terça-feira, 5 de março de 2013

Buenos Aires – Museu dos Beatles



Maior museu sobre o Fab Four fora de Liverpool e único do gênero na América Latina, são cerca de 2 mil objetos em exposição rotativa, de um acerto total de 8,5 mil itens, a maior coleção particular do planeta.

Aberto em 2001, o museu colocou Buenos Aires no seleto grupo de cidades com exposições permanentes dedicadas ao quarteto que revolucionou a história da música, ao lado de Liverpool (Inglaterra) e Hamburgo (Alemanha).

Considerada pelo Guinness a maior coleção particular de objetos dos Beatles, a história do acervo de Rodolfo Vásquez teve início quando ele tinha apenas 10 anos de idade e ganhou o disco “Rubber Soul”, sexto álbum do grupo. A paixão pela música “In my life” foi imediata. Nos anos seguintes, o amor pela banda motivou a aquisição de qualquer objeto que fizesse alusão à banda. Muitos foram adquiridos em viagens e trocas com outros colecionadores do mundo inteiro.

O acervo retrata não apenas a carreira e a discografia da banda, mas também a vida pessoal dos integrantes. Fotos, registros, autógrafos, discos de ouro, roupas, relógios, pratos, bonecos e outras quinquilharias integram o impressionante acervo. Pessoalmente, acho que a coleção carece de objetos que tenham de fato pertencido a um dos quatro. Mas isso não torna a visita menos interessante, muito pelo contrário.



















Cinco objetos do acervo merecem destaque: (1) um dos 5 mil tijolos originais da demolição do The Cavern Club de Liverpool, em 1983; (2) um ladrilho original do piso da entrada da Strawberry Fields, o orfanato do Exército da Salvação que deu origem à famosa canção de John Lennon; (3) cópia autenticada da certidão de nascimento de Paul McCartney; (4) um autógrafo original de John Lennon, comprado nos Estados Unidos por 3 mil dólares; e (5) um kit com pratos e baquetas do primeiro bateria dos Beatles, Pete Best, doados em 1997 quando o baterista esteve em Buenos Aires para uma mostra temporária organizada por Vásquez.





Para a tristeza dos fãs, os dois últimos, tidos como os mais valiosos da coleção, não estão em exposição. Servem apenas para adoração do dono, em casa. Uma pena.

O álbum completo de fotos do museu está disponível na página do Viajante Comilão no Facebook - www.facebook.com/OViajanteComilao

Além do museu, Vásquez organiza desde 2001 a “Semana Beatle da América Latina”, uma competição que recebe bandas de todo o país para eleger a melhor banda cover dos Beatles. Como prêmio, os vencedores ganham uma viagem para tocar no “novo” The Cavern Club de Liverpool, que mesmo não sendo o original atrai legiões de fãs de todos o mundo.

O Museo Beatle de Buenos Aires está localizado no Complejo La Plaza, pertinho do Obelisco, onde também funciona o “The Cavern Club”, uma recriação do mítico pub em Liverpool.

Endereço: Avenida Corrientes, 1660
Telefone: +54 (11) 6320-5300
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 10hs a meia-noite, domingo das 14hs a meia noite.
Quanto custa: AR$ 50 para estrangeiros
Internet: www.thecavern.com.ar/mb_home.php

Como chegar: Subte – Estações Callao ou Uruguay, Linha B

O Viajante Comilão recomenda: Onde comer (raio de até 5km):

2 comentários:

Anônimo disse...

noossa!!! meu marido,quase, desmaiou quando viu o poste,do museu dos beatles...e, já quer ir!!cara muuiiito legal!! abraço

Anônimo disse...

Pra quem é fã dos Beatles e for para Buenos Ares,é imperdível essa visita,fui no começo do ano,e esses 2 ultimos que vc fala,estavam lá expostos quando eu fui,só se agora não está mais.

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal