sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Bogotá – La Rosticeria (La Macarena)


Pollo Rosticero

Frango assado faz parte da cultura colombiana, é a típica comida de almoço de domingo, simples, farta e barata que lota os incontáveis “assaderos” espalhados pela cidade, onde uma família não gastará mais de COP 12,000 por um frango inteiro (aqui chamado “Pollo Broaster”) com arepa e salada.

Localizado nos arredores do Museo Nacional e do Centro Internacional, a casa do chef peruano Diego García Vela (ex-Nazca) dá uma cara “gourmet” para o tradicional franguinho assado do domingo. O diferencial da casa está na forma de preparar a carne, o tratamento VIP inclui três horas de banho em salmoura (que ajudam na textura), 24 horas marinando em especiarias (que realçam o sabor) e 2 horas assando na chamada “caja china”, uma engenhoca de aço coberta com uma espécie de tampa de madeira onde fica o carvão, fazendo com que a carne seja cozida lentamente.




O interior é simples e bem informal, com cores vivas e banquetas no lugar das cadeiras



São nove preparações diferentes, das quais seis são marinadas em cerveja escura – “Pollo Cervecero”, que ainda recebe a companhia de especiarias;  “Pollo en Leche de Coco”, “Pollo al Tamarindo” e “Pollo al Maracuya”, preparados com base de leite de coco, tamarindo e maracujá, respectivamente; “Pollo Stroganoff”, que vem adornado com champignones salteados; e o “Pollo Colombo”, preparado com hogao (molho colombiano à base de tomates, coentro, cebolinha e pimenta).


Pollo Rosticero, para comer com as mãos - não se preocupe, eles fornecem uma luvinha de plástico!

Outras duas opções são marinadas em molho de ostras e hoisin (molho chinês à base de soja, alho, pimenta malagueta e melaço), como o “Pollo Pekín”, que ainda inclui tamarindo e laranja na receita; e o o “Pollo en Salsa de Ostras”, com adição de lâminas de macadâmia. Por fim, o “Pollo Rosticero”, um dos carros-chefe da casa, é marinado em um molho com 15 especiarias, com aroma delicioso de alecrim e sabor intenso de ají.


Pollo Pekín, meia porção

Disponíveis em dois tamanhos, o frango inteiro (COP 27,000) são 8 pedaços e quatro acompanhamentos (duas porções de batata frita da casa, cortadas em cruz e fritas com casca, além de arroz e salada), comida suficiente para duas pessoas; já a meia porção (COP 17,000) são 4 pedaços e dois acompanhamentos à escolha, tamanho ideal para uma pessoa.


Acompanhamentos

Para abrir a refeição, peça os “Chorizos Rosticeros En Cerveza” (COP 9,000), uma interessante combinação de chorizo grelhado na chapa e temperados com cerveja escura, acompanhados por uma base de legumes grelhados. A cerveja dá um toque levemente doce à carne, suavizado pelos vegetais para que não fique enjoativo. Uma entrada bem deliciosa, ficaria perfeita com uma cestinha de pão e uma bela breja gelada.


Chorizos Rosticeros En Cerveza

Mas não só de frangos vive a La Rosticería, e a prova é o “Lomo Rosticero” (COP 25,000), o clássico lomo salteado peruano, meclando pedaços de filet mignon preparados na Wok com cebolas, tomates, pimentões e batata frita. Pessoalmente esperava uma carne mais tenra e suculenta, nossos pedaços estavam um pouco duros. Também chegou mais salgado que o normal. Comentei minhas opiniões com a gerente, ela ficou de “revisar o ponto da carne e a quantidade de sal”, mas não provei o prato depois disso.


Lomo Rosticero

Para beber, sucos naturais de maracujá, graviola (“guanábana” em espanhol) ou morango (COP 3,500 cada), e uma carta enxuta de cervejas, além da básica Club Colombia existem alguns rótulos mais "premium", como Corona, Bitburger, König Pilsener entre outras, com preços camaradas (entre COP 8,000 e COP 12,000).


Suco de maracujá (esq) e Corona (dir)

A única sobremesa é o “Suspiro Rosticero con Maracuya” (COP 6,000), um creme de arequipe (doce de leite colombiano) com calda de maracujá e finalizado com amêndoas. Simples e delicioso, o docinho e o azedinho são dois moleques levados que adoram ficar brincando na nossa língua.


Suspiro Rosticero con Maracuya

Endereço: Calle 30 # 6-73
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 12hs às 15h30, sábado das 12hs às 16h30, fechado domingo.
Internet: https://www.facebook.com/laRosticeriabta

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal