quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Top 10 Bruxelas: A cidade das histórias em quadrinhos

Bruxelas é conhecida mundialmente como a cidade das histórias em quadrinhos. Terra de Tintin, Luke Luke, Smurfs e tantos outros que marcaram a infância de quem hoje tem 30 anos ou mais.

A escola belga da nona arte surgiu em meados dos anos 1920, e influenciou a obra de vários outros artistas pela Europa - muitos, inclusive, fizeram "intercâmbio" em Bruxelas para aprender os traços de sucesso dos mestres belgas. Em 1929, o belga Hergé publicou pela primeira vez as tirinhas de um repórter curioso chamado Tintin, e seu parceiro inseparável Milu. O resto é história.

Como uma maneira de promover os personagens e trazer um pouco mais de cor à cidade, surgiu em 1991 um projeto com o objetivo de realizar pinturas de histórias em quadrinhos em áreas públicas. O que começou com um projeto pequeno, apenas para dar um pouco de vida aos muros e laterais de prédios antes pintados de branco, mais de 20 anos depois é um sucesso de crítica e público, atraindo turistas interessados em conhecer não apenas o centro histórico, museus, parques e gastronomia bruxelense, mas sentir-se parte das histórias representadas nos painéis e, porque não, matar saudades da infância.

Considerando os painéis catalogados, atualmente existem mais de 50 obras em exposição em Bruxelas, a grande maioria localizada no centro histórico. Em geral os painéis são grandes - ocupam facilmente área equivalente a 2-3 andares dos prédios, e são incríveis pela perfeição dos traços e uso de cores. Impossível saber qual o mais bonito.

Para conhecê-los, basta um roteiro (retire-o gratuitamente na oficina de informação turística da Grand Place, www.brusselsinternational.be, +32 (0) 2 513 89 40)), um bom tênis e uma máquina fotográfica. Não precisa pagar entrada - os painéis fazem parte da decoração da cidade.

Para uma lista completa e endereços dos painéis espalhados pela cidade, consulte a lista disponível no Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Brussels%27_Comic_Book_Route

Além dos painéis, os amantes de histórias em quadrinhos passarão horas no Centre Belge de Bande Dessinée (Centro Belga de Histórias em Quadrinhos, Rue des Sables, nº 20, www.comicscenter.net), maior museu do gênero e um paraíso para crianças e adultos que, nos seus quatro andares, podem encontrar de tudo, desde o processo de criação, até os mais famosos (e raros) quadrinhos belgas (destaque para a original "Land of the Soviets" de 1929, primeira tirinha do Tintin). Além disso, funciona ali um importante centro de pesquisa, cujo catálogo está disponível online. No térreo, uma grande livraria é a tentação dos amantes da arte.

Para quem é fã do Tintin, não deixe de passar na Boutique Tintin (13 Rue de la Colline, www.tintin.com), loja oficial que vende tudo o que você pode imaginar sobre o personagem belga mais famoso dos quadrinhos. Passeio imperdível para as crianças grandinhas. Distante 20 km da capital, em Louvain-la-Neuve, está o Musée Hergé (Rue du Labrador 26, +32 (0)10 488 421, www.museeherge.com), museu exclusivo do repórter mais famoso dos quadrinhos.

Separei algumas fotos dos painéis mais bonitos. Espero que gostem!


"Astérix", um dos maiores painéis da cidade, localizado na Rue de la Buanderie 15


"Ric Hochet" (esquerda) e "Broussaille" (direita)


"Spike and Suzy" (esquerda) e "Boule et Bill" (direita)


"Billy the cat" (esquerda) e "XIII" (direita)


"Jojo" (esquerda) e "Tintin" (direita)


Não consegui localizá-los no catálogo. Se alguém souber os nomes, eu agradeço!


Em sentido horário: "Lucky Luke", "Le jeune Albert" e "Isabelle". Não achei o nome do último.


"Odilon Verjus" (esquerda) e "Olivier Rameau" (direita)

2 comentários:

Rafael Cardoso disse...

Parabéns pelo post, amigo. O melhor e mais completo que encontrei sobre o assunto. Vai ser de grande ajuda para o meu roteiro. Obrigado!

stéphano bahia disse...

Será que os EUA e Japão temn alguma cidade similar a Bruxelas (no sentido cultura HQ presente nas ruas?)

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal