quarta-feira, 19 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Palacio Real, Campo del Moro, Jardines de Sabatini, Catedral de Almudena e Plaza de Oriente


Palacio Real, com a Catedral de Almudena ao fundo

Residência oficial da família real espanhola para cerimônias e eventos oficiais, o Palacio Real é o segundo maior (atrás apenas do Louvre) e um dos mais impressionantes palácios da Europa Ocidental (em tempo: a família real espanhol vive no Palacio de Zarzuela, bem mais modesto e localizado nos arredores de Madrid).

A história do Palacio Real começou muito antes de Madrid ser capital da Espanha. No século IX, quando a região estava sob domínio muçulmano, o emir Mohamed I (852-886) decidiu construir uma fortaleza para vigiar e proteger Toledo do avanço dos soldados cristãos. A fortaleza, chamada Real Alcazar, foi casa dos reis no século XIV e acabou destruída por um incêndio em 1734. Em 1738, o Rei Felipe V ordenou a construção do atual palácio, no mesmo lugar no antigo Alcazar, finalizado em 1755. Carlos III foi o primeiro monarca que habitou o palácio, em 1764. O último monarca foi Alfonso XIII, em 1931.


Vista do Palacio Real a partir da escadaria dos Jardines de Sabatini

Nos seus mais de 150.000 metros quadrados e exatos 3.418 quartos, o Palácio abriga um valioso patrimônio histórico e artístico, destacando o quinteto de instrumentos musicais “Stradivarius Palatinos”, datados entre 1700 e 1775, a mais importante do gênero no mundo, coleções de obras de pintura, escultura e tapeçaria, de artistas como El Greco, Caravaggio, Velázquez e Goya, além de porcelanas, relógios, mobiliário e prataria.


Em sentido horário: sala de jantar, salas internas e "Salón del Trono"

O Palácio Real oferece visitas livres e guiadas, onde é possível conhecer cerca de 50 quartos e grande parte das instalações externas. Não deixe de visitar o “Salón del Trono” (o mais impresionante do palácio), a “Real Capilla” (capela do Palácio, pintada em 1759), a “Real Biblioteca” (abriga mais de 300 mil obras impressas), a “Real Farmacia” (coleção de frascos, sendo os mais antigos do século XVII), a “Real Armería” (sala de armas, considerada uma das mais importantes do mundo) e alguns dos dormitórios usados pelos reis da Espanha, como Isabel II e Alfonso XII.


Em sentido horário: um dos "Stradivarius Palatinos", “Real Capilla”, “Real Farmacia” e “Real Armería”

O tour pode ser realizado todos os meses do ano, entre Outubro e Março de segunda à sexta das 9h30 às 17hs, domingos e feriados das 9hs às 14hs. Entre Abril e Setembro, os horários são mais generosos com os turistas: segunda à sexta das 9hs às 18hs, domingos e feriados das 9hs às 15hs. Estrangeiros pagam €9 pelo tour (paga-se só €1 a mais para fazer o tour guiado). Para tristeza dos visitantes, fotos não são permitidas dentro do Palacio Real.

Na primeira quarta-feira do mês, pontualmente ao meio-dia, ocorre a cerimônia de “Relevo Solemne” (Troca de Guarda). Cerca de 400 pessoas e 100 cavalos, devidamente trajados com uniformes das épocas dos reis Alfonso XII (1857-1885) e Alfonso XIII (1902-1931), reúnem-se na “Plaza de Armería”, em frente a Catedral de Almudena. A troca de guarda não é tão badalada quanto a do Palácio de Buckingham, em Londres, mas vale muito a pena assistir se você estiver na cidade.


Troca de Guarda (crédito das fotos: http://www.guardiareal.org)

Do lado de fora, o Palacio Real é rodeado por dois espetaculares jardins, que formam um oásis no meio da cidade: com mais de 900 anos (foi lá onde acamparam as tropas árabes que sitiaram o Alcazar em 1109), o Campo del Moro reúne fontes, estátuas, jardins e construções históricas, além de vasta flora – são mais de 70 especies de árvores, alguns exemplares com mais de 150 anos, e rica fauna – animais como pavão e o faisão podem ser facilmente encontrados por lá. O atual desenho data de 1890, quando o Campo del Moro foi restaurado e convertido num jardim paisagista.


Palacio Real com a Catedral de Almudena ao fundo, Campo del Moro à direita e Jardines de Sabatini abaixo, em frente ao palácio

O segundo jardim é o “Jardines de Sabatini”, menor que o primeiro, porém não menos impressionante. Localizado na face Norte do Palacio Real, quase 20 metros abaixo do nível da rua, pode ser acessado através de uma bela escadaria construída em estilo neoclássico. No centro, existe uma enorme lâmina d’água com fonte, muito usada pelos espanhóis no verão para aproveitar os dias de Sol. Ao redor, algumas das estátuas dos Reis espanhóis que no inicio estavam destinadas a coroar o Palacio Real, mas que não se colocaram na sua posição original porque o peso resultava excessivo para a estrutura do palácio. Alamedas, jardins muito bem cuidados, canteiros e fontes circulam o lago, mantendo padrões geométricos presentes nos mais belos jardins de verão franceses.


Fotos: Jardines de Sabatini (acima) e Campo del Moro (abaixo)

Campo del Moro e Jardins de Sabatini podem ser visitados todos os dias das 9hs às 21hs (de Maio a Setembro até às 22hs), com entrada gratuita.

Edifício religioso mais importante de Madrid, a Catedral de Santa María la Real de la Almudena (ou apenas “Catedral de Almudena”) foi construida durante os séculos XIX e XX, tem 102 metros de comprimento e 73 de altura, e mescla diferentes estilos arquitetônicos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta.



Os planos para construir a igreja começaram no século XVI, depois do Rei Filipe II ter feito de Madrid a capital de Espanha. No entanto, a construção foi constantemente adiada devido a várias questões políticas e à oposição da poderosa arquidiocese de Toledo (anterior capital de Espanha). Finalmente em 1868, Madrid recebeu permissão de Toledo para construir uma nova igreja dedicada à Virgem de Almudena, as obras foram iniciadas em 1883. Um ano mais tarde, em 1884, o Papa Leo XIII, criou a Diocese de Madrid, dando um bispo à cidade e elevando o estatuto da nova Igreja de Almudena a catedral. A primeira parte a ser completada foi a cripta, que contém uma imagem do século XVI da patrona de Madrid, a Virgem de Almudena.

Os horários de abertura da Catedral podem ser consultados em: http://www.archimadrid.es/catedral/cel_hora/default.htm

Termine o passeio na bela Plaza de Oriente, com o Teatro Real em destaque e os restaurantes nas laterais, com suas “terrazas” convidando para uma refeição agradável enquanto a vida passa pela segunda praça mais importante da cidade. Comece o passeio admirando os contornos da praça e as estátuas de pedra branca, parte de uma série dedicada a todos os monarcas espanhóis. Produzidas entre 1750 e 1753, fazem parte da mesma coleção que adorna a lâmina d’água dos Jardines de Sabatini – as demais estátuas da série estão no Parque del Retiro, Parque El Capricho, Puerta de Toledo e outras províncias (por exemplo, as dos reis navarros estão na Paseo de Sarasate, em Pamplona).



No centro da praça fica um monumento a Felipe IV. Inaugurada em 1843, a estátua foi na realidade construída em Florença entre 1634 e 1640, e o escultor contou com o assessoramento de Galileu Galilei para que o cavalo pudesse ser mantido erguido, sustentado pelas patas traseiras. É tida como a primeira estátua equestre do mundo. Integram o monumento quatro leões de bronze, duas fontes e um pedestal com esculturas.

Nos fundos da praça, o Teatro Real é considerado um dos mais importantes da Europa. Inaugurado em 1850, recebeu até a primeira metade do século XX os mais importantes cantores líricos e peças de ópera da época. Em 1925 o teatro foi fechado, pois as obras do metrô abalaram sua estrutura. Quase derrubado após a guerra civil, foi totalmente remodelado para virar sala de concertos e reaberto ao público em 1966. Novamente fechado entre 1991 e 1997, foi convertido em teatro de ópera, sendo casa da Orquestra Sinfônica de Madrid.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal