segunda-feira, 11 de junho de 2012

Top 10 Santiago: Bike Tour



A bicicleta é uma ótima forma não apenas de conhecer Santiago, mas de estar em contato com a cultura da cidade. E de manter a forma com tanta comida boa disponível na cidade!

As ruas de Santiago são planas, há ciclovias, um incontável número de parques e os motoristas aparentemente respeitam os ciclistas.

Em Santiago há algumas empresas que vem trabalhando com o turismo sustentável, como La Bicicleta Verde e Bike Tours Chile, com tours pelos principais pontos turísticos e por algumas vinícolas da região.

O serviço da La Bicicleta Verde me pareceu mais interessante: além dos tours, você pode alugar a sua bike e sair por aí, sem "limite de quilometragem". Vamos falar um pouco mais sobre os tours disponíveis:

1) "En Bicicleta de día" (duração: 3hs): Tem como objetivo uma imersão na cultura chilena. Principais pontos: La Chascona (casa do Pablo Neruda), Parque Metropolitano, Mercado La Vega Central, Estación Mapocho, Mercado Central, Plaza de Armas, Museo de Bellas Artes e Parque Forestal.

Quanto custa: CLP 18.000
Mais informações: http://www.labicicletaverde.com/es/tours.php


Galera passando de bike pelo Palácio de La Moneda

2) "Bicicletas Nocturnas" (duração: 3hs). Tem como objetivo apresentar a beleza de uma Santiago que está lá todos os dias, mas que só pode ser apreciada quando o Sol se põe. Principais pontos: Bairros de Las Condes, Vitacura, El Golf, Providencia e Bellas Artes, passando pelo Parque Bicentenario e pela avenida Andrés Bello (onde está o Parque das Esculturas), que segue o curso do rio Mapocho por todos os bairros.

Quanto custa: CLP 30.000
Mais informações: http://www.labicicletaverde.com/es/especiales.php



Leia mais:

- 10 atrações imperdíveis em Santiago (Chile)
- 10 dicas para quem visita (ou quer conhecer) Santiago (Chile)
- Top 10 Santiago: Restaurantes
- Turismo no Chile: 10 lugares para incluir no seu roteiro de viagem (além de Santiago)




3) "Bike and Wine" (duração: dia todo): Pedalar pelo Vale do Maipo, por entre os vinhedos, sempre bem acompanhados pela Cordilheira - nada poderia ser mais espetacular. Principais pontos: Vinícolas Viña Santa Rita e Viña Carmen, com direito a tour e degustação de vinhos - afinal, hidratação é fundamental para continuar a jornada!.

Quanto custa: Sob consulta
Mais informações: http://www.labicicletaverde.com/es/bicicletas_y_vino.php


Bike and Wine: Você vai pedalar neste lugar feio e sem graça

4) "Mountain Bike" (duração: 3hs): Tem como objetivo apresentar os visitantes a Santiago vista de cima, com suas vastas áreas verdes, a arquitetura de uma cidade qure nasceu e cresceu à beira do rio Mapocho, e as Cordilheiras, sempre cuidando dos santiaguenses. Principais pontos: Bairro Bellavista, Parque Metropolitano, Cerro San Cristóbal (o segundo ponto mais alto de Santiago).

Quanto custa: CLP 25.000
Mais informações: http://www.labicicletaverde.com/es/bicicletas_y_vino.php

Entre em contato com a La Bicicleta Verde:

Endereço: Rua Loreto 6, esquina Rua Santa María
Como chegar: Metro Estación Bellas Artes (linha 5 – verde)
Horário de atendimento: 9h30 às 22h30

65 comentários:

Anônimo disse...

Daniel, meu nome é FERNANDA e depois de uma longa dúvida hoje meu marido decidiu em irmos para o CHILE, ele ama carne, porém não pode com a maioria das comidas típicas que eu vi que são da região. Pretendemos ir no dia 21/03 (chegando 14h) e retornaremos 25/03 12h40m. Acabei adiantando e reservei pelo booking.com o Hotel Mito Casa Hotel. Amamos tomar vinho, comer carne e meu marido não gosta muito de visitar Museos. Teria como você me fazer um roterinho especial? Já peguei algumas dicas do seu blog. Ah e vamos por conta própria, seria necessário fazer alguns passeios com guias? Pensei em utilizar o metrô, ônibus e taxi. Fico no aguardo ansiosa por uma ajuda! Obrigada!!!

Daniel Neves disse...

Olá Fernanda,

Assumindo que vocês gostam de vinhos e não gostam de museus, montei um roteiro que permite conhecer o básico de Santiago e visitar entre 2 e 5 vinícolas. Veja o que você acha:

Dia 21: Andar pelo bairro de Bellavista (comece pela Pio Nono) e suba o Cerro San Cristobal (tarde), tudo pertinho do seu hotel. À noite, visite o Parque Arauco para jantar e fazer compras;
Dia 22: Concha y Toro de manhã. Almoce no Wine Bar da vinícola. À tarde, faça o Centro Histórico: Mercado Central, Plaza de Armas, Catedral e Cerro santa Lucia;
Dia 23: Parque Bicentenário (manhã) e Cousiño Macul (tarde);
Dia 24: Viña del Mar OU Vale de Casablanca OU Vale Nevado
Dia 25: Volta para casa.

Espero tê-los ajudado. Caso você tenha mais perguntas, pode me escrever!

Anônimo disse...

Olá daniel seu blog eh ótimo, estou baseando toda minha viagem a santiago por ele, ótimas dicas, estou viajando pra lá dia 28/05 e fico até 02/06. Queria conhecer os pontos principais, e adoramos vinho, será que nesta data ja vai ter onde vermos neve? O que vc sugere?

Obrigada

Mariana

Daniel Neves disse...

Olá Mariana,

Neve em Santiago é bem improvável. Será possível ver os picos da Cordilheira branquinhos, mas se você quer ver neve de pertinho, recomendo um day tour nas estações de esqui próximas da cidade - El Colorado, Farellones, Valle Nevado, La Parva.

Você poderá passar o dia, andar de teleférico e pegar neve nas mãos. Importante dizer que as estações de esqui normalmente abrem suas temporadas em meados de Junho, o que pode ser antecipado dependendo do tempo. Se você tiver interesse em esquiar, informe-se antes de viajar para ver se será possível.

Um abraço!

Anônimo disse...

Obrigada daniel, vou sim fazer um tour para as estações, qual vc recomenda? Só para passar um pouco do dia, andar de teleférico!

Mariana

Daniel Neves disse...

Mariana, Valle Nevado com certeza! Acho que você terá a melhor vista das montanhas e, embora acredite que a temporada de esqui ainda não terá começado, já será possível ver neve nas ruas.
Também é a mais fácil de chegar, com mais agências oferecendo day-tours ou somente translados.

AdrianaLaCerva disse...

Oi Daniel!
Irei ao Chile nos dias 16, 17 e 18 de março. Ficarei em Santiago, mas quero passar o domingo em Valparaíso. Nunca fui ao Chile, quais passeios você acha que devo fazer, que são imperdíveis? A pé, de metrô ou de bicicleta?
Um beijo e muitos parabéns pelo seu blog.

Daniel Neves disse...

Olá MaLu,

Você já viu meu post com as principais atrações em Santiago? Dê uma olhadinha no link http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/10-atracoes-imperdiveis-em-santiago.html para um roteiro bem legal, ideal para quem nunca esteve na cidade.

Com bom planejamento, dá para visitar o Centro Histórico, passear no Mercado Central, conhecer o Palácio de La Moneda por dentro, subir o Cerro San Cristóbal, caminhar no Parque Bicentenario e degustar vinhos na Concha y Toro em 2 dias.

Para você que terá pouco tempo, sugiro duas alternativas para fazer todos os passeios: ônibus turístico (veja o item 9 do post “10 dicas para quem visita (ou quer conhecer) Santiago”, no link http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/05/10-dicas-para-quem-visita-ou-quer.html) ou de bicicleta.

Se você decidir “cortar” alguma coisa do roteiro, sobrará tempo, o que permitiria deslocar-se pela cidade de metrô e/ou a pé.

Pessoalmente, Santiago é uma cidade excelente para quem tem tempo para caminhar e gosta de fotografar - plana e arborizada, a cada canto você verá uma cidade diferente, seja pelo contraste do sol, pelas pessoas deitadas nos gramados fazendo piquenique, pelas esculturas, pelas avenidas largas.

Espero tê-la ajudado. Caso tenha mais dúvidas, é só escrever – terei o maior prazer em ajudá-la!

Um beijo!

claudia disse...

oi Daniel, td bom?
adorei teu blog..eu e meu namorado iremos para Santiago em 10 de junho e passaremos uma semana no hotel Galerias no centro. Gostamos de vinho e gostamos de dançar tbm...vc conhece algum lugar para dança de salão?
obrigada e parabéns!
Claudia

Daniel Neves disse...

Olá Claudia,

Dança de salão, nossa que pergunta difícil... Conversei com meus amigos chilenos, que perguntaram para outras pessoas, e me disseram que dança de salão em Santiago resume-se a salsa. Zouk, por exemplo, eles nem sabem o que é!

Eles me encaminharam 2 páginas repletas de endereços onde, segundo eles, é possível dançar salsa. Dei uma olhada, são bem localizados, mas pessoalmente não conheço nenhum deles. Veja se ajuda:

http://cl.loogares.com/santiago-de-chile/categoria/discotecas-salones-de-baile/salsotecas
http://www.americasalsa.com/chile/dir_salsa_discotecas.php?pais=2&region=1&directorio=discotecas

Um abraço!

Kelinha disse...

Oi Daniel você ja me ajudou mas adorei o roteiro que você fez pra ajudar uma outra pessoa, se possivel fazer um pra mim tambem. Vou eu e marido, vamos dia 21/06 a 27/06 ficaremos no Ibis Providencia, gostamos mais de beleza natural, comidas e vinhos. Desde ja agradeço, um abraço.

Daniel Neves disse...

Olá Kelinha,

Pelas datas, você terá pelo menos 5 dias inteiros em Santiago, sem contar o primeiro e último dia. Certamente é tempo para fazer muita coisa legal!

Antes de mais nada, é importante saber quanto tempo você terá à disposição no primeiro dia. Como um roteiro “ideal” por Santiago precisa de 2,5 dias, pode ser que os dias 21, 22 e 23 sejam suficientes. Assim, você terá 3 dias inteiros – normalmente não recomendo nada especial no último dia, onde só sobra tempo para acordar mais tarde, arrumar as malas e correr para o aeroporto.

3 dias inteiros para curtir beleza natural, comidas e vinhos. Você pode passar 2 dias em Viña del Mar, Valparaiso e Valle de Casablanca. Ou escolher alguma estação de esqui e levar alguns tombos. Ou visitar Pomaire, terra de bom artesanato, Cajón del Maipo e sua belas paisagens. Fazer um day tour no Valle de Colchagua via “tren del vino”. Ou pegar um avião e descobrir Puerto Varas, com suas casinhas pitorescas de herança alemã.

Veja o que vocês mais gostam, organizem o roteiro e boa viagem!

Kelinha disse...

Obrigada Daniel valeu mais uma vez.

Antônio Quaresma disse...

Olá, Daniel.
Estou indo a Santiago com minha família toda, esposa e duas filhas, uma de 15 e outra de 3 anos. Gostaria que me sujerisse um roteiro onde toda a família possa se divertir. Gosto muito de conhecer a forma de viver local, de bons restaurantes (comidas locais), vinhos, e compras. Vamos ficar em um apart no centro da cidade, próximo à Universidade do Chile, chegaremos dia 27/04 à noite e ficaremos até dia 04/05. Pode me ajundar.

Daniel Neves disse...

Olá Antônio, claro que posso! Só peço desculpas pela demora em responder seu e-mail...

Pelas datas que você passou, vocês já estão em Santiago. Imagino que já visitou o Centro Histórico (La Moneda, Plaza de Armas, etc.), já subiu os Cerros San Cristobal e Santa Lucia, talvez até já tenha passado na Concha y Toro. Não sei se Viña del Mar faz parte dos seus planos – se não, separem 1 dia para a cidade.

Ainda em Santiago, o Bike Tour é uma ótima maneira de conhecer a cidade. Pensando nas suas filhas, existem muitas atrações na cidade para elas! Dê uma olhada em http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/10-atracoes-imperdiveis-em-santiago.html?showComment=1357322928385#c193966303032497033

Para quem gosta de vinhos, vale conhecero Valle de Casablanca, pertinho de Viña. As três melhores vinícolas da região (Casas del Bosque, Indomita e Matetic), a pequena poderá divertir-se com parquinhos, laguinhos e livrinhos para colorir, enquanto os pais deliciam-se com os vinhos.

Em matéria de comida, espero que você tenha visto meu post sobre restaurantes. Par quem viaja com crianças, conhecer o Mestizo é obrigação. Outras casas como Tanta e Mr Jack recebem muito bem as famílias.

Espero que você tenha acesso às minhas dicas daí de Santiago. Um abraço e aproveitem a viagem!

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog, Daniel. Estou indo ao Chile com mais três amigos agora de 05/06 à 09/06. Acho nesse período é impossível que as estações estejam abertas. Tuas postagens estão me norteando nessa viagem. Muito obrigado pela troca de experiência!

Daniel Neves disse...

Ricardo, é difícil, mas não é impossível.
Eu ligaria para o Valle Nevado uns dias antes de viajar, vai que a neve foi intensa e eles decidiram antecipar a abertura da temporada, nunca se sabe...
Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Daniel,

gostaria de saber se esse bike tour exige algum preparo físico ou se é tranquilo pros que não pedalam com muita frequencia.

Obrigada,

Mariana

Luciani disse...

Daniel,

Eu e o meu marido iremos para Santiago no dia 15/07 e voltaremos para o Brasil dia 19/07.

Conforme sua dica dada no dia 4 de março de 2013 19:28 para a MaLu.

Gostaria que vc montasse um roteiro para mim. Para 3 dias 16, 17 e 18/07.

Não queremos perder tempo com o vai e vem. Ficaremos no Hotel Orly em Providência. Queremos visitar os principais pontos turisticos e históricos. Aguardo

Desde já parabelizo por suas dicas

Luciani



Daniel Neves disse...

Mariana, a maioria dos roteiros não exige grande preparo físico, são tranquilos e planos. As exceções ficam na subida ao Cerro San Cristobal e os tour pelas vinícolas, que exigem bastante fôlego!

Pode fazer o bike tour sem medo.

Um abraço!

Daniel Neves disse...

Olá Luciani,

Você pode usar como base o meu post com as principais atrações em Santiago. Dê uma olhadinha no link http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/10-atracoes-imperdiveis-em-santiago.html.

Um abraço!

Luciani disse...

Olá Daniel,

Suas dicas estão sendo muito importantes. Más gostaria que você me informasse um roteiro inxuto para estes 3 dias. Pois queremos conhecer o máximo possível. Por isso o meu comentário "nao perder tempo com vai e vem".

Estou anotando tudo. Agora o Vale Nevado é um dos que queremos conhecer com certeza.

Local de compras. tem dicas? Caso possamos precisar por conta do frio. rsrsrs

Um grande abraço

Anônimo disse...

Olá Daniel,
estarei em Santiago dos dias 15 ao 21/06. seis dias consigo curtir bastante santiago?? sou dessas que acorda antes do sol para conseguir aproveitar ao maximo..Obrigada por criar este blog ele eh perfeito e detalhado : )
parabéns!!
abç. Viviane P.

Daniel Neves disse...

Olá Viviane, consegue sim!
Se você organizar bem seu roteiro, em 3 dias conseguirá visitar as atrações mais importantes. Dá até para pensar em esticar a viagens para as cidades próximas (Viña del Mar, Valparaiso) ou até planejar um tour só pelas regiões produtoras de vinhos (Casablanca, Colchagua, Maipo, Cuciró, etc).
Um abraço!

Daniel Neves disse...

Luciani, tenho verdadeira obsessão por roteiros otimizados para que o viajante ganhe tempo. Meu roteiro proposto tem exatamente este objetivo, assumindo que o(a) viajante terá cerca de 8hs por dia.

Você pode usá-lo como base, ou se tiver mais tempo pode fazer um roteiro "intensivo":

No dia 1, faça o Centro Histórico: La Moneda, Mercado Central, walk tour. Se sobrar tempo, feche o dia no Cerro San Cristobal. Tudo é bem pertinho, a ordem é bem importante para evitar "vai-e-vem" e aproveitar as atrações nos melhores horários - por exemplo, La Moneda deve ser o primeiro passeio do dia, pois as filas são gigantes, assim como o Cerro San Cristobal deve fechar o dia, por causa do por-do-sol.

No dia 2, Concha y Toro, Parque Bicentenário e Parque Arauco. São distantes uma da outra, aqui não tem jeito;
No dia 3, você pode incluir o bike tour para visitar alguns bairros como Vitacura e Bellavista, e separar um tempo para compras.

No quesito compras, depende muito seu interesse. Os outlets são afastados, o Parque Arauco tem boas oportunidades (vá na loja da Ripley), sem falar das lojas de vinhos e mercados, como Jumbo.

Espero tê-la ajudado.

Um abraço!

Unknown disse...

Olá Daniel, estou adorando seu Blog!
Irei para Santiago com minha namorada e um casal de amigos (sou o único que não conhece a cidade).
Chegaremos dia 19/06 às 19h e voltaremos dia 26/06 às 12:30.
Nos interessamos por Paisagens, comidas, vinhos e esquiar.
Gostamos da idéia do tour de bike, mas nenhum de nós tem preparo físico de atleta. Vc acha que dá para fazer algum?
Queremos tentar fazer um piquenique no parque Bicentenário, qual o melhor dia para fazermos?
Você acha que as estações de esqui já estarão abertas? Qual a melhor e mais bonita?
Que vinículas vc nos indica? Todos os outros viajantes já conheceram.
Com o tempo que teremos, vc acha que conseguiremos conhecer valparaiso ou viña del mar?

Grato pela ajuda!

Abraços,
Rafael

Daniel Neves disse...

Olá Rafael,

1) O bike tour pelo Centro Histórico é bem tranquilo, cheio de ruas planas, super recomendado mesmo para aqueles que não pedalam com frequência;
2) Sobre o piquenique, escolha um dia de semana, quando o Parque estará bem mais tranquilo;
3) As estações já estarão abertas. Recomendo El Colorado, Lagunillas e La Parva, menores, mais baratas (cerca de 10-20%) e menos badaladas que Valle Nevado, Farellones e Portillo. Em matéria de beleza, difícil bater Portillo;
4) Sobre vinícolas, fora a Concha y Toro em Santiago, que é passeio obrigatório, eu visitaria o Valle de Casablanca, cerca de 1h de Santiago e bem pertinho de Viña del Mar: Casas del Bosque, Indomita e Matetic. A primeira tem um restaurante espetacular!
5) Vocês terão 6 dias inteiros no Chile, não sei quanto tempo pretendem dedicar para cada cidade, mas certamente dá para conhecer Viña e Valparaiso. O ideal é juntar Viña, Valparaiso e Casablanca num roteiro de 2 dias.

Um abraço!

Anônimo disse...

Grande Daniel, parabéns pelo blog.. estou indo a Santiago agora no dia 15/07 (Lua de mel) e vou ficar até o dia 20, depois seguiremos para puerto varas onde ficaremos até o dia 23 e retornaremos para Santiago que ficaremos até o dia 25. Bagunça né? Rsssss. Bom, especificamente em Santiago qual o roteiro vc acha que devemos seguir, ja que queremos aproveitar ao máximo todos os passeios e conhecer a cidade e sua parte cultural????

Kleber Alves

Unknown disse...

Oi Daniel! Adorei seu blog...está me ajudando bastante a planejar minha viagem pra Santiago.
Eu estou indo passar só 4 dias agora no fim do mês e tirei um dia pra visitar Vale nevado.
Pensei em alugar um bike pra otimizar meu tempo na hora de conhecer os pontos turisticos, mas não sei se vou ter onde deixar a bike quando tiver que entrar em algum museu ou coisa do tipo...a cidade tem muitos daqueles lugares pra prender a bicicleta? e voce sabe se a La bicicleta verde aluga a bicicleta já com cadeado pra essas situações?
Outra opção seria pegar metro pras distancias maiores...como vi no seu otro post que eles tem tipo um "bilhete único", não seria tão caro...

Qual das opções vc recomendaria?

Além disso, o que voce acha do shopping Costanera center? Me falaram que é bem completo e fica bem perto...

Desde já muito obrigada =)

Daniel Neves disse...

Olá Kleber,

Para começar, recomendo que você dê uma olhadinha no meu roteiro de 2-3 dias em Santiago no post "10 atrações imperdíveis em Santiago", disponível no link http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/10-atracoes-imperdiveis-em-santiago.html.

Pelo seu roteiro, você terá cerca de 7 dias só para Santiago, o que considero tempo suficiente para conhecer as principais atrações e até explorar um pouco das cidades mais próximas.

Além das atrações que recomendo no blog, você ainda pode incluir no roteiro no Museu Histórico Nacional e o Aquário de Santiago (veja mais em http://turismo.ig.com.br/destinos_internacionais/2009/03/19/atracoes+para+as+criancas+em+santiago+++viagem+ao+chile+4930985.html).

Nos arredores, Viña del Mar e Valparaiso são acertos garantidos quando o assunto é história e cultura, separe 2 dias para ambas. Se vocês gostam de vinhos, conhecer os vales de Casablanca e Colchagua são passeios imperdíveis, assim como explorar as vinícolas de Santiago - Concha y Toro, Cousiño Macul, Undurraga.

Você encontrará dicas sobre estes passeios na seção "Comentários" do post acima. Espero tê-los ajudado.

Um abraço!

Daniel Neves disse...

Olá, Paula,

Santiago possui boa quantidade de “prendedores”, aquelas áreas comuns onde as bicicletas ficam presas por correntes, principalmente em regiões movimentadas e próximo a pontos turísticos. Faça um plano legal da viagem, mas você não terá problemas de onde deixá-la enquanto aproveita a cidade.

O pessoal da La Bicicleta Verde fornece “candado”, é só pedir. Uma alternativa é usar o BiciMetro, serviço de aluguel de bicicletas do metrô de Santiago, existe um grande posto na Estação Escuela Militar. Veja mais aqui: http://www.metrosantiago.cl/medio-ambiente/bicimetro.

O cartão BIP! é uma boa opção para deslocamentos maiores, é rápido e eficiente, mas não tem o charme de pedalar e admirar as paisagens! Como escrevi acima, acho que vale fazer um plano da sua viagem e intercalar os serviços – por exemplo, bicicleta para o Centro Histórico e Vitacura, metrô para Concha y Toro.

O Costanera é a mais nova atração da cidade, um mega shopping que fica entre Las Condes e Providencia, fácil de chegar e com muita coisa legal. Não sei se poderia inclui-lo na lista de “bom lugar para compras”, mas só o fato de ter as 3 principais lojas de departamentos do Chile (Ripley, Falabella, Paris) num lugar só já vale a visita.

Um abraço!

Unknown disse...

Olá, Daniel!
Seu blog é muito legal, parabéns!
Irei a Santiago em setembro (2 a 9) e gostaria de saber quais suas sugestões para um roteiro incluindo uns dois dias para estações de esqui. Ficarei em um apartamento em San Martín, na região metropolitana; sabe se foi uma boa decisão? Fiquei meio preocupada em de repente não ficar em um lugar bacana.
Desde logo agradeço a atenção!
Tainá.

Daniel Neves disse...

Olá Tainá,

Apenas para confirmar: você ficará na Calle General San Martin, em Quilicura? Se sim, realmente você estará bem longe do Centro Histórico (onde também existe uma Calle San Martin), restaurantes e atrações, embora estará na região dos outlets. Como não sei seu principal interesse (por exemplo, fazer compras), fica difícil dizer se foi uma boa decisão.

Para começar, recomendo que você veja meu post com um roteiro de 2-3 dias em Santiago, acho que vai te ajudar a planejar sua viagem - http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/10-atracoes-imperdiveis-em-santiago.html.

Você ficará 6 dias inteiros em Santiago, sem falar do primeiro e último dia, como não sei que horas você chegará e irá embora, fica difícil de recomendar qualquer coisa.

Anyway, separando 3 dias para Santiago, seguindo meu roteiro, e 2 dias para estações de esqui, sobra 1 dia. Você pode fazer um "bate e volta" em Viña del Mar ou Valparaiso, visitar vinícolas (os vales de Casablanca e Colchagua ficam no máximo 2 horas de Santiago), ou mesmo ficar na capital, visitar outras vinícolas além da Concha y Toro ou visitar os outlets. Depende do seu interesse.

Um abraço!

Unknown disse...

Oi, Daniel!
Ficarei em San Martín, bem na região metropolitana de Santiago (próximo à estação de metrô Santa Ana). Quero mesmo conhecer Santiago e separar um dia para compras, somente. Chegarei às 11h35 de uma segunda e voltarei ao Brasil às 17h na outra segunda, rs. Quero conhecer Farellones e mais uma estação em um outro dia, caso não fique caro demais.

Carla Hollanda disse...

Bom dia Daniel, fiquei muito feliz em encontrar um blog completo e com ótimo conteúdo. Apesar de viajar no final do ano com uma pessoa que já foi a Santiago - Providencia, fiquei tentada a me informar melhor com vc. Essa será minha primeira viagem de muitas que pretendo fazer. Pretendo inclusive estudar sua sugestão de roteiro para opinar nas escolhas. Mas a minha maior dúvida é com relação a moeda que devo levar, o que vc sugere, vou dispor de 2500 reais (dois mil e quinhentos reais) para levar, mas não sei se levo Dolar ou a moeda praticada (Peso). Poderia sugerir o que devo levar?

Daniel Neves disse...

Olá Carla,

Se sua opção for levar dinheiro em espécie, leve pesos chilenos. Se você levar dólares, terá que fazer câmbio 2 vezes (comprar dólares no Brasil e depois pesos no Chile). Levar reais e trocar no Chile pode ser uma alternativa, a cotação será a mesma que você encontrará no Brasil.

Um abraço!

Anônimo disse...

Ola Daniel,
nossa, ameii seus roteiros.. costumo viajar sem roteiros, deixando a cidade me levar..no boca a boca...mas dessa vez, para Santiago vou levar meus pais, então não quero dar furos! hehe
minha dúvida é sobre a cordilheira.. vou no final desse mês (dia 25 ao dia 28).. será que ainda há chance de ver neve? sonho da minha mãe! hahaha.. sei que nao estará mais caindo.. mas será que já estará tudo derretido? vale a pena ir nessa época conhece vale nevado? e umas termas que tem lá "valle de colina" eu acho.. voce conhece? qual o melhr jeto de ir a esses locais??

muitoooo obrigada! seguirei a risca seu roteiro gastronômico! uma outra dúvida, vc colocou no post sobre o giratório que tem chá da tarde. Sabe como é? pensei que seria uma boa, pois poderia ver a vista tanto do dia quanto da noite sem gastar muito! =)

obrigada again!

Bianca


Daniel Neves disse...

Olá Bianca,

A chance de ver neve no chão é pequena, recomendo que vocês visitem Valle Nevado para ver a cidade sem neve (também é um passeio interessante) e para andar no Teleferico Mirador, que permite uma bela visão das Cordilheiras, que certamente ainda terão uma boa camada de neve no alto das montanhas.

Segue um post falando com fotos da viagem sem neve: http://malasepanelas.com/valle-nevado-sem-neve/.

Não conheço a Termas Valle de Colina (http://www.termasvalledecolina.cl/es), pelo que pesquisei fica na região do Valle do Maipo, onde tambénm estão as vinícolas Concha y Toro ew Cousiño Macul, Pomaire, Cajón del Maipo, atrações imperdíveis. Pelas fotos que vi, achei o lugar bem simples, fiquei com dúvidas sobre a qualidade da infraestrutura. Tive tempo apenas de conversar com um amigo chileno, que não demonstrou ser uma atração muito procurada por turistas, me disse que realmente é algo bem mais simples que outros lugares “top” do Chile (como Chillán), mas ele não fez ressalvas. Acho que vale a visita!

Sobre o Giratório, no chamado “la hora del té” são servidos sanduíches, tortas e doces, café, capuccino, chocolate, espumante. A proposta assemelha-se a um “chá da tarde” britânico, embora no Giratório os itens são pedidos e pagos separadamente. Importante que você faça reserva antes de ir, certamente vale pela vista!

Espero tê-la ajudado. Precisando de ajuda, é só perguntar! Um abraço!

Anônimo disse...

Daniel, se me permite quero fazer uma observação sobre sua sugestão de visita a vinícola Concha y Toro. Sem dúvida interessante, porém, com muito mais charme e produtora de um dos melhores vinhos, sugiro que os leitores não deixem de conhecer a vinícola Haras de Pirque, bem próximo da Concha y Toro.

Trata-se de um Haras em forma de ferradura, construção fantástica e um atendimento primoroso. É bem verdade que mesmo pequena, está instalada numa região belíssima. Vale a pena conhecer. O custo da visita paguei cerca de U$ 50,00 com a degustação dos mais variados vinhos produzidos por eles.

Importante, a vinícola só recebe visitantes se agendados pelo site ou telefone.

Abraço,
Francisco MORENO

Unknown disse...

Daniel, o que sabe sobre Cajon de Maipo e Gaciar San Francisco, vou no final de abril, seis noites (ter/seg), e gostaria de fazer pelo menos dois passeios fora de Santiago. Trem no vinho vale a pena?

Daniel Neves disse...

Olá Lucas,

O link abaixo tem algumas informações sobre Cajón del Maipo e o Tren del Vino:

http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2014/03/turismo-no-chile-10-lugares-para.html

O Glaciar San Francisco fica no Parque El Morado, no Cajón del Maipo. A partir de Santiago, pegue um ônibus da Turmaipo no Terminal de Metrobuses Bellavista de la Florida, com destino final em Baños Morales.

Um abraço!

Anneli Gonçalves disse...

Chegarei em Santiago no dia 08/05/14 para ficar 7 dias. Meu roteiro:
1) Bike tour bicicleta verde pela manhã + La Moneda + San Cristobal
2) Valle Nevado ou São José Del Maipo (to na dúvida ainda)
3) Cousiño Macul + Concha y Toro
4) Cerro Santa Lucia + City Tour
5) MTB Bike Park Cerro Huinganal (Conhece?)
6) Casas Del Bosque + Cerro Alegre Valparaiso
7) Viña Del Mar
E aí? Será que consigo cumprir com o roteiro? Sugere incluir algo?
Meu marido e eu temos preferência por atividades naturais, bike e compras rsrs
Sugere algum restaurante bom, bacana e barato (na medida do possível)?
Devo ir no Giratório, Como água para chocolate, Azul profundo, Aqui está coco

Daniel Neves disse...

@Anneli, sim, vocês conseguirão cumprir com o roteiro todo sem problemas.
Veja meu post de restaurantes para ajudá-los a escolher melhor: http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/06/top-10-santiago-10-restaurantes.html
De nada.

Renata Saavedra disse...

Ola Daniel! Parabens pelo blog. Estou indo para santiago em agosto e ficarei 4 dias na cidade antes de subir pro vale nevado. Chego na madrugada de domingo para segunda e pesquisei que varios pontos turisticos ficam fechado na segunda portanto pensei em usar o 1º dia para passeio a vinicola. Tendo que escolher apenas uma, qual recomenda! Concha y toro parece ser a mais facil de chegar. O que recomenda? Outra pergunta. Alguma dica cultural? Nao consegui encontrar informaçoes sobre shows e musicais.

Daniel Neves disse...

Olá Renata,

Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em responder, é que estou de férias! :)

Se você tiver que escolher apenas uma vinícola, eu ficaria com a Concha y Toro, a maior e mais tradicional. Além de ser um passeio imperdível, vale muito a pena almoçar no restaurante da vinícola.

Cousiño Macul e Undurraga são vinícolas menores e mais intimistas, pouco procuradas por turistas (que preferem a Concha). Se você preferir algo mais simples, mas não menos bonito, tipo produção familiar, valem a pena!

Sobre dicas culturais, consulte o site www.800.cl, uma espécie de Veja que lista as principais atrações da cidade - restaurantes, cinema, teatro, shows, etc.

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Unknown disse...

Oi Daniel! Parabéns pelo blog, ele é ótimo! Estou indo visitar o Chile agora em outubro e gostaria de saber se você pode me dar umas dicas. Meu marido adora futebol e ele disse que quer ir assistir a uma partida do Universidad do Chile. Você pode me ajudar?
Obrigada!
Evelyne

Daniel Neves disse...

Olá Evelyne,

A LaU fará dois jogos no seu estádio em Outubro, nos dias 4 e 25. No dia 18 o jogo também é em Santiago, mas em outro estádio na parte sul da cidade.

Segue a tabela de jogos em Outubro: http://deportes.terra.cl/universidad-de-chile/lista-de-partidos#/0/10

O site da Universidad de Chile é http://www.udechile.cl/. Para comprar ingressos, acessem http://www.puntoticket.com/. Até o ano passado a PuntoTicket só vendia online para residentes no Chile (portadores de RUT, o RG deles), não sei dizer se ainda continua assim.

Como alternativa, a Tiketbis também comercializa ingressos, neste caso negociados diretamente com pessoas que já compraram e querem vender. O serviço é legalizado no Chile, e é uma alternativa para jogos concorridos.

Já usei o serviço da Ticketbis (por causa do problema com RUT da PuntoTicket) e não tive problemas.

Para mais informações, acesse http://www.ticketbis.com.br/ingressos-universidad-de-chile/ca3302

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Unknown disse...

Oi Daniel!
Com a sua ajuda acho que consegui montar um roteiro bem bacana, e quero que você me dê umas dicas finais, se possível... Pode ser?

CHEGADA - 10/02 (terça-feira)
19h05: noite livre para passear pelas redondezas do apart e fazer supermercado.

11/02 (quarta-feira)
Café da Manhã na Coquinaria.
Centro Histórico (Palácio de La Moneda, Bolsa de Valores, Cerro Santa Lucia, Plaza de Armas, Catedral Metropolitana).
Almoço no Giratório.
Parque Bicentenário.
Jantar no Parque Arauco (compras).

12/02 (quinta-feira)
Concha Y Toro.
Almoço no Wine Bar.
Cerro San Cristóbal (pôr do sol).
Jantar no Osaka.

13/02 (sexta-feira)
Vinã del Mar.
Jantar e noite no Cassino Enjoy.
Voltar para Santiago (Ônibus?)

14/02 (sábado)
Passeio "tren del vino" até o Valle do Colchagua.

15/02 (domingo)
Museo Interactivo Mirador (manhã).
Aquário (tarde).
Jantar no Como água para Chocolate.

16/02 (segunda-feira)
Passeio de bicicleta pela manhã.
Almoço no Happening.
Visitar lojas de vinho.

17/02 (terça-feira)
Passeio ao Valle Nevado (Teleferico Mirador).

18/02 (quarta-feira)
Livre para namorado decidir. (compras! rs)

SAÍDA - 19/02 (quinta-feira)
9h55: primeiro vôo.


Bom, é isso!
Gostaria que você me falasse o que achou e me desse mais algumas dicas...
Por exemplo, você acha viável fazer esse roteiro? Os lugares que coloquei estão próximos? Qual a melhor forma de transitar de um pro outro? E pra Viã del Mar, é possível voltar de ônibus tranquilamente?

Acrescentaria alguma coisa?

Gostaria muito que você me retornasse!
Muito obrigada!

Daniel Neves disse...

Olá Nathália,

Seu roteiro parece legal, você conseguiu distribuir bem as principais atrações. Tudo é bastante viável de ser feito, sem correrias.

Sobre o retorno à Santiago no dia 13, a questão é o horário da volta. Pelo que pude apurar os últimos ônibus da Turbus e Pullman Bus deixam Viña às 22hs, chegando em Santiago às 23h55, horário em que o metrô já não está mais circulando.

Para ter tempo de pegar o metrô, vocês precisam sair de Viña no ônibus das 20h30 (chegada prevista às 22h25).

Chegar às 23h55 no Terminal Alameda não oferece nenhum problema de segurança, mas vocês terão que deslocar-se até o hotel de vocês de taxi. Tenham isso em conta.

Você consegue fazer as simulações dos horários nos sites das duas empresas, http://www.turbus.cl e http://www.ventapasajes.cl.

Sobre o Tren del Vino entre San Fernando e Santa Cruz, obtive informações atualizadas de que o passeio está suspenso, sem data prevista de retorno.

Mais informações aqui: http://www.rutadelvino.cl/help-centre-f-a-q/#tren-del-vino

Todavia, a Ruta del Vino está funcionando normalmente. O passeio entre Santiago e San Fernando é feito em trem comum, e um tour em Colchagua percorre as principais vinícolas (incluindo um passeio de teleférico em Santa Cruz).

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Louise disse...

Oi, tudo bem?

Você fez quais dos passeios de bike?
Estarei em Santiago na próxima semana e todos os passeios me pareceram fantásticos.

Abraço

Daniel Neves disse...

Olá Louise,

Fiz o passeio noturno que sai de El Golf e chega em Vitacura. De fato são passeios bem interessantes!

Conheço gente que fez os tours pelos vinhedos, e só ouvi elogios!

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Anônimo disse...

Cara, estou conhecendo seu blog agora e gostei muito, pena que já reservei meu hotel (senão reservaria contigo) Você monta roteiros e auxiliar os viajantes!? gostei de tudo

Unknown disse...

Desculpa, não inseri meu nome quando elogiei teu blog, como havia dito já reservei meu hotel.

Daniel Neves disse...

Olá Álvaro,

Não, não monto roteiros. Meu papel é compartilhar um pouco da experiência que tenho e ajudar outros(as) viajantes com dicas e dúvidas pontuais.

Entretanto, aqui no blog você encontrará bastante material para ajudá-lo a estruturar seu roteiro, começando pelo post que tenho com 10 dicas de atrações em Santiago, no link http://oviajantecomilao.blogspot.com/2012/06/10-atracoes-imperdiveis-em-santiago.html.

Outros dois posts com material útil são http://oviajantecomilao.blogspot.com/2014/03/turismo-no-chile-10-lugares-para.html e http://oviajantecomilao.blogspot.com/2012/05/10-dicas-para-quem-visita-ou-quer.html.

Também existe bastante material na seção Comentários dos três post acima, inclusive vários roteiros elaborados por outros(as) leitores(as) e que sempre são úteis.

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Ono disse...

Bom Dia Daniel

Estarei indo para Santiago dia 13/11 no periodo da tarde e vou embora dia 17/11 para Atacama. Portanto nem vou conseguir ver nada.

Dia 14/11 ja fechei visita a Concha y Toro na parte da manha e a tarde estava pensando em conhecer o Centro Historico
Dia 15/11 ou 16/11 queria ir a Vinã Del Mar/Valparaiso
E no outro dia ir até a Cordilheira dos Andes.

Vc saberia de alguma agencia q faz esse passeio eo valor?

Vou ficar na Rua San Francisco no Centro de Santiago.
Sabe me dizer se o local é tranquilo para se andar a noite e facil acesso a onibus?

Obrigado

Daniel Neves disse...

Olá Ono,

O Guillermo (espinndola771@hotmail.com) é um guia que costuma atender o pessoal aqui do blog muito bem, você pode bater um papo com ele.

Caso ele faça o passeio que você busca, certamente ele vai te indicar alguém de confiança e com bom preço.

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Anônimo disse...

Oi Daniel! Muito bom teu Blog, adorei todas as dicas.
quanto as bicicletas existe um sistema de aluguel sem ser com guias? Sou de Porto Alegre e aqui existem bicicletas em vários ponto da capital com parceria do Itau, precisa fazer um cadastro mensal fica bem em conta. Em Punta também quando fomos o Itau tinha em vários pontos bicicletas para aluguel, era somente apresentar o cartão de crédito e andar. Pergunto pois ficaremos 14 dias em Santiago, 02 em Valparaizo e 05 em Mendoza, e gostamos muito de andar de bicicleta com dois filhos pequenos poderíamos andar vários dias... Obrigada Mônica Fellini Oliveira

Daniel Neves disse...

Olá Mônica, tem sim: http://www.bikesantiago.cl/

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Unknown disse...

Olá Daniel, tudo bem?

Estarei indo ela primeira vez para o Chile dos dias 25/04 a 02/05 ( 1 semanas).
Gostei muito do seu Blog com as dicas e impressionei com sua dedicação em responder as dúvidas e ajudar as pessoas.
Gostaria de sua ajuda. Esse período de 1 semana consigo explorar muita coisa, além da capital e o trivial (Vale nevado, Vinã Del Mar/Valparaiso) ? O que você sugere?
Seria muito ousado tentar encaixar o deserto do Atacama? Se sim, qual é o melhor caminho?

O destino Vinã Del Mar/Valparaiso, consigo fazer de metro/onibus? Recomenda ficar quanto tempo?

A minha preocupação é fazer reservas de hotel aqui o Brasil ou deixar para arriscar lá para nãõ ficar preso aos lugares. O que acha?

Agradeço muito se me ajudar.. Abraço!

Daniel Neves disse...

Olá Unknown,

Assuma entre 2-3 dias em Santiago, dependendo do interesse de vocês. Para Viña e Valparaíso, entre 1 e 2 dias, também dependendo do seu interesse.

Para o Atacama recomenda-se entre 3-5 dias. Assim, se assumirmos os períodos mínimos em cada local, você conseguiria fazer os 3 destinos na semana que terá no Chile. Vi que você colocou Valle Nevado, mas as estações de esqui estarão fechadas neste período, não sei se vale a pena.

Para mais informações sobre como chegar e o que fazer no Atacama, Viña e Valparaiso, veja este post: http://oviajantecomilao.blogspot.com/2014/03/turismo-no-chile-10-lugares-para.html

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Helder disse...

Olá, Daniel.
Bacana o seu blog. Vou dia 25/3 e volto dia 31/3.
Ficarei num flat abaixo do Cerro Sta Lucia, o que facilitará os passeios no centro.
Vou pela 1a vez e fotografo. Levarei meu equipamento profissional para tal.
Pergunta: como é a segurança no centro histórico? É tranquilo usar uma camera "grande" e fotografar?
Claro que risco há em todo lugar, mas onde moro não saio sozinho com a camera.
Agradeço sua dica.
Obrigado.

Helder

Daniel Neves disse...

Olá Helder,

Você tem razão, risco existe em todo lugar. O Centro Histórico de Santiago é bem seguro durante o dia e entre segunda e sexta, quando o movimento e vai-e-vem de pessoas é frenético. Risco zero.

Nos finais de semana o número de pessoas circulando é bem menor, aqui há uma mudança de perfil, saem os engravatados e entram os turistas. A segurança está lá, a região tem vários prédios do governo. Também não vejo risco.

O ponto complicado é durante à noite, a coisa é tão deserta que em algumas ruas não passa ninguém por vários minutos. Pessoalmente, eu não arriscaria sair com o equipamento à noite.

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Anônimo disse...

Oi Daniel, gostaria de saber se consigo chegar a Vinícola de Haras de Pirque de transporte publico partindo de Santiago.
O seu blog está muito bom e vou aproveitar varias de suas dicas.
Obrigado.
Lilian

Daniel Neves disse...

Olá Lilian,

Pesquisei com outras pessoas que visitaram a vinícola, todas foram de taxi ou transfer, a região da vinícola é bem isolada.

Uma opção é pegar o metrô na estação Tobalaba, linha 4 (Azul), sentido "Plaza de Puente Alto", descer na penúltima estação, "Las Mercedes", pegar a saída "Concha y Toro Poniente" e de lá um taxi até a vinícola, um trajeto de cerca de 18km. Para voltar, peça um taxi na vinícola.

Para mais informações de como chegar: http://www.harasdepirque.com/vina/como-llegar

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Anônimo disse...

Olá daniel, estou indo para santiago pela primeira vez. vou em maio, vou ficar 6 dias ! Quais passeios você indica ? Vale a pena alugar um carro ou ficar na bicicleta mesmo ?
Paula.

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal