domingo, 23 de junho de 2013

Top 10 Madrid: Parque del Retiro e Casa de Campo



O Parque del Buen Retiro, ou apenas Parque del Retiro, é a mais importante e emblemática área verde da cidade. Construído pelo Rei Filipe IV em 1630 para ser um dos muitos jardins da Família Real, integrou a arquitetura do Palacio del Buen Retiro (segunda casa da Família Real na época, totalmente destruído em 1808) e o Casón del Buen Retiro (hoje parte do Museu del Prado). Praticamente arrasado durante a primeira Invasão Francesa em 1808, foi totalmente reconstruído e aberto ao público como parque em 1868.

Muito frequentado por madrilenhos e turistas, o Parque del Retiro tem áreas para descanso, esportes, lazer e natureza, além de entretenimento incluindo inúmeros artistas de rua como músicos, pintores, videntes, malabaristas e muito mais. Uma infinidade de estátuas, fontes e monumentos comemorativos completam a decoração e o transformam num verdadeiro museu de esculturas ao ar livre.

Entre as inúmeras atrações do parque, não deixe de conhecer:

1) Paseo de la Argentina, também conhecido como “Passeo de las Esculturas”, uma grande alameda cercada por 12 estátuas dedicadas aos reis da Espanha, feitas para decoração do Palacio Real durante o reinado de Fernando VI. No centro, um grande jardim (que costuma ficar bem florido na primavera) acompanha os visitantes durante todo o passeio;



2) Estanque del Retiro, lago artificial onde os turistas podem alugar barquinhos para 2 pessoas e apreciar a visão privilegiada do majestoso Monumento a Alfonso XII, obra conjunta de 42 artistas com 30 metros de altura e 86 de comprimento. Além das esculturas, uma bela escadaria reúne artistas, músicos e pessoas que querem descansar, ler ou apenas apreciar a vista dos barquinhos no lago;



3) Palacio de Cristal e Palacio de Velázquez, datados do final do século 19 e construídos em ferro e vidro (o Palacio de Velázquez ainda recebe um acabamento em tijolos e telhas) para sediar exposições temporárias. Em frente ao Palacio de Cristal, um lago artificial reúne grande variedade de fauna.



4) Fuente de la Alcachofa, Fuente de los Galápagos e Fuente del Ángel Caído, todas do século 19. A última fonte reúne duas curiosidades: é um dos três monumentos no mundo com uma imagem do diabo (os outros estão em Turim e Nova Iorque), está exatos 666 metros acima do nível do mar;


Em sentido horário: Ángel Caído, Galápagos, Alcachofa e Ángel Caído

5) Jardins “La Rosaleda” (conta com cerca de 5570 exemplares de rosas, de 128 espécies diferentes) e “El Panterre” (com ciprestes geometricamente desenhados e local da árvore mais antiga da cidade, um Taxodium mucronatum plantado em 1630), ambos em estilo francês.


La Rosaleda (crédito pelas fotos: http://foro.tiempo.com/el-retiro-de-madrid-un-paseo-por-la-rosaleda-y-aledanos-t104321.0.html)

Horário de funcionamento: Todos os dias das 6hs às 22hs (entre Maio e Outubro até a meia-noite).
Conheça mais sobre o Parque del Retiro em http://www.paseapormadrid.com/descargas/parque_retiro_descarga_libre.pdf

Dica do Viajante: Ao redor do parque, não deixe de conhecer a imponente Puerta de Alcalá, construída no final do século 18 e usada como porta de entrada em Madrid para quem chegava de Alcalá de Henares (daí o nome), e a pouco conhecida e belíssima Iglesia de San Manuel y San Benito, construída no início do século 20 em estilo bizantino para guardar os restos mortais de Manuel Caviggioli e sua esposa Benita Maurici (daí o nome da igreja; como não existe uma Santa Benita, optou-se por San Benito), toda de mármore branco e com uma torre de 45 metros de altura. Do lado de dentro, um magnífico órgão alemão Walcker de 1910, vários mosaicos e a bela cúpula com 16 janelas (representando 16 santos) são fotos obrigatórias.


Puerta de Alcalá


Iglesia de San Manuel y San Benito (crédito pelas fotos: http://www.viendomadrid.com/2010/03/iglesia-de-san-manuel-y-san-benito.html)

Situado no bairro de Moncloa, pertinho do Palacio Real, a Casa de Campo é o maior parque urbano da Espanha. Com quase 15 vezes o tamanho do Parque del Retiro (5 vezes maior que o Central Park e 6,5 vezes maior que o Hyde Park), foi propriedade da Família Real entre 1553 e 1931, que usava o Palacio de Vargas como residência de campo e a vasta área verde como zona de caça. Durante a Guerra Civil (1936-1939) a Casa de Campo foi amplamente usada como frente de batalha, sendo até hoje possível encontrar vestígios de trincheiras e bunkers. Infelizamente o Palacio de Vargas acabou destruído durante a guerra.



Além da impressionante variedade de fauna (133 espécies de animais) e flora (inventário de 2002 catalogou 686 mil exemplares, algumas com mais de 200 anos), a Casa de Campo conta com um grande lago (turistas podem alugar barquinhos), zoológico (um dos mais respeitados do mundo, tem mais de 6000 animais de 500 espécies, incluindo um grande aquário), parque de diversões (com direito a montanha-russa e tudo), uma piscina aberta ao público no verão e teleférico (conecta a Casa de Campo com o Parque del Oeste, uma viagem de 11 minutos, 2,5km e picos de 40 metros de altura que revela uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade). Um programão para as crianças.



A Casa de Campo também é sede da Madrid Arena, casa do ATP Masters 1000 de tênis.

Mais informações:

Casa de Campo:
- Horários: Todos os dias, de Maio a Setembro das 10hs às 14hs e das 17hs às 20hs, de Setembro a Abril das 9hs às 14hs e das 16hs às 19hs
- Como chegar: Metrô Casa de Campo (linhas 5 e 10), Batán ou Lago (linha 10)

Zoo Aquarium:
- Horários: Consulte em http://www.zoomadrid.com/horarios
- Como chegar: Metrô Casa de Campo (linhas 5 e 10)
- Quanto custa: Consulte em http://www.zoomadrid.com/precios
- Internet: http://www.zoomadrid.com/es

Parque de Atracciones:
- Horários: Consulte em http://www.parquedeatracciones.es/horario
- Como chegar: Metrô Batán (linha 10)
- Quanto custa: Consulte em http://www.parquedeatracciones.es/precios
- Internet: http://www.parquedeatracciones.es

Teleférico:
- Horários: Consulte em http://www.teleferico.com/en/opening-hours
- Como chegar: Metrô Casa de Campo (linhas 5 e 10)
- Quanto custa: Consulte em https://webstore.parquesreunidos.com/parquesv3a/parque.aspx
- Internet: http://www.teleferico.com/en/tour

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal