quinta-feira, 30 de abril de 2015

O Viajante Comilão recomenda: Comer & Beber em Bogotá



Por razões profissionais, Bogotá será minha casa por aproximadamente 1 ano. Nada mais justo que aproveitar a oportunidade para explorar a gastronomia local. Cheguei em Bogotá sem muitas expectativas – sabemos que Buenos Aires, Santiago e Lima são redutos gastronômicos importantes da América do Sul, mas não tinha quase nenhuma informação sobre a capital colombiana.

Confesso que fiquei positivamente surpreso com a qualidade dos restaurantes e o preço – para quem vive nas principais capitais brasileiras, comer em Bogotá pode custar entre 30-50% menos que um restaurante similar no Brasil, e isso inclui também o vinho: só para exemplificar, graças a nossa sufocante carga tributária, um vinho italiano pode custar em Bogotá até 30% do preço cobrado em São Paulo.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Bogotá – Vía Buenos Aires (Centro Histórico)


Ojo del Bife

Restaurante argentino localizado na Carrera 8, a poucos metros da Plaza de Bolivar, nos arredores do Palacio de Justicia e do Palacio Liévano. A entrada pequena espremida entre dois outros restaurantes, o árabe El Khalifa e o francês Bonaparte, revela um salão espaçoso, ricamente decorado e pensado nos mínimos detalhes para que o cliente sinta-se em Palermo ou Recoleta, com o tradicional "asador” (ou parrilla) na entrada, fotos de tango nas paredes e o som ambiente inconfundível.

As estrelas do cardápio são os bifões Angus importados da Argentina e disponíveis em cinco cortes: Bife de Chorizo, Ojo del Bife (miolo do contra-filé), Tapa de Cuadril (picanha), Punta de Anca ou Colita de Cuadril (maminha), e o Asado de Tira. Com exceção do Asado de Tira (COP 50,000, 300 gramas), todas as carnes podem ser pedidas em cortes de 350 (COP 50,000) ou 250 gramas (COP 38,000). Pessoalmente senti falta de algumas carnes, como o Vacío (fraldinha) e o Lomo de Res (filet mignon).

Bogotá – Cuban Jazz Café (Centro Histórico)


Langostinos al ajillo

Restaurante de comida cubana localizado no Centro Histórico de Bogotá, a poucos passos do Museo del Oro. Na verdade, o Cuban Jazz Café é mais que um restaurante, é um espaço cultural que reúne arte, música e comida, famoso na cena noturna de Bogotá por seu clube de jazz e salsa cubana com shows todas as noites.

A primeira coisa que chama a atenção quando entramos, além da escada que dá acesso ao salão (que fica no subsolo de um dos prédios mais antigos do Centro Histórico), é a decoração retrô (com um leve cheiro de coisa velha, diga-se) que remonta aos clássicos clubes de jazz de New York e Paris dos anos 1940, onde predominam os grandes sofás de veludo vermelho, os móveis de madeira escura (com destaque para o gigantesco bar), as luzes de neon, os instrumentos musicais (incluindo um piano dos anos 1950 na entrada) espalhados pelo salão e as fotos de artistas de jazz e música cubana nas paredes.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Bogotá – La Condesa Irina Lazaar (La Candelaria)


Camarões empanados com molho à base de curry verde japonês

Um dos achados da La Candelaria, ideal para quem busca uma refeição realmente especial. Para começar, espere um lugar diferente de um restaurante tradicional: não há placas na frente, a porta fica fechada e só é aberta pelo dono após uns toc-tocs, como se você estivesse chegando para comer na casa de alguém. Como a maioria dos restaurantes da região, o La Condesa é pequeno (apenas 10 mesas) e o dono é o chef, comanda a cozinha, recebe os clientes e recomenda os vinhos. E aqui não é diferente.

Em tempo: a tal condessa do nome faz referência à personagem de Brigitte Bardot no filme “Shalako” (1968), um faroeste estrelado também por Sean Connery. Confesso que não vi o filme, mas pelo li não foi uma produção, digamos, muito bem recebida pela crítica.

sábado, 18 de abril de 2015

Bogotá – La Subienda Pescadero


Combo scallop La Subienda

Restaurante super tradicional com endereços no Centro Histórico e La Candelaria, frequentado principalmente pelo locais e reconhecido como uma das melhores mesas de peixes e frutos do mar da cidade, com suas porções gigantes e preços bastante convidativos.

Não espere um ambiente gourmet ou requintado, restaurante bom de pescado em Bogotá tem aquele jeitão simples, com ares de peixaria. O endereço principal, localizado na Carrera 8 e a poucos metros da Plaza de Bolivar, ocupa quatro andares de um antigo edifício (que só por isso já vale a visita), com decoração rústica e clara, com mesas antigas de madeira e alguns quadros nas paredes, de desenhos que remetem à Colômbia de antigamente e seu povo até alguns com temas religiosos.

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal