quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Guarapari – Gaeta e suas moquecas capixabas

Moqueca "Gaeta I" (Badejo com Camarão VG)

Existe um ditado no Espírito Santo que diz “moqueca é capixaba, o resto é peixada”. Para fecharmos nosso passeio por Guarapari, pegamos o carro em direção à Meaípe. Hoje, a antiga vila de pescadores tem uma das praias mais movimentadas do município que recebe turistas em busca das águas calmas de suas praias e da tradicional moqueca capixaba, que fazem a fama de restaurantes como Cantinho do Curuca e Gaeta, ambos estrelados no Guia Quatro Rodas e premiados entre os melhores do gênero no país.

Depois de muita pesquisa, decidimos comer no Gaeta. Inaugurado em 1966, o salão é simples e sem luxos – o maior conforto são os ventiladores que ficam no teto e ajudam nos dias de calor intenso. Localizado à beira-mar, com visão privilegiada do mar e dos barquinhos ancorados, tem algumas mesas sobre a areia para as pessoas que vêm da praia. As vendedoras de doces (cocadas e trufas) da região circulam com suas cestas o tempo todo pelo salão, oferecendo seus quitutes aos clientes.

Dona Idalina e o Sr Nhozinho Matos são os nomes por trás do Gaeta (o nome do restaurante faz referência a um arquipélago de três ilhas que podem ser vistas da Praia de Meaípe). Figuras conhecidas na gastronomia local, atingiram projeção nacional após sucessivas premiações do Guia Quatro Rodas (a primeira em 1988) e diversas aparições em programas de TV.

Salão principal

O atendimento é bem simpático, embora um pouco demorado, principalmente quando a casa está cheia. A dona do restaurante circula pelo salão e interage com os clientes, cuidando pessoalmente como se os estivesse recebendo em sua própria casa. Presenciamos ela conversando sem pressa com outras mesas, provavelmente clientes antigos. No nosso caso, recebemos simpáticos “boa tarde”  e “sejam bem-vindos”, além de trocamos meia dúzia de palavras quando os pratos foram trazidos à nossa mesa.

Pirão, moqueca e arroz: comida para um batalhão

A especialidade da casa são os frutos do mar, com destaque para as seis opções de moqueca capixaba: “Gaeta I” (Badejo com Camarão VG; R$ 150), “Gaeta II” (Badejo com Camarão Médio; R$ 145), “Três Ilhas” (Badejo, Camarão VG e Lagosta; R$ 255), “Escalvada” (Badejo com Lagosta; R$ 175), “Ilha Rasa” (Camarão VG e Lagosta; R$ 195) e “Victory 8 B” (Lagosta com e sem Casca e Camarão VG; R$ 195). Servida fumegante em uma panela de barro, é acompanhada de arroz branco, pirão e uma pequena moqueca de banana-da-terra (criação da Dona Idalina, hoje copiada por todos os restaurantes do estado).

Moqueca de banana-da-terra

A moqueca deles tem fama de ser cara. Pelo menos no quesito quantidade de comida, não concordo: a porção servida é muito farta, 3 pessoas comem muito bem até não aguentarem mais. E ainda sobrará comida.

Bolinho de bacalhau

De entrada, pedimos um bolinho de bacalhau, que embora tivesse fritura leve e casquinha crocante, veio com pequena quantidade de peixe (fora algumas espinhas) e muita batata. Na boca, o peixe tinha um leve amargor, como se tivesse ficado na água por muito tempo. Não agradou. Para amenizar o tempo de espera da moqueca, nos serviram de cortesia uma porção de camarões à milanesa fritos, que não achamos nada de mais – na verdade, a fritura estava um pouco pesada.

Camarão à milanesa

Fomos ao Gaeta para provar a famosa moqueca, mas quase mudamos de idéia quando vimos a gigantesca Lagosta Gratinada. No fim, decidimos não estragar as fantásticas lembranças que tivemos no Guaramare e pedimos a "Gaeta I”. Achamos as postas bem servidas, todavia o peixe estava praticamente sem tempero; o molho feito com tomates, cebolinha, coentro, cebola e alho é suculento, mas não conseguiu dar sabor ao peixe; os camarões são graúdos e cozidos à perfeição, sem dúvida a melhor parte do prato.

O pirão tem textura e sabor bem diferentes do servido nos restaurantes de São Paulo, parece levar pouca farinha de mandioca, o que o deixa gelatinoso e com sabor mais intenso na boca. Já a moqueca de banana é uma ótima idéia para os vegetarianos (aliás, foi por isso que ela foi criada, para atender um grupo de clientes não comia absolutamente nada de carne), o sabor é bem diferente de qualquer outra coisa que provamos, vale a experiência.

Pirão

Para beber, suco de Graviola (mesmo sendo polpa, tinha ótimo sabor) e uma Therezópolis Gold trincando de gelada.

Após a refeição, mais uma cortesia da casa: um pedaço da famosa torta de coco. Suave e de sabor leve, leva pouco açúcar. Todavia, é uma sobremesa comum, não fomos capazes de entender o que ela tem de tão especial.

Torta de coco (1/2 pedaço)

O valor da conta (2 sucos, 1 cerveja, 1 entrada, 1 moqueca) foi cerca de R$ 240, com serviço incluso. Saímos de lá um pouco decepcionados, incapazes de reconhecermos o ponto alto da refeição, aquele item que nos surpreendeu, aquela lembrança que voltaria conosco para São Paulo. Não podemos negar que a moqueca seja bem feita, mas não saímos com vontade de retornar um dia.

Endereço: Avenida Santana, 47, Meaípe, Guarapari (ES)