Camarões empanados com molho à base de curry verde japonês
Um dos achados da La Candelaria, ideal para quem busca uma refeição realmente especial. Para começar, espere um lugar diferente de um restaurante tradicional: não há placas na frente, a porta fica fechada e só é aberta pelo dono após uns toc-tocs, como se você estivesse chegando para comer na casa de alguém. Como a maioria dos restaurantes da região, o La Condesa é pequeno (apenas 10 mesas) e o dono é o chef, comanda a cozinha, recebe os clientes e recomenda os vinhos. E aqui não é diferente.
Em tempo: a tal condessa do nome faz referência à personagem de Brigitte Bardot no filme “Shalako” (1968), um faroeste estrelado também por Sean Connery. Confesso que não vi o filme, mas pelo li não foi uma produção, digamos, muito bem recebida pela crítica.
É considerado um restaurante com preços elevados para os padrões de Bogotá (e principalmente da La Candelaria), mas trabalhar com ingredientes caros como camarões rosa, salmão fresco, carne Angus, curry japonês, gorgonzola e nozes eleva não apenas o preço da refeição, mas também a qualidade do que é oferecido. E é neste ponto que o chef Edgardo Areizaga, um americano com raízes mexicanas, procura inspirar-se para criar seus pratos coloridos, perfumados e ricamente saborosos. Em linhas gerais, a qualidade vale (e muito) o preço.
Couvert
Uma coisa que pessoalmente dificulta planejar quando comer lá é que o La Condesa não tem cardápio fixo, os pratos do dia dependem do que o chef comprou (tudo é muito fresco, diga-se) e resolveu preparar no dia, como o suculento (e alto) medalhão de filet mignon ao molho bordelaise (à base de vinho tinto e tutano, delicioso) ou queijo azul (com bastante gorgonzola derretida, perfeito para quem gosta de sabores fortes), uma posta de salmão grelhado ou os ótimos camarões rosa empanados com molho à base de curry verde japonês (devidamente servido à parte, para ser misturado ao arroz branco soltinho).
Medalhão de filet mignon ao molho bordelaise
Cada prato principal custa COP 40,000, com direito a dois acompanhamentos. Entre as melhores pedidas, estão a salada de batatas e a ótima salada Anderson, reunindo um mix de folhas verdes, pedaços de gorgonzola e nozes caramelizadas.
IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.
Salmão grelhado com salada de batatas e salada Ceasar
Para quem gosta de carne, importante dizer que o medalhão tem quase 3 dedos de altura, e para mantê-lo incrivelmente suculento e macio é inevitável que o meio chegue quase mugindo. Para quem não gosta, peça para que seja preparada ao melhor estilo “borboleta”, cortada ao meio, aqui chamada de “mariposa” (o chef vai torcer levemente o nariz, mas irá prepará-la). Já a posta alta de salmão corre o risco de chegar à mesa com o interior cru pelas mesmas razões, então a dica aqui é pedi-la bem passada para não ter que voltar para a grelha – deixe claro que você quer o meio bem cozido.
Medalhão de filet mignon ao molho de queijo azul
A carta de bebidas foca em cervejas especiais, como a espanhola 1906 (COP 10,000), bem maltada, a holandesa Duvel blonde (COP 12,000), e vinhos – não existe carta, depende do que o chef escolheu, provou, gostou e comprou. Também oferece vinhos em taça (a partir de COP 20,000), vale olhar quais são os rótulos disponíveis no dia. Entre as opções não-alcoolicas, água, águas saborizadas e o bom chá de limão da casa (COP 6,000). Único porém: nada de sucos.
Para fechar a refeição, não podiam faltar as sobremesas, que aqui chegam em porções gigantes, que servem facilmente para duas pessoas. Provamos a boa e velha banana flambada com sorvete (COP 16,000), que cumpre bem seu papel, mas nossas juras eternas de amor são para a torta de cenoura (COP 16,000), ao melhor estilo americano, feita com cenoura ralada bem fininha, açúcar mascavo, nozes e um toque de canela, tudo generosamente coberto por um creme à base de cream cheese e bastante açúcar. Beira o inesquecível.
Banana flambada
Torta de cenoura
Endereço: Carrera 6 #10-19 (duas quadras da Plaza de Bolívar)
Telefone: +57 (1) 2831573
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 12hs às 15h30, fechado sábado e domingo.
terça-feira, 21 de abril de 2015
Bogotá – La Condesa Irina Lazaar (La Candelaria)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário