domingo, 23 de agosto de 2015

Bogotá – Sepúlveda (Usaquén)


Tapas “Mediterránea”

Misto de restaurante espanhol e bar de tapas, reúne mais de 50 opções de aperitivos típicos com sabores de todas as partes do país, além de montaditos (sanduíches), tostas (as boas e velhas bruschetas) e sarténes (mexido de batata frita, ovo frito e o que mais der na telha). Para acompanhar, boa carta de vinhos (espanhóis, lógico), sangrias e a boa sidra asturiana. Ponto de encontro da comunidade espanhola, é uma ótima opção para uma viagem de sabores pela Espanha sem sair de Bogotá.

A casa é dividida em três pequenos salões, a Espanha está presente em todos os detalhes da decoração, com destaque para alguns objetos que remetem à cidade de Sepúlveda, localizada pertinho de Segovia e Madrid, local de nascimento do proprietário.







O atendimento dos garçons é bastante cordial, já a cozinha alterna momentos de extrema eficiência com outros de total falta de organização, onde um prato pode demorar de 5 minutos a 1h20 para chegar à mesa. Mas a comida é excepcional e compensa qualquer falta de organização, a qualidade dos pratos não é alterada pelo tempo. Então, vá sem pressa e peça uma boa garrafa de vinho enquanto espera. Sim, o Sepúlveda é um local para uma refeição sem pressa.

O longo cardápio cheio de delícias ibéricas deixa várias dúvidas por onde começar. Se for sua primeira vez, não pense duas vezes e peça uma das três opções de tapas a compartilhar (COP 60,000 cada), que reúnem alguns clássicos da casa em porções menores (cerca de 1/4 da porção regular), como a “Mediterránea”, com pulpo a la gallega (pedaços de polvo preparados na chapa e finalizados com páprica), gambas al ajillo (camarões fritos no azeite e alho), croquetas de frango com jamón, tortilla española e fatias de jamón serrano e queijo Manchego. Um banquete dos deuses que não deixa a desejar para nenhum bar de tapas espanhol.


Couvert: pão, chorizo e azeitonas verdes

O polvo é preparado na chapa, sua carne é tenra e o sabor é realçado pela páprica, já os camarões têm textura perfeita e sabor intenso de alho e azeite; os croquetes de frango com jamón, com casquinha crocante e o interior molhadinho, brilham pela simplicidade e intensidade de sabores. A tradicional tortilla espanhola deve ter mais batata que ovo, e aqui isso é seguido à risca aqui, o resultado é um prato delicioso. Para fechar, como não amar as tenras fatias de jamón serrano e os pedaços fresquinhos de queijo Manchego?


Tortilla Española (COP 17,000 a inteira e COP 9,500 a meia)


Champiñones al Romero (COP 17,000 a inteira e COP 9,500 a meia)

As outras duas opções de tapas a compartilhar são a “Castellana”, que combina almôndegas de carne, tortilla espanhola, batatas bravas, croquetas de frango com jamón, Txistorra (chorizo típico da região de Navarra), fatias de jamón serrano e queijo Manchego; e a “Marinera”, que leva pulpo a la gallega, gambas al ajillo, gambas a la plancha (camarões na chapa), taquitos de mero (pedaços de pescado à milanesa) e salmão defumado.


Patatas Bravas (COP 17,000 a inteira e COP 9,500 a meia)

Mas você não precisa pedir as tapas “Mediterránea” e “Marinera” para saber que as deliciosas “Gambas al Ajillo” (COP 32,000 a porção e COP 19,000 a meia) são um dos grandes acertos da carta. Chegam à mesa em uma charmosa panelinha de pedra, borbulhando (espere uns minutinhos antes de comer) e exalando um aroma delicioso de alho por todo o salão. A porção é bem servida, a textura dos camarões e o sabor de alho torradinho são os pontos fortes do prato.



Nenhum banquete espanhol é completo sem os “Huevos Fritos con Patatas, Jamón y Chorizo” (COP 18,000), uma das combinações mais clássicas da cozinha espanhola, um mexido que mistura batatas fritas, ovo frito (com gema molinha, lógico), fatias de jamón serrano e pedaços de chorizo. Sim, é bem calórico, mas eu ADORO esta combinação de sabores! O único porém do prato é que o chorizo tem sabor excessivamente forte de pimentão – isso não diminui a qualidade do prato, mas não é algo que agrada todos os paladares.



Simples e espetacular, assim podemos definir o “Montadito de Lomo Adobado” (COP 9,500), uma versão pequena do “Bocadillo” (sanduíche espanhol) no pão francês, preparado com um delicioso filé suíno, fatias de tomate e queijo Manchego. Só isso, e que negócio delicioso! Não sei como eles preparam a carne, que tem um sabor bem temperado e uma suculência rara, do tipo que desmancha na boca, parece manteiga. Viciante. Outro que arranca suspiros é o “Montadito de Solomillo” (COP 14,000), que também pode ser pedido na versão “Bocadillo”, com o dobro do tamanho (COP 24,000).


Montadito de Lomo Adobado


Montadito de Solomillo

Outras opções da carta que valem a pena são a “Morcilla de Burgos” (COP 35,000 a inteira e COP 20,000 a meia), prato típico das Asturías; a “Txistorra de Navarra” (COP 24,000 e COP 14,000), chorizo da região de Navarra; o “Mix de Ibéricos” (COP 70,000 e COP 40,000), com lomo de caña (copa), chorizo, salchichón (salame), jamón serrano e pão com tomate; os “Flamenquines” (COP 24,000 e COP 14,000), enroladinho de jamón serrano e lomo de cerdo, empanado e frito, típico de Córboda (Andalucía); e a “Tortilla de Gambas” (COP 18,000 a inteira).


Morcilla de Burgos (COP 35,000 a inteira e COP 20,000 a meia)


Torreznos Crujientes (COP 22,000 a inteira e COP 12,000 a meia)

Para fechar o banquete ibérico, não poderia faltar a tradicional paella, prato mais conhecido da cozinha espanhola. Disponível em três versões (COP 30,000 cada), a “Valenciana” é preparada com frango, camarões, anéis de lula, mexilhões e verduras; a “Mixta” leva carne de porco, frango, anéis de lula, mexilhões, camarões e verduras; e a “Marinera” tem mariscos e verduras. A porção é individual, porém pode ser compartilhada por 2-3 pessoas com tranquilidade (aviso: o prato demora pelo menos 45 minutos para ficar pronto).

A enxuta carta de vinhos é 100% espanhola, são 15 rótulos tintos, 4 brancos e 3 rosados, incluindo “campeões de vendas” como Marqués de Riscal, Marqués de Cáceres, Beronia, El Coto e Protos. A sangria da casa chega em uma jarrinha de barro toda decorada com referências espanholas, entretanto ela não é 100% tradicional, pois é preparada sem as frutas, que são colocadas apenas no copo (em pequena quantidade) e com gelo em excesso.



Uma opção interessante para fugir dos vinhos é a sidra, bebida fermentada de maçãs típica das Astúrias e única do gênero que conta com denominação de origem. A sidra é suave e refrescante, com baixo teor de alcool (entre 4-5%), ideal para dias quentes. A casa oferece a sidra “El Gaitero”, a mais conhecida do mundo, e que embora seja industrializada ajuda a conhecer um pouco da tradição e sabores da bebida, e faz com que a região seja conhecida em todo o mundo. Para saber um pouco mais da sidra das Astúrias, acesse http://oviajantecomilao.blogspot.com/2012/03/sidra-de-asturias.html



Entre as sobremesas, provamos a “Tarta de Santiago” (COP 10,000), uma torta de nozes com sabor intenso e bloa textura, porém um pouco seca. Acompanhá-la com sorvete artesanal (COP 9,000) pode ser uma opção interessante – entre os sabores, prove o de Crema Catalana, que combina perfeitamente com a torta. Outro sabor interessante é o de “Melocotón” (pêssego), com pedaços de fruta.



Endereço: Calle 117 # 5A-13
Telefone: +57 (1) 6205677
Horário de funcionamento: Todos os dias das 12hs às 23hs.

0 comentários:

Postar um comentário

Pesquisar no Blog

Guias de Viagem


Álbuns de Fotos

Instagram


Anuncie no Viajante Comilão




Você gostou do blog? As dicas de viagens e reviews de restaurantes foram úteis para ajudá-lo(a) a planejar sua viagem?

O Viajante Comilão é um serviço 100% gratuito. Se você gostou do nosso serviço, ajude o blog a continuar seu trabalho: o link abaixo direciona para o site do PayPal, um serviço 100% seguro para que você possa fazer uma doação para o blog, usando seu cartão de crédito.

Contamos com sua contribuição. Obrigado!


Payments By PayPal