sábado, 21 de abril de 2012

Guarujá, Dati Restaurante (Praia da Enseada)

O município do Guarujá é conhecido pelas suas praias badaladas, restaurantes sofisticados e vida noturna agitada. É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo (Ilhabela e Ilha Comprida são as 2 maiores). Distante 95 km da capital, facilmente percorridos em 1h por estradas bem sinalizadas e conservadas (e com pedágio caro), é bastante visitada nos finais de semana por paulistas, principalmente na temporada de verão.

A Praia da Enseada é a mais extensa do Guarujá, com 6 km de faixa de areia larga e firme. Com ondas médias, é bastante procurada por banhistas e praticantes de esportes náuticos. Sua urbanização foi planejada de modo a não permitir edifícios à beira-mar, o que a diferencia das demais praias – lindas casas e hotéis finos dão à sua orla um ar mais suntuoso.



A Avenida Miguel Stefano é a principal da Praia da Enseada, que conta com excelente infraestrutura e onde ficam localizados o Aquário do Guarujá, um dos maiores da América do Sul, o Casa Grande Hotel Resort & Spa, um dos mais importantes do país, e o restaurante Rufino’s, referência em peixes e frutos do mar (e que tem 2 casas estreladas em SP).

Antes de procurarmos um bom restaurante para almoçarmos, decidimos pegar um solzinho e tomar uma água de coco bem gelada. A oferta de quiosques na Enseada é grande, e após uma breve caminhada simpatizamos com o Toca da Índia. Bela vista do mar, mesinhas na areia, boa oferta de comida, e ainda aceita cartão.



Éramos os únicos clientes do quiosque. Os cocos (R$ 5,00 cada) que pedimos foram entregues com rapidez, sempre bem gelados. Produto de qualidade, com bastante conteúdo.

Decidimos beliscar alguma coisa: no amplo cardápio, escolhemos a porção de “mini-pastéis mistos” (R$ 35,00), com 12 unidades. Escolhemos 6 de pizza e 6 de calabresa. Importante dizer que os “mini-pastéis” são deliciosos, feitos na hora e com recheio abundante. Todavia, de “mini” eles não têm nada – a porção é gigante!



Ponto ruim: embora fôssemos os únicos clientes, nosso pedido levou incríveis 45 minutos para chegar. Fico imaginando como funcionam as coisas quando o quiosque está entupido de gente.

Valor da conta: 4 águas de coco + 1 porção de pastéis = 55 reais.

Saímos do quiosque empanturrados, e decidimos fazer uma caminhada pela areia antes de almoçarmos. Quando chegamos à praia, passamos em frente ao Dati Restaurante, com boa vista para o mar e cuja decoração nos chamou a atenção – amplo e bem decorado, com janelas grandes que deixam o salão principal bem iluminado pela luz natural que entra. Na volta, resolvemos parar lá e olhar o cardápio – boa oferta de peixes e frutos do mar, com preços um pouco salgados. Mesmo assim, decidimos entrar e experimentar.








Crédito pelas fotos: http://sergiocarramate.com.br/project/arquitetura-dati-restaurante-guaruja/

Importante dizer que o atendimento na baixa temporada é bastante demorado – em diversas ocasiões quase tive que ir até à cozinha para que alguém nos atendesse, mesmo com o salão deserto. Senti certo descaso com o cliente.

A carta de ceviches me chamou a atenção, assim como as opções com camarões gigantes, mas decidimos pedir um peixe – porções para 2 pessoas, escolhemos o Pintado À Belle Meunier (ao molho de camarões, champignons e alcaparras na manteiga, servido com batatas sauté e arroz). Porção bem servida, importante dizer que o peixe é frito e à milanesa; as alcaparras em excesso deixaram o molho pesado e salgado. Até o começo da noite, horas após retornarmos à SP, ainda trocávamos uma ideia com a comida.



Não peça a limonada suíça – azeda e aguada, com gosto forte de leite e sem nenhuma impressão de ter leite condensado. Roubada certa.

Será que o restaurante “perde a mão” na baixa temporada? Se sim, não é mais fácil simplesmente fechar as portas ao invés de oferecer um serviço de péssima qualidade e correr o risco de passar uma péssima imagem? Eu não sei se voltaria, mesmo na alta temporada...

Valor da conta: 1 cerveja, 1 refrigerante, 1 suco, 1 prato principal = 132 reais. Não valeu a pena – teríamos comido melhor no Rufino’s ou no Velho Pop, ótimas opções que ficam na mesma avenida.

Endereço: Avenida Miguel Stefano, 1755 – Praia da Enseada, Guarujá
Telefone: +55 (13) 3351-9231
Internet: http://datirestaurante.com/

12 comentários:

Anônimo disse...

Viajante Comilão, moro no Guarujá, e, frequento o Dati restaurante pelo menos 3 vezes por mês, confesso que fiquei muito triste por vc denegrir a imagem da Casa. Primeiro, vc não comeu peixe Pintado, pq lá não têm, com certeza foi o Abadejo à Belle Meunier, segundo, se não gostou da comida deveria ter reclamado na hora, para que eles tivessem a oportunidade de trocar o prato, pq afinal de contas são humanos, passivos de erros, e, se os clientes não reclamam dos erros, como vão consertá-los? Sugiro que vc dê uma segunda oportunidade à eles, pois para mim é o melhor restaurante do Guarujá.
Obrigado!

Daniel Neves disse...

Prezado(a), agradeço pelas palavras.

Gostaria apenas de expor minha posição sobre alguns pontos levantados por você, importante para os demais que acabem lendo o post:

1) Almocei no Dati por recomendação de um amigo, que esteve lá 1 mês antes e não gostou da comida. Fui, portanto, para tentar apagar uma imagem ruim, mas acabei tendo uma má experiência;
2) Segundo o cardápio, o prato “Abadejo à Belle Meunier” pode ser pedido com Pintado. Eu pedi, e paguei mais caro por isso. E certamente o que eu comi não foi abadejo;
3) Através do garçom, chamei o(a) gerente 3x para falar do molho, mas ele(ela) não apareceu na nossa mesa até o final da refeição. Como a casa estava deserta, acho que ele(ela) nem estava lá.

Pretendo dar uma segunda chance para o Dati, mas certamente retornarei na alta temporada. Vários restaurantes “perdem a mão” na baixa temporada, e mantenho minha opinião de que o Dati pode ser um exemplo.

Obrigado!

Anônimo disse...

Viajante Comilão, obrigado por esta oportunidade que você nos dá no seu blog.Volte na temporada, o Guarujá estará de braços abertos para recebê-lo. Aproveito a oportunidade para dizer-lhe que, imagino que o gerente não estava, porque o mesmo é de uma atenção inigualável com os clientes.

Obrigado!

Anônimo disse...

Meus queridos muito bom estar por aqui, sábado o maridão fará niver e escolheu o Dati para comemorar. Espero que o fato ocorrido seja diferente conosco, senão seremos obrigados a admitir a decadência de um restaurante tradicional e de tão boa fama no Guarujá....Abraços... Grace Rodrigues

Daniel Neves disse...

Olá Grace, agradeço muito se você puder nos contar como foi sua experiência no Dati. Como escrevi em 29-Jun, pretendo retornar e dar uma "segunda chance" - quero avaliar o serviço deles na alta temporada. Um abraço!

Anônimo disse...

viajante comilão gostaria que vc me indicasse um lugar bom para comer frutos do mar em Guarujá , lógico na sua avaliação um lugar bom e barato . abraços

Daniel Neves disse...

@Anônimo, pessoalmente gosto muito do Velho Pop, que na minha opinião oferece bons pescados e frutos do mar, com preços que não agridem o bolso.

Segue o nosso review: http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/12/guaruja-velho-pop-praia-da-enseada.html.

Um abraço!

Alegret disse...

O link sobre o velho pop está quebrado (diz que a página não existe)

Daniel Neves disse...

Olá Alegret, o link está funcionando normalmente. Se você clicou na imagem em "Você poderá gostar de", a página abrirá sem problemas.

Já no comentário 7 acima, apenas tome cuidado de não copiar o ponto no final, é só até o html, o ponto no fim é ponto mesmo, de fim de frase.

Um abraço!

Anônimo disse...

preciso de um restaurante com arroz e feijão e que seja realmente barato...pois coloquei no google,isso que falei e apareceu esse restaurante onde so li coisas horríveis....indicam algum p mim?...tipo tempero manero que seja perto da enseada?...agradeço...

Daniel Neves disse...

Olá Anônimo,

Tente o Velho Pop, eu nunca comi mas minha esposa disse que o arroz com feijão deles é delicioso.

Segue o link: http://oviajantecomilao.blogspot.com/2012/12/guaruja-velho-pop-praia-da-enseada.html

Um abraço!

Anônimo disse...

olá,
por favor, opção de PF bom e barato no Guarujá?
obrigado

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal