Patrimônio Cultural de Madrid, o mercado El Rastro acontece todos os domingos e feriados, faça chuva ou faça sol, no bairro La Latina, a poucos passos do Centro Histórico. Estamos falando de um dos mais antigos e maiores mercados a céu aberto da Europa, uma tradição de mais de cinco séculos onde a cada nova semana cerca de 1000 comerciantes expõem suas mercadorias e vendem de tudo: meias, talheres, copos, louças, CDs, lençóis de cama, roupas, pianos, velas, utensílios de cozinha, plantas, revistas e livros antigos, bijuteria, telefones, sapatos, flores, quadros, televisões, brinquedos, bonecas de pano e artesanato. Pense num produto, qualquer um, e você certamente o encontrara em El rastro. É uma feira onde peças antigas e de segunda mão são as principais atrações.
A feira estende-se por várias ruas. Na Calle Ribera de Curtidores vende-se artesanato, roupas novas e antiguidades. Na Calle San Cayetano, conhecida por ser a zona dos artistas e pintores, reúne quadros ou reproduções de obras de arte. Os que procuram roupas de segunda mão ou móveis usados, devem dirigir-se à Plaza del General Vara del Rey. Na Calle Rodas a atração principal são as antiguidades. Na Plaza de Cascorro, Esplanada del Campillo, Calle del Carnero e Calle de Carlos Arniches a oferta é variada: ferramentas domésticas, tecidos, peles, discos de vinil e revistas antigas. A Rua Mira el Sol é indicada para cinéfilos, enquanto na Ronda de Toledo estão os amantes da música.
Como qualquer “mercado de pulgas”, El Rastro é para se perder, andar com calma observando as antiguidades nas calçadas, entrando nas diversas lojas com peças vintage e é sem dúvidas um programa imperdível para quem visita Madrid. Mesmo que você não tenha intenção de comprar nada, vale a pena conhecer a feira para observar o comportamento dos madrilhenhos, testemunhar a convivência entre a tradição e a modernidade, tirar fotos, muitas fotos. Não deixe de visitá-la.
Quando você já tiver comprado tudo que estava buscando, siga a tradição madrilhenha e procure um dos muitos bares de tapas (aperitivos) de La Latina, sempre acompanhado por uma “caña” (cerveja) ou uma taça de vinho.
A feira funciona das 9hs às 15hs. Para quem procura uma boa barganha, prefira andar nas barracas antes das 11hs ou depois das 14hs. Separe das 11hs e 14hs para fazer uma boquinha, pois é quase impossível andar na feira. Para chegar, vá de metrô, são várias estações: Embajadores, Lavapiés ou Sol (linha 3), La Latina, Puerta de Toledo ou Acacias (linha 5), Tirso de Molina ou Sol (linha 1), Sol ou Opera (linha 2).
Madrid é uma cidade segura, mas El Rastro é o paraíso dos batedores de carteira. Cuidado com seus pertences!
domingo, 30 de junho de 2013
Top 10 Madrid: Mercado “El Rastro”
Você também poderá gostar de:
Guia do Viajante Comilão:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário