domingo, 10 de maio de 2015

Top 10 Bogotá: Centro Histórico e La Candelaria



Primeiro bairro de Bogotá, La Candelaria é famoso por seu legado arquitetônico da época colonial, com ruas de paralelepípedos estreitas e íngremes, grandes casas centenárias (e coloridas) com pátios e varandas adornadas com flores coloridas que mantêm sua aparência original, além de praças históricas e igrejas de 400 anos de idade. Concentra a maior atividade cultural da cidade, com cerca de 500 instituições ou grupos artísticos, museus e centros de investigação ou de formação, além de teatros, bibliotecas e universidades.



O Centro Histórico é o centro político da cidade e do país – lá estão o Capitólio Nacional (sede do Congresso da Colômbia), o Palácio da Justiça (casa do Supremo Tribunal), o Banco Central (Banco de la Republica), o Palácio Liévano (Prefeitura de Bogotá), a Catedral de Bogotá e o Palácio Presidencial (sede da Presidência da República), além de quase todos os prédios públicos da cidade e do país. Epicentro e testemunha dos principais acontecimentos da história política colombiana, como El Grito de Independência em 20 de julho de 1810 e o “Bogotazo” de 09 de abril de 1948.

As duas regiões também são conhecidas pela rica gastronomia - embora seja uma área com restaurantes mais simples, focados no povo que trabalha na região durante a semana, concentra alguns bons achados e pequenos restaurantes com cozinha de autor – entre os destaques, Trattoria Nuraghe, Saint Just Traiteur, La Tartine, La Condesa Irina Lazaar e Vía Buenos Aires.



Destacamos neste post 10 atrações imperdíveis no Centro Histórico e La Candelaria:

1) Plaza de Bolivar (também conhecida como “Plaza Mayor” ou “Plaza de la Constitución”)
Fundada em 1539, é a principal praça da Colômbia, centro político e administrativo do país - ali estão reunidos os poderes religioso, judiciário, legislativo e executivo (o Palácio Nariño fica distante uma quadra da praça) do país, o que faz o local o principal centro de protestos, manifestações e celebrações. Durante os séculos já recebeu mercado público, centro de convenções acrobáticas, circo de touros e até estacionamento, mas o principal evento na praça foi o Grito de Independência em 1810. A estátua de Simón Bolívar no centro da praça data de 1847. Passou por várias mudanças ao longo dos séculos, até assumir o layout atual em 1961.

- La Catedral Primada de Colombia: Construída estilo neoclássico entre 1807-23 (a primeira capela no local data de 1538), a Basílica da Imaculada Concepción tem planta  em forma de cruz latina com nave central e duas laterais, separadas por 16 pilastras coríntias e jônicas, altar central e 14 capelas. Do lado direito, um corredor interliga a Catedral e a Capilla del Sagrario. As torres 42 com metros de altura foram reconstruídas após o terremoto de 1827, a sul é dedicada a Santa Barbara, já a torre norte, dedicada a San Emigdio, tem um relógio. As 3 portas da fachada são adornadas com esculturas de São Pedro, São Paulo e Imaculada Concepción. Na Capela de Santa Isabel de Hungría, padroeira de Bogotá, estão os restos de Gonzalo Jiménez de Quesada, fundador da cidade, e do general Antonio Nariño, um dos principais nomes da independência do país.





- Capitólio Nacional: A imponente Sede do Congresso foi construída em estilos neoclássico e remascentista entre 1848-1926 no mesmo lugar onde ficava o antigo Palácio Virreinal, destruído por um incêndio em 1786. Erguido com pedra de cantaria, a fachada principal é composta por dois corpos laterais simétricos e um pórtico central, com seis linhas de três colunas em estilo jônico. O edifício tem três pisos, um sótão e quatro pátios, além de 3 grandes salas, chamadas “Salón Elíptico” (onde são realizadas as sessões plenárias da Câmara e Senado, além da posse dos presidentes), “Salón Boyacá” e “Recinto del Senado”. Nos fundos do complexo, um túnel permite comunicação direta com a Plaza de Armas da Casa de Nariño. Entre as obras de arte que estão no Capitólio podemos destacar os vitrais redondos nos salões Elíptico e Boyacá, elaborados pela casa francesa Dagrand em 1926.



- Capilla del Sagrario: Construção datada do final do século 17 (1660-1700) para abrigar o Santíssimo Sacramento. Na Semana Santa, é um dos locais mais visitados pelos fiéis. Tem planta em cruz latina com apenas uma nave longitudinal atravessada por um transepto que forma os braços da cruz. A fachada é em estilo barroco, e o interior abriga diversas obras do Velho e Novo Testamento, incluindo 36 quadros de Gregorio Vásquez de Arce y Ceballos, pintor colombiano mais importante na época em que o país era colônia espanhola.



- Palácio de Justicia: Casa da Corte Suprema da Colômbia, o local é conhecido pela “Toma del Palacio de Justicia” ou “Operación Antonio Nariño”, quando 28 guerillheiros do “Movimento 19 de abril” (M-19) invadiram o local e fizeram cerca de 350 reféns, entre magistrados, conselheiros e servidores públicos. O governo decidiu não negociar, e retomar o controle do local a força. Os guerrilheiros resistiram. A operação foi um fracasso: após 27 horas de operação, o saldo era de 98 mortos, além do local completamente destruído por um incêndio. Quatro anos depois, o que sobrou foi demolido e no lugar foi erguido o palácio que vemos atualmente. Na entrada é possível avistar a frase “Colombianos las armas os han dado la independencia, las leyes os darán la libertad.”





Casa del Cabildo Eclesiástico: Edifício de três andares situado entre a Catedral e a Capilla del Sagrario cuja construção iniciou em 1614-89, ali foram instalados o arquivo, tribunal e prisão para o clero. É o edifício mais antigo da praça. Atualmente desempenha funções religiosas. Uma das características mais notáveis deste edifício é sua varanda no terceiro andar, que permitiu aos sacerdotes acompanhar os acontecimentos que tiveram lugar na praça, em especial as touradas.

- Palacio Arzobispal: Sede da Arquidiocese de Bogotá, o edifício foi erguido entre 1952-59 no lugar de um antigo palácio do século 18 destruído no “Bogotazo” (série de protestos e atos violentos que se sucederam à morte de Jorge Eliécer Gaitán, importante político da época) de 1948, é a sede da Arquidiocese de Bogotá. A porta principal foi desenhada e construída pelo escultor italiano Vico Consorti, o mesmo que criou a Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano.



- Palacio Liévano: Após o grande terremoto de 1827 destruir três prédios usados pelo governo (entre eles o Palacio Virreyes, primeiro palácio presidencial onde Simón Bolívar despachou após a independência da Colômbia), veio a decisão de construir no local o primeiro centro comercial da cidade, chamado “Galerias Arrubla”, trabalho realizado entre 1843-48. Em 1900, um incêndio destruiu o local. Reconstruído entre 1903-07, o edifício de três andares em estilo renascentista tornou-se sede da Alcadia Mayor de Bogotá (Prefeitura) em 1910. Maior edifício da praça, no térreo uma grande alameda coberta e ornamentada com pórticos permite a passagem dos pedestres; cada um dos dois andares da construção tem 32 janelas com varandas ornamentadas, frontões, colunas, pilastras e capitéis. Em seus pilares no térreo, 16 placas contam a história de Bogotá entre 1538-1831.





- Museo de la Independencia: Casa del Florero (antigo “Museo del 20 de Julio”): Construção do final do século 16 em estilo árabe andaluz, típico das edificações coloniais. Famosa pela sacada verde e a bandeira da Colômbia hasteada, é o local onde em 20 de julho de 1810 um episódio onde uma simples negativa do empréstimo de uma floreira foi o estopim da revolta contra os espanhóis, culminando com o evento histórico conhecido como “Grito de Independência”. Convertida em museu em 1960, seu acervo de mais de 4 mil objetos distribuídos em nove salas conta a história da independência da Colômbia, entre documentos, pinturas e objetos pessoais de grande valor  dos protagonistas. E sim, a floreira original também está lá.



- Colegio Mayor de San Bartolomé: Fundado pelos jesuítas em 1604, é o colégio mais antigo do país, atualmente com mais de 1500 alunos. A praça na entrada destaca a construção em estilo renascentista de três andares em “L” com fachada de pedra e uma cúpula o fundo. O local é famoso  por formar presidentes – cerca de 28 passaram por ali. Ao lado fica a Iglesia de San Ignacio, do século 17, cujo desenho foi  inspirado na Iglesia del Gesù (Roma), e em frente está a Plazuela Rufino Cuervo, cercada por construções coloniais, entre elas a Casa de los Derechos del Hombre, onde Antonio Nariño editou a primeira tradução da Declaração Universal dos Direitos Humanos, exposta em um painel gigante nos fundos da praça.


Colegio Mayor de San Bartolomé


Iglesia de San Ignacio


Plazuela Rufino Cuervo


Declaração Universal dos Direitos Humanos

2) Plazoleta del Chorro de Quevedo
Localizada na Calle 13 com Carrera 2, foi o local onde Gonzalo Jiménez de Quesada estabeleceu sua guarnição e fundou a comunidade de Santa Maria de la Esperanza com a construção de 12 casas e uma capela, que mais tarde recebeu o nome de Bogotá.



O nome “Chorro de Quevedo” vem de uma fonte (chorro) construída no século 19 pelo prefeito Quevedo para abastecer a zona com a água que descia dos cerros. A pequena Ermita de San Miguel del Príncipe, replica da Capilla del Humilladero (primeira igreja de Bogotá), foi erguida em 1969.

3) Iglesia e Palacio de San Francisco
Localizada na esquina da Avenida Jiménez (Calle 13) com Carrera Séptima, esquina conhecida por ser o local de assassinato de Jorge Eliécer Gaitán e início do “Bogotazo”, a Iglesia de San Francisco é a mais antiga de Bogotá, erguida pelos franciscanos entre 1550-1623. Originalmente com uma nave e algumas capelas laterais, ganhou uma segunda nave e a torre após o terremoto de 1785. Junto com as igrejas de Veracruz (1554) e La Tercera Orden (1761-80), todas no no mesmo quarteirão, formam um dos principais conjuntos religiosos da cidade.



Sua fachada simples constrasta com seu altar do século 17, todo talhado em madeira com representações de São Francisco, Virgem Maria, doze apóstolos (seis de cada lado) e outras figuras, considerado um dos maiores da América Latina e uma das obras-primas do estilo colonial santafereño. O teto é ricamente decorado, e nas laterais estão diversos altares e capelas.

A página http://spoliarium-macellum.blogspot.com/2012/06/iglesia-san-francisco-de-bogota.html reúne uma espetacular coleção de fotos do interior da igreja.



Ao lado da igreja está o imponente Palacio de San Francisco, edifício em estilo neoclássico construído entre 1918-33 no lugar do antigo claustro para ser sede do Governo de Cundinamarca. A fachada em mármore é dividida em três corpos, os dois laterais têm janelas retangulares com sacadas na parte superior e em formato de arco no térreo, na esquina as janelas são ornamentadas por colunas coríntias; já o corpo central, onde fica a entrada, tem janelões em arco de dois andares adornados por colunas coríntias. Na parte superior estão esculturas de figuras humanas.

4) Palacio (ou Casa) de Nariño
Localizado atrás do Capitólio Nacional, é a residência oficial do Presidente da República. Inaugurado em 1908, a construção em estilo neoclássico fica na mesma casa onde Antonio Nariño morou. Nos seus jardins está o Observatório Astronômico, mais antigo da América, erguido em 1803.


Crédito: Divulgação

É possível realizar visitas guiadas gratuitas ao interior do palácio, o passeio começa na Plaza de Armas (onde ocorre a Troca de Guarda todos às segundas, quartas, sextas e domingos, pontualmente às 16h30) e termina no Patio de los Novios, incluindo 9 grandes salões - os quadros do Salón del Consejo de Ministros; a tapeçaria do Salón de los Gobelinos; a bandeira feita de lã campesina no Salón Protocolario; a galeria com retratos dos presidentes nos últimos 100 anos no Salón de los Presidentes; a decoração em estilo Luis XV no Salón Amarillo; as paisagens da Colômbia no Salón Azul  (ou Salón Patria); o retrato em óleo de Simón Bolívar no Salón Bolívar (ou Salón Rojo); os espelhos e o relógio do sésulo 19 no Salón Esmeralda e a pequena capela no Salón Virreinal.


Crédito: Divulgação

São quatro horários de segunda à sexta (9hs, 10h30, 14h30 e 16hs), além de outros dois nos finais de semana (14h30 e 16hs), com duração de 45 minutos. Para agendar a visita, é necessário preencher um formulário no site http://visitas.presidencia.gov.co/web/CasaNarino.aspx com pelo menos 5 dias úteis de antecedência da data desejada. Não é permitido fotografar ou filmar, nem entrar com câmeras ou celulares.

5) Iglesia Museo de Santa Clara
O Real Convento de Santa Clara foi um monastério erguido pela Ordem Feminina Franciscana das Clarissas entre 1619-47. No final do século 19 o antigo convento foi transformado em sede da Imprensa Nacional, e demolido entre 1912-14 para a construção do prédio da primeira Escola de Belas Artes e posteriormente casa da Faculdade de Direito da Universidade Nacional. O complexo foi restaurado durante os anos 1980 e atualmente abriga a única igreja-museu da Colômbia.



A austeridade e simplicidade do exterior, com paredes espessas de pedra e tijolo sólido com duas entradas entrada e poucas janelas, contrastam com a riqueza do interior, mesclando estilos barroco e renascentista, uma igreja de única nave com planta retangular, as paredes estão cobertas com ouro e policromada com pinturas valiosas, já o teto abobadado de 13 metros de altura é todo decorado com pinturas com motivos de animais, florais e representações de santos e anjos. Tem três sinos que datam de 1795.

Tão impressionante quanto a igreja é sua coleção de arte, que engloba 112 pinturas, 24 esculturas em madeira, 9 retábulos folheados a ouro e numerosos murais dos séculos 17-20, espalhados no arco principal, rodapés, púlpito, sacristia e coro. O retábulo é do século 17, que consiste de três corpos e cinco blocos, entalhada e dourada com folha de ouro.

Endereço: Carrera 8 # 8-91
Horário de funcionamento: Terça à sexta das 9hs às 17hs, sábados e domingos das 10hs às 16hs.
Quanto custa: COP 3,000 para adultos, COP 2,000 para estudantes, COP 500 para crianças entre 5 e 12 anos.
Internet: http://www.museocolonial.gov.co/

6) Museo del Oro
Principal atração turística de Bogotá, o Museo del Oro tem a maior coleção de ouro pré-hispânica do mundo com cerca de 60 mil peças de ouro, cerâmica, tumbaga, pedra, concha, osso e têxteis de diversos sítios arqueológicos da Colômbia, entre couraças, máscaras, poporos, pingentes, pulseiras, colares, vasos, etc.



Tudo começou em 1939 após a aquisição do “Poporo Quimbaya”, peça de arte pré-colombiana datada de 301 AC cujo uso principal era o vaso cerimonial para mastigar folhas de coca durante cerimônias religiosas. O acervo foi aberto ao público em 1959, já a atual sede foi inaugurada em 1968, um edifício de três andares conhecido por sua fachada em mármore, uma “caixa branca flutuando no primeiro andar de vidro”.

O acervo permanente é dividido em quatro salas: “El trabajo de los metales” descreve técnicas de mineração e fabricação da antiga metalurgia; “La gente y el oro en la Colombia prehispánica” contextualiza o uso de metais na organização social, política e religiosa; “Cosmología y simbolismo” guarda os principais objetos da coleção (detalhe: a sala é literalmente um cofre gigante); “La ofrenda” explica como o ouro foi usado em rituais.



Uma dos itens impressionantes do acervo é a “Balsa Muisca”, uma peça de oferenda em forma de balsa com não mais que 20 cm de comprimento e que faz referência à cerimônia de posse do chefe Muisca, que acontecia no Lago Guatavita. Durante este ritual, o herdeiro cobria seu corpo com pó de ouro e saltava dentro do lago, juntamente com as oferendas de ouro e esmeraldas para os deuses – assim nasce a lenda do “El Dorado”.

Endereço: Carrera 6 # 15-88
Para saber os horários de funcionamento e preços, acesse http://www.banrepcultural.org/museo-del-oro/visitenos.
Internet: www.banrepcultural.org/museo-del-oro

7) Museo Botero e Casa de Moneda
O Museu Botero é dedicado a obra do mestre Fernando Botero (famoso pelas pinturas rechonchudas), conta com um total de 208 obras, sendo 123 de sua própria autoria (entre pinturas, desenhos e esculturas), especialmente dos últimos vinte anos (sua primeira produção, dos anos 1940-60, faz parte do acervo do Museo Nacional) e outras 85 de pintores internacionais como Monet, Pissarro, Degas, Bonnard, Dali, Picasso, Miró, Matisse, Chagall, Giacometti, entre outros. Todo o acervo está avaliado em mais de 200 milhões de dólares.



Entre as pinturas imperdíveis, estão “Una familia” (obra mais cara do artista, avaliada em mais de 2 milhões de dólares), “Monalisa a los 12 años” (a mais famosa, claro), “Caballo”, “Familia”, “Canasta de Frutas”, “Pareja bailando”, “La muerte tocando guitarra”, entre tantas outras. Do acervo de esculturas, estão "Mano Izquierda" (a direita está exposta na Paseo de la Castellana, em Madrid), "Hombre a Caballo", "Mujer con fruta" e "Venus dormida".

O acervo completo do museu pode ser consultado nos sites do museu e no Google Art Project



A Casa de Moneda fica no mesmo local onde foram cunhadas as primeiras moedas de ouro na América, em 1622. A coleção tem mais de 8 mil peças, inclui prensas movidas a vapor, troqueles (formas para a cunhagem de moedas), balanças, manuscritos, uma coleção de notas, títulos e documentos históricos de diferentes épocas que contam a história da produção de moedas e cédulas em todos os períodos da história.



O prédio que abriga os dois museus foi construído entre 1753-56, inicialmente com a função de abrigar os arcebispos que visitavam a cidade. Tem uma fachada simples e um corredor que leva ao pátio principal com colunas, arcadas rústicas, uma fonte e jardins. A casa foi destruída e reconstruída após a revolta conservadora de 1862 e do “Bogotazo” de 1948. O desenho atual data de 1955.





Endereço: Calle 11 # 4-41 (Museo Botero) e Calle 11 # 4-93 (Casa de La Moneda)
Para saber os horários de funcionamento dos dois museus, acesse http://www.banrepcultural.org/museos-y-colecciones/horarios-y-direcciones

8) Iglesia de Nuestra Señora de La Candelaria
Construída entre 1686-1703 em estilo colonial, é um dos três conjuntos monásticos santafereños salvos das demolições realizadas durante o século 20 (Las Aguas e San Ignacio são os outros dois). Durante sua história o templo foi desapropriado duas vezes e teve vários usos, incluindo sede da Escola de Engenharia e escola de seminários. Somente no século 19 o complexo foi devolvido à ordem religiosa.



A fachada é composta por duas torres (que terminam em cúpulas), unidas por um corpo que enquadra a nave central. Seu interior é retangular, com três naves (principal e duas laterais) divididas em cinco capelas de cada lado e separadas por arcos sobre pilares. O templo ainda mantém o antigo piso de ladrilho, uma espécie de argila usada para pavimentar edifícios antigos. Nas naves laterais destacam-se retábulos artísticos dos séculos 18-20, esculpidos em madeira e arandelas dourada e policromada.



Preserva obras de grande valor artístico, como o retábulo central do século 18 com quase 12 metros de altura, composto de três corpos e cinco colunas, com esculturas de Nossa Senhora da Candelária, San Joaquin, San Juan de Sahagún, Santa Ana, Santo Tomás de Villanueva, San Agustín, Santa Juliana de Cornelión, San José e San Nicolás de Tolentino. Também é possível ver obras do pintor santafereño pintor Gregorio Vásquez, artista colombiano mais famoso do período colonial.

Endereço: Carrera 4 # 11-62
Horário de funcionamento: Todos os dias das 6h30 às 12hs e das 14hs às 18h30.

9) Santuario Nuestra Señora de Carmen
Construída entre 1927-38, a igreja é caracterizada por mesclar estilos gótico florentino, bizantino e árabe em sua arquitetura, pelas tiras vermelhas e brancas de sua fachada, além da torre com 57 metros de altura. Todos os anos, no dia 6 de janeiro deste igreja se torna o lugar tradicional para a adoração dos Reis Magos, incluindo atores reais que retratam os personagens da natividade.



O edifício é constituído por três naves, planta em cruz latina, e destaca-se por sua pintura interpolada marrom e creme, cores tradicionais da Ordem dos Carmelitanos. Em seu interior há pinturas da época colonial, com abundância de ornamentos, mosaicos, vitrais, embutidos, arcos transversais, pequenas janelas e rosetas.

Ao lado está o Colegio Salesiano de León XIII, fundado em 1890.



Endereço: Carrera 5 # 8-36
Horario de funcionamento: Todos os dias, somente nos horários das missas: 7hs, 12hs e 18h30.
Para ver um acervo bem legal de fotos da igreja, clique aqui: http://www.moncadamejia.com/index.php/iglesianuestrasenoradelcarmen2

10) Museo Arqueológico
O museu instalado na “La Casa del Marqués de San Jorge”, um casarão representativo da arquitetura colonial santafereña construído no final do século 17, propõe uma viagem pela aspectos etnológicos, culturais, geográficos, lingüísticos, políticos, religiosos e sociais dos povos indígenas que habitaram a Colômbia pré-hispânica (Tumaco, Calima, Quimbaya, Muisca, Tairona, Nariño e Sinu) através de um acervo com mais de 14 mil peças de cerâmica e mil objetos entre têxteis, ossos, jóias, cestas, conchas e pedras. É considerada a maior coleção do gênero do país.

Endereço: Carrera 6 # 7-43
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 8h30 às 17hs, sábado das 9hs às 16hs.
Quanto custa: COP 3,000 para adultos, COP 2,000 para estudantes, COP 1,000 para crianças. Grátis no último domingo do mês.
Internet: www.museoarqueologicomusa.com

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal