quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bogotá – Vía Buenos Aires (Centro Histórico)


Ojo del Bife

Restaurante argentino localizado na Carrera 8, a poucos metros da Plaza de Bolivar, nos arredores do Palacio de Justicia e do Palacio Liévano. A entrada pequena espremida entre dois outros restaurantes, o árabe El Khalifa e o francês Bonaparte, revela um salão espaçoso, ricamente decorado e pensado nos mínimos detalhes para que o cliente sinta-se em Palermo ou Recoleta, com o tradicional "asador” (ou parrilla) na entrada, fotos de tango nas paredes e o som ambiente inconfundível.

As estrelas do cardápio são os bifões Angus importados da Argentina e disponíveis em cinco cortes: Bife de Chorizo, Ojo del Bife (miolo do contra-filé), Tapa de Cuadril (picanha), Punta de Anca ou Colita de Cuadril (maminha), e o Asado de Tira. Com exceção do Asado de Tira (COP 50,000, 300 gramas), todas as carnes podem ser pedidas em cortes de 350 (COP 50,000) ou 250 gramas (COP 38,000). Pessoalmente senti falta de algumas carnes, como o Vacío (fraldinha) e o Lomo de Res (filet mignon).







Além das carnes com sotaque portenho, a casa também oferece alguns cortes nacionais, frango e salmão, todos devidamente preparados na parrilla, com preços entre COP 25,000 e COP 39,000. A tradicional parrilla argentina (COP 45,000 para uma pessoa, COP 75,000 para duas) não podia ficar de fora. Para quem tem dúvidas, as carnes argentinas são infinitamente superiores às nacionais, nem vale a pena arriscar, já que a diferença no preço é pequena. Para acompanhar, fritas, purê de batata, salada, vegetais ou penne ao molho de manteiga e parmesão (COP 8,000 cada).

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.


Penne Rigate (penne ao molho de manteiga e parmesão)

É claro que não podiam faltar o molhinho chimichurri e a salsa criolla (cebola, pimentões vermelho e verde, tomate e muito azeite), preparados com produtos importados da Argentina e servidos no couvert junto com uma cestinha de pães. E dá para repetir tudo à vontade.

O atendimento é bastante cortês, o salão fica aos cuidados da esposa do dono e um uruguaio muito gente boa. Já o dono, um argentino com aquele sotaque típico, comanda a parrilla – ou seja, sua carne argentina será preparada em uma autêntica parrilla argentina e por um argentino. A cozinha e a parrilla trabalham rapidinho para liberar os pratos, mesmo quando o salão está cheio.


Ojo del Bife

Das carnes que provamos, a melhor foi o Ojo del Bife, um corte com personalidade e que chega à mesa ao ponto (embora seja possível mais ou menos passado, dependendo do ponto de sua preferência), ponto ideal para manter a suculência e maciez característicos do corte. O único porém é que a carne não foi preparada de forma harmoniosa, algumas partes chegaram mal passadas, quase cruas. Só posso dizer que a carne ao ponto é SENSACIONAL, não perde em nada para as melhores carnes de Buenos Aires.

Já o Bife de Chorizo decepcionou um pouco, o corte servido estava extremamente gorduroso e chegou mais mal passado do que o pedido. A Colita de Cuadril foi a única que chegou rigorosamente no ponto solicitado, um corte extremamente tenro e suculento, embora com alguns nacos de gordura.

Bife de Chorizo


Punta de Anca (ou Colita de Cuadril)

O salmão foi uma grata surpresa, prepará-lo na parrilla apenas com sal e pimenta realçou os sabores do pescado e ainda o deixou com um leve toque do carvão – mais um para brigar com Trattoria Nuraghe, La Condesa Irina Lazaar e Pescado La Subienda pelo posto de melhor salmão de Bogotá.




Salmão

Não deixe de fazer uma viagem à Buenos Aires boêmia pelo ótimo cardápio de entradas, começando pelas imperdíveis empanadas (COP 14,000, 4 unidades) da casa, preparadas no forno como as do norte da Argentina, recheadas com carne na ponta da faca, ovo, azeitonas e passas. Não bate as portenhas do El Sanjuanino nem as paulistanas do Don Hugo, mas são muito muito muito boas, molhadinhas e com tempero na medida certa.




Empanadas

As “berengenas escabeche” (COP 10,000) são preparadas em fatias finas cortadas na vertical e sem casca (ao invés de fatias na horizontal ou cortadas em cubinhos), cozidas e marinadas com bastante azeite, alho e especiarias. Para fechar, não deixe de provar o ótimo chorizo (COP 10,000), levemente picante e com zero de gordura, e o discão de provoleta devidamente grelhado na parrilla (COP 14,000), com sabor forte.


Berengenas escabeche


Chorizo


Provoleta

Para beber, a casa tem boa oferta de sucos naturais, como as versões de uva e tangerina (COP 8,000 cada), ambos encorpados e deliciosos, além de uma bem selecionada carta de vinhos, com predominância de rótulos argentinos e bons preços - além das garrafas de 750ml, há opções de meia-garrafa e taça (COP 10,000).

A carta de sobremesas traz clássicos como o “flan con dulce de leche”, uma instituição portenha que reúne dois dos melhores sabores argentinos, entretanto nas três visitas que fizemos o doce de leite (argentino, lógico) estava em falta, problema enfrentado por 10 entre 10 restaurantes de Bogotá que trabalham com ingredientes importados – o produto chega, mas demora uma eternidade para sair do porto.


Sucos de uva (esq) e tangerina (dir)

Na quarta visita que fizemos, o doce de leite estava lá, mas o forno estava queimado (!!!), então o flan não estava disponível. Única sobremesa disponível, pedimos uma taça de sorvete de creme acompanhada por uma senhora colherada de doce de leite (COP 9,000), e aqui tivemos uma pequena grande decepção: para quem está acostumado com o autêntico doce de leite argentino, denso e com aquela cor e sabor inconfundíveis, o do Vía Buenos Aires não é tão "rico", não tem a mesma cor nem o mesmo sabor. Uma pena.


Helado con dulce de leche

Todas as sextas e sábados o salão vira uma pista de dança para os interessados nas aulas de tango. Atmosfera, comida e tango, o Via Buenos Aires é um pedacinho da capital portenha em Bogotá.

Na nossa avaliação geral, as carnes são boas, mas após quatro visitas saímos com a impressão de que as entradas são mais impressionantes que os pratos principais. O salmão foi a grande surpresa, já o doce de leite foi a maior decepção.

Endereço: Carrera 8 # 11-15
Telefone: +57 (1) 2849810
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 12hs às 16hs, quinta a sábado das 19hs às 2 da manhã, domingo fechado.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal