terça-feira, 18 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Paseo de la Castellana, Paseo de Recoletos, Paseo del Prado

Principal artéria urbana de Madrid, o corredor de de 6,5km formado pelas Paseo de la Castellana, Paseo de Recoletos e Passo del Prado corta a cidade de norte a sul, partindo da Plaza de Castilla, na região norte, até a estação de Atocha, no sul.

Tudo começou em 1786, quando o caminho surgiu como rota de circulação de pessoas e mercadorias. Entre 1830 e 1834, foi realizado um importante projeto de urbanização, fundamental para o desenho atual: avenida larga e arborizada, repleta de prédios residenciais de poucos andares, retrato da Madrid de antigamente, que convivem em plena harmonia com a modernidade dos grandes e altos edifícios das principais empresas do país, cenário que gradualmente ganha destaque na arquitetura da cidade.

A história da cidade é contada a cada esquina, seja por um restaurante centenário, pelos banquinhos no corredor central que convidam o visitante a parar no tempo, pela quantidade de árvores, muitas delas centenárias, que do alto lembram um vasto tapete verde, pelas vistosas fontes em formato de rotatória que organizam o trânsito, pelos grandes e pulsantes centros comerciais, pelas diferentes construções e monumentos, um verdadeiro museu de arquitetura a céu aberto. Praticamente plana de ponta a ponta, poucas avenidas no mundo são tão convidativas para uma agradável caminhada.

Separe uma garrafinha de água, coloque um bom tênis e comece o tour na Plaza de Castilla, principal ponto de interligação entre as regiões nordeste e noroeste da cidade e casa das famosas Torres Kio (ou “Puerta de Europa”), um dos cartões-postais da cidade. Inauguradas em 1996, têm 114 metros de altura e 26 andares, e são mundialmente conhecidas pela arquitetura: os prédios são inclinados a exatos 15 graus. Ao lado das torres, existe uma praça, provavelmente lugar das melhores fotos da cidade, dedicada ao político José Calvo Sotelo, figura importante na história espanhola, datada de 1960, que permite uma visão privilegiada da Paseo de la Castellana, sentido sul.


Plaza de Castilla, Torres Kio

Siga pela avenida, sentido sul. Aprecie a região de Cuzco, uma das mais ricas da cidade. Cerca de 1,5km de caminhada depois, você verá do lado esquerdo uma linda caixa, com um grande recuo à frente, escrito no topo “Estádio Santiago Bernabeu”. Sim, você chegou na casa do clube de futebol mais rico do mundo, onde tantos brasileiros brilharam. É possível visitar o estádio, chegar pertinho do gramado, sentar nas arquibancadas, babar na sala de troféus – é só fazer o tour, um dos mais procurados da Europa. Assistir uma partida por lá é bem difícil, mas se você der sorte e conseguir comprar uma entrada, não importa o jogo, você viverá uma experiência inesquecível.


Paseo de la Castellana, com o Santiago Bernabéu em destaque e as Torres Kio ao fundo

Nosso terceiro ponto de parada fica do outro lado da rua, após mais 1km de caminhada. O complexo chamado “Nuevos Ministerios”, inaugurado em 1942, é sede de vários ministérios do governo espanhol. Embora a área seja restrita aos funcionários e a entrada de turistas não seja permitida, a imponente arquitetura e a bela fonte na esquina rendem belas fotos. Do lado, uma loja do "El Corte Inglés", maior loja de departamentos do país, é passeio imperdível para os(as) loucos(as) por compras.

Dica do Viajante: Visite a loja gourmet, com seus queijos, peças de jamón, acafrão, vinhos estrelados, chocolates e outras delícias. Impossível nãqo deixar alguns euros por lá.


Nuevos Ministerios

Mais 2km de caminhada, você chegará na Plaza de Colón, construída em 1893 para celebrar os 400 anos da viagem de Cristóvão Colombo pela América. Um monumento de 17 metros de altura homenageia o navegador, e outros três, que circundam a praça, remetem às 3 embarcações que fizeram a famosa travessia em 1492. É um dos principais pontos de manifestação popular da cidade, onde os madrilenhos se encontram para protestar contra o governo e festejar as conquistas do futebol. Curiosidade: Na praça fica hasteada a maior bandeira da Espanha do mundo, com quase 300 metros quadrados, num mastro com quase 50 metros de altura.


Plaza de Colón

Rapidamente passamos pela curta Paseo de Recoletos e chegamos na Paseo del Prado, o filet mignon da caminhada. Pare por alguns instantes e admire a beleza da Plaza de Cibeles, a fonte mais famosa e o principal monumento da cidade. Esculpida em 1792, é o principal local de celebração dos 2 principais clubes de futebol da cidade, o Real e o Atlético. Entre os prédios históricos que a cercam, o Palacio de Comunicaciones, atual sede da Prefeitura de Madrid, datado de 1917, é sem dúvida o mais espetacular.


Plaza de Cibeles com o Palacio de Comunicaciones ao fundo



A Paseo del Prado é a mais bonita das três avenidas que formam o corredor. O canteiro central, em forma de parque, repleto de árvores e banquinhos, convidam pedestres, ciclistas e casais de namorados a relaxar e apreciar o silêncio – nem parece que você está cercado por uma avenida com 10 pistas. Cerca de 600 metros da Plaza de Cibeles, você encontrará o Museo del Prado, décimo mais visitado do mundo, com mais de 3 milhões de visitantes por ano. Inaugurado em 1819, tem mais de 8600 obras no acervo (entre pinturas, esculturas, desenhos e outros objetos de arte) , das quais 1150 estão expostas. Nenhum museu do mundo tem mais obras de Velázquez, El Greco, Goya.


Museo del Prado


Paseo del Prado

Localizado atrás do Museu del Prado, o Parque del Buen Retiro, ou apenas Parque del Retiro, é a mais importante e emblemática área verde da cidade. Construído pelo Rei Filipe IV em 1630 para ser um dos muitos jardins da Família Real, foi aberto ao público como parque em 1868. Muito frequentado por madrilenhos e turistas, o Parque del Retiro tem áreas para descanso, esportes, lazer e natureza, além de entretenimento incluindo inúmeros artistas de rua como músicos, pintores, videntes, malabaristas e muito mais. Uma infinidade de estátuas, fontes e monumentos comemorativos completam a decoração e o transformam num verdadeiro museu de esculturas ao ar livre.


Parque del Retiro

Mais 600 metros e chegamos em Atocha, a parada final do nosso tour. Principal complexo ferroviário e maior estação da cidade, foi inaugurada em 1851, recebe cerca de 44 milhões de passageiros por ano, dos quais 13 milhões utilizam-se dos serviços de média e longa distância, fundamental para conectar Madrid a cidades como Sevilla, Valencia, Barcelona e Zaragoza, além de um trem internacional e turístico até Paris. Para quem não sabe, Atocha foi um dos principais lugares atingidos pelos atentados em 11/03/2004, que vitimaram 191 vidas.


Atocha, em sentido horário: trens AVE (alta velocidade), tartarugas no jardim da estação, jardim e frente da estação

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal