segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Dicas da Suíça – 10 atrações imperdíveis em Zurique



Após passarmos por Berna, Lucerna e Interlaken, finalizamos nossa viagem pela Suíça em Zurique, maior cidade (400 mil habitantes) e principal centro econômico do país, conhecida como uma das principais capitais financeiras do mundo e por ser uma das 3 cidades com melhor qualidade de vida do planeta. Recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, atraídos pelas paisagens de perder o fôlego, chocolates (divide com Bruxelas o posto de melhores e mais desejados do mundo), construções seculares que contam mais de 2000 anos de história, e excelente gastronomia típica.

A história de Zurique tem sua origem nos romanos, que em 57/58 DC fundaram uma estância aduaneira chamada Turicum, embora existam registros de assentamentos com 7 mil anos na saída do Lago Zurich. O nome “Zurich” é possivelmente derivado do celta “dur” (água), povo que habitou a região antes dos romanos. Zurique fez parte do império Alemanni entre 746-1218, quando tornou-se uma cidade imperial livre após a extinção da linha principal da família Zähringer. Em 1798 Napoleão Bonaparte invade a Suíça e cria a República Helvética, que durou até 1803. O processo de reconstrução do país durou até 1848, quando a Confederação Suíça foi assinada.


Zurique em 1581, com a muralha guardando a fronteira norte da cidade

Zurique foi uma cidade fortificada entre os séculos 13 e 19, a atual Bahnhofstrasse marca o curso do antigo fosso. A muralha permaneceu até 1870, quando foi demolida. Durante a era da industrialização nos séculos 18 e 19, Zurique deixou de ser uma cidade de comerciantes para tornar-se uma importante capital da indústria orientada por máquinas. A Zurique de hoje é o principal centro mundial para a operação bancária offshore, principalmente devido ao sigilo bancário suíço, e líder mundial na negociação de ouro. O setor financeiro responde por cerca de um quarto das atividades econômicas da cidade. A Swiss Stock Exchange (SIX), fundada em 1877, também está localizada em Zurique.


Zeughauskeller Wurstspiess, um dos clássicos do Zeughauskeller, uma instituição de Zurique

O Aeroporto Internacional de Zurique está localizado a menos de 10 km da cidade. Trens partem do Terminal B em direção a Zurique (saídas a cada 10 minutos), Basileia, Berna, Lucerna, Lugano e Genebra (saídas a cada 30-60 minutos).

Dica do Viajante: Ao chegar em Zurich HB, compre o ZürichCARD, cartão que oferece descontos em lojas, restaurantes e city tours, além de acesso livre a toda rede de transporte da cidade (trens, bondes, ônibus e barcos) e entrada gratuita na maioria dos museus da cidade. Disponível em versões de 24 e 72 horas, adultos pagam CHF 24 e CHF 48, respectivamente. Menores entre 6 e 16 anos pagam CHF 16 e CHF 32, gratuito para menores de 6 anos.


Limmatquai corta o Altstadt norte a sul ao longo da orla direita do rio Limmat, e divide com Niederdorf o centro da vida noturna da cidade, com dezenas de bares, restaurantes e casas noturnas. Destaque para a Rathaus, construída na década de 1690.

Montamos um roteiro de 2-3 dias que reúne 10 atrações imperdíveis na maior cidade da Suíça! Monte seu roteiro e boa viagem!

O álbum completo de fotos de Zurique está disponível na página do Viajante Comilão no Facebook.

1) Altstadt (“Old Town”)
Principal e mais antigo dos 12 distritos de Zurique, o centro histórico reúne casas medievais, edifícios centenários com sacadas, bandeiras e janelas coloridas, ruínas das fortificações e muralhas romanas, labirinto de ruelas e becos de paralelepípedos, estreitos e sinuosos. O passado bem preservado é acompanhado de modernos cafés, lojas e galerias, além de concentrar a vida noturna da cidade, com dezenas de bares, restaurantes e casas noturnas. A melhor maneira de conhecer a região é pegar um mapa e sair caminhando, sem pressa. Como Altstadt cresceu nas duas margens do Limmat, existem oito pontes e passarelas que interligam os dois lados da cidade e permitem uma visão privilegiada da arquitetura.


Uma das muitas ladeiras da Altstadt, vitrine de uma loja de doces, St. Peterhofstatt (onde fica a St. Peterkirche), e duas fotos da Augustinergasse, uma das mais belas ruas de Zurique, com suas sacadas, bandeiras e janelas coloridas, conecta a Bahnhofstrasse com St. Peterhofstatt

2) Zürich Hauptbahnhof (ou Zurich HB)
Inaugurada em 1847 como estação terminal entre as cidade de Zurique e Baden, a primeira linha ferroviária do país. É a maior estação de trens da Suíça, com 26 plataformas servidas por mais de 2900 trens e que recebem 400 mil passageiros todos os dias. Principal estação de bondes (S-Bahn) e metrôs (Trams) de Zurique, conecta a cidade à malha ferroviária nacional e destinos na Holanda, Alemanha, República Theca, Itália, Bélgica, Hungria, Espanha, Áustria, França, Croácia e Sérvia. O edifício em estilo neo-renascentista foi ampliado em 1871, tem entrada principal de arenito em formato de arcos com saída para a Bahnhofstrasse, incluído no “Swiss Inventory of Cultural Property of National Significance”.


