domingo, 31 de maio de 2015

Bogotá – El Inglés Gastropub (Zona G)


Fish and Chips

Restaurante inglês localizado no barirro de Quinta Camacho, nos arredores da Zona G (tecnicamente a Zona G fica entre as Calles 67-72 e Carreras 4-7, porém a área entre as Carrera 7-11, embora não seja “Zona G”, engloba vários restaurantes tão bons quanto), conhecido pela rica gastronomia inglesa, porções fartas, boa carta de cervejas e preços ridículos. Um dos achados de Bogotá, lugar perfeito para comer muito bem e muito barato, em uma das regiões mais caras da cidade.

Conheço muita gente que adora falar mal da gastronomia inglesa, que ela não tem personalidade, que é pobre, que não tem sabor, que resume-se a bacon, ovos, linguiça e feijão. Discordo totalmente – okay, o café da manhã do inglês é bem diferente (e um pouco mais calórico) do que estamos acostumados, mas isso não quer dizer que eles só comam porcaria.


Fachada do restaurante em estilo inglês




Alguns dos painéis que decoram a casa e que ajudam a recriar a atmosfera dos pubs ingleses

Morei 1 ano na Inglaterra e tive a chance de conhecer bem a culinária de lá, rica em história, influências de outras culturas (como o curry indiano) e sabores marcantes. Esqueçam Jamie Oliver, Gordon Ramsay, Nigella Lawson e tantos outros, a cozinha inglesa tradicional vem do campo, uma cozinha que precisa ser robusta para que o inglês cuide da lavoura e dos animais, além de suportar o frio.

O El Inglés é um restaurante pequeno, são algumas poucas mesas divididas em dois ambientes decorados por pôsteres dos Beatles e da Guinness, além de camisas de times de futebol inglês e dos “Roses”, a seleção de rugby deles, trazendo para Bogotá um pouco da atmosfera dos pubs londrinos. Alguns quadros com mensagens ainda decoram as paredes – meu preferido é o clássico “hot beer / lousy food / bad service / welcome / have a nice day”. Uma TV nos fundos transmite partidas da “Premier League”, e jogos de rugby (só faltou o jogo de dardos para me sentir em Londres).


Painel com algumas fotos de pubs de Londres



O atendimento da casa do chef Lee James Madden, um inglês com cara de mau humorado mas muuuuito boa gente, segue à risca o “padrão inglês”. Para quem já esteve em Londres, sabe bem o que estou falando. Não entendeu? Esqueça aquele atendimento informal (e muitas vezes grudento) de muito restaurante (principalmente latino). Inglês é simples, rápido e eficiente – para nós, latinos, isso pode parecer certa falta de educação, mas não é.


Fuller’s London Pride (esq) e o Saint Clement's, limonada com suco de laranja (os sacrifícios que não faço por vocês...)


Fuller’s London Porter (esq) e a russa Baltica 6 (dir)

Sempre que visito um restaurante inglês, o primeiro prato que peço, obrigatoriamente, é o “Fish and Chips”, o que me permite fazer uma primeira avaliação da casa – se for bom, não fizeram mais que a obrigação; se for ruim, nem volto mais (e falo mal para todo mundo). Se for ótimo (em tempo: provei vários quando morei lá, tenho um paladar exigente, é difícil eu classificar um Fish and Chips como “ótimo”), aí a chance de eu ficar perdidamente apaixonado pelo lugar é grande...

O “Fish and Chips” do El Inglés (COP 17,500) é preparado com Mero, são duas postas empanadas e acompanhadas de fritas, como manda a tradição, e que ainda recebem a companhia de uma salada para deixar o prato bem cheio (o almoço do bogotano é farto). Prato tradicional, sem invenções, e com um preço ridículo pelo tamanho da porção. O peixe tem um sabor incrível, lembra uma pescada branca, zero de espinhas. Não sei como eles fazem, mas o empanado é leve, incrivelmente fino e crocante, uma delícia. Sem dúvidas, é um dos cinco melhores Fish and Chips que comi na VIDA. Fiquei apaixonado.


Stuffed Blue Cheese Mushroom

Antes do Fish And Chips, pedimos de entrada o “Stuffed Blue Cheese Mushroom” (COP 14,000), uma porção gigante de cogumelo Portobello fatiado e mergulhado em um delicioso creme de queijo azul. Um prato que mescla dois sabores fortes, combinação perfeita para acompanhar uma “pint” de Fuller’s London Pride (COP 10,500), provavelmente a Ale mais conhecida do Reino Unido, uma cerveja leve de tomar e que deixa um gostinho do malte levemente tostado na boca.

É impossível falar de pubs sem citar o trio cerveja, hambúrguer e TV – não importa o que esteja passando, pode ser um show de rock ou uma partida de futebol, rugby ou cricket. O pub para o inglês é mais que um lugar para comer mal e encher a cara, é um ponto de encontro para esquecer o dia ruim, compartilhar bons momentos e dar risada. Se o time perde, enchem a cara e saem cantando. Faz parte da cultura britânica.


Hooligan Burger

A carta de burgers do El Inglés tem opções bem interessantes, como o “Hooligan Burger”, um lanchão com 200 gramas de carne bovina, queijo e bacon, mais um filet mignon de 100 gramas  (!!!) por cima e, para quem achava o negócio light demais, um ovo frito para finalizar, tudo acompanhado de fritas e anéis de cebola (COP 19,000). Sim, o negócio é uma ignorância – de bom e de grande.

Carne bem temperada e grelhada à perfeição na chapa, com o exterior levemente tostado e interior rosinha. As tirinhas de bacon são fininhas e com pouca gordura. Por cima, bastante queijo. No meu caso, retirei o filet mignon do lanche e o comi à parte, junto com as fritas sequinhas e os anéis de cebola hiper super mega finos e crocantes. Agora, todo o respeito do MUNDO para o ovo frito, que chegou com a gema molinha (do jeito que gosto) e cria uma experiência quase orgásmica após a primeira mordida.




Sopas de cebola (acima) e tomates (abaixo), gentil cortesia durante o almoço de segunda à sexta

Pedimos uma Guinness para acompanhar o hambúrguer, porém estava em falta (pelo que soube, está em falta em toda a Colômbia, e sem previsão de volta). Para quem (como eu) é louco por uma “Porter”, a casa tem duas opções: a inglesa Fuller’s London Porter (COP 10,500) e a russa Baltica 6 (COP 10,500). A primeira dispensa apresentações, cremosa e com notas de chocolate e café, 7% ABV. Já a segunda tentou imitar a primeira, não conseguiu e ainda acabou sem personalidade – confesso que esperava mais, faltou cremosidade e sobrou amargor. Excessivamente gasosa e sem espuma nenhuma, parecia um copo de Coca-Cola.

Nos finais de semana entram em ação o “Sunday Roast”, o típico almoço de domingo dos ingleses, composto por fatias grossas de rosbife (roast beef) preparado artesanalmente com filet mignon e coberto com um molho da própria carne, batatas assadas (roast potatoes), Yorkshire pudding (uma instituição britânica feita com leite, ovos e farinha) e vegetais, tudo isso por COP 27,000 (ou COP 32,000 com sobremesa incluída). Um prato delicioso, um rosbife feito com carinho, um Yorkshire pudding gigantesco e que fica perfeito com o molhinho da carne. O único porém foram as batatas, estavam excessivamente duras.


Sunday Roast

A influência da cultura indiana na gastronomia inglesa pode ser percebida em pratos como o "Camarones Balti Curry" (COP 17,000), uma porção imensa de camarões com molho ao curry, arroz pilaf e pão naan (é possível trocá-lo por batatas chips). Também é possível escolher o nível do curry, do 0 (sem picante) ao 5 (incêndio total). Pedimos o nível 3, com picância média, recomendado para quem já está acostumado com a especiaria indiana. Os camarões são chegam tenros, no ponto correto de cozimento (sem falar que a porção é gigante!), o molho é impressionantemente saboroso, o arroz é soltinho - a única decepção é o naan, que não é feito na casa, parece bolacha salgada, e ainda chega duro. Dispensável, talvez as chips façam um melhor trabalho.

Para beber, pedimos um "Saint Clement's", uma das poucas opções não-alcoolicas da carta, que reúne limonada com suco de laranja (COP 3,200), simples e refrescante, sem surpresas.


Camarones Balti Curry


Naan

Avançamos para as sobremesas, começando pelo interessante “Iced Berries”, uma combinação de frutas vermelhas congeladas banhadas por uma calda de chocolate branco beeeeem quente (COP 6,000). A idéia foi ótima, a proposta elevou rapidamente às expectativas, entretanto tivemos o azar de provar alguns berries amargos em excesso (entendo que estavam congelados por muito tempo) o que interferiu na harmonização com o chocolate e no sabor geral do prato. Entendo que dei azar, uma pena.

O  “Death by Chocolate” é uma montanha de bolo de chocolate com chocolate branco e ganache de chocolate (COP 6,000). O negócio é grande mesmo, dá para dividir entre 2-3 pessoas e todos sairão de barriga cheia. Sobremesa ideal para os loucos por chocolate, apenas acho que o bolo deveria ser um pouco mais úmido, em alguns momentos é seco demais.


Iced Berries


Death by Chocolate

Em muitos guias de Bogotá o El Inglés aparece entre os melhores custo/benefício da cidade, e o reconhecimento é totalmente justo. Um dos tesouros escondidos em Bogotá e merece estar na sua lista de restaurantes a conhecer na capital colombiana.

Endereço: Carrera 11 # 69-40
Telefone: +57 (1) 2555524
Horário de funcionamento: todos os dias das 9hs às 16hs.
Internet: https://www.facebook.com/pages/El-ingles-gastro-pub/150185588353836?fref=ts

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal