domingo, 18 de dezembro de 2011

Londres – Hard Rock Café


Hickory BBQ Bacon Cheeseburger

Londres, 1971. Dois americanos decidem abrir um lugar com boa música, ambiente agradável e comida típica americana, que até aquele momento não era algo popular na Europa. Assim nasce o Hard Rock Café, um dos restaurantes  mais famosos do mundo. Mais de 40 anos depois, a marca é um império com cerca de 175 restaurantes e presença em 53 países.

O cardápio é composto por tudo que um americano típico gosta: nachos, fajitas, wings, hambúrgueres  massas, carnes. Mas o grande sucesso não está na cozinha, e sim nas paredes: estamos falando de uma impressionante memorabília de itens relacionados a rock and roll.

Tudo começou com uma guitarra Red Fender Lead II, doada por Eric Clapton em 1979 para ser pendurada na parede, logo acima do seu lugar preferido na casa londrina. Depois de Clapton, foi a vez de Pete Townsend, do The Who, que doou sua Gibson Les Paul após ver a guitarra de Clapton na parede, acompanhada de um humilde bilhete que dizia: "mine's as good as his” (“a minha é tão boa quanto a dele”).

Observando nisso uma baita oportunidade, os restaurantes começaram a pedir doações para os artistas e foram prontamente atendidos. A atual coleção é a maior do gênero no mundo, reunindo mais de 70 mil itens genuínos, autografados ou não, entre guitarras, roupas, objetos pessoais, fotos, discos de ouros, reportagens, cartas, cartazes de shows, baquetas e tudo mais que você possa imaginar.



Em tempo: as guitarras de Clapton e Townsend podem ser encontradas no Hard Rock Café de Londres, e estão na lista dos 10 itens mais importantes da coleção.

Todas as filiais do HRC ao redor do mundo seguem três regras básicas para garantir a padronização do ambiente e atendimento: (1) localizadas nos bairros mais nobres, (2) decoradas com temática rock and roll, memorabília nas paredes, som alto e telões com clipes, e (3) atendentes jovens. A famosa lojinha de artigos da Hard Rock Café, com camisetas, broches e outros itens, e que quase sempre está lotada, não pode faltar jamais.

Localizado em Hyde Park Corner, entre o Hyde Park / Green Park / Wellington Arch, sem dúvida é o meu HRC favorito, não só pela cidade como pela história: primeiro da Europa (inaugurado em 1971), foi onde a história de memorabília começou: Pete Townsend (The Who, com uma Gibson Les Paul) e Eric Clapton (com uma Fender Lead II) começaram a brincadeira, que virou séria e, para muitos, é a principal atração do HRC. Ainda tem Jimi Hendrix, U2, John Lennon e Kurt Cobain entre as fotos imperdíveis.









Vive abarrotado de gente, e apresenta, de todos que eu conheço, a cozinha mais profissional (pratos excelentemente bem preparados) e o atendimento mais cordial (o que surpreende em se tratando de um restaurante inglês). Local tipicamente turístico, é comum ver pessoas circularem pelo salão atrás de fotos, assim como garçons tirando fotos das mesas.

Pedi a “Twisted Mac, Chicken & Cheese” - molho 3 queijos, peito de frango, cogumelos. Para beber, é óbvio: pint de Stella Artois. Molho levemente picante (graças ao alho e o pimentão vermelho), frango grelhado e temperado à perfeição, “massa al dente”. Pra mim, disputa pau a pau com o Legendary.



A Luciana ficou com o “Hickory BBQ Bacon Cheeseburger” - 200g de carne, molho barbecue, cebolas caramelizadas, bacon, queijo cheddar, com fritas. Enorme e saboroso, na opinião dela o lanche é melhor que o Legendary. Vale a dica, inclusive pra mim.

Conta: prato principal (2), cerveja (2) e suco (1) = 44,10 Libras (R$ 133,65)

Para ajudar na digestão, além de uma bela caminhada pelos belos parques em volta do restaurante, vale a pena visitar a loja, que mudou para o prédio ao lado. Além das diversas opções de camisas (a preços de “aceitáveis” a “absurdos”), faça a visita no Museu no subsolo (“The Vault”), que conta com objetos realmente raros – que tal, por exemplo, conhecer pessoalmente a harpa usada pelos Beatles na gravação das músicas "All You Need Is Love" e "Lucy In The Sky With Diamonds"? O acesso é controlado, e as visitas, guiadas, são feitas a cada hora.

Endereço: 150 Old Park Lane, London W1K 1QZ, England
Horário de atendimento: Domingo à Quinta, das 11h30 às 0h30, Sexta/Sábado das 11h30 à 1 da manhã
Telefone: +44 0207 514 1700

5 comentários:

Jaqueline disse...

Oi Daniela, gostei do post e quero ir lá, no de Londres, é verdade que pode reservar mesa??Paga para ir a visita do museu? Abraços Jaqueline

Jaqueline disse...

Desculpe eu sei que é Daniel!!

Daniel Neves disse...

Oi Jaqueline! No Hard Rock de Londres é possível reservar mesa sim - pode ligar no +44 0207 514 1700 e pegar mais informações. Se você estiver em Londres, é legal ir até lá e falar com os atendentes. Sobre o museu: a entrada é gratuita, com visitas a cada hora cheia. Abraços!

Anônimo disse...

ola
oq vc acha do planet hollywood? acha q eh igual o hard rock em termos de qualidade da comida e do servico? obrigada

Daniel Neves disse...

Conheço o Planet Hollywood de Londres (perto de Piccadilly Circus) e conheci o de Madrid (na Castellana, cerca de 2 quadras do Santiago Bernabéu), que até onde sei fechou em 2011).

Acho o Hard Rock bem superior nos quesitos sabor da comida (as frituras do HR são mais sequinhas e os lanches são mais suculentos), atendimento (sem comparações) e ambiente (o PH é bem mais claro e barulhento, sem falar que a memorabilia do HR rende boas fotos). Os preços são parecidos.

Um sinal de que o PH está em decadência é quantidade de restaurantes fora da Europa fechados - veja no Wiki, seção "Former Locations": http://en.wikipedia.org/wiki/Planet_Hollywood

Uma boa alternativa para o HR em Londres é o The Chicago Rib Shack, perto da Harrods - http://oviajantecomilao.blogspot.com.br/2012/02/londres-chicago-rib-shack.html

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal