quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bogotá – Cuban Jazz Café (Centro Histórico)


Langostinos al ajillo

Restaurante de comida cubana localizado no Centro Histórico de Bogotá, a poucos passos do Museo del Oro. Na verdade, o Cuban Jazz Café é mais que um restaurante, é um espaço cultural que reúne arte, música e comida, famoso na cena noturna de Bogotá por seu clube de jazz e salsa cubana com shows todas as noites.

A primeira coisa que chama a atenção quando entramos, além da escada que dá acesso ao salão (que fica no subsolo de um dos prédios mais antigos do Centro Histórico), é a decoração retrô (com um leve cheiro de coisa velha, diga-se) que remonta aos clássicos clubes de jazz de New York e Paris dos anos 1940, onde predominam os grandes sofás de veludo vermelho, os móveis de madeira escura (com destaque para o gigantesco bar), as luzes de neon, os instrumentos musicais (incluindo um piano dos anos 1950 na entrada) espalhados pelo salão e as fotos de artistas de jazz e música cubana nas paredes.











Lugar recomendado para quem procura um lugar para dançar, ouvir boa música e apreciar a extensa carta de coquetéis da casa – os mojitos são a especialidade da casa, são mais de 12 tipos. Na hora do almoço saem os shows de música ao vivo e entram os pratos “inspirados” (pero no mucho) na gastronomia da ilha de Fidel.


Sucos de amora (esq) e lulo (dir)


Couvert: chips de banana com guacamole

O atendimento costuma ser rápido e cortês na hora do almoço, o único porém é que o número de garçonetes não é tão grande (são apenas três, se não estou enganado), o que pode tornar o atendimento mais demorado com casa cheia. Confesso que não fui à noite, embora li em vários sites que o serviço oscila muito, principalmente com casa muito cheia. Fica o alerta.

De entrada, peça a “Trilogia de Tostones” (COP 10,800), três discos de patacón (feitos com banana verde, empanados e fritos), cobertos com “ropa vieja” (aqui chamada “sobrebarriga”, é a boa e velha fraldinha, desfiada e preparada com molho de tomate), picadillo (carne picada ma ponta da faca) e camarões.


Arroz con Camarones

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

Entre os pratos à base de arroz, muito típicos na ilha, destaque para o “Arroz con Camarones” (COP 23,500), uma tigela de arroz com muito, mas muito camarão, tudo misturado com molho de tomates e finalizado com uma colherada de catchup e outra de creme azedo. O cardápio diz que o prato vai curry, mas pessoalmente ele passou bem longe do meu prato no dia da visita. Independente disto, é uma porção gigantesca, um dos poucos pratos aqui em Bogotá que não fui capaz de comer tudo (algo extremamente raro, já que como muito bem).


Ropa Vieja com arroz branco e tostones

Provamente o prato mais conhecido de Cuba é o “Ropa Vieja” (COP 19,500), que leva fraldinha (aqui chamada de “sobrebarriga”) desfiada e preparada com molho de tomates e mais dois acompanhamentos – é possível escolher entre arroz branco, arroz “Moros y Cristianos” (com feijão e bacon), yuca (mandioca cozida), tostones (os discos de banana verde que já falamos aqui), milho cozido, vegetais salteados ou salada.

Entre as opções de peixes e frutos do mar, provamos os “Langostinos al ajillo” (COP 32,500), seis camarões grandes servidos em molho de ervas e acompanhados de arroz branco e três fatias de pão na chapa com manteiga. Pessoalmente achei a porção de camarões muito pequena, quase ridícula se considerarmos o preço; por outro lado, a combinação dos crustáceos bem preparados, do molhinho saboroso e do pãozinho com manteiga forma um mescla incrível de sabores, algo irrestistível, daquelas misturas viciantes.


Torta de Chocolate

Para beber, sucos de amora, limonada com hortelã e o imperdível lulo (COP 4,500), bem encorpado e azedinho, além de cervejas Club Colombia (COP 4,500).

A carta de sobremesas é bem sucinta (e nada cubana, diga-se), entre os acertos está a “Torta de Chocolate” (COP 7,500), um típico bolo de chocolate de caneca super cremoso e servido bem quente, acompanhado por uma bola de sorvete de creme e calda de frutas vermelhas. Simples, bem executado e delicioso, lembra os mimos da minha avó. Bom demais!

Endereço: Carrera 7A # 12C-36
Telefone: +57 313 8263514
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 12hs às 15hs, quinta e sexta das 17hs até o último cliente, sábado das 20h30 até o último cliente, domingo fechado.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal