quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Reino Unido - Gourmet Burger Kitchen (GBK)


The Don

Rede inglesa com mais de 60 hamburguerias no Reino Unido, fundada em 2001 por três neozelandeses e vendida em 2010 para a também famosa rede “Nando’s”. Sempre que visito a terra da rainha faço questão de incluir o Gourmet Burger Kitchen (também conhecido como "GBK") em pelo menos uma das refeições, e sempre volto para o Brasil com saudades, já pensando na próxima visita.

Quando morei em, Londres, os hambúrgueres altos e sanduíches bem recheados do GBK salvaram vários jantares após dias de correria no trabalho, que não raro me obrigavam a ficar na frente no notebook até altas horas. Virei fã da carne suculenta, do pão levemente tostado por fora e extremamente macio por dentro, da melhor maionese com alho que já comi.


Fachada (Milton Keynes)

Mas o que diferencia o GBK das outras hamburguerias londrinas? Para começar, os discos de 170 gramas feitos com carne bovina 100% Aberdeen Angus são tratados com muito respeito, são as estrelas da casa – temperados apenas com sal e pimenta, são modelados à mão para que fiquem altos e suculentos. Grelhados no carvão, são servidos com uma casquinha crocante por fora e interior suculento, preservando os sucos e os temperos, o que faz toda a diferença na hora de saborear um ótimo lanche.

Na opinião deste blog, o GBK briga sanduíche a sanduíche com a Hawksmoor's pelo posto de melhor hambúrguer de Londres.


Salão, sofás e cardápio na parede (Crédito: Divulgação)

Mas não são apenas os clássicos hambúrgueres de carne bovina que fazem sucesso no GBK – além da versão de cordeiro, molhadinha por dentro e repleta de sabor, você pode escolher seu lanche com filé de frango (empanado e frito, ou somente grelhado), chorizo espanhol ou hadoque (empanado e frito, como o clássico “Fish and Chips”).

Os restaurantes procuram seguir uma mesma identidade visual, com destaque para o ambiente informal, com decoração simples e sem excessos, luminárias para garantir boa iluminação e permitir uma visão 360 graus do salão, grandes janelões para possibilitar entrada de luz natural, sofás e cadeiras estofadas distribuídas no salão para tornar o ambiente mais requintado e afastar a imagem de restaurante “fast food”, som ambiente com música pop para embalar as conversas nas mesas, reunindo um público formado em sua maioria por jovens que buscam um hambúrguer “premium”.

Garlic Mayo

Cada vez mais restaurantes no Reino Unido seguem o modelo “pay at the counter”, no qual você faz seu pedido diretamente no caixa (normalmente localizado na entrada) e paga no ato, antes de receber a comida, ao invés de ter um garçom que anota seu pedido e traz a conta no final. Neste modelo, a função do garçom é garantir um maior foco na cozinha, permitindo que os pratos sejam entregues aos clientes com mais eficiência.

GBK e Nando’s são exemplos de restaurantes que seguem este modelo à risca. Logo na entrada você verá os caixas, e na parede um imenso cardápio – escolha o que quer comer, faça o pedido, pague e escolha uma mesa. Nas casas de maior movimento (como a da O2 Arena, em Londres), uma hostess na entrada o(a) direcionará para uma mesa, cujo número deve ser informado no ato do pedido. Tão logo os itens sejam liberados pela cozinha, os garçons prontamente os entregarão na sua mesa.


Salão (O2 Arena)

O atendimento é cortês e educado, os caixas e os garçons ajudam e explicam as opções do cardápio. Na saída, se você ficou satisfeito com o atendimento, não se esqueça de deixar uma gorjeta na mesa ou nas xícaras localizadas nos caixas, os funcionários agradecerão.

Vamos voltar a falar sobre a comida. São mais de 20 opções de sanduíches no menu, com acompanhamentos dos tradicionais queijo/alface/tomate/bacon/cogumelos a combinações pouco prováveis como abacate, cranberry, beterraba e abacaxi, bom destaque nos queijos (menções honrosas para os Blue Cheese, Camembert e Monterrey Jack) e molhos (satay, garlic mayo, habañero, raiz forte). Os vegetarianos contam com 3 opções bastante elogiadas, com berinjelas grelhadas (£8,60), hambúrguer de feijão (£7,25) e falafels (£6,95) no lugar das carnes.

The Mighty

Você ainda pode criar seu próprio lanche, escolhendo a carne e os acompanhamentos que quiser, com preços entre £0,95 e £1,65 por item adicionado.


Mighty (depois de algumas mordidas), destaque para a(s) carne(s) rosada(s) e o queijo derretendo

Do cardápio, merecem destaque o "The Don" (queijo americano, gorgonzola, bacon aioli, rúcula, geléia de cebola, cebola em conserva, maionese da casa, no pão brioche; £9,55), o "The Mighty" (2 discos de 170 gramas cada, cheddar curado, bacon crocante, garlic mayo, relish, pickles e salada, no pão de hambúrguer; £12,25), o “Chicken Satay” (filé de frango empanado, molho satay, maionese da casa, relish, tomate, cebola vermelha, brotos de alfafa; £9,25), o “Persian Lamb” (hambúrguer de cordeiro, queijo feta com hortelã, maionese de harissa (um molho apimentado), cebola em conserva e relish; £8,85).

Mas o meu lanche preferido é o “Garlic Mayo” – clássico x-salada num pão extremamente macio, com cebola roxa, molhinho de tomate e abundante maionese à base de alho. Embora não conste mais no menu, ainda é feito – basta pedir. O lanche, aliás, tem uma propaganda simples e bem humilde: “Every burger deserves to be GBK’s Garlic Mayo…”. Pode parecer certo exagero, mas o lanche é realmente espetacular.


Chunky Fries

Para acompanhar o lanche, peça as ótimas "Chunky Fries" (£3,25), batatas fritas feitas no estilo britânico, cortadas um pouco mais grossas e preparadas com a casca, servidas sequinhas e com aquela casquinha crocante. Dica: as fritas ficam de outro mundo quando acompanhadas pelo “molho” à base de blue cheese – na verdade, um potinho com o queijo em pedaços. Outras opções de acompanhamentos são as onion rings (£3,35), ou você também pode optar por algo mais saudável como milho grelhado (£1,50) ou salada (entre £1,50 e £3).

Para quem não curte sanduíche, existem 3 opções de saladas, com preços entre £6,95 e £9,55. O GBK também possui um cardápio especial para os(as) pequenos(as), com 4 opções de sanduíches e 3 acompanhamentos por £6,95, além de 3 opções de sobremesas por apenas £1.


Garlic Mayo, fritas e “molho” à base de blue cheese

Entre as opções de bebidas, refrigerantes, sucos, cervejas e sidras, além de uma pequena seleção de vinhos tintos, brancos e rosés, com preços camaradas (entre £13,95 e £19,95 por uma garrafa de 750ml). As garrafas de água saborizada à base de rodelas de laranja, limão e folhas de hortelã, localizadas perto do caixa, agradam duplamente, pelo nível de refrescância e por serem de graça. Fuja dos milk-shakes (£4,05), que não passam de um batido aguado de alguma coisa com leite e gelo.


Budvar, uma das opções da carta de cervejas (esq), e o decepcionante milk-shake de chocolate

Para conferir a lista de restaurantes no Reino Unido e saber os horários de funcionamento, acesse http://www.gbk.co.uk/find-a-restaurant/.

1 comentários:

Unknown disse...

Fuja dos milk-shakes (£4,05), que não passam de um batido aguado de alguma coisa com leite e gelo.

Entendo que o milkshake estava fora do padrao!
Peço-lhe que de uma segunda chance, volte e informe os atendentes de que o seu milkshake estava liquido a ultima vez que o consumiu!! Se der sorte pode ser que nem pague por ele, por cortesia da casa!
Para mim um dos melhores milkshakes que ja consumi, thick and them choco bits in it are AMAZING, FANTASTIC to ask for more!!! Recomendo tambem o de oreo!!!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal