quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Londres – Burger & Lobster



Que tal comer uma lagosta inteira por módicas £20 (sem incluir bebidas, sobremesa e serviço) bem no coração de Londres? Este é o carro-chefe do Burger & Lobster, aberto em 2011 e que rapidamente tornou-se um fenômeno da gastronomia londrina e atualmente tem as mesas mais procuradas da cidade: não raro um jantar pode começar com uma fila de 2-3 horas.

Visitamos o restaurante mais baladado de Londres, dos mesmos donos do famoso Goodman, para muitos a melhor carne da cidade, e podemos garantir: encare a longa fila (não muito diferente da happy-hour às sextas do Outback em São Paulo), fique no bar tomando umas para passar o tempo, tente ir num horário alternativo, mas não deixe de ir, pois vale muito à pena.

A principal característica que diferencia o Burger & Lobster dos outros restaurantes está no cardápio. Na verdade, não existe menu, não há entradas, as sobremesas são limitadas. Um quadro negro na entrada anuncia "Burger or lobster or lobster roll. All with chips & salad. £20". Traduzindo: você pode pedir uma lagosta inteira, um sanduíche com carne de lagosta servida num brioche ou um suculento hamburguer de 180 gramas. E só. Cada prato custa £20, e vem guarnecido de batatas fritas (sequinhas e crocantes por fora e macias por dentro, no ponto certo de sal) e salada (folhas verdes, cebola roxa, parmesão e mini croutons).



Isso significa que um prato com bebida sairá por cerca de £25 (fora os 12,5% do serviço), algo quase impossível em se tratando de lagosta. E posso garantir: independente do que escolher, você sairá empanturrado(a) com tanta comida.

Pessoalmente eu gosto da idéia de um restaurante com cardápio enxuto, ao invés de oferecer uma infinidade de pratos, já que claramente um menu limitado torna as coisas mais fáceis para a cozinha e ajuda e manter a qualidade sempre no topo. Sem falar que otimiza os custos e minimiza o desperdício.

Em tempo: Não é preciso pensar muito para perceber que o hambúrguer, por melhor que seja, subsidia o preço do crustáceo e o torna provavelmente o melhor custo/benefício da cidade. Isso explica o espetacular sucesso da casa.


Fachada (City)

A popularidade do Burger & Lobster não dá sinais de que diminuirá em algum momento – pelo contrário, em apenas 2 anos de funcionamento já são 5 estabelecimentos na capital londrina, estrategicamente localizados em regiões caras, badaladas e de fácil acesso, como Mayfair (perto do metrô Green Park), Soho (entre Piccadilly Circus, Leicester Square e Tottenhan  Court Road), Farrington (entre Farrington e Barbican), City (atrás da St. Paul’s Cathedral) e Knightbridge (no quinto andar da Harvey Nichols, a poucos passos da Harrod’s). Os planos de expansão da marca seguem em ritmo acelerado, incluindo estudos para abertura de restaurantes no Oriente Médio e América do Norte.

O restaurante não trabalha com reservas (com exceção de algumas casas, que aceitam reservas para grupos a partir de 6 pessoas), como resultado as pessoas buscam horários alternativos para fugir das longas filas, o que acaba distribuindo o público e ajuda a manter o salão cheio praticamente o dia todo.

Decidimos visitar a filial da City, na região Leste de Londres, em teoria a mais tranquila dado o perfil do público nos arredores, pulsante durante o dia mas menos cheio à noite. Acerto certeiro: chegamos às 18 horas em pleno sábado, sem filas e com salão 80% cheio, fomos imediatamente conduzidos para uma mesa pequena e localizada estrategicamente num dos cantos, o que permitia uma visão privilegiada de tudo e todos, do vai-e-vém dos pratos ao serviço dos garçons.


Área de espera (City)

As lagostas servidas no Burger & Lobster são transportadas vivas da Nova Scotia (Canadá) e Maine (Estados Unidos) até Londres pelo menos 2 vezes por semana, mantidas em grandes tanques nos próprios restaurantes o que garante um produto 100% fresco – a decisão de buscar crustáceos do outro lado do oceano deve-se pelo fato da costa britânica não ter como fornecer a quantidade e qualidade (entenda-se, tamanho) adequadas da matéria-prima que o restaurante precisa. Com um consumo de aproximadamente 1 tonelada de lagosta por semana, o B&L hoje ocupa a posição de maior importador de lagostas da Europa.


Aquário (City)

Curiosidade: As lagostas são preparadas em uma geringonça chamada “Crustastun”, que supostamente é a “maneira mais correta e humana de preparar lagostas, de forma que os animais não sintam nenhuma dor”. Não sei se o equipamento funciona, mas achei legal a preocupação da casa, já que o aparelho é bem caro.

O ambiente é moderno e despretensioso, com  paredes e móveis de madeira, estofados de couro e tubulação exposta no teto. A frente envidraçada garante a entrada de boa luz natural no salão durante o dia, e as luzes baixas (mantidas por luminárias nas parede e no teto) asseguram um toque mais intimista à noite. Música ambiente em tom baixo para não interferir nas conversas, que deixam o salão bem animado e vivo. Na entrada, há uma pequena área de espera com um bar, onde é possível explorar a extensa carta de bebidas, composta por coquetéis, vinhos, destilados, cervejas e sidras, enquanto você espera para ser chamado para a sua mesa.


Ambiente (City)


Ambiente (City)


Ambiente (City)

Os garçons são na grande maioria jovens, simpáticos e bastante prestativos, explicam o menu, indicam bebidas, passam de tempos em tempos para ver se tudo está bem, se está precisando de algo. Dado o alto giro do salão, a comida é servida rápida e eficientemente (em média, 15 minutos após o pedido) em grandes bandejas ovais de metal, mas não existe nenhuma pressão para que você termine sua refeição rapidamente e vá embora. Coma sem pressa, aprecie o salão.



Vamos falar da comida. A lagosta inteira tem entre 700 gramas e 1 quilo “in natura”, é cozida no vapor por exatos 11 minutos e servida na própria casca, caso o cliente queira ela ainda pode ser finalizada na grelha – neste caso, são 8 minutos no vapor e outros 3 no chargrilled. Além das fritas e salada, boas guarnições que ajudam a manter o alto nível do prato, também é servida com uma porção de molho à base de manteiga com alho. Faz parte da refeição a experiência interativa, para muitos inédita, de tentar tirar a carne da casca – mesmo com os utensílios específicos, é só observar o salão para perceber os clientes apanhando do crustáceo, embora o final sempre será feliz (para aqueles em vias de entregar os pontos, os gentis garçons servem os clássicos babadores, já que apenas os profissionais conseguem comer e saírem limpinhos).


Lagosta inteira (crédito pela foto: http://aspoonfulofsugarblog.com/2012/11/15/burger-lobster/)

O “lobster roll” é um sanduíche com generosa quantidade de carne de lagosta (mas com menos carne do que a versão servida na casca), servida fria e que combina com o pão brioche quentinho e amanteigado, tostado por fora e fofinho por dentro. Carne macia e com sabor acentuado, em parte graças ao molho/maionese à base de manteiga com limão e ervas. Para completar, um toque de cebolinha gera um belo constraste visual em relação a cor rosada da carne.


Lobster roll (crédito pela foto: http://www.luxeat.com/blog/burger-lobster/)

Por fim, o hambúrguer. É um lanchão de 180 gramas de carne (corte 50% americano e 50% irlandês), American cheese, bacon, cebola, alface, tomate e pickes, no pão brioche redondo feito na casa, com um toque de gergelim tostado em cima. Carne suculenta, lanche alto, não tenha vergonha de comer com garfo e faca, já que mordê-lo pode ser complicado. O pão tem a mesma qualidade do servido no “lobster roll”, crocante por fora e extra macio por dentro. Lanche básico, sem ingredientes inventivos, mas excepcionalmente bem feito, embora na nossa opinião não seja o melhor hambúrguer de Londres – na nossa opinião, Hawksmoor's e Gourmet Burger Kitchen possuem lanches melhores e mais baratos. Por fim, mas não menos importante, vale dizer que este é provavelmente é o hambúrguer mais caro de Londres – como escrevemos antes, o preço alto ajuda a subsidiar o valor da lagosta.



Uma quarta opção da casa é a chamada “The Catch”, um quadro negro que oferece algumas lagostas gigantes, não mais do que 10 por dia, com opções que começam em £60 (por uma lagosta de 2 quilos) e podem chegar até £150, valor de um custáceo de incríveis 5 quilos, cerca de 5-7 vezes o peso do crustáceo “normal”. Sim, aqui estamos falando em comida para os mais fortes (e endinheirados), mas pode ser uma boa opção para compartilhar em mesas grandes. Dizem que o sabor da carne é bem melhor em comparação ao crustáceo de £20, fica para uma próxima visita confirmar ou não tal afirmação.


Crédito pela foto: http://agoodforking.com/?p=1774

Para beber, nossa primeira opção era saborerar um ótimo vinho, mas mudamos de idéia ao saber que 90% dos rótulos da casa posuem aquela tampinha de rosca (“screwcap”) no lugar das tradicionais rolhas de cortiça, uma tendência aparentemente sem volta no Reino Unido. Pessoalmente, ainda sou um pouco antiquadro neste ponto, defendo que o tipo de fechamento pode pode alterar a evolução do vinho dentro da garrafa. Dispensamos as cervejas e decidimos experimentar uma boa sidra – a deliciosa Aspall Suffolk Cider (£5, 500ml) é feita com suco prensado de maçãs inteiras, sem uso de concentrados para acelerar a fermentação. Agradou pelo sabor suave da maçã, sem aquele final seco presente na maioria das sidras industrializadas. Foram duas garrafas.



Importante: No valor final da conta, o restaurante incluirá a taxa de serviço (12,5%, percentual praticado no Reino Unido), que assim como no Brasil é opcional, mas sempre bem-vinda pelos garçons se o serviço prestado foi de qualidade.

Endereços:

Mayfair: 29 Clarges Street (perto do metrô Green Park), +44 (20) 7409-1699.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado do meio-dia às 22h30, domingo do meio-dia às 17h30. Fechado nos feriados.
Não aceita reservas.

Soho: 36 Dean Street (entre as estações Piccadilly Circus, Leicester Square e Tottenhan  Court Road), +44 (20) 7432-4800.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado do meio-dia às 22h30, domingo do meio-dia às 22hs. Fechado nos feriados.
Aceita reservas para grupos dentre 6-10 pessoas.

Farringdon: 40 St. John’s Street, Smithfield (entre as estações Farrington e Barbican), +44 (20) 7490-9230.
Horário de funcionamento: Segunda à quinta do meio-dia às 22h30, sexta do meio-dia às 23hs, sábado das 16hs às 22h30. Fechado aos domingos e feriados.
Aceita reservas todos os dias no almoço, aos sábados entre 4-6 pessoas e de segunda à sexta no jantar para grupos entre 4-10 pessoas.

City: 1 Bread Street (atrás da St. Paul’s Cathedral), +44 (20) 7428-1789.
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 11h30 às 22h30, sábado do meio-dia às 21h30. Fechado aos domingos e feriados.
Aceita reservas para grupos a partir de 8 pessoas.

Knightsbridge: 109-125 Knightsbridge (quinto andar da Harvey Nichols, a poucos passos da Harrod’s), +44 (20) 7201-8676.
Horário de funcionamento: Segunda a sábado do meio-dia às 22h30, domingo do meio-dia às 22hs. Fechado nos feriados.
Não aceita reservas.

Internet: www.burgerandlobster.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal