Subida do teleférico com Bogotá ao fundo
Principal atração turística da cidade, a Basílica Santuário do Senhor Caído de Monserrate é um dos principais centros religiosos e de peregrinação do país, recebendo cerca 1 milhão de visitantes todos os anos. A primeira capela dedicada à Virgem Morena de Monserrat (em homenagem à santa localizada no Mosteiro de Santa Maria de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, Barcelona) começou a ser erguida em 1640 e levou 17 anos para ficar pronta.
O local escolhido foi o topo de uma das principais colinas dos chamados “Cerros Orientales” de Bogotá (cadeia de montanhas que delimitam o leste da cidade), que mais tarde recebeu o nome “Monserrate” (com “e” no final), exatos 3152 metros acima do nível do mar. Desde então, todos os dias, milhares de peregrinos sobem devotamente por um caminho estreito e empedrado como um ato penitencial.
Interior do santuário
Torre com o sino que marca a chegada ao santuário
O atual santuário, datado de 1929 e construído em estilo neocolonial no mesmo lugar da antiga capela, abriga a imagem do “Santo Cristo Caído aos Açoites e Cravados na Cruz”, obra de impressionante valor artístico e que atrai multidões de peregrinos pelos seus atribuídos poderes de cura. Do lado esquerdo, uma pequena capela guarda a imagem da Virgem de Monserrate. Aliás, a basílica tem quase duzentas imagens da Virgem, junto das capelas e dos confessionários. Contruído em meados do século 20, o altar de mármore vem de Florença.
Bogotá
O funicular foi construído entre 1926 e 1929 pela empresa suíça Lowis von Roll e inaugurado oficialmente em 18 de agosto de 1929. Tem um comprimento linear de 800 metros e uma inclinação média de 80 ° atingindo uma velocidade de 3,2 metros por segundo e sua capacidade máxima é de 80 pessoas. O modelo atual foi instalado em 2003, tem teto panorâmico e laterais de vidro para proporcionar uma excelente vista da cidade.
No começo da subida, assim que sai da estação, é possível ver do lado esquerdo o antigo funicular, descansando após anos de bons serviços prestados. Na parte mais alta do passeio, o trenzinho passa por um túnel construído na rocha antes de chegar à estação.
O teleférico inaugurado em 1955 conta com duas cabines que transportam até 40 pessoas cada por viagem, um percurso que leva pouco mais de 4 minutos. As janelas panorâmicas permitem uma vista da cidade e das copas da árvores do cerro.
Funicular que funcionou entre 1929 e 2003
Bogotá, floresta e teleférico, todos juntos na mesma foto
Aqui com a companhia do outro funicular
Túnel do funicular escavado na rocha (para quem não gosta, o trecho é bem curtinho)
Reconstruída em 1980 para receber o grande fluxo de pessoas, a subida peatonal tem exatos 2350 metros de extensão e 463 metros de altimetris que intercalam ladeiras de pedra e escadas em espiral que totalizam exatos 1554 degraus íngremes e irregulares. É uma subida pesada mesmo para quem tem bom preparo físico - aliás, a trilha é amplamente usada por esportistas, que sobem e descem em ritmo alucinante. Com as esperadas pausas para recuperar o fôlego, dá para subir em pouco mais de 1 hora.
Não esqueça a garrafinha com água (durante o percurso existem várias barracas vendendo frutas e água), e não deixe de passar protetor solar – o sol tímido de Bogotá pode queimar de verdade.
Placa indicando os mirantes ao longo da subida
O começo da subida é uma ladeira bem tranquila
Este trecho é conhecido como "rompe piernas", pela dificuldade - neste ponto você já terá subido uns 750 degraus. Único trecho fechado da trilha, o túnel existe para evitar o deslocamento das pedras
Contruída junto com o santuário, a Via Crucis no caminho que conduz ao topo para acompanhar o sacrifício e oração dos peregrinos tem 14 estações com esculturas que retratam a paixão e morte de Jesus Cristo, trazidas de Florença no século 19 e adornadas por vegetação nativa.
Uma das passagens da Via Crucis com o santuário ao fundo
Algumas das passagens da Via Crucis
No topo, há uma feirinha de artesanato, uma fonte onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos, e um sino que marca a entrada do santuário. Do mirante é possível ter uma visão 180 graus da extensão da savana de Bogotá, avistar o centro histórico e La Candelaria, parte da zona norte e até as pistas do aeroporto.
Fuente del Milagro
Outra atração é a “Fuente del Milagro”, que com água geladinha e pura ajuda a matar a sede dos peregrinos. Conta a lenda que, frente ao desafio de levar água para os trabalhadores na época da contrução da antiga capela, brotou uma fonte de água em cima da colina, a 3131 metros acima do mar.
Casa San Isidro (esq) e Casa Santa Clara (dir), com o Cerro Guadalupe ao fundo
No topo de Monserrate há dois restaurantes: o Casa San Isidro serve pratos da culinária francesa, enquanto o Casa Santa Clara, instalado em um casarão construído em 1924 em Usaquén e que em 1979 foi desmontado e transladado para o alto da colina, oferece comida típica bogotana e uma baita vista panorâmica da cidade.
Um pouco da natureza encontrada no topo do cerro
O álbum completo de fotos do Cerro e Santuário de Monserrate está disponível na página do Viajante Comilão no Facebook.
Endereço: Carrera 2 # 21-48
Como chegar: É possível chegar via Transmilênio, descer nas estações Las Nieves, Las Aguas, Universidades ou Museo del Oro, e caminhar cerca de 20 a 30 minutos, dependendo da estação. O caminho até lá é uma grande subida, como alternativa dá para pegar um táxi (cerca de COP 10,000, ou R$ 12), que te deixa em frente à entrada do edifício de onde partem o teleférico e funicular. É só entrar na fila, comprar as entradas e esperar o embarque.
Para horários de funcionamento e preços, acesse:
Santuário: http://santuariomonserrate.org/index.php/el-santuario-de-monserrate/horarios
Funicular: http://www.cerromonserrate.com/uploads/galeria/3879_tarifas_funicular.jpg
Teleférico: http://www.cerromonserrate.com/uploads/galeria/8676_tarifas_teleferico.jpg
Subida peatonal: http://www.idrd.gov.co/sitio/idrd/?q=es/node/311
Para mais informações, acesse http://www.cerromonserrate.com/es/ e http://santuariomonserrate.org/
sábado, 24 de janeiro de 2015
Top 10 Bogotá: Cerro e Santuário de Monserrate
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário