Quem já esteve em Londres ou em qualquer outra cidade do Reino Unido certamente já se deparou com o famoso Galo de Barcelos que é o símbolo do restaurante de frangos mais apetitosos do planeta: o Nando’s, rede surgida na África do Sul em 1987 e que faz um sucesso danado com uma receita muito simples: frango grelhado marinado por 24 horas na pimenta “piri-piri”, uma mistura da culinária portuguesa com um toque apimentado de origem africana.
O modo de preparação do frango obedece a uma fórmula mágica: as aves são criadas durante exatos 41 dias, quando atingem o peso ideal de 800 gramas. A gordura é removida com muito cuidado, a carne é marinada por 24 horas e então é grelhada num fogão a gás, não no carvão. O que inicialmente parecia uma desvantagem (na receita original, o frango é grelhado no carvão) acabou por ser decisivo para o sucesso do negócio – foi a uniformização dos restaurantes que permitiu o crescimento da rede em escala mundial.
Todavia, o que transformou o pequeno restaurante aberto em Rosettenville (pequeno subúrbio de Johanesburgo, coração da comunidade portuguesa vinda de Moçambique) na segunda maior cadeia de restaurantes de frango assado do mundo (atrás apenas do KFC), potência que opera atualmente mais de 700 restaurantes em 32 países (são 255 só no Reino Unido, dos quais 65 somente em Londres) são os molhos à base da pimenta “piri-piri” (falarei dela mais tarde), divididos em 2 grupos: os usados para marinar os frangos e os disponíveis para consumo no restaurante para acompanhar os pratos.
Os molhos para marinar são divididos em 4 versões: o “Lemon & Herb” é bem suave, com bastante presença das ervas, do limão e pouca pimenta, o “Mild” é levemente apimentado (sem ardor) e bastante suportável, enquanto o “Hot” e o “Extra Hot” são muito fortes, recomendados apenas para quem realmente aprecia pimenta e gosta de altas emoções, sendo o último nível quase um incêndio. Caso você não queira ou não goste de pimenta, basta dizer isso na hora do pedido, que seu frango será preparado sem nada.
"Peri-o-meter": usado para explicar facilmente a intensidade de pimenta de cada molho
Não sei quem teve pela primeira vez a ideia de marinar o frango por 24 horas num molho à base de pimenta e especiarias, mas posso dizer que isso faz uma diferença incrível no sabor, penetrando fundo na carne, que fica dourada e muito macia. O negócio é muito bom, de verdade.
Além dos molhos para marinar, também existe a linha para acompanhar os pratos, disponível em 5 graus de intensidade: “Wild Herb”, com uma leve nota de pimenta e boa presença de ervas; “Garlic”, de média intensidade e recomendado para os que gostam da combinação alho + pimenta; “Hot” e “Extra Hot”, intensos, fortes e de ardor prolongado, e por fim o famoso “Peri-Peri” (“piri-piri” em inglês), muito forte até para aqueles bastante habituados com pimenta.
Os molhos são tão famosos por lá, que foi apenas uma questão de tempo para que ambas linhas começassem a ser vendidas nos supermercados do Reino Unido.
O Nando’s não é uma rede de fast-food, mas sim de “casual dining”, que preocupa-se não apenas com a comida, mas também com a “atmosfera”: para o deleite dos(as) arquitetos(as) de plantão, a decoração das lojas do Reino Unido fica a cargo das maiores agências de design do país, que têm a missão de criar uma “identidade própria” para cada restaurante. Complementam o ambiente uma grande presença de obras de arte (o Nando’s é proprietário da maior coleção de obras de arte sul-africana no Reino Unido, com mais de 4000 peças) e muita música ambiente (em geral cantada em bom português – não raro você poderá ouvir até música brasileira).
Como qualquer outro restaurante de “casual dining” londrino, escolha uma mesa (ou aguarde que o garçom te leve até uma), dirija-se até o caixa para fazer o pedido, escolha a intensidade de pimenta que você quer no frango (ou se não quer pimenta alguma), a bebida (talvez seja um dos poucos lugares no Reino Unido onde é possível apreciar o bom e velho Guaraná Antarctica) e efetue o pagamento. No caminho de volta à mesa você se serve dos molhos que quiser, talheres, guardanapos e se serve nas máquinas de refrigerante com refil grátis.
Uma coisa legal no Nando’s é que não existe a cobrança de taxa de serviço; na verdade, no ato do pagamento, você verá ao lado do caixa um “tip box”, onde é facultada a opção de dar uma gorjeta ao garçom, no valor que achar conveniente.
No cardápio, além do frango inteiro, ideal para 2 ou 3 pessoas, é possível pedir meio frango (coxa e peito) ou até um quarto (coxa), estes indicados para 1 pessoa, também são servidas asinhas, hambúrgueres, kebabs e wraps. Cardápio também tem saladas bem servidas, que podem ser pedidas com ou sem frango grelhado de acompanhamento.
Os frangos podem ser pedidos sozinhos ou com até 2 acompanhamentos: “Chips” (cortadas fininho, com o sem sal à base do molho “Peri-Peri”), “Spicy Rice” (arroz apimentado), “Coleslaw” (salada de repolho), “Corn on the Cob” (um gigante sabugo de milho grelhado), “Garlic Bread” (pão de alho) e “Creamy Mash” (purê de batatas). Todos cumprem bem o papel de coadjuvantes e não estragam a refeição.
Vamos falar da pimenta “piri-piri”, base dos molhos do Nando’s: de origem africana, oficialmente chamada de “African bird's eye” (ou “diabo vermelho africano”), é classificada na Escala de Scoville (é usada para medir o grau de "ardor" da pimenta, desenvolvida pelo químico Wilbur Scoville) no nível alto de ardor, com aproximadamente 200.000 unidades, equivalente à poderosa pimenta Habañero.
Clique aqui para obter mais informações sobre a Escala de Scoville no Wikipedia.
O molho feito à base da pimenta “piri-piri” é de origem africana, muito usado em países como Angola, Moçambique, Namíbia e África do Sul, feito com pimentas picadas, casca de frutas cítricas, cebola, alho, pimenta, sal, suco de limão, louro, páprica, pimentão, manjericão, orégano e estragão.
Para quem realmente gosta de pimenta, o molho é realmente muito saboroso, sendo mais ardido na primeira "pegada" mas sem deixar aquele "resíduo" ardido na boca, que na minha opinião interfere no sabor da comida e atrapalha a refeição.
Para quem tem interesse sem saber um pouco mais sobre pimentas, propriedades, características e até porque a água não alivia o ardor, segue um artigo bem interessante que ache - basta clicar aqui.
Os preços: um jantar/almoço para dois, com direito a entrada, acompanhamento e bebidas custa na faixa das 20 libras. Uma pechincha em se tratando de Londres.
Outra característica da rede: como o público-alvo é composto por gente jovem, a rede especializou-se e criar sensacionais campanhas de marketing, sendo atualmente uma das 30 empresas que melhor usam este tipo de mídia do Reino Unido. As minhas favoritas – “Last Dictator” e “The dubious history of delicious peri-peri” podem ser vistas aqui:
Pelo que pude levantar, o Brasil faz parte dos planos de expansão internacional dos sul-africanos. A busca de um parceiro local certamente não será um problema - a entrada bem sucedida no mercado norte-americano foi coordenada pela turma que gerencia a marca Habib's por aqui. Tomara que não seja apenas um boato.
Para consultar a lista de restaurantes e os horários de atendimento, acesse o divertido site do Nando’s: http://www.nandos.co.uk/.
quinta-feira, 10 de maio de 2012
Reino Unido – Nando’s
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1 comentários:
Pao da figura 9 é comercializado pela macdonald's em Portugal... concorrencia deslial...
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