terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Bogotá – La Tartine: um pedaço gostoso da França em La Candelaria


Salsicha de Toulouse

A região central de Bogotá (onde fica o bairro de La Candelaria) é bem famosa por suas atrações turísticas – só para citar algumas, lá estão o Museo del Oro, Museo Botero, Plaza Bolivar, Casa de Moneda, Cerro Monserrate – mas é colocada em segundo plano quando o assunto é gastronomia.

O charme gastronômico da região conhecida como “Zona C” está nos restaurantes pequenos e familiares, onde o dono (que quase sempre é também o chef) recebe os(as) clientes como se fossem amigos(as) de longa data para um banquete no quintal de casa, regado a boa comida, vinho e boa conversa.

Para descobrir a boa gastronomia da La Candelaria, é preciso caminhar por suas ruelas estreitas e ladeiras sem fim. Nas minhas andanças em busca de restaurantes que valem a visita, me deparei com esta casa com fachada pequena e tímida, carinha de bistrô parisiense, com as bandeiras da França e Colômbia hasteadas na porta.









Curioso que sou, abri a porta e me deparei com uma aquarela de cores pelas paredes, com fotos, recortes de jornal e objetos que remetem a França, além de uma imperdível coleção de bandeiras de diversos países penduradas no teto. Nos três pequenos salões com luz baixa e clima bem aconchegante, Edith Piaf cantava a plenos pulmões, e da cozinha vinham aromas irresistíveis, além de sons de um animado chef que cantarolava enquanto saíam os pratos. Sim, eu sei, não encontramos lugares assim todos os dias.

Restaurante francês em Bogotá não é novidade – existem vários espalhados pela cidade, como os conhecidos Jacques no norte, La Cigale na Zona G, Sant Just e Bonaparte no Centro – , mas este é diferente. Ainda pouco conhecido dos bogotanos (aqui no trabalho, por exemplo, ninguém conhecia), o La Tartine trouxe para Bogotá o melhor da gastronomia do sul da França, em especial da cidade de Toulouse, terra do chef Pascal Tournamille, que divide com sua esposa Jeannethe, colombiana, a administração da casa.









No La Tartine você não vai comer “Confit de Canard” (coxa de pato confitada), “Tartare de Boeuf” (Steak Tartare), foie gras, quiches ou “Coq Au Vin” (Galo ao vinho tinto), pratos que predominam nas mesas francesas no Brasil. Aqui as especialidades são a Tartine, as linguiças e embutidos de fabricação própria, e o Cassoulet.

Pascal cozinha com generosidade e paixão, seus pratos são sempre fartos (quebrando aquele pré-conceito de que a cozinha francesa é sempre minimalista), coloridos e perfumados. Isso pode ser percebido nas Tartines – também conhecidos como a “bruschetta francesa”, são a porta de entrada do cardápio. Com preços entre COP 12,000 e COP 19,000, uma Tartine é suficiente para uma refeição, sem a necessidade de entrada nem sobremesa.


Tartine de Roast Beef

IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.

Ao saber que eu não era colombiano, rapidamente o chef veio falar comigo, quis saber de onde eu era, e em cinco minutos a conversa já estava nos campos de futebol e nos muitos sabores do Brasil. Pronto, acabara de ser promovido da categoria “novo cliente” a “da casa”, fui convidado a conhecer a cozinha, ver o preparo do Cassoulet (daqui a pouco falarei a respeito) e provar um pedaço de copa artesanal com crosta de pimenta, preparada pelo próprio chef – by the way, simplesmente DELICIOSA.


Tartine de "Pollo al Curry"

Provamos quatro versões de Tartine, e todas agradaram MUITO – os mais famintos vão se acabar com a de Roast Beef (COP 18,000), que leva tenras fatias de um belo rosbife preparado pelo próprio chef, além de vegetais salteados no azeite (abobrinha, pepino, cebola e tomate) com ervas e especiarias, tudo sobre uma fatia colossal de pão. Para finalizar, um toque de azeite trufado. A Tartine é acompanhada por uma batata pequena com cebola caramelizada por cima e uma saladinha de alface, abacate, ovos cozidos e croutons. De longe, o melhor rosbife que comi NA VIDA. Os vegetais são bem saborosos, feitos no ponto certo, o perfume do azeite trufado é irresistível. Para comer de joelhos.


Tartine de Chorizo Espanhol

Outras opções de Tartines que brilham são a de Chorizo Espanhol (COP 16,000), onde a linguiça preparada e curada pelo próprio chef com carne de porco, pimenta (sim é um pouco picante), ervas e temperos, sem conservantes, tem sabor idêntico ao autêntico chorizo espanhol; a “Pollo al Curry” (COP 12,000), com lascas de peito de frango salteadas no curry (o padrão é suave, mas dá para pedir mais forte) e ervas; e a “Pollo al Chutney de Mango” (COP 12,000), para quem gosta de misturar doce com salgado, leva pedaços de frango grelhados com ervas, finalizado com pedaços de manga caramelizada, outra criação do chef Pascal.


Tartine de "Pollo al Chutney de Mango"

Quando falamos em charcutaria, o La Tartine merece respeito. Todas as linguiças e embutidos usados nos pratos são feitos em casa, como a ESPETACULAR “Salsicha de Toulouse” (COP 18,000), um bichão de 300 gramas de pura carne e zero gordura, temperada apenas com ervas e preparada na grelha. Peça um potinho de mostarda Dijon com grãos para acompanhar.

Acompanham o prato uma seleção de vegetais salteados (tomate, pepino, abobrinha, cogumelos) com um toque de amêndoas, e as sempre presentes batata com cebola caramelizada e a saladinha de alface, abacate, croutons e ovos picados, esta última finalizada com aceto balsâmico.


Saladinha de entrada

Para quem não conhece o Cassoulet, também conhecido como “feijoada francesa”, é um ensopado preparado com feijão branco, linguiças e carnes de diversos tipos. Jóia do cardápio e orgulho do chef, o prato é servido apenas às sextas (COP 26,000) e preparado rigorosamente como manda a tradição do sul da França – são doze horas de cozimento lento, usando linguiças de fabricação própria, com zero de gordura.

O resultado é um prato complexo com sabores fortes, o feijão carnudo derrete na boca após horas de cozimento, as linguiças e carnes destacam-se pela maciez e intensidade de sabores, e o caldinho é uma delícia. Lembra um cozido de avó.

A porção é bem servida, com a cestinha de pão que vem de couvert dá conta do recado tranquilamente. Coloque um pouco de pimenta do reino para ajudar a “puxar” os sabores. A tigelona ainda vem acompanhada de um “shot” de vinho tinto para ser colocado no finalzinho, quando só tiver sobrado o caldinho do Cassoulet, para ser misturado e bebido diretamente na tigela, como manda a tradição francesa.


Cassoulet

Para alguns, o Cassoulet do chef Pascal é suave (por exemplo, no Brasil eles são um pouco mais apimentados), para outros é mais grosso que o normal. Importante dizer que é o AUTÊNTICO, idêntico ao encontrado nos bistrôs do sul da França. Para quem busca conhecer a origem dos pratos, provar o Cassoulet do La Tartine é a certeza de comer “O” original.

Como todo chef, Pascal também gosta de inventar e propor algumas combinações que não estão na carta, como estes medalhões de filet mignon com molho à base de queijo Camembert e azeite trufado, coberto por maçãs caramelizadas e acompanhado pelo sempre presente trio batata + vegetais salteados + saladinha (COP 43,000). Um prato com sabores intensos e marcantes, a carne é extremamente macia e suculenta, preparada ao ponto, com interior rosa e quase nada de sangue.



Dois sabores fortes e dominadores, eu diria que Camembert e azeite trufado jamais combinariam, mas aqui eles mostram um casamento perfeito, um usa o outro para brilhar no seu melhor e juntos ajudar a realçar o sabor da carne.

Para beber, estão disponíveis dois sucos por dia (normalmente manga e lulo, COP 3,000 cada), feitos com fruta, sem polpa. A carta de vinhos foca nos rótulos franceses, é possível harmonizar a refeição com uma taça de tinto (COP 9,000) ou chutar o pau da barraca e pedir logo uma garrafa, com bons preços (COP 50,000).


Apóstol


Suco de lulo (esq) e St-Idesbald (dir)

Os amantes de cerveja vão pirar aqui – além da Stella Artois (COP 5,000) e da belga Delirium Blonde (COP 7,000), a casa oferece dois rótulos tipo Dubbel: a colombiana Apóstol (COP 9,000), bem maltada, com aroma de caramelo e 6,3% ABV; e a St-Idesbald (COP 15,000), que nem está na carta, um petardo com 8% ABV, bastante caramelo no nariz e notas tostadas na boca, com boa predominância de malte, uma delícia.


Éclair

A carta de sobremesas tem apenas três opções, o ótimo éclair de creme com cobertura de fondant de chocolate (COP 4,000), e as tortinhas de limão e chocolate com Amaretto (COP 3,000 cada). Das três, o éclair e a tortinha de chocolate são imperdíveis – o primeiro tem massa super leve, recheio cremoso e um ótimo fondant de chocolate meio amargo por cima, já a segunda leva chocolate meio amargo com licor italiano de amêndoas, que deixa aquele gostinho no final. A tortinha de limão é gostosa, leva bastante calda de limão, mas não surpreende.


Tortinhas de limão e chocolate com Amaretto

No jantar a casa mantém a proposta Tartines + embutidos, porém as porções quase dobram de tamanho, focando mais nos grupos de pessoas com disposição a degustar vários pratos.

Endereço: Calle 12 # 3-88
Telefone: +57 314 257 0201 ou +57 313 334 1397
Horário de funcionamento: Segunda das 11h30 às 15hs, terça à sexta das 11h30 às 15hs e das 19hs à meia-noite, sábado das 19hs à meia-noite, domingo fechado.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal