sexta-feira, 30 de abril de 2010

Buenos Aires, parte 2: Carnes, Massas, Doces, etc.

Mas o grande barato da viagem pode ser resumido com uma simples frase: Come-se MUITO BEM em Buenos Aires! E paga-se pouco por isso!

Temos o país mais bonito, as mulheres mais sensuais, o povo mais alegre, a melhor seleção de futebol (vixi, acho que vou arrumar brigas aqui... rs), e somos superiores aos nossos “hermanos” em muitas outras coisas, mas somos obrigados a reconhecer que, em matéria de carne e doce de leite, eles são imbatíveis. E não tem discussão – coma um bife de chorizo em Puerto Madero, Recoleta ou Palermo, e devore um pote de doce de leite de qualquer marca, e depois venha me dizer que estou errado!

Para os 3 dias de viagem, experimentamos 3 restaurantes:

- Miranda (carnes) - Costa Rica 5602, Palermo Hollywood (próx Avs. Flitz Roy e Rumboldt), parrillamiranda.com

Fachada do restaurante

Interior - moderninho e com pé direito alto

De entrada, pães macios pra tapear a fome. Serviço ágil e atencioso. O bife de chorizo é sensacional, assim como o assado de tira – feitas na grelha, temperadas apenas com sal, possuem sabor marcante de carvão, e são divinamente acompanhados por um molho chimichurri.

Importante: o prato não vem com guarnições – caso queira pedir as (deliciosas) batatas fritas, saiba que, na Argentina, “batatas fritas” são cortes de batata doce frita. Pra ficar com a tradicional french fries, peça por “Papas Fritas”.

Pra finalizar, não vá embora sem pedir a panqueca de doce de leite – sem dúvida a melhor que já comi na vida! No formato de um crepe, tem recheio generoso!

Panqueca de doce de leite - divina a cada colherada

Valor da conta: couvert + prato + sobremesa + bebidas (água, refri), pra 2 pessoas: 160 pesos (80 reais), com serviço.

- Il Matterello (massas) - Martín Rodríguez 517, La Boca

Fachada do restaurante

Após visitar o mítico La Bombonera, vale a pena caminhar 4 quadras pra comer uma das melhores comidas italianas da cidade, um verdadeiro achado: Il Matterello.

Restaurante familiar, você não dá nada ao chegar na porta, mas não fique desapontado: entre, coma os pães com gosto, e peça a porção de antepastos quentes (berinjela, abobrinha, tomate, bolinho de verdura, tudo gratinado com queijo).

Antepastos quentes

Mas não se empolgue: separe um espaço especial no seu estômago para os pratos principais. A lasanha é famosa (massa verde com carne cortada na ponta da faca, com molho bechamel e gratinada com queijo), mas o Tortellini Alla Panna (massa verde, recheado com queijo gruiyère, molho branco, gratinada) faz com que você perceba, a cada nova trouxinha, que comer pode ser um dos melhores prazeres do ser humano – confesso que, após vários restaurantes no curriculum, não me lembro de ter comido algo tão saboroso, marcante, inesquecível.

Lasanha

Tortellini Alla Panna - pra comer de joelhos!

Ainda cabe mais? Arremate tudo com maravilhosos profiteroles (bem) recheados com sorvete de Zabaione, cobertos com chocolate quente. Ufa!

Profiteroles com zabaione e chocolate

Valor da conta: couvert + entrada + prato + sobremesa + bebidas (água, cerveja), pra 2 pessoas: 220 pesos (110 reais), com serviço.

- Hard Rock Café (carnes e etc.) – Pueyrredón com Av. Libertador (galeria Buenos Aires Design), Recoleta

Fachada do restaurante



Sempre que estou em alguma cidade que tem Hard Rock, reservo uma refeição para experimentar o famoso Legendary Burger: hamburgão, bacon, queijo, salada, maionese, 1 rodela de onion rings, tudo acompanhado de fritas.

Isso é o meu “índice Big Mac” – pelo preço vendido em cada cidade, consigo ter uma noção do custo de vida local. Por exemplo, o preço do lanche na Argentina (45 pesos, ou 23 reais) é bem diferente do vendido em Oslo (equivalente a 30 euros, ou 80 reais).

Pela primeira vez, comi um Legendary ruim – hamburguer não estava saboroso, pão esfarelava. Na contramão, as batatas estavam bastante saborosas, que juntas com a pequena porção de maionese ajudaram a diminuir a frustração.

Legendary Burger

Todo HRC tem um prato local: no de Buenos Aires, é um bem servido bife de chorizo, acompanhado de purê de batatas e abobrinhas grelhadas. Sem dúvida, está entre os melhores que já comi – feito também na grelha, tempero acentuado e leve gosto de carvão.

Bife de chorizo

Valor da conta: prato + bebidas (água, cerveja), pra 2 pessoas: 160 pesos (80 reais), com serviço.

Adicionalmente, tivemos um jantar “caseiro”, regado ao trio queijo + jamón + vinho. Saindo dos outlets, caminhando pela Malabia em direção à Av. Santa Fé, achamos uma lojinha na esquina com a Paraguay, que vendia tudo que precisávamos, mais uma infinidade de acepipes à granel. Saímos com 100g de jamón espanhol, 300g de queijo Fontina (maravilhoso!), pão, enroladinho de jamón, tomate seco e queijo, e uma garrafinha de 187ml brut. Total da conta: 55 pesos (28 reais). De sobremesa, Ferrero Rocher (importado do Brasil, só que bem mais barato). Não prestou...

No quesito doces, Buenos Aires também merece rasgados elogios:

- Não deixe de experimentar o sorvete “dulce de leche tentación” (doce de leite com pedaços de doce de leite in natura) da Freddo (na Galerías Pacífico tem uma loja);

- O doce de leite da “La Salamandra” é bom demais pra ser verdade, pode ser encontrado facilmente em qualquer mercado (também vende no free shop), e é um perigo: uma vez aberto, o grande desafio é não comer o pote todo. Preço: 17 pesos (9 reais) o pote de 250g, e 35 pesos (18 reais) por 850g;

- Alfajores: existem várias marcas, com diferentes coberturas e recheios. Experimente-os sem medo: são baratinhos e vendidos na vendinha da esquina. Para os brasileiros, a referência óbvia é a Havanna, com várias lojas espalhadas pela cidade e um grande quiosque na Galerías Pacífico. Além dos sabores já conhecidos dos brasileiros (doce de leite com cobertura de merengue e chocolate, e o recheado de chocolate), existem outros 3 sabores: chocolate com café, frutas e nozes, este último com cobertura de chocolate branco (e bom de doer, acredite!). Caixa com 24 alfajores: 80 pesos (45 reais).

Domingo à tarde, hora de ir embora. Remis, Ezeiza, check-in, voo. Fiz boas compras, e alcancei com folgas o objetivo de comer maravilhosamente bem (e barato). Já estou planejando a minha volta!

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal