sábado, 27 de junho de 2015

Bogotá – Bistronomy by Rausch


Langostinos curry

Com endereços na Zona G e Usaquén, é um dos restaurantes do badalado chef Jorge Rausch, famoso por ser dono do refinado Criterion (avaliado pela publicação “Latin Americas's 50 Best Restaurants” da revista britânica Restaurant como o melhor restaurante do país) e um dos três jurados do Masterchef Colômbia. A proposta do Bistronomy é oferecer uma cozinha simples, descomplicada e com preços acessíveis, inspirada em pratos clássicos franceses mas que inclui receitas e sabores tradicionais de outros países.





Em comum as duas sedes têm salões pequenos e de atmosfera informal. A casa da Zona G divide-se em dois ambientes, o primeiro é mais intimista, com luz baixa e paredes de tijolos e pequenas luminárias, já o segundo é como uma área externa, o teto de vidro é adornado com uma cristaleira, a parede nos fundos tem tijolos expostos e espelhos grandes, já as laterais intercalam lousas com desenhos que remetem a ingredientes de cozinha e frases de personagens famosos que falam de comida e vinhos.





Um lugar tranquilo, para conversar e apreciar a comida – a atmosfera só muda nas noites de quinta, sexta e sábado, quando entra em ação um trio com boa música ao vivo, um rock suave dos anos 1980-90 e em volume baixo para não interferir no volume das conversas.

O atendimento dos garçons é prestativo e cordial, a cozinha trabalha com rapidez para entregar os pratos. Enquanto exploramos as opções da carta, chega à mesa um pão quentinho com uma porção minúscula de manteiga (poderia vir um pouco mais) para enrolar o apetite.


Couvert

Para um restaurante que busca inspiração dos bistrôs franceses, a carta é um pouco longa – são cerca de 50 itens entre entradas e pratos principais. Além do menu fixo, no almoço de segunda à sexta oferece os “pratos del dia”, o que conhecemos no Brasil como menu executivo, sempre com precinho camarada.

Fica claro qual é a proposta do Bistronomy quando olhamos a carta de entradas, são cerca de 20 opções bem servidas para serem compartilhadas por 2-3 pessoas, proporcionando um banquete de aromas, cores e sabores. Começamos com as saborosas “Croquetas de risotto rellenas con mozzarella” (COP 19,900, 6 unidades), croquetes de arroz arbóreo recheados de mussarela, o bom e velho arancini italiano. Simples, eficiente e sem invenções.


Croquetas de risotto rellenas con mozzarella

Da Itália para o Oriente Médio com os “Langostinos apanados en falafel” (COP 23,900, 6 unidades), que diferente do nome do prato não são “camarões empanados no falafel”, mas sim croquetes de falafel recheados com um camarão. O falafel é bom, só achei o bolinho é grande demais em comparação com o camarão pequeno, que por sua vez não recebe nenhum tempero. Como o sabor do falafel é marcante, o camarão fica meio perdido. As pastas de tahine e harissa que acompanham o prato bem que se esforçam, mas não ajudam a dar um “up” no sabores - o molhinho de pimenta árabe vendido no mercado teria melhor resultado.


Langostinos apanados en falafel


Langostinos apanados en falafel

Nosso próximo destino é a Índia, com os “Langostinos curry” (COP 41,900), um prato perfumado, colorido e saboroso. Além dos camarões grandes, servidos em boa porção, o prato traz uma boa seleção de vegetais – brócolis, cenoura, ervilha, milho, pimentão e couve-flor. Para acompanhar, arroz branco. Ideal para iniciantes de curry, já que o prato não é picante. Para comer, vá colocando o arroz aos poucos na travessa de camarões, assim ele vai absorver parte do molho de curry, e o negócio ficará bom pra caramba.

Da Inglaterra, não podia faltar o “Fish & chips con salsa tártara” (COP 27,900), são dois generosos pedaços de pescado (mero, imagino) empanados e acompanhados por “french fries” americanas e molho tártaro. Peraí, alguma coisa está errada, onde estão as tradicionais batatas inglesas, cortadas em pedaços grossos e fritas com casca? Primeiro deslize. Sobre o pescado, achamos o empanado grosso e pesado demais, sem dúvidas nos restaurantes ingleses de Bogotá, como El Inglés e The Monkey House, o resultado é bem melhor. Para completar, molho tártaro é gostosinho, só que vem em quantidade muito reduzida, e acaba rapidinho.


Fish & chips con salsa tártara

A “Hamburguesa Bistronomy” (COP 23,900) não decepcionou: são 220 gramas de carne bovina bem temperada e preparada no ponto que gosto, com o meio rosinha, mais queijo Emmental, cogumelos salteados, bacon, tomate, alface e molho alioli (alho e azeite). Um baita hambúrguer – não bate o Gordo Bar, e a briga é boa com o El Inglés. Os cogumelos são incrivelmente deliciosos, o bacon chega tostadinho, só a porção que poderia ser um pouquinho mais generosa. O único deslize é a alface embaixo da carne, a verdura chega toda cozida.


Hamburguesa Bistronomy


Hamburguesa Bistronomy

Para acompanhar o lanche, pedimos uma porção de fritas com cheddar e bacon crocante (COP 9,900). A porção é bem servida, a batata é sequinha, só achamos o sabor do cheddar muito forte de leite e sem aquele toque curado típico do queijo. Para finalizar, a quantidade de bacon beira o ridículo.


Fritas com cheddar e bacon crocante

Para beber, boa oferta de sucos naturais, como as opções de frutas do bosque (COP 11,900) e morango com lichia (COP 10,900), consistentes e refrescantes, além de uma carta de cervejas com alguns rótulos importados como Corona, Erdinger (COP 15,900) e Grolsch (COP 15,900).


Sucos de frutas vermelhas (esq) e amora (dir)


Grolsch (esq) e Erdinger (dir)

Da carta de sobremesas, a única opção que provamos foi o “Fondant de chocolate con oreos” (COP 13,900), um típico bolo de chocolate de caneca com pedaços de biscoito Oreo por cima, acompanhado por uma bola de sorvete de creme. O sabor é amargo e forte demais, a textura chegou mais líquida do que normal, já o sorvete é extremamente doce, e não harmoniza com o bolo. Não empolgou.


Fondant de chocolate con oreos

Endereços:
Zona G: Calle 70 # 6-37 | Usaquén: Carrera 6 # 119-24

Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 12hs às 16hs e das 19hs às 23hs, domingo das 12hs às 17hs.
Internet: http://www.bistronomybyrausch.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal