sábado, 7 de setembro de 2013

Dicas da Suíça – Berna



O quarto post da nossa viagem pela Suíça é sobre Berna. Quinta maior cidade do país (140 mil habitantes) e tida como uma das 10 cidades com melhor qualidade de vida do mundo, Berna é a capital da Confederação Suíça desde 1848 e sede das principais instituições federais dos poderes Executivo e Legislativo.

Fundada em 1191 pelo Duque Berthold V de Zähringen, o local escolhido não poderia ser mais estratégico: uma península às margens do rio Aare, o que oferecia uma eficiente defesa natural em três lados. Para fortificá-la completamente, uma fosso, muralha e uma Torre de Guarda, único portão de entrada da cidade, foram construídos em 1218-20.

Depois que Berthold V morreu sem deixar herdeiros, Berna foi feita cidade livre. Com poder e prosperidade crescentes, entrou para a Confederação Suíça em 1353. Após um grande incêndio em 1405, que destruiu a torre e grande parte da cidade, as construções de madeira foram gradualmente substituídas por casas enxaimel e, mais tarde, por edifícios de arenito, característica da Cidade Antiga (Altsdadt) que permanece até hoje.

Existem várias teorias e lendas para justificar o nome da cidade. A mais famosa delas data de 1224, quando o Duque de Zähringen (fundador da cidade) retornou de sua primeira caçada pela região trazendo um urso (“Bär” em alemão). Além de batizar a cidade, o urso é o mascote de Berna e está representado no brasão do cantão.


Centro Histórico (Altsdadt) a partir da Münsten St Vinzenz. Crédito pela foto: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=429856

Graças a sua posição central no território suíço, Berna é uma excelente opção para quem quer visitar a metade do país ao norte dos Alpes: Zurique, Lucerna, Interlaken, Lausanne, Montreux e Genebra ficam entre 1h e 1h30 de distância, de trem. Nas redondezas, considere também um dia folclórico na região do Emmental (1h de trem), onde se pode ver uma demonstração de como se faz o queijo e também visitar uma ferraria onde se produzem os tradicionais sinos das vaquinhas suíças.

A única fábrica mundial de Toblerone fica em Brünnen, próximo a Berna. O produto é exportado para mais de 120 países e representa um terço das exportações suíças de chocolate – 35 mil toneladas por ano, o que significa um Toblerone por habitante da Terra. Cerca de 96% da produção de Toblerone são exportados. Infelizmente a fábrica não oferece tours.

Berna tem orgulho de sua história e do símbolo sempre presente da cidade: o urso. Os primeiros registros da existência de ursos marrons em Berna datam de 1513, quando os soldados Berneses vitoriosos trouxeram um deles para casa de volta da batalha da Novara. Em 1857 foi construído o Bärengraben (“Fosso dos Ursos”), um típico fosso de zoológico abaixo do nível da rua, pequeno e apertado.

Em 2009 os bichinhos ganharam um espaço decente – foi inaugurado o BärenPark (“Parque dos Ursos”), hoje a principal e mais conhecida atração turística da cidade (já recebeu mais de 2,5 milhões de visitantes), localizado no lado novo da cidade, às margens do Aare e a poucos passos da centenária ponte Nydeggbrücke. Tem 6000 m² de área, espaço mais que suficiente para que os três animais qua atualmente vivem lá (os pais Björk e Finn, e a filha Ursina) podem escalar, pescar, andar, brincar e até hibernar. Um túnel interliga o BärenPark e o Bärengraben, permitindo que os ursos tenham ainda mais espaço.


BärenPark

Berna foge do padrão “cidade-suíça-à-beira-do-lago” – a cidade é famosa por sua arquitetura medieval, com suas casinhas idênticas, fachadas de arenito e telhado marrom, ruelas estreitas, chafarizes e torres históricas. O centro histórico, também chamado de Altsdadt (“Cidade Antiga”, em alemão) é possui 114 atrações classificadas como “patrimônio de importância nacional”, além de ser reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO desde 1983.

Caminhar pela Cidade Antiga é um programa imperdível. Após um incêndio que a destruiu quase por completo em 1405, Berna foi reconstruída com arenito, a pedra da região, que lhe conferiu tons padronizados de verde. É sua marca registrada, que permanece até hoje. A maior parte da cidade medieval foi restaurada no século 18, mas manteve o seu caráter original. Fazendo um belo contraste com o cinza das construções, a cor vermelha está presente nas bandeiras, nos modernos bondinhos, nos detalhes das fachadas, nas flores que adornam fontes e janelas (gerânio vermelho, a única flor autorizada pela prefeitura).


Centro Histórico (Altsdadt)

Saindo do BärenPark, a ponte Nydeggbrücke cruza o rio Aare e liga a parte nova à Cidade Antiga de Berna. Inaugurada em 1840, tem 190 metros de comprimento e 25 metros de altura, dividida em 3 arcos, o maior (central) com 46 metros de vão. Oferece uma bela visão do centro histórico, contrastando a cor turquesa do Aare e os telhados marrons da cidade.


Ponte Nydeggbrücke

Além da Nydeggbrücke, existem outras quatro pontes em forma de arcos que conectam a Cidade Antiga com a Berna moderna: Untertorbrücke, inaugurada em 1490, é a ponte mais antiga da cidade; Kirchenfeldbrücke (ponte de ferro construída pela empresa britânica Berne Land Company, foi inaugurada em 1883, tem 227 metros de comprimento e 37 metros de altura, dividida em 2 arcos, cada um com 87 metros de vão, conecta o quarteirão do Cassino com a Cidade Velha) e Dalmazibrücke (inaugurada em 1872 como uma ponte de ferro, substituída em 1958 por uma ponte de concreto), ambas localizadas atrás do Bundeshaus; e Kornhausbrücke (localizada na parte norte da cidade, foi inaugurada em 1898, tem 382 metros de comprimento, dividida em 6 arcos, o maior com impressionantes 115 metros de vão).


Ponte Kirchenfeldbrücke

Completam a paisagem de cartão-postal, tida por muitos como uma "Praga de bolso", o rio Aare, o mais limpo da Europa, que circunda o centro histórico. Nos seus 295 km de extensão, o Aare nasce em Interlaken, atravessa o lago de Brienz e desagua no rio Reno. No Verão, muitos moradores entram na água e se deixam levar pela correnteza até algum outro ponto de saída, enquanto desfrutam as vistas do centro histórico, Bundeshaus (“Casa do Parlamento”), entre outros.


Ponte Untertorbrücke a partir do rio Aare (com a ponte Nydeggbrücke no destaque)


Ponte Untertorbrücke a partir da ponte Nydeggbrücke

Gerechtigkeitsgasse ("Rua da Justiça" em suíço-alemão), na continuação da ponte Nydeggbrücke, é decorada em toda sua extensão com dezenas de bandeiras dos cantões suíços e sacadas floridas, mas duas características marcantes da arquitetura do centro histórico chamarão sua atenção: a primeira são as Arcadas, calçadas comerciais cobertas, localizadas nos dois lados e separadas por passagens em forma de arcos do século 15. Repletas de estabelecimentos comerciais, desde pequenas lojas de antiguidades, os tradicionais souvenirs, modernos (e caros) relógios, roupas exclusivas e também galerias e cafés, onde o antigo e o moderno convivem em total harmonia. Berna possui 6 km de arcadas, que formam o mais extenso calçadão comercial coberto da Europa.


Rua Gerechtigkeitsgasse e suas arcadas, com a fonte Gerechtigkeitsbrunnen em destaque

A segunda são as fontes – Berna é conhecida como a “Cidade das Fontes”, pois possui mais de cem construções centenárias com água potável e geladinha (perfeito para encher sua garrafinha e continuar a caminhada), quase todas do século 16. Onze destas fontes são decoradas com estátuas em estilo renascentista que remetem a personagens históricos ou figuras lendárias, que dão um charme e um ar colonial à capital. Para quem se interessar em conhecer as fontes de Berna, o escritório de turismo local oferece uma visita guiada temática.


Rua Gerechtigkeitsgasse, com a fonte Zähringerbrunnen e o Zeitglockenturm  ao fundo

Ainda na Gerechtigkeitsgasse, pare por alguns instantes e aprecie a bela fonte Gerechtigkeitsbrunnen, construída em 1543 e decorada com uma figura que personifica a Justiça.

Nossa próxima parada é na rua Kramgasse, com suas arcadas, sacadas floridas, vai-e-vem constante de bondes e belas fontes – são três, chamadas Zähringerbrunnen (construída em 1535, tem um urso de armadura segurando o estandarte do Duque Berthold V de Zähringen, o fundador de Berna), Simsonbrunnen (construída em 1545, tem a figura de Sansão subjugando um leão) e Kreuzgassbrunnen (construída em 1779, foi a primeira  no formato de obelisco, sem nenhuma figura no topo).


Fontes (1): Simsonbrunnen, Kindlifresserbrunnen, Zähringerbrunnen

Ainda na Kramgasse, uma placa no número 49 dessa rua certamente chamará a atenção dos amantes de ciências: trata-se do casa de um ex-morador, um tal Albert Einstein, que viveu na cidade entre 1903 e 1905 (ano em que os documentos “Annus Mirabilis” foram publicados). Foi neste endereço que o cientista começou a desenvolver a Teoria da Relatividade. Transformada em museu, a Einstenhaus busca reproduzir o ambiente em que o cientista viveu, com direito a mobiliário daquela época, bem como fotos, textos e um filme que dá uma visão geral da vida de Albert Einstein.

Ao final da Kramgasse, a cereja do bolo: Zeitglockenturm (“Torre do Relógio”), torre medieval construída em 1405 no mesmo lugar onde ficava a Torre de Guarda, possui três belos relógios, dois analógicos (instalados nas faces leste e oeste) e um astronômico (indica a hora, o dia, o mês, as fases da lua e o signo do zodíaco pelo qual está passando o Sol). Um sino de 1,4 toneladas (daí o nome “Zytglogge”, que significa “Sino do Relógio” num dialeto suíço-alemão) bate a cada hora nos últimos 600 anos.


Zeitglockenturm

Mas a maior atração é o complexo carrilhão inaugurado em 1530 – pontualmente 3 minutos antes de cada hora cheia, começa o espetáculo: um galo canta, um bobo toca dois pequenos sinos, um rei ergue o cetro e movimenta uma ampulheta, e tem início o desfile de sete ursos, cada um representando um dia da semana. Quando o desfile termina, o galo canta pela segunda vez e no alto da torre o “jacquemart” (figura mecanizada que bate os sinos) inicia o lento bater dos quartos de hora até chegar na hora cheia. O velho rei conta as batidas movimentando o cetro, abrindo e fechando a boca. Um leão dourado sacode a juba vigorosamente a cada golpe do martelo. Por fim, o galo canta pela terceira vez e todos os personagens voltam a ficar imóveis até que chegue a hora seguinte.


Rua Marktgasse

O corredor de compras de Berna concentra-se ao longo das ruas Gerechtigkeitsgasse, Kramgasse, Marktgasse e Spitalgasse. A Marktgasse abriga três das mais procuradas fontes da cidade: Kindlifresserbrunnen (“Fonte do Comedor de Crianças”), construída em 1545, tem uma figura folclórica (para muitos trata-se de um ogro, mas pode ser uma representação do Deus Chronos ou um típico personagem do carnaval de Berna, o “Fastnacht”) comendo criancinhas, e um saco nas costas com algumas esperando para serem devoradas; a Schützernbrunnen (“Fonte do Atirador”, construída em 1543) e a Anna-Seiler-Brunnen (homenagem a Anna Seiler, fundadora do primeiro hospital da cidade).


Fontes (2); Schützernbrunnen, Pfeiferbrunnen, Läuferbrunnen

Na rua Spitalgasse, você encontrará a Käfigturm (“Torre da Prisão”), construída em 1256 durante a segunda expansão de Berna (1255-60) e que substituiu a Zytglogge como Torre de Guarda que determinava os limites da cidade. A torre original foi demolida em 1640 e reconstruída entre 1641-44, em outro local. O relógio que decora a torre foi instalado em 1691. Usada como prisão entre 1643-1897 (daí o nome), a torre atualmente recebe expode ser visitada, principalmente por quem quer saber mais sobre a política suíça – possui documentos, fotos e recebe mais de 400 eventos por ano.

A fonte Pfeiferbrunnen é outra atração da rua Spitalgasse. Construída em 1545, a figura no topo é inspirada no quadro “Bagpiper” (1514), de Albrecht Dürer. Mais adiante, temos a Heiliggeistkirche (“Igreja do Espírito Santo”), construída em 1729 no lugar da capela Spitalkirche (“Igreja do Hospital”), datada de 1228.


Ponte Kornhausbrücke

A Spitalgasse também recebeu a Christoffelturn (“Torre de St. Christopher”), torre construída entre 1344-46 para substituir a Käfigturm como portão que delimitava os limites da cidade, face ao crescimento da população, durante a terceira expansão de Berna, quando a cidade viveu um grande apogeu econômico. Christoffelturn exerceu seu papel até o século 19, quando foi demolida.

A Marktgasse termina na Bärenplatz, praça que na verdade mais parece uma grande alameda exclusiva para circulação de pedestres e bicicletas. Vire à esquerda em direção a Bundesplatz (“Praça do Parlamento”), inaugurada em 01/08/2004 (Dia Nacional Suiça) e local oficial da cidade para de recepções oficiais, comícios políticos, eventos culturais e diversos eventos esportivos. Como área de convivência, hospeda o tradicional mercado semanal, sem falar do novo painel com 26 fontes, cada uma representando um cantão suíço, que faz a alegria da criançada nos dias mais quentes.


Bärenplatz

Ainda na Bundesplatz, a fonte Bernabrunnen, construída em 1863, traz a figura de Bernadette, a figura feminina que personifica a cidade de Berna. A figura está vestida com uma capa e usa uma coroa mural, ela segura uma lança na mão direita e um escudo com o brasão de armas de Berna na mão esquerda.

Caso você tenha a sorte de estar em Berna na quarta segunda-feira de novembro, aproveite para visitar a Zibelimärit (“Feira da Cebola”), realizada na junção das praças Bärenplatz e Bundesplatz, realiza em celebração à colheita do tubérculo.


Bundeshaus e Bundesplatz, em sentido horário: cúpula com vitrais representando os 26 cantões da Suíça, visão do edifício a partir do rio Aare, painel d'água na Bundesplatz, frente do edifício

A Bundesplatz é a porta de entrada da Bundeshaus (“Casa do Parlamento”), imponente edifício construído em estilo renascentista entre 1852 e 1902, sede do Parlamento Suíço e do Governo Federal. As portas ficam abertas ao público quando está sendo realizada uma sessão. O hall central abobadado e ambas as câmaras apresentam numerosas representações simbólicas de história da Suíça.

Atrás do parlamento está o Marzili, uma área de parque aberto onde os habitantes da cidade curtem a praia urbana e pulam no rio e na piscina gratuita. Imperdível. Se estiver em Berna no verão, não se esqueça de colocar uma roupa de banho na mala!



Retornaremos em direção a ponte Nydeggbrücke pela rua Amthausgasse, onde fica o Schweizerische Nationalbank (“Banco Central da Suíça”) e em siga seguida pela rua Münstergasse, A fonte Mosesbrunnen, datada de 1791, fica na junção com a Münsterplatz, que tem a figura de Moisés segurando os Dez Mandamentos, apontando o segundo deles, que proíbe a idolatria.


Fontes (3); Mosesbrunnen, Gerechtigkeitsbrunnen, Anna-Seiler-Brunnen

Na Münsterplatz está localizada a Münsten St Vinzenz, a catedral da cidade em estilo gótico, maior e mais importante igreja medieval da Suíça. A construção começou em 1421 e continuou com diferentes construtores diferentes por gerações – a torre somente foi concluída em 1893. A obra mais importante está na porta principal, um painel em pedra esculpida que representa o Juízo Final. Subir os 254 degraus da torre e apreciar a vista panorâmica da cidade (e das montanhas cobertas de neve de Bernese Oberland) a exatos 101 metros de altura, a mais alta do país, é passeio obrigatório.

Saindo da Catedral, vire à esquerda na Kreuzgasse em direção a Rathausplatz, uma pequena e pacata praça onde fica o Rathaus (“Casa da Prefeitura”), com uma linda fachada em estilo gótico. Atualmente é a sede do governo cantonal, onde o Conselho Bernese Cantonal reúne cinco vezes por ano. Sessões dos órgãos que regem cantonais nunca são abertas ao público. No meio da praça, a fonte Vennerbrunnen, construída em 1542, tem a figura de um guardião com a bandeira do cantão de Berna. E praticamente ao lado, uma igreja católica em estilo neo-gótico, St Peter und St Paul-Kirche, datada de 1864.


Rathausplatz: St Peter und St Paul-Kirche (esq), Rathaus e Mosesbrunnen, na junção das ruas Münstergasse e Münsterplatz, e suas sacadas com gerânios vermelhos

Saindo da Rathausplatz, retorne pela rua Kreuzgasse em direção a Junkerngasse, seguiremos por ela até ponte Nydeggbrücke, mas não antes sem parar para fotografar mais uma fonte: a Junkerngassbrunnen, adornada por um leão segurando uma lança e um escudo, mas o que realmente chama a atenção é a pequena fonte bem ao lado, para que os cães bebam água.

Seguindo pela rua Nydeggasse, vire à esquerda na rua Mattenenge (última antes de cruzar o rio) até a última fonte do nosso tour: a Läuferbrunnen (“Fonte do Corredor”), construída em 1824, embora a figura que a adorna seja de 1545.



Cruzamos o rio Aare pela ponte Untertorbrücke, e após um emaranhado de ruas subiremos o morro em direção ao Rosengarten (“Jardim das Rosas”), último passeio do nosso tour. Parque localizado na parte alta da cidade, que ao lado da torre da Catedral e da ponte Nydeggbrücke oferece as melhores visões panorâmicas da Cidade Antiga. Criado em 1913, foi remodelado entre 1956-62, abrigando atualmente 220 diferentes tipos de rosas, 200 tipos de íris, além de camas de charneca, rododendros e azaléias. Apenas um dos muitos exemplos que justifica Berna ser conhecida como “a cidade mais florida da Europa”.

Outras atrações de interesse:

Paul Klee Zentrum (http://www.zpk.org): Situado na periferia da cidade, abriga a mais completa coleção de obras do artista, totalizando cerca de 4 mil trabalhos. Aberto de terça a domingo das 09h30 às 17h30.

Três curiosidades sobre Berna:

(1) Foi a sede da final da Copa de 54, quando a Alemanha Oriental ganhou de 3 a 2 da Hungria, o então "Dream Team" da época;
(2) Segundo a UNESCO, é uma das 10 cidades do mundo com melhor qualidade de vida. Quem sabe um dia ainda morarei lá;
(3) Berna é a "casa" do cachorro Bernese, aquele cachorro pequenino e que quase não come.



Guia de Sobrevivência – Onde, Quando, Quanto:

Dada a quantidade de atrações, separe pelo menos 2 dias inteiros para Berna. Trens conectam a capital suíça com praticamente todas as cidades – para maiores informações sobre os horários e preços, acesse o site da SBB CFF FFS (http://www.sbb.ch), a companhia de trens da Suíça.

BärenPark (http://www.baerenpark-bern.ch)
Horário de funcionamento: Todos os dias, depende da disposição dos ursos. A loja de lembrancinhas funciona de 8h30 às 16h30.
Quanto custa: Grátis

Einsteinhaus (http://www.einstein-bern.ch)
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10hs às 17hs
Quanto custa: CHF 6 para adultos, CHF 4.50 para estudantes, crianças, maiores de 65 anos e grupos (preço por pessoa)

Zeitglockenturm (http://www.zeitlockenturm.ch)
Horário de funcionamento: Todos os dias, a cada hora cheia. Tours em inglês diariamente às 14h30

Münsten St Vinzenz (http://www.bernermuenster.ch)
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10hs às 17hs, domingo das 11h30 às 17hs
Quanto custa: Grátis para visitar a igreja, CHF 5 para subir a torre

Käfigturm (http://www.kaefigturm.ch/d/Seiten/default.aspx)
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8hs às 18hs, sábado das 10hs às 16hs
Quanto custa: Entrada gratis

2 comentários:

Fabiana disse...

Estamos de malas prontas para embarcamos na semana que vem, e suas dicas certamente complementarão nosso roteiro! Lindo trabalho, parabéns!

Thiago disse...

Que loucura melhorar no rio! Estou indo para lá no verão e curti essa ideia!

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal