Prebranac
Restaurante de cozinha sérvia escondido no coração do bairro boêmio de La Macarena, a poucos passos (uma grande ladeira, diga-se) do Museo Nacional, atrás do Parque de La Independencia (onde está localizado o Planetário).
A proprietária é a queridíssima Katarina Markovich, uma sérvia que chegou à Colômbia fugindo dos conflitos no seu país no final dos anos 1990. E ela fará de tudo para que os clientes sintam-se em casa, recebendo-os calorosamente na porta, explicando o cardápio cheio de gostosuras e nomes complicados de pronunciar.
Os pratos são inspirados nas receitas secretas de sua avó, belos exemplares de comida caseira generosa ao melhor estilo “comfort food”, com farto uso de vegetais, pimentões, berinjelas e feijões. A maioria dos pratos leva carne, mas quase todos podem ser preparados em versões vegetarianas. O Beograd é um daqueles lugares para encher o coração (e o estômago), mas sem pesar no bolso.
Couvert da casa: pão quentinho, espécie de chimichurri sérvio e uma pimentinha boa demais!
O restaurante é pequeno e acolhedor, são apenas 17 lugares. Ao entrar no salão, você rapidamente será envolvido pelos aromas deliciosos que saem da cozinha, localizada logo na entrada. A decoração é puramente sérvia, com mapas, bandeiras, imagens de templos ortodoxos, objetos diversos espalhados nas paredes, fotos de heróis da história da Iugoslávia. Tudo lembra a Sérvia. E com música local, lógico!
Da carta de entrada, provamos a “Sarma” (COP 14,000), são dois rolinhos de folha de repolho recheados com um mix de carnes. Também pode ser preparado em versão vegetariana, recheados com cogumelos e nozes.
Sarma
Um clássico da casa é a “Musaka” (COP 16,000), a tradicional lasanha de berinjelas, que pode ser recheada de carne ou em versão vegetariana, com cogumelos e cebola.
Musaka
Dos pratos principais, não saia sem provar o “Prebranac”, um dos pratos típicos da culinária sérvia, preparado à base de feijões brancos generosamente temperados com alho, cebola, páprica e tomate, assados antes de serem servidos acompanhados de pão ou uma carne. Prato para os dias frios que impressiona pelo sabor marcante, comfort food com gostinho de comida de avó.
Saladinha que acompanha todos os pratos principais
A Katarina prepara um Prebranac campeão (COP 30,000), aqui os feijões graúdos e perfumados pela profusão de especiarias recebem a ilustre companhia de duas costelinhas de porco grelhadas à perfeição. Mas não se engane, elas são apenas coadjuvantes, a estrela é o espetacular feijão. Imperdível!
Também pedimos o “Punjeno Belo Meso” (COP 30,000), peito de frango recheado de queijo Paipa e antipasto misto, acompanhado de batatas cozidas e uma saladinha.
Punjeno Belo Meso
Não cometa o error de ir embora sem provar as sobremesas da Katarina! Esta delícia da foto é uma torta típica sérvia feita com camadas de geléia de damasco, chamada "Torta Praska". A versão preparada pelo Beograd intercala a geléia feita artesanalmente com camadas de pão de ló super molhadinho. Extremamente saborosa, e quase nada doce!
Torta Praska
Outra opção é a "Torta a la Katarina", espécie de tiramisù sérvio, embebida em café e com generose creme de chocolate.
Torta a la Katarina
Endereço: Calle 26B # 4A-76, La Macarena
Telefone: +57 283 4866
Horário de funcionamento: Segunda a quarta das 12hs às 17hs, quinta à sábado das 12hs à meia-noite, fecha domingo.
Internet: https://www.facebook.com/restaurantebeogradbelgrado.katarinamarkovich.7
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017
Bogotá – Beograd (La Macarena)
quarta-feira, 11 de janeiro de 2017, 08:15
Bogotá
Sem comentários
Compartilhar no FacebookCompartilhar no XEnviar por e-mail
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário