sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Bogotá – Köttbullar


Almôndegas de carne de porco com molho ao pesto

Pense em um restaurante onde as tradicionais almôndegas (sim, aquelas que você ADORA comer no macarrão de domingo) são as donas do cardápio. Esta é a proposta do Köttbullar, casa com endereços nas zonas gastronômicas de La Macarena e Usaquén (em tempo: o nome da casa faz referência às tradicionais almôndegas suecas, feitas com carne de vaca e porco, farinha de rosca, leite e especiarias).

O endereço de La Macarena fica perto do Museu Nacional, mas para chegar até lá é uma caminhada puxada – não pela distância, mas pelas duas subidas sem fim, fica na esquina da Calle 26C com a Carrera 1, também conhecida como Circunvalar, a mesma que passa pelo Santuário de Monserrate. Já o endereço de Usaquén fica na Calle 120A, algumas quadras da Plaza de Usaquén e do burburinho dos restaurantes.







Em comum as duas casas são pequenas, o ambiente aconchegante reúne algumas poucas mesas e uma bancada com poucoslugares, alguns objetos de decoração nas paredes, como uma coleção de pratos, um moedor de carnes antigo, a primeira nota fiscal do restaurante de 2011 e uma gravura de Tintin. A atmosfera em Usaquén é mais despojada, tipo lanchonete dos anos 1950, enquanto a matriz em La Macarena tem um ar mais tradicional. O atendimento na matriz é feito pelos donos, ele cuida do salão e ela comanda as panelas.

Logo que o cliente chega, ele recebe um copo de água (imagino que é pela subida de matar) e um potinho de amendoins caramelizados, uma cortesia da casa antes de fazermos os pedidos.



São cinco opções de almôndegas: “Clásico Res” (a tradicional versão de carne de vaca), “Cerdo” (carne de porco), “Pollo” (frango), “Vegetariana” (falafel e quinua) e a “especial da semana”, que pode ser uma das quatro opções com algum tempero (por exemplo, frango com gengibre) e/ou molho, ou alguma invenção dos donos, como as versões de merluza e cordeiro.

O cardápio é simples: na primeira página uma espécie de fluxograma ajuda no processo: primeiro, você escolhe uma das almôndegas; em seguida,o molho - Pomodoro, Pesto, “Strogonoff” (com cogumelos e base de carne); “Alvaro” (creme de leite, manteiga, azeite, alho e queijo) ou “Suero y Pepino”, iogurte com pepino; o próximo passo é dizer se prefere as almôndegas em sanduíche (3 ou 5 unidades, na baguete com queijo derretido), ou na tigelinha (3 ou 5 unidades). O preço varia de COP 15,000 (tigelinha com 3 almôndegas) a COP 20,000 (sanduíche com 5 almôndegas).


Almôndega de "res" (carne de vaca) com molho pomodoro



IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

Pagas à parte, é possível acompanhar as almôndegas com batata frita (COP 5,000), purê de batatas (COP 10,000), seleção de vegetais (COP 10,000), feijões brancos cozidos na cerveja Ale (COP 14,000),  ou o risoto da semana (COP 14,000), que pode ser de milho com mel, beterraba, favas com espinafre e cogumelos, etc.


Refeição completa por COP 25,000 (sem a cerveja, lógico)

As almôndegas realmente merecem os elogios e o TOP10 no TripAdvisor, parecem feitas no forno ao invés de fritas, tamanha a leveza e força dos temperos. Provei a de carne de vaca com molho Pomodoro e a de porco com molho ao Pesto, a textura da primeira é incrível, mas me apaixonei para segunda, as bolinhas são consistentes e têm sabor intenso, o molho ao pesto, valorizado pelas boas ervas e pelo alho fresco, ainda recebe uma quantidade generosa de azeite que escorre pelos dedos mordida após mordida.

Para acompanhar as almôndegas, gostei muito do purê de batatas, extremamente leve e feito com batatas amassadas rusticamente, que quebram aquele marasmo na boca. Já as batatas fritas eu achei um pouco pesadas, pulo. Completam a refeição uma pequena tigela de salada com folhas verdes.


Purê de batatas

A carta de cervejas é uma das mais completas da cidade, com cerca de 20 rótulos premium, incluindo as principais colombianas (Moonshine e Apóstol) e boa seleção de importadas, com destaque para as belgas La Trappe (Quadrupel e Witte, minhas preferidas), Delirium (Tremens e Nocturnum) e Duvel, inglesas e irlandesas, como London Pride e Murphy’s Stout. Os preços são competitivos, entre COP 10,000 e COP 20,000. Também oferece uma enxuta carta de vinhos.


La Trappe Quadrupel, minha belga preferida (COP 20,000)

A casa trabalha com os sucos da marca colombiana Mamba, feitos com 100% fruta orgância, são densos e saborosos, lembram um smoothie. São quatro versões (COP 5,000 cada, garrafinha com 250ml): “Alba” (manga, laranja, maçã e banana), “Santo” (morango, maçã, laranja e goiaba), “Faro” (feijoa, conhecida como goiaba-serrana, com hortelã, laranja e espinafre) e “Vela” (amora, morango, banana e uva).

Para fechar a refeição, duas pequenas trufas de chocolate de cortesia, super macias (lembra uma bala de goma) e com sabor intenso de chocolate, que podem ser compradas ali mesmo por COP 14,000 a caixinha com 15 unidades. O negócio é bom pra caramba, só isso que eu posso dizer.


Suco Mamba "Vela", com amora, morango, banana e uva

O único porém depois de uma baita refeição com um ótimo preço é o sistema de exaustão da casa, que simplesmente NÃO EXISTE; infelizmente a fumaça da cozinha invade o salão e você invariavelmente sairá de lá com a roupa fedendo gordura, PT total. Quando for, vá com aquela roupa velhinha, já suja do fim da viagem, porque ela irá direto para a máquina de lavar (e precisará de bastante sabão para ficar novinha em folha).

Uma sugestão: permitir o cliente escolher dois tipos de almôndegas na opção de sanduíche com 5 unidades, assim o cliente pode experimentar e “brincar” com sabores.

La Macarena: Calle 26C # 3- 05
Usaquén: Calle 120A # 5-61
As duas casas trabalham com o mesmo horário de funcionamento - quarta a sábado das 12hs às 22hs, terça e domingo das 12hs às 17hs, fechado segunda.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal