segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bogotá – El Khalifa


Plato shawarma

Restaurante familiar de cozinha libanesa com oito endereços em Bogotá, sinônimo de pratos fartos, atendimento rápido e bons preços. As casas nos bairros de Chicó (Carrera 11, perto da Calle 88), La Candelaria (Carrera 8, a poucos passos da Plaza Bolivar) e Usaquén (praça de alimentação do Hacienda Santa Barbara) são de fácil acesso para os turistas, já os outros cinco endereços estão concentrados em regiões com forte presença de empresas e sem atrativos turísticos.

Se o Wok foi meu fiel companheiro nos jantares, coube ao El Khalifa da La Candelaria matar minha fome pelo menos uma vez por semana, sendo um poucos restaurantes da região com boa comida, bons preços (entre COP 15,000 e COP 25,000 por um prato) e, mais importante, que aceita cartão, algo raro na região. Sem falar que sempre está com casa cheia, um sinal de que a comida é boa.



IMPORTANTE: Para converter o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

A especialidade da casa são os pratos da cozinha libanesa, entretanto o cardápio oferece algumas opções de “carnes a la parrilla”, mais adequadas aos paladares dos colombianos (combo carne + batata + salada). Todos os principais sabores da terra das “mil e uma noites” estão presentes na carta, como kibe (cru e frito), tabule, hommus, babaganuj, falafel, coalhada, kafta, salada fatouche, charutinhos de uva e repolho - a única coisa que não entendo é porque eles não fazem esfihas!

O ambiente busca criar uma atmosfera árabe, com os tradicionais detalhes arabescos nas paredes e teto, luminárias com mosaicos nos cantos e tapetes nas paredes, sempre com muitas cores vivas. O atendimento é competente, a cozinha trabalha com rapidez. O único porém é que a conta pode demorar um pouquinho - a dica aqui é pagar direto no caixa.


Falafel e hommus de couvert

Antes de aventurar-se pelo cardápio a la carte, vale experimentar os três pratos do menu degustação: “Plato mixto arabe” (arroz com amendôas, kibe, tabule, hommus, babaganuj, falafel, kafta, charutinhos de uva e repolho; COP 24,500), “Plato shawarma” (pedaços de carne bovina e frango preparados no estilo “shawarma”, assadas em em espeto vertical – semelhante ao famoso “churrasquinho grego”; arroz com lentilhas com cebola frita, tabule, hommus e salada fatouche; COP 24,500) e o “Plato vegetariano” (falafel, arroz com lentilhas com cebola frita, tabule, hommus e salada fatouche; COP 21,500).

Os pratos são grandes e matam a fome de uma pessoa que come bem. Todos os itens são bem preparados e temperados como manda a tradição libanesa, chegam à mesa deliciosamente perfurmados. Merecem destaque o ótimo tabule, o cremoso babaganuj, e o saboroso arroz de lentinhas com cebola fritinha por cima.

Os amantes de cordeiro podem pedir a “Chuleta de cordero”, um carré de cordeiro marinado em ervas com arroz de amêndoas e tabule (COP 22,500), embora no dia da visita a carne veio passada além do ponto; e o “Mixto de carnes”, que mistura cubos de cordeiro e carnes bovina e frango preparadas no “shawarma”, batata frita e vegetais grelhados (COP 18,500).


Kebab "Khalifa"



Para quem busca uma refeição mais informal, os espetinhos (COP 18,900), pitas (COP 16,900) e kebabs (COP 15,900) são a opção ideal, bem recheados e com bom preço. Os espetinhos (3 unidades) podem ser de carne ou frango, acompanhados de batata frita e pão árabe.

Meu kebab preferido é o “Khalifa”, que vem com carnes bovina e de frango preparadas no “shawarma”, mais hommus e tabule, tudo enrolado no pão sírio, acompanhado de batata frita e dois molhinhos, de alho e rosé. Outras opções de kebabs são o “Tradicional” (carne e frango, alface, tomate e pimentões assados) e o “Shawarmanji” (carne e frango, milho, mussarela, alface, tomate e pimentões assados).

Entre os pitas, cuja principal diferença dos kekabs é que são servidos abertos (e com mais recheio), estão três opções: “Pollo Mozzarella” (frango preparado no “shawarma”, queijo mussarela, tomate e manjericão), “Griega” (carne moída com especiarias, alface, tomate, pepino e molho de iogurte)  e “3 Carnes” (carne bovina, frango e cordeiro, alface, tomate, pimentões assados, milho e molho de alho), todos acompanhados por fritas.


Limonada encerezada (esq) e lulo con hierbabuena (dir)

Os sucos da casa são deliciosos, servidos em copos de 500ml em formato de tulipa como os da Erdinger (aliás, uma breja iria muito bem neste momento!). As opções de “lulo con hierbabuena” (lulo com menta; COP 4,000) e “limonada encerezada” (limonada com cereja; COP 5,000) são inusitadas para os paladares brasileiros, mas são refrescantes e imperdíveis, já que não levam polpa (algo comum em muitos restaurantes de Bogotá).

Endereços em zonas turísticas:

Centro: Carrera 8A # 11-09
Telefone: +57 (1) 3414795
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 12hs às 18hs

Chicó: Carrera 11 # 88-46
Telefone: +57 (1) 2361374
Horário de funcionamento: Segunda a sábado das 12hs á meia-noite, domingos e feriados das 12hs às 18hs

Usaquén: Hacienda Santa Barbara, Carrera 7 # 115-60 - praça de alimentação zona E, loja 208,
Telefone: +57 (1) 2178070
Horário de funcionamento: Domingo à sexta das 12hs às 20h30, sábado das 12hs às 21hs

1 comentários:

Marcus Serra disse...

El Khalifa de Chicó fechou!
Constatado em 5/1/16

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal