Lungern
Rápido, limpo, confortável e sempre pontual, o trem é o principal meio de transporte da Suíça. Pequeno em extensão territorial (equivalente ao estado do Rio de Janeiro), o país possui uma impressionante malha ferroviária com mais de 5 mil km de extensão – são incríveis 118,12 metros por km², a segunda maior do mundo (atrás apenas da República Tcheca, com 122.13, e infinitamente superior aos medíocres 3,35 do Brasil), 824 estações e mais de 300 milhões de passageiros transportados todos os anos.
Lucerna e Interlaken são duas das cidades mais lindas e espetaculares da Suíça. Distantes 50 minutos de trem das imperdíveis Zurique e Berna, respectivamente, são lugares que representam a essência de tudo o que é possível encontrar na Suíça: casinhas de madeira centenárias, vaquinhas com sininho no pescoço pastando tranquilas e lagos com água azul turquesa, tendo como plano de fundo o fantástico cenário panorâmico alpino. Além de serem duas cidades obrigatórias no roteiro de todo(a) turista que visita a Suíça, Lucerna e Interlaken são conectadas por um dos passeios de trem mais bonitos do mundo.
“Brünig Pass” serpenteando o Lungernsee
Além dos trens regulares da SBB CFF FFS (a companhia ferroviária do país), a empresa GoldenPass Line opera uma rota turística entre as duas cidades, que percorre os 74 km do passeio via “Brünig Line” em exatas 2 horas. Os vagões chamados “Panoramic” são espaçosos, confortáveis, silenciosos e com janelas gigantes que permitem uma visão privilegiada dos 21 vilarejos, 10 paradas, 4 lagos (Vierwaldstättersee, também conhecido como o Lago Lucerna; Sarnensee, Lungernsee e Brienzersee) e muitas paisagens de cartão-postal.
Entre Lucerna (450 metros de altitude) e Giswil (485 metros de altitude), a viagem é praticamente plana. A partir de Giswil o trem inicia uma subida constante, serpenteando pelas montanhas passando por Kaiserstuhl (700 metros) e Lungern (752 metros). Para vencer os 3 km quem separam Lungern de Brünig-Hasliberg (1002 metros), o ponto mais alto da viagem, com inclinação média de 12%, entram em ação as tradicionais cremalheiras (em descidas e subidas muito íngremes, vários trens têm uma terceira "roda", que é uma engrenagem que se conecta com um trilho especial dentado, que dá a tração para o trem).
Vilarejo com degelo ao fundo
O trajeto entre Brünig-Hasliberg (1002 metros de altitude) e Meiringen (595 metros) é uma descida íngreme com quase 4 km de extensão, e novamente as cremalheiras são necessárias para vencer os cerca de 400 metros de altitude. De Meiringen até Interlaken Ost (568 metros) o passeio volta a ser plano.
O trajeto também pode ser feito de carro, pela “Brünig Pass”, muito procurada por motociclistas pelas curvas e por ciclistas pelas subidas e descidas. Veja a altimetria completa do percurso aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Profil_Luzern-Interlaken_Ost.png.
Trem a caminho de Lucerna, passando por Lungern
Saindo de Lucerna, as duas primeiras paradas ficam aos pés de 3 das principais montanhas dos Alpes Suíços, muito procuradas por turistas e praticantes de esqui. A partir do pequeno vilarejo de Hergiswil (10 minutos de viagem), às margens do Lago Lucerna, é possível subir o Monte Stanserhorn, famoso pelo teleférico Cabrio, de dois andares e com a parte superior aberta, ou pegar outro trem até Engelberg e de lá o teleférico até o Titlis (3020 metros de altitude). A segunda parada é em Alpnachstad (16 minutos), principal rota de acesso ao Monte Pilatus, de onde parte o bondinho mais íngreme do planeta, com incríveis 48% de inclinação.
A terceira parada é na pitoresca Sarnen (23 minutos), capital do cantão de Obwalden, espalhada por uma encosta de montanha por cima de um prado repleto de árvores, às margens do Sarnensee e aos pés do Monte Langis, de onde partem bondinhos e teleféricos para 12 montanhas dos Alpes. A cidade é habitada desde a idade da Pedra Antiga e da Idade do Bronze, como demonstram vestígios encontrados no vale de Sarnen.
O segredo do chocolate suíço
Os vilarejos de Giswil (34 minutos), Kaiserstuhl (41 minutos) e Lungern (48 minutos), no coração dos Alpes, são muito procurados pelos suíços como estâncias balneares no Verão e de esqui no Inverno. Localizados num vale, a visão a partir do trem é de um mirante em movimento que revela casinhas de madeira, um belo lago de água esmeralda (mas que também pode ser azul turquesa, dependendo da incidência de luz) que perde-se no horizonte, pastos com as tradicionais vaquinhas suíças, água de degelo escorrendo pelas pedras formando cascatas, florestas exuberantes e sequências de cadeias de montanhas. A cada momento revelam-se novas surpresas, novos ângulos. Na opinião deste blog, um dos cartões-postais do passeio e que provavelmente renderá as melhores fotos da viagem.
Giswil
Chegou a hora de subirmos até Brünig-Hasliberg (1 hora de viagem). Não fosse a vasta floresta à direita, certamente a visão panorâmica do vale seria sensacional, mas como as árvores estão altas, será difícil ver alguma coisa lá embaixo. Aproveite a subida pela janela, com sorte você poderá cruzar com um urso pelo caminho.
A descida até Meiringen (1h17 de viagem), penúltima parada da viagem, provavelmente revelará um pouco da paisagem, mas sem dúvidas a parte mais divertida é acompanhar a composição descendo o vale como se fosse um carro engatado. Localizada num cotovelo e rodeada de montanhas, Meiringen é um destino famoso pela cachoeira Reichenbach (250 metros), cenário da morte presumida de Sherlock Holmes no livro “The Final Problem” – aliás, o pequeno vilarejo possui um museu dedicado ao personagem de Sir Arthur Conan Doyle. Meiringen também é conhecida por supostamente ter criado o merengue.
Casinhas em Lungern
Como Meiringen é ponto final, não uma estação de passagem, a locomotiva acoplada à frente da composição precisa ser desconectada, manobrada e levada para o final da composição, onde será reconectada para seguirmos viagem até Interlaken. É estranho, mas é a única maneira do trem seguir viagem, já que não existe espaço para manobrar todos os vagões.
A última parada antes de Interlaken Ost é Brienz (1h39 de viagem), uma espécie de península com casinhas de madeira, muitas das quais centenárias, cercada pelas águas de cor azul turquesa do Lago Brienz e com a fiel companhia dos Alpes dos dois lados. Completam a paisagem os barquinhos milimetricamente parados no lago como se estivessem posando para as fotografias. Para muitos, uma das paisagens mais cênicas da Suíça. Se o paraíso realmente existe, com certeza foi inspirado em Brienz.
Brienz
Brienz também é famosa pelo Freilichtmuseum Ballenberg, um vasto museu ao ar livre de 66 hectares e que é composto por cerca de 100 edifícios rurais históricos, desde simples chalés alpinos a explorações agrícolas inteiras com muitos animais. As construções, de madeira, pedra ou tijolo, vieram de várias regiões suíças e todas foram salvas da demolição, tendo sido cuidadosamente removidas e reconstruídas no local. No interior destas casas o mobiliário é também o original. Vale a visita.
O destino final do GoldenPass Panoramic é Interlaken. Separe pelo menos 2 dias na cidade, o primeiro para desfrutar este vilarejo encantador, cercado por montanhas e localizado entre os Lagos Brienz e Thun, e o segundo para subir o Monte Jungfrau (3454 m), conhecido como “Top of Europe” (onde fica a mais alta estação de trem da Europa) e famoso por ter neve o ano todo (é possível esquiar até no verão). Para saber mais sobre Jungfrau, acesse http://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-interlaken-ao-top-of-europe-pela-jungfraubahn/.
Brienz
De Interlaken você também pode seguir viagem até Berna (via SBB) ou pegar o trem GoldenPass Classic com destino a Montreux (baldeação em Zweisimmen), na Suíça francesa, um trajeto que pode ser percorrido em 3 horas. São 8 trens diários, 2 dos quais usando vagões Pullmann, que pertenceram à Orient-Express. Para saber mais sobre o GoldenPass Classic, acesse http://www.viajenaviagem.com/2011/09/golden-pass-line-parte-1-de-montreux-a-interlaken/.
Importante 1: No trajeto entre Interlaken e Lucerna as paradas são as mesmas. Seguem os tempos de viagem, para que você possa orientar-se durante o passeio: Brienz (18 minutos de viagem), Meiringen (31 minutos), Brünig-Hasliberg (52 minutos), Lungern (1h05), Kaiserstuhl (1h12), Giswil (1h21), Sarnen (1h34), Alpnach (1h41) e Hergiswil (1h49).
Importante 2: É possível fazer os dois trechos da Golden Pass Line com o Swiss Pass, desde que se viaje nos vagões convencionais. Para viajar nos vagões panorâmicos é necessário fazer reserva e pagar suplemento.
Vagão "Panoramic" e seus janelões
Horários de partida dos trens:
- A partir de Lucerna: de hora em hora, das 06h55 às 19h55 (trens panorâmicos às 07h55, 09h55, 12h55, 14h55, 17h55 e 19h55);
- A partir de Interlaken: de hora em hora, das 07h04 às 19h04 (trens panorâmicos às 07h04, 10h04, 12h04, 15h04 e 17h04).
Para reservas e mais informações, acesse o site do GoldenPass Line: http://www.goldenpass.ch/en/goldenpass/offer/view?id=14
O álbum completo de fotos do passeio entre Lucerna e Interlaken pode ser acessado na página do Viajante Comilão no Facebook - http://www.facebook.com/OViajanteComilao.
Dicas do Viajante Comilão:
- O blog “De Mochila as Costas” fez um post bem legal sobre os Alpes Suíços, vale ler e principalmente deliciar-se com as fotos! Segue o link: http://viajardemochilaascostas.blogspot.com/2012/09/alpes-suicos.html
- O blog “Passeando pela vida...” percorreu os vilarejos alpinos de moto, cruzando toda a Suíça alemã e terminando na Suíça francesa, As fotos são espetaculares! Seguem os links da viagem:
Link 1: http://passeandopelavida.com/2012/10/09/25-passeando-ate-a-suica-2012-o-vale-lauterbrunnen-e-grinderwald/
Link 2: http://passeandopelavida.com/viagens-passadas/2012-2/v-paseando-ate-a-suica-2012/
sábado, 10 de agosto de 2013
Dicas da Suíça: Trem GoldenPass Lucerna - Interlaken
, 17:16
Interlaken, Lucerna
30 comentários
Compartilhar no FacebookCompartilhar no XEnviar por e-mail
Você também poderá gostar de:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
30 comentários:
Perfeito!!!! Parabéns!!! Me ajudou e muuuito!!!
Olá, somando os tempos entre todas as paradas entre Lucerna e Interlaken, deu um total de quase 11 horas. Mas tanto no Rail Europe quanto no site SBB, o tempo de percurso é de aprox. 1:50 h. Pode me detalhar qual é a diferença? Não pretendo ficar parando em cada estação, quero ir direto para Lucerna.
Mais uma dúvida: No Rail Europe a passagem está um valor muito alto. Consigo comprar a passagem na estação de Lucerna para Interlaken sem comprar com antecedência? Ou corro o risco de não conseguir fazer o trajeto?
Preciso usar o Golden Pass para fazer esse trajeto Lucerna-Interlaken?
Depois de Interlaken, queremos ir de trem para Paris. Pode me ajudar a encontrar a melhor tarifa? No Rail Europe só tem a segunda classe flexível num valor absurdo!
Muito obrigada! Se puder me ajudar, por favor me envie um e-mail! sandra.marchesano@terra.com.br
Olá Sandracm,
Não entendi quando você disse "somando os tempos entre todas as paradas entre Lucerna e Interlaken, deu um total de quase 11 horas", a viagem entre as duas cidades dura 1h50.
Talvez a confusão esteja no tópico que lista os tempos de viagem em cada estação:
"Brienz (18 minutos de viagem), Meiringen (31 minutos), Brünig-Hasliberg (52 minutos), Lungern (1h05), Kaiserstuhl (1h12), Giswil (1h21), Sarnen (1h34), Alpnach (1h41) e Hergiswil (1h49)."
Se sim, estes tempos representam a duração da viagem desde a origem até a estação especificada - por exemplo, o trem demora 52 minutos de Lucerna até Brünig-Hasliberg, 1h34 de Lucerna até Sarnen, e assim por diante. Isso é apenas para orientar sua viagem, já que em alguns trechos existem atrações que, caso você esteja no GoldenPass, valem a pena ser fotografadas.
Não sei o preço que você obteve no site da RailEurope, fiz algumas pesquisas no site sbb.ch (site oficial de venda de passagens de trens na Suíça) e os trechos custam CHF 15,50. É o mesmo preço que você encontrou?
Comprar a passagem direto em Lucerna é possível, existe o risco (pequeno) de você não ter disponibilidade nos horários de maior movimento, mas como os trens saem a cada hora, se isso ocorrer você pode tentar o horário seguinte.
Sobre o trecho Interlaken - Paris (conexão em Basel), fiz algumas simulações no site da sbb, o valor é realmente alto. Encontrei trechos a partir de CHF 102.
Espero que estas informações sejam úteis. Um abraço!
No site do goldenpass, a passagem do trem do chocolate, entres as opções, tem duas que me fez ficar em dúvida:TdC Abo 1/2, enfant, groupe e TdC Abo 1/2, enfant, groupe.
Como somos 10 pessoas, qual devo adquirir?
Branca
Olá Branca,
Entrei no site da GoldenPass e simulei a reserva entre Montreaux e Broc para 10 pessoas.
Para cada assento selecionado, o sistema uma linha abaixo com 4 colunas: Extra 1 (TdC GA 2nd cl., Swisspass 2nd cl.), Extra 2 (TdC GA 1st cl., Swisspass 1st cl.), Extra 3 (TdC adult) e Extra 4 (TdC Abo 1/2, children, group).
Esta é a mesma tela que você vê? Este é o mesmo resultado? Se sim, está certo - basta selecionar o tipo de ticket para cada assento.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Parabéns pelo seu blog muito bem elaborado. Somos 10 pessoas e quais os melhores lugares para pernoite na Suíça? Queremos entrar por Zurique, fazer os passeios de trem panorâmico mais importantes, temos 6 dias, e vale a pena o Swisspass? Interlaken, Berna, lucerna tb e qual o melhor roteiro e quantos dias? Qual o bate-volta mais proveitoso?
Olá Ime,
Como vocês terão 6 dias na Suíça, sugiro que olhem este roteiro de 5 dias cobrindo Zurique, Lucerna, Interlaken e Berna, espero que seja útil: http://oviajantecomilao.blogspot.com/2014/04/roteiro-de-viagem-5-dias-de-trem-pela.html
Vocês podem facilmente adaptar este roteiro para 6 dias incluindo um dia a mais em Zurique ou Berna.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Nessas cidades entre Intelaken e Lucern vale a pena parar e comer?
Olá Anônimo(a),
Se você terá tempo para desfrutar o passeio, é amante de esqui e a idéia é simplesmente perder-se por vilarejos suíços, valem muito a pena! Entre as imperdíveis, Alpnachstad, Sarnen, Kaiserstuhl, Meiringen e Brienz.
Caso o tempo seja um pouco curto, aproveite apenas o trecho entre Lucerna e Interlaken, tido como um dos mais bonitos passeios de trem do mundo, para apreciar as cidades só de passagem, o que com certeza já renderá belas fotos.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Oi Daniel, belo blog. Irei para Interlaken na segunda quinzena de maio (15-26) e gostaria de saber se conhece algum site legal ou tem alguma dica para mim para essa época. Vou levar minha mountain bike e pretendo fazer algumas trilhas, especialmente uma saindo de Interlaken, indo para Grindenwald, subindo para Kleine Scheidegg, descendo por Wengen e Lauterbrunnen, retornando para Interlaken. Gostaria de saber especialmente Kleine Scheidegg, pra ver se vai dar pra subir de bike na boa, sem neve. Abraços e obrigado.
Parabéns pelo Blog.
Você poderia me informar como faço a reserva do trem paranômico entre Lucerna e Interlaken. Eu preciso comprar o bilhete na raileurope e depois reservar em algum outro site? Estou um pouco confuso.
Entrei no site http://www.goldenpass.ch/default.asp?Language=EN que você sugeriu para reserva, mas não achei como reservar ou comprar.
No aguardo.
Um abraço.
Estou indo no dia 25/03/15, devo comprar os bilhetes aqui e fazer reserva já para o trecho Lucerna - Interlaken no trem panorâmico ou deixo para fazer lá? Qual o melhor lugar no trem que devo reservar para 2 pessoas?
Oi Daniel, estaremos hospedados em Zurique nos dias 14, 15, 16 e 17/04/15 e gostariamos de fazer o passeio de trem para Interlaken e Jungfrau. Pode nos passar as dicas de como comprar as passagem, qual o melhor roteiro. Qual a temperatura que encontraremos lá, que roupas vestir? aguado tua ajuda.
Olá Michel,
Entendi que o site deles mudou - para comprar os bilhetes, acesse http://www.goldenpass.ch/en/goldenpass/offer/view?id=14, e selecione o link "BOOK".
Vou atualizar o novo link no site.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Olá Michel,
No momento da compra via site, você conseguirá ver um desenho do vagão. Se a viagem for sentido Lucerna - Interlaken, os melhores assentos ficam sempre do lado DIREITO; já se a viagem de vocês for no sentido Interlaken - Lucerna, escolha o lado ESQUERDO - que, na verdade, é o mesmo lado.
O que acontece é que, em determinado ponto, a locomotiva vai mudar de sentido, saindo da frente e passando a puxar os vagões por trás do trem. Ou seja, na ida vocês irão de frente, e na volta retornarão de costas - ou o oposto.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Olá isnpms,
Pelo que li, dá para subir sim, sem neve. Acho que os links abaixo podem te ajudar a programar o roteiro:
http://www.myswitzerland.com/en-us/kleine-scheidegg.html
http://www.bikemap.net/en/regional/Switzerland/Bern/Kleine+Scheidegg/
http://www.wanderungen.ch/de/touren/biketouren/berneroberland/Grindelwald-Kleine%20Scheidegg-Wengen-Interlaken.html?tour=82
http://www.mountainbikeland.ch/en/routes/etappe-0858.html
http://www.gps-tour.info/de/touren/detail.3930.html
http://www.gps-tour.info/de/touren/detail.115796.html
http://www.outdooractive.com/en/mountain-biking/berner-oberland/kleine-scheidegg/1405773/
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Valeu cara, obrigado. Vou ver os links. Minha mala-bike ja chegou e acho que vou ter de alugar um carro um pouco maior :) :).
Parabéns pelo blog Daniel, estamos indo para a Suíça, entraremos por Zurique, estaremos de carro, tem como ir de carro de Lucerne para Interlaken? A estrada tem muitas curvas,né? Teria outra estrada mais plana? obrigada Tatiana
Daniel, fantástico, parabéns por tudo !!! Estarei por 4 noites na Suíça em agosto, entraremos por Zurique e sairemos por Genebra... Pelo o que eu li e estou pesquisando vale a pena correr para fazer Berna, Lucerna indo para Interlaken... ??? Queremos ver Alpes, montanhas, vilarejos... Qual destes lugares vale a pena fazer como base para 2 noites ?? Qual montanha vale a pena subir de trem ou teleférico ?? Veremos neve ? Muito obrigado grande abraço !
Olá Tatiana,
A estrada principal entre Lucerna e Interlaken é que que acompanha grande parte do trajeto de trem entre as duas cidades, uma paisagem deslumbrante e digna de muitas paradas e fotos!
Para te falar a verdade, a paisagem nem é tão sinuosa assim, a maioria das curvas no trajeto de 70km entre as duas cidades é leve, sem aqueles cotovelos acentuados de algumas estradinhas que conhecemos.
As únicas exceções ficam (1) perto de Giswil, com 2 cotovelos bem fechados; (2) um pouco depois de Lungern, com uma sequência de 3 curvas de 90 graus; e o trecho mais sinuoso, (3) uma sequência sem vergonha de curvas antes de chegar em Brienz. Na chega a Interlaken, mais 2 cotovelos bem tranquilos. E só.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Olá Anônimo,
A quantidade de cidades e roteiros imperdíveis entre Zurique e Genebra é enorme, montar um roteiro para uma viagem de apenas 4 dias será um desafio enorme para vocês.
Zurique e Berna são destinos imperdíveis, assim como Lausanne e Lucerna - o único problema de Lucerna é que fica, digamos, um pouco fora do trajeto entre Zurique e Genebra, e visitá-la demandará um planejamento maior.
Decidir em quais cidades pernoitar depende do planejamento da viagem de vocês. Por exemplo, Zurique é bem legal, mas dá para vê-la em 1 dia, sem necessidade de dormir por lá. O mesmo acontece com Berna. Se a opção de vocês for visitar Lucerna, uma sugestão pode ser visitar Zurique, pegar o trem até Lucerna, pernoitar e aproveitar o dia por lá antes de seguir viagem (ou ao contrário, caso prefiram pernoitar em Zurique). O ponto é que só Zurique e Lucerna demandam 2 dias e 1 noite.
O GoldenPass pode ser uma opção bem legal para que vocês conheçam vilarejos, roteiros bem interessantes, um pouco dos Alpes e, sim, vejam neve, mesmo em Agosto. Para mais informações, http://www.goldenpass.ch/en/goldenpass/offer/index-lines
O dia 4 da viagem pode ser em Berna, com pernoite em Lausanne antes de chegar em Genebra. Isso é uma sugestão, a distância entre Zurique e Genebra (menos de 300km) permite que vocês façam os deslocamentos com rapidez.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Oi Daniel,
Parabéns pelo site, muito explicativo e útil!
Segui o link que você citou (http://www.goldenpass.ch/en/goldenpass/offer/view?id=14, e selecione o link "BOOK) e fiz a reserva deu o valor de 8 por passageiro, fiquei na dúvida se preciso ter um swiss pass e esse é o valor para reservar o assento ou se esse é o valor mesmo pra quem não tem o swiss pass.
Outra dúvida qual a melhor estação para pegar o trem em lucerna?
Vou chegar em Lucerna as 9 da manhã e queria pegar o trem para Interlaken as15:55, então vou deixar a mala na estação, você sugere qual?
Muito obrigada pela ajuda,
Simone
Bom dia
Estarei em Lucerna nos dias 27/28/29/30 de janeiro.
Seria possível sair de Lucerna cedo, fazer o passeio de trem e voltar no final do dia?
Obrigado
att
Fabio Gomes
Oi Daniel, lendo o Blog, me ajudou arrumar meu roteiro , que está um pouco confuso.
10/06 final da tarde chegando em zurich
11/06 Zurich
12/06 visitar Winthertur (cidade histórica, 20 min. de trem) ou Vaduz ?
13/06 Basileia
14/06 Ir até Chur p/ pegar o Bernina Express até Tirano na Italia -5 h - voltar até St Moritz e pernoitar ,ou se der, ir para lucerna no mesmo dia(4h trem regional)
15/06 Lucerna
16/06 Lugano num bate e volta (2,40 de trem cada trajeto) ?
17/06 lucerna Monte Rigi
18/06 Lucerna p/Interlaken (trem GoldenPass)
19/06 Interlaken - levar ticket corcovado- convenio
20/06 Interlaken/ Bern p/manha
21/06 Bern
22/06 Bern /Genebra
23/06 Montreaux - bate volta 1 hora de trem
24/06 Lausane idem
25/06 Chateau de Chillon
26/06 Genebra /Brasil
o que acha? Não estava afim de dormir em St.Morritz, mas acredito não ter opção.
Teria uma opção mais viável, para pegar o Bernina em St.Morritz sem sair de chur? Obrigado
Caro Daniel, estou programando uma viagem para a Suiça. Ficarei entre 15-20 dias em casa de amigos em Berna, de onde pretendo fazer incursões às diversas regiões da Suiça. Estou utilizando suas informações para programar meu roteiro. Fiquei admirado com a quantidade;qualidade das opções que terei à disposição. O que você enumeraria com "as 5 imperdíveis", considerando que já estou na terceira idade (graças a Deus). Vou com minha esposa e lá terei o apoio dos amigos brasileiros. Uma que já listei é Interlaken-Junfgrau (Estação do Topo da Europa). Penso em levar CHF em espécie, uma parte. Que diz?
Olá Paulo,
Além de Berna, inclua no seu roteiro city tours em Lucerna e Zurique. Uma visita à fabrica da Lindt em Kilchberg também é legal.
Você pretende fazer só a parte alemã, ou aventurar-se nos lados francês e italiano também é uma opção? Se sim, aí o universo de opções é quase infinito: Montreux, Gruyères, Genebra, Zermatt, Lugano, fazer o tour pelo Glacier Express ou Bernina Express...
Todos os passeios são tranquilos, e imagino que vocês terão disposição de sobra para curtir os passeios!
Sobre a moeda, com as recentes mudanças na cobrança de tarifas, levar uma quantia em espécie ainda é uma vantagem, pois paga 0,38% de IOF. Usar o cartão de débito, travel money ou de crédito dá no mesmo, todos pagam 6,38% de IOF. Por outro lado, são instrumentos mais seguros. A dica é mesclar, não ir com 100% em espécie, nem 100% em cartão.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Daniel,
No site oficial da golden pass só é possivel a reserva de assentos!! Onde que compro o bilhete realmente??
Obrigado!!Att.
Olá Thiago,
Nas 3 vezes em que fiz o trajeto, comprei meus tickets pelo http://tickets.goldenpass.ch/, entretanto após sua mensagem e fiz algumas pesquisas e simulações aqui, entendo que o site mudou (de novo) e não vende mais tickets, faz apenas a reserva de assentos (importante para quem quer viajar na primeira classe ou nos assentos da 2a classe com melhor vista).
Para comprar os tickets, faça pelo site www.sbb.ch. Vou atualizar o site (de novo).
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
ola Daniel, belo blog, gostaria de uma informação sua se possível,estarei chegando em lucerna onde ficarei 1 dia, no outro farei um bate volta a berna, e depois seguirei para milão, porem andei pesquisando no site SBB o valor das passagens entre lucerna e berna e os mesmos se encontram no valor de 35 chf viagem de ida somente. e a viagem lucerna - milao não conseguir ver no site, vc poderia me dar alguma informação nesse respeito? desde ja agradeço
Olá Tiagosony,
Acho que este site pode ajudá-lo a comprar a passagem: https://reiseauskunft.bahn.de/bin/query.exe/en?country=GBR
From: Luzern
To: Milano
Pelo que vi, a viagem dura aproximadamente 4 horas.
Um abraço!
*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***
Postar um comentário