Zurich HB vista da Bahnhofstrasse

Veja também: Mapa de Tranportes de Zurique – http://www.mappery.com/map-of/Zurich-Metro-Map

3) Igrejas Grossmünster, Fraumünster e St. Peterskirche
Grossmünster (Grande Igreja) é a principal igreja de Zurique, dedicada aos santos Felix e Regula, padroeiros da cidade. A construção em estilo românico começou em 1090, mas só foi concluída em 1220. Localizado em uma colina 15 metros acima da margem direita do Limmat, suas torres gêmeas neo-góticas datadas do século 18 estão entre os principais cartões-postais de Zurique, é possível subir os 187 degraus e ter uma vista panorâmica da cidade. A cripta dos séculos 11-13 é a maior da Suíça, e os vitrais feitos em 1933 por Augusto Giacometti representam os Três Reis Magos trazendo presentes para a Virgem e o Menino, com os anjos acima.


Acima: St. Peterkirche (esq) e Grossmünster (dir)
Abaixo: Fraumünster (esq) e visão do Limmat com as igrejas Fraumünster e St. Peterkirche em destaque

Construída em 1250 sobre as ruínas de uma antiga abadia datada de 853, a Fraumünster (Igreja da Mulher) é uma igreja protestante em estilos gótico e românico, localizada na saída da Münsterbrücke e famosa por sua torre de relógio azul delgada, alta e pontuda. Tem um coro de 18 metros de altura e o maior órgão do cantão de Zurique (5793 tubos), mas a principal atração são os belos vitrais, cinco deles projetados pelo artista Marc Chagall e instalados em 1970, cada um com 10 metros de altura e que retratam diferentes histórias cristãs. Existe outro grande vitral de Augusto Giacometti datado de 1940, que representa Deus e Cristo, oito profetas, quatro Evangelistas e dez anjos.

A igreja mais antiga de Zurique é a St. Peterskirche (Igreja de São Pedro), erguida entre os séculos 8 e 9. Localizada ao lado da colina Lindenhof, sua torre serviu como ponto de vigia de incêndio desde a Idade Média até 1911. O interior mescla estilos barroco e românico, com alguns murais medievais, incluindo a imagem parcial de um santo, o rico adorno acanto com verso da Bíblia sobre o púlpito, os lustres de cristal modelado no estilo de 1710 e o órgão com 53 paradas. Atualmente abriga o maior relógio da Europa, com 8,7 metros de diâmetro, além de cinco sinos datados de 1880, o maior com mais de seis toneladas.


Visão da Altstadt (com a St. Peterkirche em destaque) do alto da Grossmünster

Para saber mais sobre as três igrejas e seus horários de funcionamento, acesse:
http://www.sacred-destinations.com/switzerland/zurich-grossmunster
http://www.sacred-destinations.com/switzerland/zurich-fraumunster
http://www.sacred-destinations.com/switzerland/zurich-peterskirche

4) Lindenhof
Parque elevado 25 metros acima do rio Limmat com belos panoramas de Zurique, vasta área verde (inclusive árvores frutíferas), mesas de pedra, áreas de boliche e xadrez. Um dos lugares mais antigos e importantes de Zurique, no século 4 abrigou um forte romano usado como proteção e defesa das invasões dos Alemannis pelo Norte, e em 1798 foi o local onde os cidadãos prestaram juramento à Constituição da República Helvética, precursora da criação do Estado suíço.em 1848. Até hoje é possível encontrar ruínas pré-históricas, romanas e medievais. O espaço faz parte do “Património Suíço de Importância Nacional”. A fonte Hedwig (1688) relembra do cerco de Zurique em 1292 pelo duque Albrecht I. de Habsburgo.



5) Chocolates e Macarons
Zurique divide com Bruxelas o título de capital mundial do chocolate. Comece seu tour pela Confiserie Sprüngli, mais antiga chocolateria do país (1836), um paraíso das tortas, pralinés, trufas e os famosos macarons suíços, vendidos por peso. Visite a loja na Paradeplatz, peça um chocolate quente e uma caixinha de “Luxemburgerli”, instituição suíça em versões de limão, caramelo, chocolate, avelã, baunilha, framboesa e champanhe, entre outros. A pequena Kilchberg (cerca de 20 minutos de trem a partir de Zurich HB) é a casa da Lindt, é possível fazer visitas guiadas à fábrica, conhecer o museu de chocolate e estourar o cartão na loja, um parque de diversões para os chocólatras.



Para mais informações sobre os endereços da Sprüngli e horários de funcionamento, acesse http://www.spruengli.ch/unternehmen/addresses-opening-times.php

6) A cidade das 1200 fontes
Para quem não sabe, Zurique é a cidade com o maior número de fontes públicas de água potável do mundo – são exatas 1224, todas bem cuidadas, algumas são pequenas obras de arte. 70% da água de Zurique vem do lago e os outros 30% das nascentes de montanhas, combinação que produz uma água saborosa e geladinha. Se você ficar com sede em Zurique, não precisa correr até o supermercado, basta encher sua garrafinha, as fontes funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para quem quiser saber mais, o projeto “Zurich 1200 Fountains” pretende fotografar  e documentar todas as fontes de Zurique. Até agora foram registradas 132 delas, que podem ser consultadas aqui.


Algumas das fontes de Zurique (Crédito das fotos 3 e 4 no sentido horário: Zurich 1200 Fountains)

7) Bahnhofstrasse
Principal rua do centro de Zurique e uma das avenidas comerciais mais caras e exclusivas do mundo, reúne em 1,4 km de extensão marcas de roupas, chocolates, relógios e jóias. Construída em 1864 onde ficava o fosso fortificado da cidade, o transporte era feito por carruagens e bondes puxados por cavalos até a chegada dos bondes elétricos, que circulam até hoje. Plenamente arborizada, carros só circulam em alguns trechos. Começa na Bahnhofplatz (Zurich HB) e termina em Bürkliplatz, no Lago Zurich. Passa por Augustinergasse, rua que leva à Old Town, e Paradeplatz, uma das praças mais famosas da Suíça onde estão as sedes do UBS e Credit Suisse, maiores bancos suíços, e da Confiserie Sprüngli.



8) Rio Limmat e Lago Zurich
Rio transparente e de água potável que corta Zurique, perfeito para natação (as temperaturas passam de 20°C durante o verão), frequentado por praticantes de canoagem e lar de patos e gansos que nadam tranquilamente. Também é a principal fonte de água de Zurique. Passeios de barco partem da Landesmuseum e oferecem uma bela vista dos edifícios históricos, pontes, monumentos e parques, como o Zürichhorn, com gramados para piquenique, parque infantil de areia para crianças, áreas para prática de esportes e vestiários para quem quer dar um mergulho (duração de 1 hora). Também é possível fazer um cruzeiro pelo Lago Zurich (1h30 de viagem, ida e volta) e ir até Rapperswil (4 horas), com direito a jantar romântico.


Quatro maneiras de aproveitar as águas transparentes do Limmat: natação, canoagem, pedalinho e passeio de barco

Para saber mais dos passeios, valores e horários de funcionamento, acesse http://www.zsg.ch/de_home.html (apenas em alemão, a versão em inglês estará disponível a partir de Abril/2014).

9) Museus – Kunsthaus, Rietberg, Landesmuseum, Uhrenmuseum Beyer, Spielzeugmuseum
Zurique tem mais de 50 museus, 14 dedicados exclusivamente à arte, e mais de 100 galerias de arte. O Kunsthaus reúne coleção de arte medieval, pinturas holandesas e flamengas, o Rietberg é um dos principais centros de arte não-européia do mundo, com grande acervo de arte africana, asiática, indiana, chinesa e japonesa. O Landesmuseum contém a mais completa coleção de objetos relativos à história cultural da Suíça, o Uhrenmuseum Beyer tem a maior coleção particular de relógios, ampulhetas, cronômetros e outros instrumentos de marcação do tempo, o Spielzeugmuseum reúne brinquedos dos séculos 18-20, com ferrovias e motores a vapor, bonecas, casinhas de bonecas, jogos antigos, brinquedos de madeira, etc.


Em sentido horário: Spielzeugmuseum (Toy Museum), Uhrenmuseum Beyer (Clock and Watch Museum), Landesmuseum (Swiss National Museum), Rietberg

Para conhecer todos os museus da cidade, acesse http://www.zuerich.com/en/Visitor/Experience/Culture/museum-zuerich.html

10) Chinagarten Zurich  (Chinese Garden)
Presente em gratidão pela ajuda de Zurique na expansão das instalações de água potável em Kunming, o parque inaugurado em 1994 é um dos mais belos jardins chineses fora da China, combinando natureza, arte, filosofia e poesia. O jardim é uma expressão dos “Três Amigos de Inverno”, um dos temas da cultura chinesa: três plantas que, juntas, ajudam a enfrentam a época de frio – pinheiro, bambu e ameixa. O elemento central é um lago com uma pequena ilha, adornado pelo belo Wassepalais (“Palácio da Água”). Pavilhões circulares fazem referência ao meio, o “quinto ponto cardeal” da cultura chinesa, painéis esculpidos, esculturas, galerias abertas, pontes, lagos e até uma montanha artificial completam o ambiente.


Crédito pelas fotos: Wikimedia

Para saber mais, acesse https://www.stadt-zuerich.ch/content/dam/stzh/ted/Deutsch/gsz/Natur-%20und%20Erlebnisraeume/Publikationen%20und%20Broschueren/Chinagarten/130325_Flyer_Chinagarten_Layout_Handout_RZ.pdf

O Viajante Comilão recomenda - Comer e Beber em Zurique:

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal