domingo, 1 de março de 2015

Bogotá – Sant Just Traiteur (La Candelaria)


Cordeiro a la plancha

Poderíamos falar de mais um dos muitos restaurantes franceses da capital colombiana, mas definitivamente o Sant Just é diferente. Localizado no chamado “Eje Ambiental”, a poucos metros da estação Las Aguas de Transmilenio e do acesso principal ao Cerro Monserrate, este misto de café e bistrô é famoso por ser um lugar onde come-se muito bem com pouco dinheiro - o gasto médio entre COP 15,000 e COP 25,000 para prato principal e bebida torna a relação qualidade/preço imbatível. Talvez por isso o Sant Just seja tão aclamado como uma das melhores mesas da cidade.

A pequena casa é dividida em dois salões, no primeiro estão quatro mesas e duas pequenas bancadas, já no segundo a atmosfera lembra um café parisiense, com suas mesas redondas altas e outra bancada, esta com visão privilegiada da cozinha e do preparo dos pratos.


Fachada (Crédito: Página do Sant Just no Facebook)



O restaurante só abre na hora do almoço, o menu executivo muda todos os dias, são 3-4 entradas e 4 pratos principais. O chef Eric Noirad produz uma cozinha fusion francesa de autor, usando ingredientes nobres da culinária francesa como cordeiro, salmão e morcilla, além de opções vegetarianas, que recebem acompanhamentos como quinua, purê de batata criolla e ratatouille de legumes, sempre com apresentação impecável. Saem as frituras e entram as saladas fartas, os vegetais, carnes e peixes preparados de modo saudável, sempre com generoso uso de temperos e ervas frescas. Os pratos são bem servidos, porém os(as) mais esfomeados(as) podem precisar de uma entrada ou sobremesa para fechar a conta.

O atendimento é muito cortês e pessoal, Damian e equipe dedicam o tempo necessário em cada mesa para apresentar o menu do dia, descrever em detalhes cada prato, como são preparados, cada uma das especiarias usadas, o processo de marinar as carnes e peixes para absorver sabores e aromas. O cara gosta do que faz, e o faz com amor. Além do pessoal que trabalha na região, a casa recebe muitos estrangeiros, principalmente franceses, que serão cordialmente recebidos por Damian no seu idioma, fazendo do Sant Just uma das filiais da Embaixada Francesa em Bogotá. Inglês? É só chamar o Damian.


Couvert

Os sucos são preparados com graviola ("guanábana" em espanhol) ao invés de água, um diferencial que os torna leves e consistentes, quase como um smoothie – as versões de morango e manga (COP 3,000 cada) são irresistíveis. A limonada deles é servida com bastante hortelã ("yerbabuena" em espanhol) e zero de amargor (COP 2,500), o que a torna bem refrescante. Mas estamos em um bistrô francês, o legal é harmonizar os pratos da casa com uma boa taça de vinho.

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.


Morango com graviola


Limonada com hortelã

O couvert da casa tem um creme de tomates ao melhor estilo “gazpacho”, acompanhado por uma tigelinha de pão ciabatta fatiado. Entre as entradas, o creme de tomates orgânicos com mix de sementes, azeite de oliva e trocentas mil especiarias (COP 9,000) e o ceviche de atum com chips de banana-da-terra (COP 14,000) são ótimas opções. Entre as opções para compartilhar, a tábua de charcuteria francesa (COP 15,000) tem duas opções de salsichas fatiadas, uma terrine e um jamón espanhol, acompanhados de salada, vegetais, quinua e torradinhas de ciabatta.


Creme de tomates


Ceviche de atum


Tábua de charcuteria francesa

Entre os pratos principais, meu preferido é o “Cordero a la plancha” (COP 16,000), clássico da casa presente na carta quase todos os dias, servido mal passado (ponto ideal para cordeiro, com o interior vermelho sem sangue, o que preserva a textura e os sucos da carne) e acompanhado por purê de batata criolla, ratatouille de legumes e outros ingredientes que podem mudar dependendo do dia – é só perguntar para o Damian que ele explica tudinho!

A “Ensalada Gravlax salmon marinado” (COP 18,000) é outro campeão de vendas, reúne salmão marinado em ervas servido na forma de bruschetta em três fatias de pão ciabatta com uma salada de folhas verdes e vegetais que mais parece uma floresta amazônica. Acompanham lâminas de gengibre, quinua, gergelim, feijões verdes, tomates cereja e outras coisas que não lembro.


Ensalada Gravlax salmon marinado

Para quem gosta da autêntica morcilla feita com sangue, a versão francesa do Sant Just é acompanhada por purê de batata criolla, cogumelos salteados e maçãs caramelizadas (COP 17,000). Diferente da espanhola, com interior bem consistente, a versão francesa não leva arroz, por isso é mais macia, o interior tem textura de mousse. O gosto é bem mais intenso, por isso que não é um prato que agrada a todos, mas sem dúvidas levará os amantes da boa morcilla aos céus.


Morcilla

Importante: O único ponto negativo é que o Sant Just não aceita cartão, só dinheiro.

Dica: chegue cedo, depois das 13hs é normal ter fila na porta.

Endereço: Calle 16 A # 2-73
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 12hs às 16hs, sábado das 12h30 às 16h30, domingo fechado.
Internet: http://www.santjust.co

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal