sábado, 19 de maio de 2012

São Paulo – Rua Javari: Juventus, cannoli e uma (deliciosa) volta ao passado


Cannolis do Seu Antônio, na Rua Javari. Marca registrada nos intervalos dos jogos do Moleque Travesso, uma tradição da República Federativa da Mooca desde 1970

Mooca. Um dos mais tradicionais e antigos bairros da cidade, construído por italianos e que até hoje mantém um certo ar de cidade pequena – é quase como uma cidade do interior dentro da cidade grande, apesar de estar bem próximo do centro, no início da zona leste. Mas meu objetivo aqui não é falar da bela história do bairro, mas sim de uma de suas principais atrações: o Clube Atlético Juventus.




Torcida aguardando a abertura do portão


Acesso às tribunas (arquibancadas cobertas)


Rua Javari lotada - é jogo do moleque!

Símbolo da imigração italiana, o tradicional Clube Atlético Juventus foi fundado no dia 20 de abril de 1924 por funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi. Em 1930, o clube recebeu o apelido que marca sua identidade até hoje: Moleque Travesso, tudo por causa de uma vitória surpreendente – o novato time, estreante na elite do futebol estadual, ganhou do Corinthians, por 2 a 1, em pleno Parque São Jorge.

Localizado na Rua Javari, no coração da Mooca, o estádio “Conde Rodolfo Crespi” foi palco do gol mais bonito da carreira de Pelé, em 02/08/1959, mas que infelizmente ninguém filmou. Quem entra no estádio da Javari vê logo na entrada um busto em homenagem ao eterno rei do futebol.



Ao lado do busto do Pelé está a estátua em homenagem a Clóvis, chamado de "Professor", zagueiro que vestiu a camisa do Juventus entre 1957 e 1968, tido como o maior ídolo da história grená. Na partida contra o Santos FC em 1959, Clóvis foi um dos zagueiros vencidos pela série de "chapéus" do "ponta-de-lança" santista.

Além do estádio do Juventus, a região da Rua Javari concentra em poucas quadras pontos tradicionais da gastronomia paulistana, como o Bar do Giba, a Esfiharia Juventus e a Pizzaria São Pedro, onde encontramos pessoas que podem contar um pouco das deliciosas histórias do bairro e do clube.


Esfiha Juventus


Placar manual até hoje

Jogo do Juventus é programa sagrado para o Mooquense. A torcida juventina é famosa por apoiar a equipe os noventa minutos da partida, sendo com certeza uma das mais fanáticas torcidas do país e transformando seu estádio num verdadeiro caldeirão para os adversários. Quem não conhece a casa juventina precisa um dia visitá-la – afinal, onde mais ainda se pode grudar ao alambrado para desferir impropérios a menos de um metro do bandeirinha?





Ser Mooquense é, antes de mais nada, ter o Juventus no coração, independente de você torcer para outro clube, defender com unhas e dentes as tradições do bairro e vestir com orgulho a cor grená, símbolo do clube mais charmoso da cidade.

Como disse certa vez o brilhante Vitor Birner, “Ir à Javari é antes de mais nada um programa turístico”.

Você deve estar se perguntando: “que diabos um blog de gastronomia tem a ver com futebol?”. Quando o assunto é o Juventus, tudo. Se você mora em São Paulo, nunca foi à Rua Javari ver um jogo do Juventus e portanto não pegou a fila quilométrica no intervalo para poder se acabar nos cannolis (doce de origem italiana) que o Sr. Antonio Garcia vende desde 1970, você não sabe o que é felicidade.


Filinha básica para comprar o cannoli

Como o futebol do Moleque Travesso não anda lá essas coisas (recentemente subiu da terceira para a segunda divisão do campeonato estadual), conheço muita gente que vai até a Javari só para comer o inesquecível cannoli de creme.

O Sr. Antônio Garcia, carinhosamente chamado de “Seu Cannoli”, já foi pauta de dezenas de reportagens. O homem é uma tradição, um mito, um ícone. Em dias bons, são vendidos mais de 400 cannolis, a ridículos R$ 2,50 a unidade. O doce é grande, a massa folhada é frita, na boca é muito leve e crocante, e o recheio é bastante saboroso sem ser muito doce, o que significa que você comerá vários até dizer chega. Após a primeira mordida, você entenderá que é impossível comer um só.


"Seu Cannoli" vende, "Dona Cannoli" cobra. É assim há 42 anos!

28/04/2012, dia de jogo entre o Moleque Travesso e o Marília pela A3 do Paulista. Fui para assistir o jogo, matar a saudade do lugar, do ambiente, dos torcedores xingando o time adversário, e principalmente dos cannolis, conquistados bravamente após 45 minutos na fila. Sim, eu perdi até os 30 do segundo tempo, mas quando o assunto é o cannoli, qualquer sacrifício vale a pena.



Sou dos que defende os jogos do Moleque Travesso como atração turística da cidade, programa imperdível que une futebol, gastronomia e a memória de um bairro que olha para frente, mas sem jamais apagar sua identidade. São Paulo não seria o que é hoje sem a Mooca.


Reparou no "Independência ou Mooca" escrito na camisa do torcedor???

Em tempo: o jogo acabou 2 a 0 para o Moleque Travesso, para a alegria dos 3500 torcedores que lotaram a Javari. Dois jogos depois, o Juventus confirmaria a tão merecida ascensão para a segunda divisão do futebol de São Paulo.

Sede Social: Rua Com Roberto Ugolini, 20
Telefone: +55 (11) 2271-2000

Estádio: Rua Javari, 117 - Móoca
Telefone: +55 (11) 2292-4833

Internet: http://www.juventus.com.br/

Quer saber um pouco mais do clube mais charmoso da cidade?

1) Vídeo "Juventus Rumo a Tóquio":



2) "Os cannolis do Juventus da Mooca", matéria da ESPN sobre o "Seu Cannoli":



3) "Seu Pepe da Javari - torcedor corneteiro do Juventus", matéria da ESPN:



4) Não pode passar em branco a lembrança da turnê do Juventus pelos gramados do Velho Continente, em meados de 1953. O Moleque Travesso atravessou o Atlântico para realizar uma série de amistosos com equipes estrangeiras. Esta façanha está completando exatos 60 anos por essa época.

Foram dois meses cruzando o continente dos colonizadores, com 9 vitórias em 15 jogos, e mais uma longa jornada de volta ao Brasil. O maior trunfo da turnê ocorreu em 10/06/1953, quando o Moleque Travesso bateu a poderosa Roma, em pleno Estádio Olímpico, por 2 a 1. Este é considerado ainda hoje ums das maiores vitórias do time grená.



Para saber mais sobre a turnê, acesse o ótimo artigo "Os 60 anos da jornada juventina pela Europa" do blog Manto Juventino.

5) Ótimo texto do Blog do Birner - "Um jogo como antigamente"

3 comentários:

Daniel Neves disse...

Pessoal, informo que a partir dos jogos da Copa Paulista 2012 o preço do cannoli do Seu Antônio subiu para R$ 2,50. Ontem foi dia de jogo na Javari (vitória por 2 a 1 contra o São Bento) e de comprar o doce mais gostoso da Mooca!

Daniel Neves disse...

Para quem quiser visitar a Javari, assistir um jogo do Moleque Travesso e comer um delicioso cannoli, segue a tabela de jogos na 1a fase da Copa Paulista 2012: São José (25/07, 15hs), Palmeiras-B (28/07, 15hs), São Bernardo (01/08, 15hs), Atlético Sorocaba (11/08, 15hs), Osasco (26/08, 10hs), Palmeiras-B (02/09, 10hs), Audax (09/09, 10hs).

Anônimo disse...

Quantas saudades do futebol tempos atras,quando não tinha se tornado empresa de negócios e de negociatas como hoje em dia.Eu tinha toda a minha família,saudades dos meus pais,Corinthians e Juventus na rua Javari...eu era feliz e não sabia...!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal