quarta-feira, 25 de abril de 2012

São Paulo - Piero Pasta & Café



O Centro Histórico é a área mais antiga da cidade de São Paulo. Formada pelos bairros da Sé e República, foi também o principal distrito financeiro da cidade até aproximadamente a segunda metade do século XX, concentra a maior parte dos edifícios que retratam a história da cidade, como o Pátio do Colégio, local de sua fundação em 25 de janeiro de 1554, além de vários centros culturais, bares, restaurantes, museus e prédios públicos municipais e estaduais.

A hoje degradada região central da cidade, fruto do constante descaso dos governantes ao longo dos anos, contrasta com a grande variedade, a tradição e a alta qualidade dos restaurantes que ali existem, posicionando-a como um dos principais centros gastronômicos da cidade.

Apenas para citar algumas casas, certo de que vou cometer alguma injustiça: os petiscos do Bar da Dona Onça (já falamos sobre eles aqui no blog), o happy-hour do Salve Jorge, os excelentes (e caros) restaurantes que circundam a BM&F Bovespa – La Bourse, Nova Opção, Bovinu’s e Badebec – , o Filé Au Poivre com 8 cm de altura do La Casserole, os croquetes e o Filet de meio-quilo coberto com Alho do Moraes, o Almarana e seu sensacional rodízio árabe, as lotadas casas de Walter Mancini na Rua Avanhandava, os tradicionais Sanduíches de Pernil do Estadão ou de Bauru do Ponto Chic (com rosbife e quatro tipos de queijos), os famosos quiosques de comes e bebes do Mercado Municipal (com sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau), a melhor bisteca da cidade no Sujinho, os imperdíveis doces do Café Girondino, o requinte e a vista panorâmica do Terraço Itália, isso sem falar do inesquecível brunch do Mosteiro de São Bento.

Numa região com tantas opções para comer com qualidade, o Restaurante Piero Pasta e Café, presente há 26 anos escondido entre o Pátio do Colégio e a Praça da Sé, foi uma grata surpresa.



Ambiente simples, salão amplo, atendimento rápido e eficiente (garçons que provavelmente trabalham lá desde a inauguração), oferece um concorrido almoço de segunda à sexta para atender o exigente público da região, formado em sua maioria por funcionários públicos.




O tiozinho em pé na foto acima é o dono - fiscaliza tudo, pega no pé dos garçons... Uma figuraça!!!

Grande variedade de massas e molhos, tudo fabricado no próprio restaurante, além de excelentes grelhados, com destaque para as carnes (filet mignon) e peixes (bacalhau). Pratos muito bem servidos em porções para 2 pessoas.

O nhoque deles faz um sucesso danado, e não duvido nada que seja o carro-chefe da casa. As massas frescas são servidas numa travessa bem funda, o que é certeza de que você sairá de lá bastante satisfeito.

De entrada, o garçom servirá o couvert, composto por cesta de pães italianos, manteiga, sardela e azeitonas pretas. Tudo é sensacional, mas vale lembrar que os pratos são gigantes, portanto aprecie o couvert com moderação.



Para beber, a jarra de vinho da casa e o suco de uva “Casa de Madeira” são ótimas pedidas. Na minha opinião, toda casa que vende suco de uva integral ao invés daquelas porcarias em polpa ganha pontos comigo.



Pedimos o “Cappeletti à Moda” (molho rosé, catupiry e bacon), guarnecido por um excepcional filet mignon grelhado. A massa, de cozimento extraordinário, tem formato de anel e é generosamente bem recheada. O molho é intenso, com o bacon e o catupiry formando um casamento perfeito. A presença do parmesão (sim, a massa é servida acompanhada por um potinho de parmesão) intensifica o sabor. Grande prato.



Todavia, o filet mignon que pedimos de acompanhamento foi, na minha opinião, o ponto alto da refeição. Corte bem servido, extremamente macio e suculento, muito fibroso (do jeito que eu gosto), me fez lembrar as carnes que minha mãe e minha avó faziam quando eu era criança.



Quem assistiu o desenho “Ratatouille” e lembra da cena em que o Ego (crítico gastronômico) prova o Ratatouille feito pelo Remy (o rato), sabe do que estou falando:



Não sei se é o tempero, a qualidade da carne, o modo de preparo – já tentei inúmeras vezes fazer uma carne com o mesmo sabor, e não consigo. Há anos não como uma carne com o mesmo sabor. Inesquecível. Na hora do almoço, as sobremesas são por conta da casa: pedimos uma mousse de chocolate e um creme de papaya com cassis. Não espere nada de mais – são saborosas, mas dentro da média.



Valor da conta: couvert, 3 sucos integrais, 1 massa, 1 carne, serviço = R$ 98,34.

Não é um lugar para comer todos os dias (o mesmo vale para todos os restaurantes que listei no começo do post), mas certamente é um lugar para quem busca um excelente italiano no Centro de SP. Não só recomendo como voltarei em breve.

Vale dizer que o restaurante vive colocando promoções nesses sites de compra coletiva, que em alguns casos oferece descontos de até 50% nos pratos principais. Fica a dica.

Endereço: Rua Roberto Simonsen, 98, Centro (Metrô Sé)
Telefone: +55 (11) 3104-7564
Horário de atendimento: De segunda à sexta das 11hs às 16hs. Não abre para o jantar, tampouco nos finais de semana. Uma pena, mas sabemos que o Centro de SP não é dos lugares mais seguros do mundo. Internet: http://www.pieropastaecafe.com.br/



1 comentários:

Anônimo disse...

Lembro-me que a primeira vez em que estive no Piero, vc me recomendou o "Cappeletti à Moda". Tava divino, tanto que das outras vezes que fui almoçar lá, acaba pedindo sempre este prato. bj Ligia

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal