griega

Mas nada atingiu melhor resultado do que os panne cook, que lembram as típicas sopas no pão italiano tão famosas no sul e sudestes do país. São imbatíveis as versões de “Camarones al Ajillo” (camarões ao alho) e “Camarones al Curry” (COP 23,900 cada), onde o mesmo recheio do crepe (só que em porção maior) é servido dentro do pão italiano. Embora muita gente coma só o recheio, eu como todo o pão, que fica delicioso após aborver o molho.

Fechamos com o wrap “Salmón Roll” (COP 21,800), que leva salmão defumado com rúcula, crem cheese, cebola, abacate e vegetais, acompanhado de salada verde. Um prato leve e muito saboroso.


Wrap Salmón Roll

Para beber, sucos de tangerina (COP 5,600), uva (COP 5,000), manga (COP 4,900) e feijoa (COP 5,100), uma frutinha típica dos Andes; a tradicional limonada de coco (COP 5,500), instituição colombiana; a “Malteada”, o bom e velho milk-shake, que pode ser preparado com cerca de 60 sabores (COP 7,300); e as cervejas BBC (Bogotá Beer Company), como a Chapinero Porter (COP 6,800) e Monserrate Roja (COP 7,100), uma Ale com malte tostado deliciosa.


Milk-Shake de Tres Leches (esq) e Limonada de Coco (dir)

O Crepes & Waffles é tão famoso por suas sobremesas quanto pelos pratos principais. São cerca de 100 opções entre sorvetes, crepes e waffles doces. Para começar, experimente um dos 60 sabores de sorvete, que podem ser pedidos no copinho ou casquinha (COP 4,300 por dois sabores), em versão milk-shake (COP 7,300) ou em potões de 1,5 litro – os sabores são intensos, apenas acho que poderiam com uma textura mais cremosa. Vale provar o “Tres Leches” (sobremesa típica colombiana, leva creme de leite, leite condensado e doce de leite), de longe o melhor sorvete que tomei na Colômbia, e o “Copa Rochelle” (chocolate com pedaços de avelãs).


Waffle de Nutella

A carta de sobremesas à base de sorvete reúne cerca de 50 opções para quem procura combinações mais elaboradas, uma como o “Almond Chocolate” (COP 6,200), que leva sorvete de chocolate com amêndoas tostadas, mais calda de chocolate e finalizado com chantilly, ou o “Dama Blanca” (COP 6,200), que leva sorvetes de chocolate e creme, mais calda de chocolates, nozes picadas e chantilly.


Almond Chocolate

Entre os waffles, a clássica versão com Nutella (COP 8,400) recebe quantidade razoável do creme de avelãs, servida com uma bola de sorvete de creme. Para enfiar o pé na jaca com estilo, o “Fondue Crepes y Waffles” (COP 20,900) é perfeito: calda quente de chocolate, cinco bolinhas de sorvete (chocolate, baunilha, doce de leite, coco e rum com passas), mais mini-brownies, banana picada, pêssego em calda e morango, casquinha e canudinho de bijú.


Sorvete de Tres Leches

Para conhecer o cardápio completo, endereços e horários de funcionamento, acesse o site http://crepesywaffles.com.co/.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal