quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Manchester – The Grill on New York Street


Lagosta grelhada na manteiga de ervas, servida com fritas e maionese temperada

Steakhouse localizada no coração do centro empresarial de Manchester, escondida atrás da Piccadilly Gardens e a poucos passos da Portland Street, Northern Quarter e Chinatown, famosa pela qualidade das carnes, ótima lagosta e carta de vinhos. Pertence ao grupo Living Ventures, que administra sete restaurantes no Reino Unido (Manchester, Londres, Leeds, Glasgow e Cheshire), instalados em regiões valorizadas, com bom fluxo de executivos e turistas, além de intensa vida noturna.

Inaugurado em 2011, o The Grill on New York Street (TGONYS) é a segunda casa do grupo na cidade (a outra é o “The Grill on the Alley”), e rapidamente tornou-se um dos melhores e mais procurados restaurantes da cidade. Na entrada você é recebido com um armário do vinho impressionante, que faz alusão à grande variedade de vinhos da casa. O salão é espaçoso, elegante e moderno, no centro fica a área principal com suas mesinhas redondas, à esquerda existe um mezanino com cabines e móveis estofados para quem busca privacidade. Do lado de fora, mesinhas garantem um ambiente mais informal para os dias mais quentes.


Fachada (Crédito: Divulgação)

Completam a atmosfera o amplo e iluminado bar à direita, ideal para tomar um vinho, cerveja ou cocktail depois do trabalho ou enquanto aguarda sua mesa ficar pronta. Nos fundos, uma parede envidraçada permite uma visão parcial da adega e suas lindas garrafas de vinho, esperando para serem apreciadas. O ambiente intimista usa bastante madeira escura e vidro, tem luminárias baixas nas mesas do mezanino e um enorme mural com uma imagem de Manhattan.


Entrada (Crédito: Divulgação)

O atendimento é eficiente e cordial, rapidamente recebemos o menu e fomos atendidos, nunca sentimos que havíamos sido esquecidos ou que a comida estava saindo lentamente. O salão tem um alto giro de pessoas, principalmente na hora do almoço, mas em nenhum momento nos sentimos pressionados a comer rapidamente e irmos embora para liberarmos a mesa. Sem dúvidas o cliente é bem tratado aqui.


Mezanino, com o painel de Manhattan à esquerda e adega ao fundo (Crédito: Divulgação)

O carro-chefe da casa são as carnes, cortes altos e suculentos, envelhecidos por 28 dias para garantir o sabor e maciez, preparados apenas com sal e pimenta no chair-broiler, levemente tostados por fora e com um perfeito tom de rosa (dependendo da altura do corte, pode vir com um pouco de sangue) por dentro.

Dividida em duas partes, o menu chamado "Cuts" reúne cortes como o Ribeye (filé de costela, 225 e 310 gramas), Rump (alcatra, 310 gramas), Sirloin (contra-filé, 280 gramas), Fillet (bombom de alcatra, 200 gramas) e T-Bone (tibone, 450 gramas), com preços entre £14,75 e £29.


Salão principal (Crédito: Divulgação)

As carnes são servidas com um acompanhamento, escolha entre batata frita, baket potato, purê de batata ou salada de folhas da casa. Como extras, é possível pedir camarão (£5) ou vieiras (£5,50) de topping, ou ainda acompanhar a carne com um molho, como o ótimo blue cheese (£2,25).

Já o menu "Steaks" tem versões mais simples, como o contra-filé com fritas (£14,50) e filé de costela com chimichurri (£13,50).

Entre os cortes premium, “Wagyu Fillet” (dispensa apresentações, £55), Chateaubriand (filet mignon para 2 pessoas, £52,50) e as opções do menu “Best of British”, que reúne cortes Aberdeen Angus de Ribeye (283 gramas), Sirloin (283 gramas) e Fillet (227 gramas), com preços um pouco mais salgados, entre £30 e £35, com acompanhamento.


Fillet

A oferta de peixes e frutos do mar tem pratos tradicionais como mexilhões com fritas (£10,50), “Fish and Chips” (£13,50) e algumas opções de pescados, mas o destaque fica para a lagosta grelhada na manteiga de ervas ou com molho thermidor (à base de manteiga, farinha, leite, ovos e queijo gruyère), servida com fritas e maionese temperada (£45, ou £25 pela meia-porção). Carne tenra, que solta da casca com facilidade e derrete na boca. O negócio é espetacular, seria perfeito se tivesse uma porção de manteiga à parte.

Para quem faz questão de começar a refeição com uma entradinha, o cardápio oferece opções interessantes, como o “Crispy Calamari” (anéis de lula á dorê, £6), “Scottish Mussels in cider and chorizo” (cogumelos com chorizo e molho à base de sidra, £7) e o “Duck Spring Rolls” (wrap de pato com  molho oriental, £7).


Wagyu burger com bacon, cheddar, cogumelos e cebolas

Completam o cardápio saladas, pratos com frango e porco, fajitas (carne, frango, vegetais grelhados) e hambúrgueres, onde o cliente escolhe a carne – bovina (£11), frango (£11) e 100% wagyu (£19,50), e adiciona os toppings, pagos à parte: bacon e cheddar, cogumelos e cebolas, queijo Stilton (£1,50 cada). O preço do lanche inclui uma porção de fritas e um relish de tomate, levemente picante e mega saboroso.

Provamos a versão de wagyu, e sem polemizarmos sobre o sacrilégio de moer um autêntico bife de wagyu para fazer um hambúrguer, o resultado é um disco alto, levemente tostado por fora e rosado por dentro, extretamente úmido e suculento, fica sensacional com bacon e cheddar.


Salada da casa

Aos domingos é a vez do “Sunday Roast”, o autêntico rosbife cortado em fatias, acompanhado de batatas assadas, porção generosa de molho, purê de cenoura e nabo, repolho picado com manteiga e um pudim de Yorkshire. A quantidade de carne é generosa, cortada bem fininho, com o meio rosado como manda o manual do bom rosbife. Custa £12,95 por pessoa, mas com uma entrada um prato de rosbife pode ser facilmente dividido por duas pessoas.

A carta de bebidas tem quase 50 opções de cocktails e 70 rótulos de vinhos, servidos em garrafas de 750ml (preços entre £15 e £73), 12 opções em taças de 175ml (entre £4 e £7) e 250ml (entre £5,25 e £9,25), além dos bons champagnes franceses, com preços nas alturas. Para os amantes de vinhos com rolha, a casa dispõe de menos de 5 opções, com preços altos. Uma pena.


Briska Pear

A oferta de cervejas e sidras é pequena, mas tem opções bem interessantes, como a Briska Pear (£4), uma sidra à base de pêra, simplesmente deliciosa! O cardápio “Best of British” (o mesmo das carnes) também oferece uma lista de opções alcoolicas, que mudam todo mês, com destaque para a ótima seleção de Ale’s.

Entre as sobremesas, provamos o “Sticky Toffee Pudding” (£6), um bolo de caramelo aerado e ultra fofinho, servido quente com uma bola de sorvete de creme; e o “3 scoop ice cream coupe” (£3,75), uma taça com 3 bolas de sorvete (creme, chocolate e pistache) finalizado com lascas de amêndoas. O sorvete de pistache é tão bom, mas tão bom, que na segunda visita pedimos a mesma sobremesa, só com pistache.


Sticky Toffee Pudding


Sorvete de pistache

Nas duas visitas que fizemos, o único porém foi a temperatura pré-glacial do ar-condicionado.

Dica do Viajante: Cadastre-se no mailing list do restaurante (disponível no fim da página) para ter um desconto de 25% na sua conta.

Endereço: New York Street, Manchester
Telefone: +44 161 228 1444
Horário de funcionamento: Segunda à sábado das 11hs à meia-noite (a cozinha fecha às 23hs), domingo das 11hs às 23hs.
Internet: http://blackhouse.uk.com/grill-on-new-york-street

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal