quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Top 10 Bruxelas: Distrito de Laeken, a casa da família real belga

O charmoso distrito de Laeken, localizado na região noroeste de Bruxelas, é famoso por ser a residência oficial da família real belga - embora o governo seja administrado do Royal Palace, o Castelo Real de Laeken é a casa do Rei Albert II, assim como de sua família.

Além das 5 atrações listadas neste post, vale dizer que o Atomium e o Parque Mini-Europa também ficam em Laeken.

- Igreja Notre Dame de Laeken (Church of Our Lady):
Construída no século 19 para homenagear e receber os restos mortais de Louise-Marie, a primeira rainha da Bélgica, morta em 1850. A primeira pedra foi colocada pelo Rei Leopoldo I em 1854. Inaugurada em 1872, em arquitetura neogótica e com grandes vitrais, só foi totalmente finalizada em 1909. No subsolo fica a cripta da família real belga, onde estão enterrados, além de Louise-Marie, Leopoldo I, Leopoldo II, Leopoldo III, Albert I e Balduíno I. A cripta é aberta ao público apenas algumas vezes por ano.



- Monumento Rei Leopoldo I (King Leopold I Monument / Monument of the Dynasty):
Localizado no Parque de Laeken e em frente ao Royal Castle, foi inaugurado em 1880 em memória ao Rei Leopoldo I para celebrar o 15° aniversário da independência. Em estilo neogótico, é adornado por nove grandes pilares representando as províncias belgas da época, decorados com esculturas de nove artistas daquele tempo. No centro e no topo, estátuas do Rei Leopoldo I. A estrutura tem 43 metros de altura. Mesmo isolado por grades (por medo de vandalismo), é possível chegar pertinho para fotografar.



- Estufas Reais de Laeken (Royal Greenhouses of Laeken / Serres Royales):
Localizado no parque do Castelo Real de Laeken, o complexo de estufas foi construído entre 1874 e 1895, todo de ferro e vidro. É um dos maiores do mundo, com cerca de 14 mil m², divididos em mais de 20 jardins. Abriga uma enorme coleção de plantas exóticas e raras - destaque para as que pertenciam à coleção pessoal do Rei Leopoldo II. Só pode ser visitado durante um período de 2-3 semanas entre Abril e Maio, quando a maioria das plantas estão floridas.



Em 2012, o complexo foi aberto entre 13/04 e 06/05. O calendário de 2013 ainda não foi divulgado.

Horário de funcionamento: Terça à quinta das 9h30 às 16hs, sexta das 13hs às 16hs (em 13/04, abriu das 20hs às 22hs), sábado e domingo das 9h30 às 16hs, e das 20hs às 22hs.

Importante: Às segundas o complexo é dedicado exclusivamente às pessoas com necessidades especiais.
Quanto custa: € 2,50 para adultos, gratuito para menores de 18 anos.

- Torre Japonesa (Tour Japonaise) e Pavilhão Chinês (Le Pavillon Chinois):
Os dois prédios, erguidos no início do século 20 após o Rei Leopoldo II ficar "enamorado" com a coleção do oriente da World Fair de 1889 (realizada em Paris, a mesma onde foi exibida uma tal de "Torre Eiffel"), abrigam importantes coleções de arte e porcelana dos séculos 18 e 19. Parte da arquitetura é original da própria feira, transportada de Paris e montada em Bruxelas, e o restante do trabalho foi realizado por especialistas trazidos de Yokohama e Shanghai. Aproveite para visitar o belo jardim em torno do complexo.



Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h30 às 17hs. Fechado às segundas.
Quanto custa: € 4.

- Castelo Real de Laeken (The Castle of Laeken / Château de Laeken):
Construído em 1772 para ser residência de verão dos Governadores dos Países Baixos, pertenceu a Napoleão de 1804 a 1815. Em 1830, após a Revolução Belga, tornou-se residência oficial da família real. Serviu como prisão da família real belga durante a Segunda Guerra Mundial. O vasto jardim (58 hectares) tem lagos, campos de golfe e vários pavilhões, como a Torre Japonesa, o Pavilhão Chinês e as Estufas Reais. Os quartos do castelo são decorados nos estilos Luís XIV, Luís XVI e "chinoiserie". O castelo é aberto para visitação entre os meses de Abril e Setembro.



Mapa das Atrações:

- Castelo Real de Laeken e Estufas Reais de Laeken (verde)
- Igreja Notre Dame de Laeken (amarelo)
- Torre Japonesa e Pavilhão Chinês (azul)
- Monumento Rei Leopoldo I (vermelho)

Metrô: Estações Houba-Brugmann, Stuyvenbergh e Bockstael (linha 6)



4 comentários:

Bia disse...

Oi Boa noite, adorei o blog, gostaria de saber se
é fácil chegar do centro de Bruxelas para Laeken?

Daniel Neves disse...

Olá Bia,

É super simples: da Grand Place, basta pegar o metrô até as estações Houba-Brugmann, Stuyvenbergh e Bockstael (linha 6), cerca de 20 minutos.

Outra opção é o ônibus turístico (http://www.city-sightseeing.com/tours/belgium/brussels.htm, veja a rota "Europe"), que passa por Laeken.

Um abraço!

Rita Costa disse...

Bom dia :) Será que me podia ajudar numa dúvida..? Gostava de saber se é preciso pagar para ver o Castelo Real e a Igreja de Notre Dame, também gostava de saber se é necessário marcar a visita ou se podemos simplesmente chegar lá e ver na hora.
Obrigada pela atenção, aguardo resposta.

Daniel Neves disse...

Olá Rita,

Paga-se para visitar o Castelo Real, e ele é aberto para visitação apenas entre os meses de Abril e Setembro.

Não há custo para visitar a igreja de Notre Dame.

Um abraço!

*** RESERVE SEU HOTEL COM O VIAJANTE COMILÃO: É O MESMO PREÇO DO BOOKING.COM, E ASSIM VOCÊ AJUDA O BLOG A GANHAR UNS TROCADOS ***

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal