Bife Ancho
Restaurante de carnes com cinco endereços em Bogotá, nas zonas financeiras das Calles 109 e 79B, além dos redutos gastronômicos de Usaquén, Zona G e La Macarena, pertinho do Museo Nacional.
Visitamos duas vezes a casa de Usaquén, localizada na Carrera 6A, principal rua do bairro e que concentra a maioria dos principais restaurantes da região, a poucos passos da Plaza de Usaquén. O ambiente dividido em dois andares é clean e bem decorado para passar um ar moderno, com uso de móveis escuros para contrastar com as paredes claras e a generosa entrada de luz natural. O som ambiente é regado ao bom e velho rock and roll, mas com uma pegada mais leve e o volume baixo, para curtir sem ter que aumentar a voz para conversar. O atendimento é muito solícito e cortês, explicam os pontos de carne e ajudam na escolha do vinho e dos pratos.
Salão no térreo
Cartaz com desenho que explica os cortes da casa
Da lista de entradas com sotaque argentino, provamos as Empanadas de Carne (COP 9,800) – aliás, aqui cabe um parêntesis: a empanada colombiana é feita com farinha de milho, e o recheio leva carne moída, sem muito tempero. É seca, por isso é servida com um molho chamado “ají picante”, que leva coentro, pimenta e vinagre. Para quem está acostumado com a tradicional empanada criolla servida na Argentina, a empanada colombiana é um pouco decepcionante.
Empanadas
Se a empanada fica devendo, o Choripán (COP 9,700) trouxe de volta as esperanças de uma boa refeição. Feito do jeitinho argentino, a linguiça é preparada na parrilla e dividida em dois pães pequenos, complementado por chimichurri (em tempo 2: o chimichurri colombiano é gostoso, mas não tem nada a ver com o chimichurri argentino). O choripán deles me fez viajar até Buenos Aires e lembrar das caminhadas no Costanera Sur, devidamente finalizadas com um belo choripán vendido em um dos muitos “carritos” do parque, simples, gostoso e perfeito para repor as energias.
Choripán
IMPORTANTE: Para fazer o valor do pratos em reais (R$), multiplique o valor em pesos colombianos por 1,2 e depois divida por 1000. Fácil.
A estrela da casa são as carnes preparadas do jeito argentino “a la parrilla”, com aquela labareda alta para selar a carne e manter os sucos, e apenas com um pouco de sal e pimenta. São 18 opções de cortes (14 de carne de vaca e 4 de carne de porco), com desatque para os cortes clássicos, como Bife de Chorizo, Bife Ancho, Asado de Vacío e Asado de Tira.
Couvert da casa: pão quentinho com molho chimichurri (versão colombiana) e um molho de tomates para comer de joelhos
Como regra geral, as carnes aqui em Bogotá podem ser pedidas em seis pontos diferentes: “A punto”, em geral é o padrão de qualquer casa, vem rosado por dentro e com quase nada de sangue. Para quem gosta de carne mugindo,dá para pedir “Medio” (bem vermelho por dentro e com sangue), “Un cuarto” (chega a ser um pouco cru no meio) ou “Término azul” (apenas selada). Já para quem prefere um pouco mais passado, o “ponto para mais” é conhecido como “Tres cuartos”, já os fãs da sola de sapato vão curtir o “Bien asado”, carne que particularmente não recomendo, já que perde toda sua suculência.
Ponto "Tres cuartos"
Provamos dois cortes da casa, a ótima fraldinha da casa, chamada “Asado de Vacío” (COP 34,900, 350 gramas), que foi pedida ao ponto e chegou derretendo na boca. Já o Bife Ancho (COP 34,900, 400 gramas), pedido “Tres cuartos”, é uma peça com quase três dedos de altura, chegou bem saborosa mas veio com o interior um pouco bem passado, sem dúvidas o ideal é pedi-lo ao ponto.
O ótimo Asado de Vacío (fraldinha)
Cada carne ainda dá direito a dois acompanhamentos, que pode ser uma bem feita salada Ceasar, uma porção de batata (frita, chips ou criolla, uma batata bolinha bem saborosa) ou ainda um purê de batatas com ou sem queijo azul. Sério, é muita comida pelo preço cobrado, e muita comida boa, o que faz do La Biferia um dos grandes custo/benefício de Bogotá.
Batata frita com casca
Salada Ceasar
A carta de bebidas destaca os vinhos, muitos dos quais podem ser pedidos em taça, além de contar com boa oferta de rótulos em meia garrafa e uma sangria bem interessante. A carta de cervejas valoriza algumas artesanais locais, como a boa Monserrate Roja (COP 6,300), tostada com bastante lúpulo e defumada na medida certa para acompanhar as carnes. Entre os sucos, provamos a limonada (COP 4,500), básica e sem graça, e o suco de amora com leite (COP 4,500), que decepciona um pouco por ser polpa congelada.
Monserrate Roja
Não provamos as sobremesas, mas pelo que vimos, o Flan de caramelo deve ser algo entre espetacular e inesquecível, principalmente para os apaixonados por pudins densos, com bastante leite condensado. Fica para uma próxima visita.
Para endereços dos restaurantes, acesse https://labiferia.squarespace.com/restaurantes/. Infelizmente o site não traz os horários de funcionamento. O endereço de Usaquén funciona de segunda à quarta das 12hs às 22hs, quinta a sábado das 12hs às 23hs, domingo das 12hs às 19hs, feriados das 12hs às 17hs.
sábado, 15 de novembro de 2014
Bogotá – La Biferia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário