sábado, 25 de fevereiro de 2012

Praga - Residence U černého orla ("Old Town")


Salmão grelhado com molho de espinafres e cogumelos

Sou da opinião de que, antes de viajar para alguma cidade, seja para turismo ou viagem de negócios, temos que fazer uma lista dos restaurantes turísticos e, quase sempre, evita-los. Quem mora na cidade, sabe que são locais cheios, a comida muitas vezes não é boa, e o preço quase sempre não compensa.

Quando viajo, quase sempre procuro comer em locais frequentados pela população local. Exceções existem, e só vou a locais turísticos quando as resenhas positivas justificam os pontos que listei.

Você está em Praga, certamente uma das cidades mais espetaculares da Europa. Você sai do tour no Castelo, e em poucos minutos de caminhada pelas descidas da cidade velha atinge a Saint Nicholas Church, outro passeio obrigatório. A caminho da Charles Bridge, você passará por uma rua chamada Mostecká, muito movimentada e cheia de galerias e restaurantes, quase sempre cheios. Todos, sem exceção, são locais turísticos, que priorizam o giro e, principalmente nos horários de pico, pecam no atendimento.

Após comer em vários locais turísticos, como Hard Rock Café e TGI Friday’s (onde, aliás, comemos muito bem), estivemos num restaurante chamado “U černého orla”, em busca de alguma experiência local.



Salão simples e escuro, atendimento padrão tcheco (seco e direto, que para nós brasileiros pode soar às vezes mal-educado), fomos recebidos por um bando de garçons que apanhavam no inglês, e que após o primeiro atendimento (anotar as bebidas), simplesmente sumiram do salão que, aliás, estava bem vazio dada a localização privilegiada. De duas, uma: ou não é um local turístico, ou a comida não é boa.



Pedi um salmão grelhado com molho de espinafres e cogumelos. Prato com boa aparência, na boca sem graça – parecia frito em óleo, sem muito sabor e com certo peso no final. O molho era saboroso, embora aguado. No conjunto da obra, foi decepcionante. Para acompanhar, uma boa e gelada Pilsner Urquell, que ajudou a tornar o prato mais agradável.

A Luciana não quis arriscar: frango a “cordon bleu” (peito enrolado com presunto e queijo, frito à milanesa). Feito com regularidade, mas sem nada de especial. Para acompanhar, suco de polpa.



Pulamos a sobremesa. Naquele momento, até um sundae do Mc Donalds nos parecia uma ótima opção.

Valor da conta = 2 cervejas, 1 suco, 2 pratos principais: 1020 coroas tchecas (R$ 110).

Sobre os restaurantes do perímetro entre a Saint Nicholas Church e a Charles Bridge: entre para tomar uma cerveja, mas a hora da comida, procure outro lugar. Não corra o risco de comer mal e pagar caro.

Muito se fala da forte gastronomia tcheca, com carnes de caça e pratos de descendência alemã, com salsichas, cortes de porco e batatas. Após minha segunda visita em Praga, ainda não achei um lugar, com exceção dos caros (e também turísticos) restaurantes cinco estrelas, que trate a comida local com carinho e ofereça aos clientes uma ótima experiência gastronômica, que se não for inesquecível como a cidade seja ao menos agradável para ser recomendada aos amigos.

No caso de Praga, minha recomendação esbarra num dilema: vale procurar lugares que sirvam comida local. Todavia, para não errar: as redes internacionais (ainda) oferecem as melhores refeições da cidade.

1 comentários:

Anônimo disse...

Estivemos em praga no final de 2012, e comemos um belo joelho de porco com batas para duas pessoas e cerveja, ao custo de 500 coroas... Barato... Ah! Claro q, tudo acompanhados da frieza típica do atendimento local... Ely Carlos

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal