terça-feira, 23 de junho de 2015

Top 10 Bogotá: Tren Turístico de la Sabana



Originalmente parte dos mais de 200 quilômetros que integraram o “Ferrocarril de la Sabana y Cundinamarca”, a primeira linha férrea do país, o trecho entre Bogotá e Zipaquirá foi construído em 1889. Em 1917 foi inaugurada a estação de La Sabana, no centro de Bogotá, de onde partiam os trens que conectavam a capital com o resto do país, e que foi fundamental para determinar a direção em que Bogotá cresceu e desenvolveu-se. Até a década de 1970, o trem foi meio de transporte de passageiros mais importante da Colômbia.

Com a popularização do carro, o trem gradualmente perdeu importância, até deixar de operar com o transporte de passageiros em 1991. A estação de La Sabana foi fechada, e muitas outras estações tiveram um destino pior: foram destruídas para dar lugar as linhas de Transmilênio, o corredor de ônibus de Bogotá. Locomotivas e vagões foram abandonados à mercê do tempo, e muita coisa simplesmente virou sucata.


Crédito: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=321622

Apenas 1 ano depois, a empresa privada TURISTREN decidiu transformar o trecho de 53 km entre Bogotá e Zipaquirá em roteiro turístico. Quatro charmosas locomotivas a vapor da década de 1940 (nos tempos áureos, existiam cerca de 600), alguns trens a diesel da década de 1960 e vários vagões foram adquiridos e devidamente restaurados. Assim surgiu o "Tren Turístico de la Sabana".


Estação La Sabana


Pequeno museu em La Sabana


Uma das locomotivas abandonadas nos fundos da estação La Sabana

Único trem turístico de passageiros do país, o passeio é realizado somente aos sábados, domingos e feriados. A composição com 14 vagões de janelas amplas e capacidade total de 588 passageiros, confortavelmente sentados em cadeiras giratórias e reclináveis, parte pontualmente às 8h30 na estação La Sabana, no centro de Bogotá, passa por Usaquén às 9h20 (outra opção para embarcar, ideal para quem está no norte de Bogotá e não quer deslocar-se até o Centro), faz uma parada técnica de 10 minutos em La Caro às 10h25 e chega em Zipaquirá às 11h30. Sim, é um passeio de 3 horas, sem pressa para curtir a paisagem e a atmosfera.

Nos domingos o passeio é bem mais concorrido e muito mais interessante, já que a composição é puxada por uma locomotiva a vapor, já nos sábados e feriados entram em ação os trens a diesel. Saindo de La Sabana ou Usaquén, programe-se para chegar 30 minutos antes da saída do trem.


Estação de Usaquén


Estação de Usaquén

Embora seu atual estado de conservação deixe a desejar, a estação La Sabana mantém os traços e a arquitetura dos tempos em que foi a principal estação ferroviária da Colômbia. No saguão de espera, um pequeno museu exibe fotos históricas e objetos antigos que ajudam a contar um pouco da história dos trens no país. Aproximadamente às 8h10 um funcionário chama os passageiros a embarcar e tomar seus assentos. Pontualmente às 8h30 soa o apito do trem, avisando que estamos prestes a sair.

De beleza ímpar, a estação de Usaquén, inaugurada em 1926, já foi tão importante para Bogotá como o Aeroporto El Dorado é nos dias atuais. Se você tiver embarcado em La Sabana, aproveite os 10 minutinhos da parada do trem para que os outros passageiros embarquem para descer e tirar algumas fotos.





Ao longo do passeio é possível ver Bogotá por outro ângulo, o trem passa por trechos de pobreza extrema, os centros comerciais Gran Estación e Santa Ana, o estádio El Campín, edifícios comerciais modernos, corredor de Transmilênio e os imponentes condomínios de casas em Chía. Saindo de Bogotá a paisagem muda totalmente, sai o concreto e a a savana bogotana ganha vida, com seu verde e as poucas chácaras com plantações, vacas, cavalos e ovelhas.

Assim que o trem deixa a estação de La Sabana, uma banda típica de música papayera (grupo de folclore típico colombiano) entra em ação, tocando um par de canções em cada vagão. Poucos minutos depois, os vagões são tomados pelo aromas de tamal, empanadas e chocolate santafereño, itens do café da manhã típico de Bogotá, oferecidos pelos vendedores.









Antes de chegar em Zipaquirá, os guias passarão nos vagões oferecendo duas opções de passeios extras: visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá (COP 31,000 para adultos, COP 23,000 para maiores entre 3 e 12 anos e maiores de 60 anos) ou a Mina de Nemocón (COP 28,000 para adultos, COP 20,000 para maiores entre 3 e 12 anos e maiores de 60 anos), este último disponível apenas nos domingos e feriados. Os preços incluem transporte ida e volta de ônibus (saída de Zipaquirá e retorno em Cajicá) e entrada às atrações.


Catedral de Sal de Zipaquirá (falaremos sobre ela em outro post)

Comprar as entradas diretamente com os guias é uma boa idéia para quem planeja fazer os passeios, pois você evita as filas. Como a saída de Cajicá é só às 15h15, dá tempo suficiente para visitar a Catedral ou a Mina, almoçar e deslocar-se até Cajicá. O único porém é que o valor deve ser pago em dinheiro, diretamente aos guias (já nas bilheterias em Zipaquirá e Nemocón, é possível pagar com cartão). Uma terceira opção oferecida pelos guias é um tour guiado pelo centro histórico de Zipaquirá (COP 5,000), com duração de 30 minutos.


Centro de Cajicá


Igreja de Cajicá


Estação de Cajicá

Após ficar parado por 1 hora em Zipaquirá, a composição inicia a viagem de volta às 12h30, com a primeira parada na cidadezinha de Cajicá, onde fica parada por 2h10, tempo suficiente para quem vai visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá ou a Mina de Nemocón (mas uma eternidade para quem não planeja fazer nenhum dos passeios), almoçar e retornar antes das 15h15, quando o trem começa seu retorno à Bogotá, com chegada em Usaquén às 16h40 e La Sabana às 17h40.

Quanto custa:
- Mês de Março e entre 02/08 a 11/11: COP 48,000 para adultos, COP 35,000 para menores entre 3 e 12 anos, COP 40,000 para maiores de 60 anos
- Meses de Junho, Julho, 01/08 e entre 12/11 e 12/01: COP 52,000 para adultos, COP 38,000 para menores entre 3 e 12 anos, COP 43,000 para maiores de 60 anos

Onde comprar:
- Estação de La Sabana: Calle 13 # 18-24
- Estação de Usaquén: Transversal 10 # 110-08 (em frente ao Centro Comercial Santa Ana)

Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h30 às 17h30, e sábado das 8hs às 17hs.
Internet: http://www.turistren.com.co/

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal