sábado, 13 de junho de 2015

Bogotá – La Vieja Suiza (La Candelaria)


Raclette

Restaurante suíço localizado na parte alta da La Candelaria, pertinho da estação de Transmilenio Las Aguas e cerca de 1km da entrada principal do Cerro Monserrate. Os donos são um casal – ela alemã, ele suíço, que junto com os dois filhos também suíços administram o lugar, oferecendo comida tradicional, pratos fartos, ótimo atendimento e bons preços. Daqueles lugares que 99% dos colombianos que trabalham no Centro Histórico não conhecem, mais um dos bons achados do bairro. Além do restaurante, eles mantém uma panaderia ao lado e um pequeno “bed & breakfast” no piso superior.

O salão é minúsculo, apenas quatro mesas de madeira grossa e escura com bancos, as mesmas usadas nas tradicionais tabernas da Baviera. Cortidas coloridas e alguns objetos antigos completam a decoração simples e aconchegante, já a música ambiente faz uma viagem no pop/rock dos anos 1980-90. O atendimento é um grande diferencial, o salão fica a cargo da mãe, uma senhora alemã extremamente simpática e gentil, que adora conversar com os clientes. Nas várias visitas que fizemos, impressionou o número de alemães/suíços, igual ou superior ao de colombianos, uma ótima referência sobre a qualidade do atendimento e da comida - se os alemães/suíços sentem-se em casa, é porque o negócio é bom.









A tradicional batata rosti suíça tem lugar de destaque no cardápio. Com cerca de 15 cm de diâmetro, leva batata ralada em pedaços bem pequenos, bastante queijo e só. Servida com casquinha crocante e levemente queimada, é leve e deliciosa, me fez recordar do roteiro gastronômico que fiz pela Suíça alguns anos atrás. É possível pedi-la acompanhada de ovos mexidos (COP 8,500), ovos + bacon (COP 10,500) ovos + bacon + queijo suíço (COP 15,000), salsicha alemã (Weisswurst) com molho de cebolas (COP 20,000) ou carne de porco com salsa de cogumelos e vegetais salteados (COP 20,000).


Pãozinho de alho de couvert

Outra protagonista da carta é a boa salsicha alemã (a tradicional Weisswurst) da casa, feita com carne de vitela e preparada na grelha, chega à mesa com aquelas marquinhas tostadas bem suculentas. Tenra e saborosa, valoriza o sabor da carne, embora seja possível sentir um leve toque da cebola, do gengibre e limão. Deliciosa. Além da batata rosti, pode ser pedida em forma de sanduíche no pão baguete (COP 10,000) ou acompanhada de salada de batatas (COP 15,000).


Batata rosti com salsicha Weisswurst


Batata rosti, carne de porco com salsa de cogumelos e vegetais salteados

Mas a estrela da casa são as três versões de raclette, onde o tradicional queijo suíço servido em quantidade generosa (cerca de 15 fatias bem grossas) pode receber a companhia de uma seleção de carnes (frango, salsicha alemã, bacon, filet mignon suíno), mais batata recém-cozida, cebolas e pickles (COP 60,000). Há também a versão vegetariana, onde a carnes são substituídas por abobrinha, pimentão, cenoura, cogumelo Portobello, cebola e pickles (COP 60,000), além da mista, para os indecisos (COP 70,000). Todas as raclettes são bem servidas para duas pessoas.





Não sabe o que é uma raclette? Junto com a comida, chega uma espécie de grill de dois “andares”, na parte de cima são grelhadas as carnes ou vegetais, já na parte de baixo ficam os queijos, derretidos em caixinhas individuais, chamadas “racletes”. A idéia é que você abra a batata ainda quente, coloque o queijo derretido por cima e coma, devidamente acompanhados por uma boa taça de vinho. Simples e saboroso. As carnes ou vegetais grelhados podem ser comidos junto com a batata e o queijo, antes ou depois, não importa - o legal é compartilhar o momento, preparar o prato com alguém, mesclar os sabores e fazer suas combinações.





Para fechar os pratos suíços, não podia faltar a típica fondue de queijo (COP 55,000), que também serve duas pessoas. Completam o cardápio um hambúrguer com queijo suíço e salada (COP 16,000), um falafel com salada (COP 16,000), três opções de saladas (entre COP 7,500 e COP 11,500), uma sopa de cebolas com queijo (COP 8,500) e uma tábua de queijos, embutidos e pães (COP 22,000).


Salsicha Frankfurter com salada de batata


Falafel com salada

Os sucos podem ser preparados com água (COP 3,500) ou leite (COP 4,500). As opções variam dependendo da disponibilidade das frutas no dia, mas vale provar o morango com leite, lulo, graviola e amora com água (se você der sorte, é possível que eles façam mais do que a medida, e passem a refeição toda colocando suco no seu copo – você toma, toma e nunca acaba).

A carta de cervejas traz rótulos nacionais básicos e não empolga nem um pouco, já a de vinhos tem algumas opções mais simples com preços mais camaradas. Entretanto, a parte legal é que eles permitem que você leve a sua garrafa de vinho sem cobrar rolha (em tempo: no número 5-73 da Avenida Jimenez, pertinho da estação de Transmilênio do Museo del Oro e cerca de 400 metros do restaurante, há uma loja que vende ótimos rótulos de vinhos chilenos, italianos e espanhóis por preços ridículos!)


Sucos de lulo com água (esq) e morango com leite (dir)

Ao lado do restaurante os donos mantém uma panaderia que vende pães, salgados e doces de fabricação própria, como as boas empanadas de carne e frango ao curry, quiches, croissants de chocolate e amêndoas (viciante), bolos, tortas, mousses (variam dependendo da disponibilidade do dia) e o irresistível strudel de maçã (que fica melhor ainda quentinho), com preços super convidativos (entre COP 2,200 e COP 5,500). Os doces também são servidos no restaurante como opções de sobremesas, como o strudel que ganha a companhia de uma bola de sorvete de creme.


Strudel de maçã

O único porém: eles não aceitam cartões de débito e crédito. Portanto, pagamento só em dinheiro.

Endereço: Calle 12C # 3-07
Telefone: +57 (1) 286 9695
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8hs às 19h30, sábado das 8hs às 17hs. Fechado domingo.
Internet: https://www.facebook.com/pages/La-Vieja-Suiza/177727075608382

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal