sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Turismo em Praga: Cidade Pequena (Lesser Town, Malá Strana)


Igreja de São Nicolau

O bairro de Malá Strana (“Cidade Pequena”, em tcheco) é a segunda cidade independente de Praga, depois da Cidade Velha. Fundada em 1258, embora a região já tivesse um mercado desde o século 8, o nome deve-se a posição do bairro, na parte baixa do Castelo de Praga, limitada pelo rio Moldava. Durante a Idade Média, foi o centro dominante da etnia alemã de Praga.

A cidade gótica foi edificada ao redor da praça Malostranské námestí (“Praça do Mercado” em tcheco) e da igreja de São Nicolau, patrono dos comerciantes. Malá Strana foi destruída duas vezes, a primeira em 1419, durante as nas Guerras Hussitas (1420-1434), e a segunda após um grande incêndio em 1571, cujas chamas devastaram o bairro e chegaram até o Castelo.


Praça da Cidade Pequena (Crédito: Wikimedia)


Ruas de Malá Strana


Ruas de Malá Strana

O incêndio de 1571 destruiu grande parte dos edifícios medievais, a abriu espaço para uma completa remodelação do bairro, adquirindo o estilo barroco que vemos atualmente (aliás, Malá Strana é, por excelência, o bairro Barroco de Praga) e tornando-a bairro residencial da nobreza, com a construção das bonitas residências aristocráticas com jardins privados. Já na margem direita vivia a camada mais burguesa e mais tcheca da população.


Igreja de São Nicolau vista a partir da Rua Mostecká


Rua Mostecká a caminho da Ponte Carlos

A posição central de Malá Strana permite fácil acesso aos demais bairros e atrações de Praga, como o Bairro do Castelo (siga pela Rua Nerudova), Castelo de Praga (é só subir a escadaria Zámecké schody), Ponte Carlos (siga pela Rua Mostecká), Cidade Velha e Parque da Colina de Petřín (Petřín Hill, Petřínské sady), principal área verde da cidade.


Fachada de um dos restaurantes de Malá Strana


Belos edifícios de Malá Strana

Como chegar:
- Bonde: Números 12, 20 e 22, parada “Malostranské náměstí”
- Metrô: Linha A (verde), estação “Malostranská”

O que visitar?

- Praça da Cidade Pequena (Lesser Town Square, Malostranské námestí)

A praça Malostranské náměstí, conhecida como Praça de Malá Strana, da Cidade Pequena ou do Mercado, é o coração da Cidade Pequena desde a Idade Média. Localizada no meio do caminho entre o Castelo de Praga (é só subir a escadaria da Zámecké schody), Bairro do Castelo (siga pela Nerudova) e a Ponte Carlos (siga pela Mostecká, ou Rua do Mercado), é dividida em duas partes, alta e baixa, separadas pela Igreja de São Nicolau, construída no meio da praça.


Coluna da Santíssima Trindade com a Igreja de São Nicolau ao fundo

É uma região com diversos bares, cafeterias e restaurantes, e por onde também passam algumas das principais linhas de bonde que conectam a Cidade Pequena com a Praça Wenceslas (Wenceslas Square, Václavské náměstí), Cidade Velha (Old Town, Staré Město), Bairro do Castelo (Castle District, Hradčany) e Castelo de Praga (Prague Castle, Pražský hrad).

Além da Igreja de São Nicolau (Saint Nicolas Church, Kostel svatého Mikuláše), merecem destaque o Malostranská beseda, construção em estilo renascentista usada como prefeitura de Cidade Pequena (Lesser Town Hall, Malostranská radnice) entre o fim do século 15 e 1784, atualmente usado como sala de concertos. A primeira construção no local data de 1407, alterada e ampliada até 1622, data da construção atual.


Galerias da Malostranské námestí (Crédito: Prague-city.com)

O Palácio de Liechtenstein (Liechtenstein Palace, Lichtenštejnský palác) abriga a Academia de Música de Praga, aberta para concertos. Há um outro palácio com o mesmo nome na Ilha de Kampa (falaremos sobre no final do post).

Outros belos exemplos de arquitetura barroca são o Palácio Smiricky (Smiricky Palace, Palác Smiřických), construído em 1573; o Palácio Sternberg (Sternberg Palace, Šternberský palác), construído entre 1703-19; e a Casa Helikovský (Helikovský House, Helikovský dům), que juntos formam o complexo da Câmara dos Deputados da República Tcheca (Chamber of Deputies, Poslanecká sněmovna Parlamentu).


Praça da Cidade Pequena (Crédito: Wikimedia)

Fechamos nosso tour pela Praça da Cidade Pequena com o Palácio Kaiserstein (Kaiserstein Palace, Kaiserštejnský palác), construção de 1654, e a Coluna da Santíssima Trindade (Holy Trinity Column, Sloup Nejsvětější Trojice), fonte com esculturas religiosas e um com obelisco de 20 metros de altura erguido em 1715.


Desenho com as principais atrações de Malá Strana (Crédito: Prague City Line):

1) Igreja de São Nicolau (Saint Nicolas Church, Kostel svatého Mikuláše)
3) Palácio de Liechtenstein (Liechtenstein Palace, Lichtenštejnský palác)
4) Palácio Kaiserstein (Kaiserstein Palace, Kaiserštejnský palác)
5) Malostranská beseda (Lesser Town Hall, Malostranská radnice)
6) Palácio Sternberg (Sternberg Palace, Šternberský palác)
7) Palácio Smiricky (Smiricky Palace, Palác Smiřických)
8) Coluna da Santíssima Trindade (Holy Trinity Column, Sloup Nejsvětější Trojice)

Igreja de São Nicolau de Malá Strana (Saint Nicolas Church, Kostel svatého Mikuláše)


Fachada (Crédito: Wikimedia)

Localizada na Praça do Mercado, a Igreja de São Nicolau (não confundir com a de Staré Město) é considerada a construção barroca mais bonita da Europa. Se a Catedral de São Vito é a obra-prima do gótico, a Igreja de São Nicolau é a expressão máxima do barroco na Boêmia. Levou quase 100 anos para ser construída (entre 1673 e 1752), no mesmo local onde antes existia uma antiga igreja gótica do século 13, também dedicada a São Nicolau.



O interior é sumptuoso e surpreende pela riqueza espetacular das suas decorações, recheado de estátuas, pinturas e afrescos, inspirado na Capela de São Luís dos Inválidos de Paris. Na abóbada, o imponente trompe afresco de J. L Kracker representa a Apoteósis de São Nicolas (por seus 1500 m2 é considerado como um dos maiores da Europa). Sua esplêndida cúpula tem 49 metros de altura e 20 metros de diâmetro. O púlpito rocócó com anjos e querubins foi feito por Peter e Richard Prachner em 1765. Há belas pinturas no teto que mostram cenas da vida de São Nicolau e São Benedito, bem como um fantástico candelabro.





Durante as noites de abril a outubro, a Igreja de São Nicolau se transforma em sala de concertos. O próprio Mozart tocou diversas vezes em seu órgão de 4 mil tubos e 6 metros de altura durante os períodos em que esteve na cidade. Os concertos de música clássica são patrocinados pela sociedade "Psalterium" (www.psalterium.cz) e acontecem todos os dias, com exceção de terças-feiras, às 18hs.


Cúpula

Por fim, não deixe de subir os 215 degraus da torre do sino da igreja, e do alto dos 65 metros de altura ter uma visão 360 graus do bairro de Malá Strana, rio Moldava e parte da Cidade Velha. Durante a época comunista, ela foi usada pelas forças secretas para vigiar as embaixadas estrangeiras.

Horários de funcionamento: De novembro a fevereiro das 9hs às 16hs, de março a outubro das 9hs às 17hs (última entrada 15 minutos antes de fechar)



Quanto custa: Adults: 70 CZK para adultos, 50 CZK para menores e estudantes entre 10-26 anos, grátis para menores de 10 anos. Pagamento apenas em coroas tchecas e em dinheiro. Mais informações, http://www.stnicholas.cz/en/.

- Igreja da Nossa Senhora da Vitória - Menino Jesus de Praga (Church of Our Lady Victorious - Infant Jesus of Prague, Chrám Panny Marie Vítězné - Pražské Jezulátko)

Construída por luteranos entre 1611-13, a Igreja da Santíssima Trindade é a primeira igreja barroca de Praga. Em 1620, com a derrota tcheca na Batalha da Montanha Branca (luta entre católicos e protestantes durante a Guerra dos Trinta Anos), a igreja é tomada dos protestantes e dada à Ordem Católica das Carmelitas Descalças, quando passou a ser chamada de Nossa Senhora da Vitória. As carmelitas reconstruíram o plano da igreja de forma radical, mudando a orientação e a fachada (inspiradas pela Santa Maria della Victoria de Roma, igreja de arquitetura romana cuja história também está ligada à Batalha da Montanha Branca).


Interior da igreja (Crédito: Prague.eu)

Em 1628, Polyxena de Lobkowicz, filha da Duquesa María Manrique de Lara, decide doar às Carmelitas uma pequena estátua 45 cm altura, feita de cera com o interior de madeira, que representa Jesus Cristo criança. Procedente da Espanha, esta estátua formava parte do dote recebido pela duquesa durante o seu casamento com um nobre tcheco em 1556. Como tradição, a estátua deveria ser um presente de casamento de mãe para filha. Entretanto, Polyxena só teve meninos, por isso decidiu doar a estátua ás carmelitas.

Colocada no interior da igreja em 1628, as Carmelitas passaram a rezar pelo Menino Jesus de Praga (Pražské Jezulátko). A partir daí, numerosos milagres foram atribuídos ao “Bambino di Praga”, especialmente a proteção de Praga contra pragas e durante a Guerra dos Trinta Anos, fazendo dela um objeto de devoção por peregrinos do mundo inteiro.


Menino Jesus de Praga (Crédito: Wikimedia)

Como agradecimento, anônimos ou ilustres peregrinos de todas as partes do mundo passaram a doar vestes ricamente bordadas, e tornou-se uma tradição vestir a estátua com belas roupas. Hoje, o “vestuário” do Menino tem mais de cem conjuntos, dos quais 46 são mudados regularmente, de acordo com o calendário religioso. Os mais famosos bordados, assim como um grande número de objetos ligados ao culto da estatueta, encontram-se no museu do Menino Jesus de Praga, situado dentro igreja, atrás do altar principal.

Endereço: Karmelitská 9

Horário de funcionamento:
Igreja: Segunda a sábado das 8h30 às 19hs, domingo das 8h30 às 20hs
Museu: Segunda a sábado das 9h30 às 17h30, domingo das 13hs às 18hs

Como chegar: Bonde 12, 20, 22 - parada "Hellichova"
Mais informações, http://www.pragjesu.cz/en/

- Igreja de Nossa Senhora das Correntes (Church of Our Lady beneath the Chain, Kostel Panny Marie pod řetězem)

É a igreja mais antiga de Malá Strana, construída em estilo romano entre 1158-82. Em 1312, foi derrubada e substituída por uma igreja gótica de três naves (fragmentos dos muros mais antigos ainda podem ser encontrados). Destruída por incêndios duas vezes, a primeira em 1420, durante as Guerras Hussitas (1420-1434), e novamente em 1503. A igreja atual data de 1640, quando foi novamente reconstruída, desta vez em estilo barroco.


Fachada (Crédito: Prague.eu)

A origem do nome da igreja é incerta. Uma delas faz referência à Ponte Judite (predecessora da Ponte Carlos) que costumava ficar na cidade e, mais especificamente, a sua corrente no portão da torre. Conta-se que esta corrente era esticada da igreja até a Cidade Velha, do outro lado do rio, obrigando os barcos a parar e só autorizando-os a entrar em Praga após pagar os impostos. Esta explicação é suportada pelo nome de uma rua nos arredores, Řetězová (Chain Street, ou Rua da Corrente).

Há uma segunda teoria, que associa o nome da igreja à corrente usada na Idade Média para fechar a entrada do Monastério que fazia parte da igreja e foi destruído após o incêndio de 1420.


Interior (Crédito: Praga Magica.cz)

As esculturas e pinturas contidas na igreja são uma das principais razões da sua popularidade. Duas pinturas de destaque são “Nossa Senhora a abençoar os Cavaleiros de Malta na Batalha de Lepanto” (1651), que se encontra no altar-mor, e a “Decapitação de Santa Bárbara” (1674), que se encontra no altar meridional. Ambas foram pintadas pelo artista Karel Skreta no século 15. Há também diversas esculturas, a maioria criada pelo artista tcheco Jan Petr Wenda.

Já contei aqui no blog a história de São João Nepomuceno (veja no post sobre a Charles Bridge) de ser torturado, queimado e jogado no rio Moldava, ele foi preso nesta igreja em 1393.

A igreja fica no caminho entre a Praça da Cidade Pequena e a Ponte Carlos, uma travessa da Rua do Mercado (Mostecká) chamada Lázeňská, e entre as ruas Saská e Velkopřevorské náměstí.

A sociedade "Psalterium" (www.psalterium.cz) organiza concertos de órgão. O repertório inclui obras dos grandes compositores da música clássica. A igreja está aberta ao público somente nos dias de concertos.

Mais informações sobre a igreja, acesse http://www.maltezskyrad.cz/o_kostele_en.html

- Museu Franz Kafka (Franz Kafka Museum)

O tcheco Franz Kafka (1883-1924) é considerado por muitos um dos escritores mais importantes do século 20. No coração da sua obra literária, o mundo era Praga - e é para Kafka e Praga que a exposição “The City of K. Franz Kafka and Prague“ é dedicada, explorando a relação íntima entre o autor e a cidade através de cartas, diários, manuscritos, fotos, desenhos, citações, publicações de jornais e vasto material multimídia com áudios e vídeos. Exibida pela primeira vez em Barcelona, passou pelo Museu Judaico de Nova York e, desde 2005, está no Museu Franz Kafka (Franz Kafka Museum).



A exposição é composta por duas seções, “Existential Space” (“espaço existencial”) e “Imaginary Topography” (Topografia Imaginária). Na primeira vemos como a cidade afeta o escritor, como ela molda sua vida. Seus diários e volumosa correspondência com a família, amigos, amantes e editores testemunham essa influência. Nosso objetivo é explorar a cidade, vê-lo do ponto de vista de Kafka. Já a segunda busca traçar um paralelo entre o mundo imaginário que Kafta descreve em seus romances e contos e a Praga de verdade, claramente sua inspiração para ambientar suas obras, com seus edifícios, pontes e monumentos.



Vale dar uma olhada na inusitada fonte do pátio interior, que consiste em dois homens urinando em pé, um de frente para o outro, em um lago com formato da República Checa. Um dispositivo eletrônico gira os quadris para os lados e move seus pênis para cima e para baixo.

Endereço: Cihelná 2b
Horário de funcionamento: Todos os dias das 10hs às 18hs.
Quanto custa: 200 CZK para adultos e 120 CZK para crianças
Mais informaçõeshttp://www.kafkamuseum.cz

- Palácio Wallenstein (Wallenstein Palace, Valdštejnský palác)


Fachada (Crédito: Prague City Line)

Primeiro grande edifício em estilo barroco de Praga, foi construído entre 1623-30 pelo comandante Albrecht von Wallenstein, famoso por suas vitórias na Guerra dos Trinta Anos. Wallenstein queria uma construção monumental e que rivalizasse com o Castelo de Praga, e não poupou recursos para isso, trazendo inúmeros arquitetos e artistas italianos.


Jardim (Crédito: Prague City Line)

Atual sede do Senado da República Tcheca, é possível visitar gratuitamente o majestoso jardim e algumas de suas salas apenas nos finais de semana, com restrições em alguns meses do ano. Para mais informações, clique aqui.

As suas grandes dimensões e o seu barroquismo são as principais características. A fachada principal tem 60 metros de comprimento, possui diversas janelas e três portais. No pátio principal, um jardim em estilo italiano tem esculturas de bronze representando figuras mitológicas, vários corredores para caminhar, fontes e um lago artificial. Dali podemos admirar a Sala Terrena, com suas três arcadas monumentais, e a capela privada incrivelmente alta e estreita, na qual os membros da família costumavam assistir as celebrações religiosas desde os terraços privados localizados em cada andar.


Sala Terrena (Crédito: Wikimedia)

A sala de representação ocupa dois andares de 288 metros de largura cada um. Sua arquitetura é uma das obras mais brilhantes do Primeiro Barroco na Europa Central, com uma sucessão de colunas, estuques representando troféus militares, grinaldas de frutas e anjinhos com expressões amorosas, chaminés monumentais e grandes espelhos. No teto, um afresco representa as virtudes guerreiras do comandante Wallenstein, com Marte, o Deus da Guerra, em sua carruagem puxada por cavalos alados.


Sala de Representação (Crédito: Prague City Line)


Corredor Mitológico (Crédito: Prague City Line)

Dentre as outras belas salas que estão abertas ao público durante o fim de semana, destacamos a Sala dos Cavalheiros, a Sala de Audiência e o Corredor Mitológico.

Endereço: Valdštejnské náměstí 4

- Ilha de Kampa (Kampa Island, Na Kampě)



Ilha artificial separada de Malá Strana por um canal chamado “Córrego do Diabo” (Devil’s Stream, Čertovka), que durante séculos moveu os moinhos locais. Com seus moinhos e jardins em estilo inglês, é um dos parques mais tranquilos da cidade. Começa no Museu Franz Kafta, passa por baixo da Ponte Carlos e se estende até a Ponte da Legião (Legion Bridge, Most Legií), uma das portas de entrada da Cidade Nova.

Até o século 16, haviam apenas moinhos e jardins na Ilha Kampa, quando as primeiras casas residenciais começaram a ser construídas. Atualmente existem três moinhos, dois deles ainda têm suas rodas, sendo a maior delas a do Moinho Grand Prior, com 8 metros de diâmetro.



O Museu Kampa, instalado nos antigos Moinhos de Sova (Sova’s Mills, Sovovy mlyny), reúne acervo com pinturas e esculturas de arte moderna da Europa Central, com destaque para artistas tchecos. Símbolo do Museu Kampa, uma cadeira de madeira de 6 metros de altura, integra a fachada do museu.

Em frente o Museu Kampa, a escultura “Miminka” mostra bebês gigantes engatinhando, obra do artista David Černý, importante escultor com algumas obras espalhadas por Praga. Para mais informações, preços e horários de funcionamento, acesse http://www.museumkampa.com/en/.


Os bebês gigantes de David Černý (Crédito Wikimedia)

Entre os palácios barrocos construídos em Kampa, temos o Palácio de Lichtenstein (Liechtenstein Palace, Lichtenštejnský palác), um dos dois palácios de Praga que pertenciam à Família Real de Liechtenstein (o outro fica em Malá Strana). Ocasionalmente recebe concertos, mas é famoso por ter recebido a rainha britânica Elisabeth II e o príncipe Phillip em 1996. O John Lennon Wall também fica em Kampa (veja o item seguinte para saber mais).


Desenho com as principais atrações da Ilha Kampa (Crédito: Prague City Line)

1) Ponte Carlos (Charles Bridge, Karlův most)
2) Palácio de Lichtenstein (Liechtenstein Palace, Lichtenštejnský palác)
3) Muro John Lennon (John Lennon Wall, Lennonova zeď)
6) Moinhos de Sova (Sova’s Mills, Sovovy mlyny)
7) “Córrego do Diabo” (Devil’s Stream, Čertovka)

- Muro John Lennon (John Lennon Wall, Lennonova zeď)

Memorial ao Beatle e seus ideais de paz, símbolo de resistência ao comunismo e local manifestação pela liberdade de expressão. A primeira imagem do Beatle-ícone-hippie surgiu na década de 1980, quando o comunismo soviético já estava bastante desgastado na antiga Tchecoslováquia e o mundo estava comovido com a morte de John Lennon. Para a polícia comunista, era uma forma de protesto e vandalismo, e logo o desenho já estava coberto de tinta.



O que a polícia não esperava era que outras pessoas começassem a ir lá e pintar o retrato dele de novo. A cada vez que o governo limpava o muro, um novo desenho de Lennon era feito. Artista, hippie, ícone da paz, ele simbolizava a liberdade de expressão que os tchecos há mais de 30 anos já não tinham. E logo começaram a se acumular mensagens de resistência ao regime, palavras de paz e esperança.

Mesmo após a queda do Muro de Berlim e o fim da ditadura comunista da Tchecoslováquia, o muro continuou. Todos os dias recebe novos grafites, mensagens coloridas de paz, rabiscos diversos e vandalismos (tipo “fulano esteve aqui”) e trechos de músicas dos Beatles que forma um arco-íris de cores. Não existem duas fotos iguais do Lennon Wall.

O muro fica na Rua Velkopřevorské náměstí (Grand Priory Square), uma travessa da Rua Lázeňská, a mesma da Igreja de Nossa Senhora das Correntes. Passando a igreja, o muro fica na primeira rua à esquerda.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal