Visão da Ponte Carlos a partir da Staroměstská mostecká věž
A Ponte Carlos IV é o mais famoso cartão postal de Praga. Nomeada por seu criador, rei da Boemia, Morávia e do Sacro Império Romano, que lançou a pedra fundamental em 1357 para substituir a antiga Ponte Judith, construída entre 1158-1172 e destruída por uma inundação em 1342 (vestígios da ponte podem ser encontrados no ponto de embarque dos cruzeiros da Prague Venice, do lado da Cidade Velha). A construção da Ponte Carlos foi finalizada em 1402.
A ponte é um triunfo da engenharia. Construída em estilo gótico, tem 516 metros de comprimento e 10 metros de largura, erguida sobre a base de 13 pilares e com 16 enormes arcos de arenito ancorados no rio Moldava, partindo da Cidade Velha (Old Town, ou Staré Mesto) e passando pela Ilha Kampa para chegar ao coração da Cidade Baixa (Lesser Town, ou Malá Strana). A construção de pedra é protegida por grandes barragens de madeira e por duas torres, uma em cada extremidade. As obras foram conduzidas pelo arquiteto Petr Parléř, famoso também pela construção da Catedral de São Vito.
Detalhe da Ponte Carlos (Crédito pela foto: http://www.maierandmaierphotography.com/historical-prague/)
A ponte foi, por séculos, a única ligação adequada entre o leste e o oeste de Praga. Sendo a única forma de atravessar o rio, a Ponte Carlos se transformou na via de comunicação mais importante entre a Cidade Velha, o Castelo de Praga e as zonas adjacentes até 1841. Originalmente, esta via de comunicação foi chamada de Ponte de Pedra (Kamenný most) e Ponte de Praga (Pražský most), mas leva sua denominação atual desde 1870. Inicialmente, apenas carruagens passavam pela ponte. A circulação de veículos sobre a ponte foi liberada no início do século 20, sendo proibida em definitivo desde 1950. Por isso hoje ela tornou-se um grande calçadão, repleta de residentes, comerciantes e turistas o dia inteiro.
Antigamente, um calvário de madeira adornava a ponte junto a figura legendária do cavaleiro Bruncvík. Entre os séculos 17 e 18, a ponte recebeu diversas esculturas religiosas, seguindo o modelo da Ponte de Santo Ângelo (Roma). Uma concorrência foi aberta para que os melhores artistas da época contribuíssem na decoração da ponte, formando uma excepcional galeria de esculturas e um imperdível museu a céu aberto.
Ponte Carlos com o Castelo de Praga ao fundo
A ponte está decorada por um total de 30 estátuas, dispostas dos dois lados, A maioria foi construída em estilo barroco entre 1683 e 1714, homenageiam santos da igreja católica e patronos venerados naquela época. Com o objetivo de preservá-las para a posteridade, a partir de 1965 todas as estátuas foram substituídas por réplicas (as originais estão expostas no Museu Nacional de Praga).
O primeiro monumento erguido na ponte foi o crucifixo perto da extremidade leste, em 1657. A primeira estátua, o tributo dos jesuítas a São João Nepomuceno, datada de 1683, inspirou as demais ordens católicas, e, ao longo dos trinta anos seguintes, cerca de vinte outras foram erguidas. Outras foram adicionadas no meio do século 19, e uma no século 20. Como a maioria das estátuas foi esculpida em arenito macio, as que sofreram maior desgaste foram substituidas por cópias.
Algumas das estátuas da ponte
Partindo da Cidade Baixa para a Cidade Velha, as estátuas dispostas da ponte são:
Esquerda: São Cosme e Damião (1), São Vito (2), São Felipe Benizi (3), São Caetano (4), São Agostinho (5), São Judas Tadeu (6), São Antonio de Pádua (7), São João Nepomuceno (8), São Venceslau com São Segismundo e São Norberto (9), São João Batista (10), São Cirilo e São Metódio (11), Santa Ana com a Virgem e o Menino Jesus (12), Crucifixo (13), Nossa Senhora com São Domingos e São Tomás de Aquino (14) e Nossa Senhora com São Bernardo (15).
Direita: São Venceslau (1), São João da Mata e Félix de Valois (2), São Adalberto (3), A Visão de Sta. Ledegária (4), São Nicolau de Tolentino (5), São Vicente Ferrer (6), São Francisco Serafim (7), São Venceslau menino (8), São Francisco Bórgia (9), São Cristovão (10), São Francisco Xavier (11), São José (12), Pietá (13), Santa Bárbara, Santa Margarida e Santa Isabel (14) e São Ivo de Kermartin (15).
A estátua de São João Nepomuceno é a mais popular de todas. A história diz que o padre João foi pregador na corte de Venceslau IV (filho de Carlos IV) em Praga e tornou-se confessor da família real em 1379. Em 1393, o rei teria exigido a João que dissesse o que a rainha Sofia teria dito em confissão. Na primeira recusa, foi jogado à prisão. Na segunda, foi torturado, queimado e jogado no rio Moldava. Encontrado no dia seguinte, o corpo foi enterrado na Catedral de São Vito. Venerado como mártir, o padre foi canonizado pelo papa Bento XIII em 1729. A estátua foi instalada no exato ponto onde ele foi jogado no rio. Para atrair a sorte ou para retornar à cidade, as pessoas tocam no relevo de bronze na base da estátua.
Estátua a São João Nepomuceno (esquerda), uma das estátuas (direita, acima) e o chamado "Love Locks", ao lado da estátua a São João Nepomuceno (direita, abaixo)
Detalhe da estátua a São João Nepomuceno
A entrada da Cidade Velha é guardada pela torre Staroměstská mostecká věž (Old Town Bridge Tower). Construída em 1380, é decorada por estátuas magníficas, como as de São Segismundo, santo padroeiro de Luxemburgo, e São Adalberto, santo padroeiro da Boêmia, com um leão sentado a seus pés. É tida como uma das construções mais impressionantes da arquitetura gótica no mundo. Não se esqueça de subir e apreciar a vista magnífica da ponte e do Castelo de Praga, provavelmente a paisagem mais fotografada da cidade.
Staroměstská mostecká věž
Visão da Cidade Velha a partir da Staroměstská mostecká věž
O par de torres góticas Malostranské mostecké věže (Lesser Town Bridge Towers) fecha a entrada da Cidade Baixa. A menor é a Torre Judith, remonta a época romântica (século 12) e é anterior à Ponte Judith. No início do século foi usada como uma cadeia, função que exerceu por mais de duzentos anos. Já a mais alta, construída em conjunto com a Ponte Carlos, foi sede da autoridade aduaneira de Praga entre 1591 e 1784. Tem 45 metros de altura e é a única deste lado da ponte aberta ao público, oferecendo uma vista panorâmica da Cidade Velha. Ambas as torres são ligadas por um portão erguido no início do século 15.
Malostranské mostecké věže
Atualmente a ponte concentra diferentes tipos de artistas de rua, de pintores, músicos, artesãos e todo o tipo de vendedores. O melhor horário para visitá-la é no amanhecer, o fluxo de pessoas é mínimo e você conseguirá aproveitar a vista e caminhar sem problemas. Se puder, atravesse-a à noite, quando a iluminação especial deixa a ponte ainda mais bonita.
Mais informações:
Malostranské mostecké věže (Lesser Town Bridge Towers)
Horário de funcionamento:
- De Novembro a Fevereiro, diariamente das 10hs às 18hs
- De Março a Outubro, diariamente das 10hs às 22hs
Quanto custa: 90 CZK, 65 CZK para menores de 18 anos e maiores de 65 anos
Staroměstská mostecká (Old Town Bridge Tower)
Horário de funcionamento:
- De Outubro a Março, diariamente das 10hs às 20hs
- De Novembro a Fevereiro, diariamente das 10hs às 18hs
- De Abril a Setembro, diariamente das 10hs às 22hs
Quanto custa: 90 CZK, 65 CZK para menores de 18 anos e maiores de 65 anos
segunda-feira, 21 de abril de 2014
Turismo em Praga: Ponte Carlos (Charles Bridge, Karlův most)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário