quarta-feira, 18 de julho de 2012

São Paulo - EAT... Empório/Restaurante



Um endereço para qualquer hora do dia. Esta é a proposta do EAT..., empório gastronômico inspirado nas melhores casas do gênero instaladas ao redor do mundo, misto de rotisserie, bar e restaurante que recentemente abriu suas portas no bairro da Vila Olímpia.

Com diversos ambientes distribuídos em 900 m² de área construída, o EAT… reúne produtos do dia-a-dia, feira com produtos orgânicos, rotisserie com comidas prontas, padaria, restaurante, café, livraria, adega, bar especializado em cervejas especiais, além de um mercado com os mais variados produtos nacionais e importados, privilegiando qualidade e originalidade.



No EAT... você pode comprar seu pão na prateleira e saborerar-lo ali mesmo no café, escolher um queijo e um vinho para acompanhar e sentar-se à mesa do restaurante para uma refeição sem pressa, pagando o valor de mercado e não de restaurante. Oferece café da manhã (com direito a pão na chapa), comida italiana no almoço e jantar, além de happy hour no fim do expediente. Se quiser comprar tudo e levar para fazer em casa, também pode.

O ambiente é informal – a casa foi construída num antigo galpão, onde antes ficava uma fábrica de tornos. Muito da arquitetura original foi mantida, e apenas algumas poucas mudanças foram feitas, incluindo algumas adaptações para permitir a entrada de muita luz natural durante o dia, além do isolamento térmico no teto. Nas prateleiras, os produtos da casa também são usados como peças de decoração, como as gigantes latas de tomates e alcachofras, além das lindas caixas de madeira dos vinhos.


Fotos da casa

O atendimento é bastante solícito e atencioso – ao colocar os pés na casa, um(a) sorridente funcionário(a) – que não raro pode até ser um dos donos - , certamente o(a) abordará perguntando se você conhece a casa, se precisa de ajuda, se gostaria de sugestões.

A cozinha é comandada pelo chef Manuel Coelho (ex-Oggi Cucina & Vino), que também é sócio da casa.  Os empresários Fabio Seabra e Bruno Stierli cuidam da administração. Entre os investidores, Celso La Pastina, dono da importadora de bebidas e alimentos com seu sobrenome, e a grife de vinhos finos World Wine, com duas lojas na cidade.

No amplo mercado, produtos artesanais e orgânicos, a grande maioria não disponível nos mercados tradicionais - muitos deles são vendidos no EAT... com exclusividade. Logo na entrada, uma barraquinha de feira dá uma demonstração do que pode ser encontrado nas prateleiras: temperos, molhos, azeites aromatizados, conservas, massas e arrozes arbóreos, verduras e legumes, águas importadas, cafés gourmet, geléias e compotas, chocolates... Um mar de cores, sabores, aromas.


Em sentido horário: verduras e legumes, temperos, livraria e banquinha de feira na entrada

A boa gastronomia é o ponto-forte da casa. O café, instalado na entrada, é assinado pelo barista e consultor Danilo Lodi (único juiz brasileiro do WBC, campeonato mundial de baristas). Sanduíches, salgados e doces são elaborados pelo chef Christophe Besse (All Seasons). À frente da padaria, com produtos artesanais, está o mestre confeiteiro Rogério Shimura, um dos magos da panificação paulistana (ex-sócio de Alex Atala na padaria Em Nome do Pão).


Padaria, em sentido horário: fábrica de pães, pão de alecrim e sal grosso, pães à venda e rosca de linguiça e queijo

Os apreciadores de bons vinhos encontram no EAT… mais de 300 rótulos de vinhos, com excelentes opções de chilenos, italianos e portugueses, que graças à parceria com a World Wine podem ser consumidos no local ou levados para casa pelo mesmo preço das lojas. Já a carta de cervejas, desenvolvida por Cássio Piccolo, do Bar Frangó, conta com cerca de 50 opções para os aficionados pela bebida - duas grandes geladeiras permitem que alguns rótulos sejam degustados ali mesmo.


Oferta de cervejas da casa




Em sentido horário: adega, menu de happy-hour, mais vinhos e caixas de decoração


Wine & Beer Bar

O cardápio de refeições do EAT varia todos os dias, sempre oferecendo quatro tipos de carnes e cinco de massas /risotos. Hoje pode ser dia do picadinho, do risoto de costela desfiada, do ravioli verde de agrião recheado com rabada ao molho de tomate, do brasato ao Barbera com musseline de mandioquinha, da fraldinha com arroz biro-biro e vinagrete de biquinho, ou de alguma nova surpresa do chef.


Restaurante, em sentido horário: risoto de costela desfiada, balcão, carne com batata gratin e salão

No almoço, o modo de operar lembra um fast-food: você pede seu prato no balcão, paga no caixa, e espera o garçom servir sua mesa quando o prato estiver pronto. Todos os pratos vêm acompanhados de uma saladinha de entrada. Se quiser uma cerveja, é só passar no Beer & Bar, retirar e pagar; se preferir um vinho, basta escolher o rótulo na adega e pagar. Pode parecer um pouco confuso, mas a ideia é ter uma refeição de qualidade, porém com agilidade e simplicidade.

À noite e nos finais de semana a ilha gourmet vira um restaurante tradicional, com garçons e conta no final. Das caçarolas, gastronomia italiana de primeira para saborear sem pressa.

Para a sobremesa, um balcão com opções de doces dá conta do recado. Se preferir sorvete, lá tem Vipiteno e Dilleto. Nem o bom cafezinho espresso após o almoço ou no meio da tarde foi esquecido – e o balcão vive lotado.


Balcão do café e a vitrine de doces



As refeições são preparadas com um procedimento especial, chamado sous-vide: os alimentos são cozidos em embalagens à vácuo por tempo prolongado e com temperaturas controladas. O procedimento mantém o sabor, a qualidade e a propriedade dos alimentos.

Da rotisserie, é possível comprar massas, molhos e carnes, os mesmos produtos usados na cozinha na elaboração dos pratos, e levá-los para casa. Dividem espaço nas prateleiras opções como coxa de pato confit, nhoque de mandioquinha e ragu de rabada, todas acondicionadas nos tais saquinhos fechados a vácuo.


Rotisserie, em sentido horário: azeitonas, massas, molhos e carnes, tudo em embalagens sous-vide


Área de queijos e frios (acima), bolsa para gelar a cerveja, lousa com o cardápio do dia e prateleira de cafés (abaixo)

Se preferir apreciar uma tarde agradável, o café oferece uma ampla variedade de bebidas, panini, quiches e saladas, além de um espaço com uma livraria e uma loja de utensílios de cozinha.

Para a happy-hour, a casa oferece às quartas, quintas e sextas uma mesa de frios e queijos nacionais e importados, com preço fixo. Se preferir, peça alguma porção do menu de petiscos de boteco, ou monte seu próprio cardápio de happy-hour, com os queijos e frios disponíveis no empório, pães da padaria, cervejas ou vinhos do Wine & Beer Bar, e peça para servirem.


Mesa de frios e queijos


Petiscos de Boteco, em sentido horário: costelinha de porco ao molho de alecrim, lula à dorê, linguiça acebolada e pasteizinhos variados (carne, queijo emmenthal, pupunha e caprese)

Endereço: Rua Cardoso de Melo, 1191, Vila Olímpia
Telefone: +55 (11) 5643-5353
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8hs às 22hs, sábado das 9hs às 23hs, domingo das 9hs às 20hs.
Estacionamento: Com manobrista, R$ 12/1h (gratuito a partir de R$ 50 em compras).
Internet: http://www.emporioeat.com.br/

4 comentários:

Osvaldo Filho disse...

É uma honra pra nós termos o Queijo d'Alagoa-MG aí no Empório EAT...

Ana Claudia disse...

Belíssima matéria. Parabéns ! Conheço o local e sua descrição e fotos ficaram perfeitos

Equipe EAT disse...

Oi Daniel,
Ficamos muito contentes e honrados com o seu post. Fizemos um agradecimento especial pra vc na nossa página do facebook. Dá uma olhadinha lá!
https://www.facebook.com/EatEmporioRestaurante
Um abraço,
Equipe EAT.

Anônimo disse...

Uma das matérias mais interessantes sobre o EAT... eu venho acompanhando e essa está bem completa e com fotos ótimas!! Parabéns!!!!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal