O município do Guarujá é conhecido pelas suas praias badaladas, restaurantes sofisticados e vida noturna agitada. É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo (Ilhabela e Ilha Comprida são as 2 maiores). Distante 95 km da capital, facilmente percorridos em 1h por estradas bem sinalizadas e conservadas (e com pedágio caro), é bastante visitada nos finais de semana por paulistas, principalmente na temporada de verão.
A Praia da Enseada é a mais extensa do Guarujá, com 6 km de faixa de areia larga e firme. Com ondas médias, é bastante procurada por banhistas e praticantes de esportes náuticos. Sua urbanização foi planejada de modo a não permitir edifícios à beira-mar, o que a diferencia das demais praias – lindas casas e hotéis finos dão à sua orla um ar mais suntuoso.
A Avenida Miguel Stefano é a principal da Praia da Enseada, que conta com excelente infraestrutura e onde ficam localizados o Aquário do Guarujá, um dos maiores da América do Sul, o Casa Grande Hotel Resort & Spa, um dos mais importantes do país, e o restaurante Rufino’s, referência em peixes e frutos do mar (e que tem 2 casas estreladas em SP).
Antes de procurarmos um bom restaurante para almoçarmos, decidimos pegar um solzinho e tomar uma água de coco bem gelada. A oferta de quiosques na Enseada é grande, e após uma breve caminhada simpatizamos com o Toca da Índia. Bela vista do mar, mesinhas na areia, boa oferta de comida, e ainda aceita cartão.
Éramos os únicos clientes do quiosque. Os cocos (R$ 5,00 cada) que pedimos foram entregues com rapidez, sempre bem gelados. Produto de qualidade, com bastante conteúdo.
Decidimos beliscar alguma coisa: no amplo cardápio, escolhemos a porção de “mini-pastéis mistos” (R$ 35,00), com 12 unidades. Escolhemos 6 de pizza e 6 de calabresa. Importante dizer que os “mini-pastéis” são deliciosos, feitos na hora e com recheio abundante. Todavia, de “mini” eles não têm nada – a porção é gigante!
Ponto ruim: embora fôssemos os únicos clientes, nosso pedido levou incríveis 45 minutos para chegar. Fico imaginando como funcionam as coisas quando o quiosque está entupido de gente.
Valor da conta: 4 águas de coco + 1 porção de pastéis = 55 reais.
Saímos do quiosque empanturrados, e decidimos fazer uma caminhada pela areia antes de almoçarmos. Quando chegamos à praia, passamos em frente ao Dati Restaurante, com boa vista para o mar e cuja decoração nos chamou a atenção – amplo e bem decorado, com janelas grandes que deixam o salão principal bem iluminado pela luz natural que entra. Na volta, resolvemos parar lá e olhar o cardápio – boa oferta de peixes e frutos do mar, com preços um pouco salgados. Mesmo assim, decidimos entrar e experimentar.
Crédito pelas fotos: http://sergiocarramate.com.br/project/arquitetura-dati-restaurante-guaruja/
Importante dizer que o atendimento na baixa temporada é bastante demorado – em diversas ocasiões quase tive que ir até à cozinha para que alguém nos atendesse, mesmo com o salão deserto. Senti certo descaso com o cliente.
A carta de ceviches me chamou a atenção, assim como as opções com camarões gigantes, mas decidimos pedir um peixe – porções para 2 pessoas, escolhemos o Pintado À Belle Meunier (ao molho de camarões, champignons e alcaparras na manteiga, servido com batatas sauté e arroz). Porção bem servida, importante dizer que o peixe é frito e à milanesa; as alcaparras em excesso deixaram o molho pesado e salgado. Até o começo da noite, horas após retornarmos à SP, ainda trocávamos uma ideia com a comida.
Não peça a limonada suíça – azeda e aguada, com gosto forte de leite e sem nenhuma impressão de ter leite condensado. Roubada certa.
Será que o restaurante “perde a mão” na baixa temporada? Se sim, não é mais fácil simplesmente fechar as portas ao invés de oferecer um serviço de péssima qualidade e correr o risco de passar uma péssima imagem? Eu não sei se voltaria, mesmo na alta temporada...
Valor da conta: 1 cerveja, 1 refrigerante, 1 suco, 1 prato principal = 132 reais. Não valeu a pena – teríamos comido melhor no Rufino’s ou no Velho Pop, ótimas opções que ficam na mesma avenida.
Endereço: Avenida Miguel Stefano, 1755 – Praia da Enseada, Guarujá
Telefone: +55 (13) 3351-9231
Internet: http://datirestaurante.com/
sábado, 21 de abril de 2012
Guarujá, Dati Restaurante (Praia da Enseada)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Viajante Comilão, moro no Guarujá, e, frequento o Dati restaurante pelo menos 3 vezes por mês, confesso que fiquei muito triste por vc denegrir a imagem da Casa. Primeiro, vc não comeu peixe Pintado, pq lá não têm, com certeza foi o Abadejo à Belle Meunier, segundo, se não gostou da comida deveria ter reclamado na hora, para que eles tivessem a oportunidade de trocar o prato, pq afinal de contas são humanos, passivos de erros, e, se os clientes não reclamam dos erros, como vão consertá-los? Sugiro que vc dê uma segunda oportunidade à eles, pois para mim é o melhor restaurante do Guarujá.
Obrigado!
Prezado(a), agradeço pelas palavras.
Gostaria apenas de expor minha posição sobre alguns pontos levantados por você, importante para os demais que acabem lendo o post:
1) Almocei no Dati por recomendação de um amigo, que esteve lá 1 mês antes e não gostou da comida. Fui, portanto, para tentar apagar uma imagem ruim, mas acabei tendo uma má experiência;
2) Segundo o cardápio, o prato “Abadejo à Belle Meunier” pode ser pedido com Pintado. Eu pedi, e paguei mais caro por isso. E certamente o que eu comi não foi abadejo;
3) Através do garçom, chamei o(a) gerente 3x para falar do molho, mas ele(ela) não apareceu na nossa mesa até o final da refeição. Como a casa estava deserta, acho que ele(ela) nem estava lá.
Pretendo dar uma segunda chance para o Dati, mas certamente retornarei na alta temporada. Vários restaurantes “perdem a mão” na baixa temporada, e mantenho minha opinião de que o Dati pode ser um exemplo.
Obrigado!
Viajante Comilão, obrigado por esta oportunidade que você nos dá no seu blog.Volte na temporada, o Guarujá estará de braços abertos para recebê-lo. Aproveito a oportunidade para dizer-lhe que, imagino que o gerente não estava, porque o mesmo é de uma atenção inigualável com os clientes.
Obrigado!
Meus queridos muito bom estar por aqui, sábado o maridão fará niver e escolheu o Dati para comemorar. Espero que o fato ocorrido seja diferente conosco, senão seremos obrigados a admitir a decadência de um restaurante tradicional e de tão boa fama no Guarujá....Abraços... Grace Rodrigues
Olá Grace, agradeço muito se você puder nos contar como foi sua experiência no Dati. Como escrevi em 29-Jun, pretendo retornar e dar uma "segunda chance" - quero avaliar o serviço deles na alta temporada. Um abraço!
viajante comilão gostaria que vc me indicasse um lugar bom para comer frutos do mar em Guarujá , lógico na sua avaliação um lugar bom e barato . abraços
@Anônimo, pessoalmente gosto muito do Velho Pop, que na minha opinião oferece bons pescados e frutos do mar, com preços que não agridem o bolso.
Segue o nosso review: http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/12/guaruja-velho-pop-praia-da-enseada.html.
Um abraço!
O link sobre o velho pop está quebrado (diz que a página não existe)
Olá Alegret, o link está funcionando normalmente. Se você clicou na imagem em "Você poderá gostar de", a página abrirá sem problemas.
Já no comentário 7 acima, apenas tome cuidado de não copiar o ponto no final, é só até o html, o ponto no fim é ponto mesmo, de fim de frase.
Um abraço!
preciso de um restaurante com arroz e feijão e que seja realmente barato...pois coloquei no google,isso que falei e apareceu esse restaurante onde so li coisas horríveis....indicam algum p mim?...tipo tempero manero que seja perto da enseada?...agradeço...
Olá Anônimo,
Tente o Velho Pop, eu nunca comi mas minha esposa disse que o arroz com feijão deles é delicioso.
Segue o link: http://oviajantecomilao.blogspot.com/2012/12/guaruja-velho-pop-praia-da-enseada.html
Um abraço!
olá,
por favor, opção de PF bom e barato no Guarujá?
obrigado
Postar um comentário